quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Vídeo: Explicando a F1, por Niki Lauda
Vídeo de 1985 (suponho eu) onde Niki Lauda explica um pouco sobre os Fórmula-1 daquele período da Era Turbo. Assistam:
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Pole Lap: Nigel Mansell - Silverstone 1992
Talvez a vida de Nigel Mansell estivesse bem mais tranquila pilotando aquele FW14B em 1992, quando ele iniciou o seus trabalhos para o GP da Grã-Bretanha. Mas como qualquer outro piloto de ponta que quando vem pilotar em sua terra natal, o seu ânimo era ainda maior para tentar fazer um bom trabalho frente a sua torcida.
E Mansell partiu para umas das poles mais sensacionais das 14 que ele assinalou naquele ano: Nigel enfiou quase dois segundos em Ricardo Patrese - seu companheiro de Williams - atingindo a marca de 1'18''965 contra 1'20''884 do italiano. Uma soberba volta.
No domingo a corrida foi um passeio de Mansell, que aumentava nas primeiras voltas cerca de 1 segundo a cada passagem para Ricardo. Não foi de estranhar Patrese pedir para que "Il Leone" baixasse as calças para que pudesse ver quantas bolas tinha o piloto inglês após aquele final de semana assombroso.
E Mansell partiu para umas das poles mais sensacionais das 14 que ele assinalou naquele ano: Nigel enfiou quase dois segundos em Ricardo Patrese - seu companheiro de Williams - atingindo a marca de 1'18''965 contra 1'20''884 do italiano. Uma soberba volta.
No domingo a corrida foi um passeio de Mansell, que aumentava nas primeiras voltas cerca de 1 segundo a cada passagem para Ricardo. Não foi de estranhar Patrese pedir para que "Il Leone" baixasse as calças para que pudesse ver quantas bolas tinha o piloto inglês após aquele final de semana assombroso.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Foto 295: Respeito
Senna e Prost no pódio do GP da Hungria de 1988 (Foto: f1-photo.com/ The Cahier Archive) |
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Foto 294: Boost
Claro que as coisas ainda estão nebulosas após estes primeiros testes realizados em Jerez De La Frontera, mas se você puder abanar um pouco a névoa conseguirá ver que a Mercedes é quem parte na frente desta nova F1, seguida de perto pela Ferrari. Não falo das equipes, mas sim dos motores e enquanto estas duas já deram passos importantes na pista espanhola, a Renault quebra a cabeça para tentar solucionar os problemas enfrentado pelas sua clientes Red Bull (a Master), Toro Rosso e Caterham. Com esta série de contratempos durante os quatro dias, a atual rainha do grid foi a mais prejudicada tendo dado apenas 21 voltas com Vettel e Ricciardo. Por outro lado as declarações de Christian Horner ao dizer que a equipe gastará entre 25-30% a mais que nas temporadas anteriores, soa como um presságio de que nem tudo estará fácil para a equipe dos energéticos. Mas com a equipe técnica que tem e com um piloto do calibre de Vettel, que já demonstrou conseguir sair de situações complicadas, não duvide que estarã no páreo no final do ano. Mas ainda sim o motor Renault Turbo é quem ditará o ritmo dela e das outras duas equipes.
Tenho visto reclamações com relação ao ritmo dos carros nestes, com os pilotos a andarem com o "freio de mão puxado", mas na verdade a velocidade não foi tão forte assim devido a imposição dos engenheiros das equipes, que estão mais preocupados em colher máximo possível de informações. Talvez no Bahrein os pilotos possam dar um "gás" nas voltas durante os testes na pista barenita. Mas confesso estar ansioso para ver como se comportarão estas novas unidades debaixo daquele calor...
Outra coisa que reparei foram os comentários sobre os freios, que podem mudar um pouco o jeito dos pilotos atacarem as entradas de curvas. Será que eles podem antecipar as frenagens? Isso poderia gerar um pouco mais de ultrapassagens...
O que nos resta é apenas observar e jogar conversa fora.
Tenho visto reclamações com relação ao ritmo dos carros nestes, com os pilotos a andarem com o "freio de mão puxado", mas na verdade a velocidade não foi tão forte assim devido a imposição dos engenheiros das equipes, que estão mais preocupados em colher máximo possível de informações. Talvez no Bahrein os pilotos possam dar um "gás" nas voltas durante os testes na pista barenita. Mas confesso estar ansioso para ver como se comportarão estas novas unidades debaixo daquele calor...
Outra coisa que reparei foram os comentários sobre os freios, que podem mudar um pouco o jeito dos pilotos atacarem as entradas de curvas. Será que eles podem antecipar as frenagens? Isso poderia gerar um pouco mais de ultrapassagens...
O que nos resta é apenas observar e jogar conversa fora.
Vídeo: O pit stop do 919 Hybrid
Contando os dias para o início do WEC, que se realizará no dia 20 de abril com as 6 Horas de Silverstone. E enquanto que a data não chega, a Porsche preparou mais um vídeo da sua mais nova cria que estará no grid de largada para a etapa inglesa, o 919 Hybrid.
Foto 293: Corre, corre...
Jackie Stewart e sua Tyrrell 003 a caminho da vitória no GP da Espanha de 1971, disputado no belo circuito de Montjuich Park. Mais atrás Jacky Ickx, que terminaria em segundo com a Ferrari 312B e Chris Amon fechou o pódio a bordo da Matra MS120B.
Ao lado o garotinho correndo na calçada, tentando "vencer" Stewart... outros tempos.
Ao lado o garotinho correndo na calçada, tentando "vencer" Stewart... outros tempos.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Foto 292: Gilles e Jones
(Foto: Ventisetterosso/ Facebook) |
Na foto que encabeça o post, Villeneuve ultrapassando Jones na reta de largada de Mônaco para assumir a liderança que lhe daria a vitória mais tarde no Principado, em 1981.
F1 Pré-Temporada: Jerez De La Frontera - 4º Dia
A Red Bull, assim como as outras equipes clientes Toro Rosso e Caterham, sofreram com os Renault Turbo que apresentaram problemas. Pior para a tetra campeã - mais uma vez - que teve que se retirar mais cedo dos testes após problemas no RB10, numa altura em que Daniel Ricciardo tentava ganhar quilometragem e a equipe, numa tentativa de dar melhor refrigeração ao problemático Renault, abriu um buraco na lateral do carro que mal pôde ser avaliado. Contando as voltas de Vettel e Ricciardo, a equipe completou apenas 21 giros...
O treino desta sexta teve pista molhada na parte da manhã - período que Alonso foi o mais rápido - e a tarde com a pista úmida.
Os próximos testes acontecem durante os dias 19, 20, 21 e 22 de fevereiro no Bahrein.
Resultado
Jerez De La Frontera
Testes de Pré-Temporada
Fórmula-1 - Dia 4
1. Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min 28s229 (86 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min29s145 (115 voltas)
3. Daniel Juncadella (ESP/Force India) - 1min29s457 (81 voltas)
4. Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - 1min30s806 (110 voltas)
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min30s822 (41 voltas)
6. Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1min32s222 (25 voltas)
7. Adrian Sutil (ALE/Sauber) - 1min36s571 (69 voltas)
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min36s951 (91 voltas)
9. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) - 1min43s193 (54 voltas)
10. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - 1min44s016 (9 voltas)
11. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min45s374 (7 voltas)
(Foto: Twitter/tgruener) |
Kamui Kobayashi voltou à F1 e foi o piloto que utiliza motor Renault Turbo a completar mais voltas: 54 voltas |
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
F1 Pré-Temporada: Jerez De La Frontera - 3º Dia
Kevin Magnussen foi quem cravou o melhor tempo do dia e da semana até aqui, ao baixar a marca para a casa de 1'23 na parte da tarde. Felipe Massa, que pilotou o FW36 hoje, fechou em segundo e Lewis Hamilton em terceiro.
E hoje foi mais um dia amargo para as equipes que utilizam motor Renault, em especial a Red Bull que enfrentou mais uma vez problemas na sua unidade, deixando Daniel Ricciardo à pé após três voltas. Eles não voltaram para a pista amanhã.
A Marussia pôs, enfim, o seu novo carro na pista: o MR03 foi pilotado por Max Chilton, que fez apenas cinco voltas sem marcar tempo.
Resultado
Jerez De La Frontera
Testes de Pré-Temporada
Fórmula-1 - Dia 3
1. Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - 1min23s276 (52 voltas)
2. Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min23s700 (47 voltas)
3. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min23s952 (62 voltas)
4. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min25s030 (40 voltas)
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min25s495 (57 voltas)
6. Nico Hulkeberg (ALE/Force India) - 1min26s096 (17 voltas)
7. Jean Eric-Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min29s915 (29 voltas)
8. Adrian Sutil (ALE/Sauber) - 1min30s161(34 voltas)
9. Robin Frijns (HOL/Caterham) - sem tempo (10 voltas)
10. Max Chilton (ING/Marussia) - sem tempo (5 voltas)
11. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - sem tempo (3 voltas)
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
F1 Pré-Temporada: Jerez De La Frontera - 2º Dia
A Pirelli aproveitou a parte da manhã para testar os novos pneus de chuva. Como choveu na madrugada por aquelas bandas, a pista, pela manhã, não estava totalmente molhada, o que forçou a fábrica a colocar tratores pipa para encharcar o traçado. O melhor tempo nessas condições foi de Valtteri Bottas, com a marca de 1'38''102.
De amanhã até sexta será a vez dos outros pilotos assumirem os carros de sua respectivas equipes.
Resultado
Jerez De La Frontera
Testes de Pré-Temporada
Fórmula-1 - Dia 2
1. Jenson Button (McLaren) - 1min24s165, 43 voltas
2. Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1min24s812, 47 voltas
3. Valtteri Bottas (Williams) - 1min25s344, 35 voltas
4. Nico Rosberg (Mercedes) - 1min25s588, 97 voltas
5. Sergio Perez (Force India) - 1min28s376, 37 voltas
6. Esteban Gutierrez (Sauber) - 1min33s270, 53 voltas
7. Marcus Ericsson (Caterham) - 1min37s975, 11 voltas
8. Sebastian Vettel (Red Bull) - 1min38s320, 8 voltas
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Vídeo: Patrick Nève e a Brabham BT45 nas ruas de Birmingham, 1976
O vídeo mostra algumas passagens do piloto belga Patrick Nève, a bordo da Brabham BT45, nas ruas da cidade de Birmingham, Inglaterra. Este evento promocional tinham o intuito de mostrar que a segunda maior cidade da Inglaterra poderia receber uma corrida de carros.
A primeira tentativa para isto aconteceu nos idos de 1966, quando uma série de reuniões foram feitas na Câmara Municipal da cidade. A idéia ressurgiu em 1972 com Stirling Moss recebendo a permissão para realizar uma corrida por aquelas bandas.
Nem em 1972, muito menos após o passeio de Nève: o evento só foi realizado em 1986 com o nome de Birmingham Superprix que contava com os carros da extinta F3000 e provas suporte, como o BTCC e F-Ford 1600. A primeira prova, que fora realizada debaixo de dilúvio de proporções bíblicas, foi vencida por Luis Pérez-Sala.
A prova teve mais outras quatro edições, tendo como vencedores Stefano Modena (1987), Roberto Pupo Moreno (1988), Jean Alesi (1989) e Eric Van De Poele (1990).
A primeira tentativa para isto aconteceu nos idos de 1966, quando uma série de reuniões foram feitas na Câmara Municipal da cidade. A idéia ressurgiu em 1972 com Stirling Moss recebendo a permissão para realizar uma corrida por aquelas bandas.
Nem em 1972, muito menos após o passeio de Nève: o evento só foi realizado em 1986 com o nome de Birmingham Superprix que contava com os carros da extinta F3000 e provas suporte, como o BTCC e F-Ford 1600. A primeira prova, que fora realizada debaixo de dilúvio de proporções bíblicas, foi vencida por Luis Pérez-Sala.
A prova teve mais outras quatro edições, tendo como vencedores Stefano Modena (1987), Roberto Pupo Moreno (1988), Jean Alesi (1989) e Eric Van De Poele (1990).
F1 Pré-Temporada: Jerez De La Frontera - 1º Dia
Lewis Hamilton, que havia acabado de fazer a melhor marca pela manhã (1'27''820), estampou o seu Mercedes na barreira de pneus do final da reta após uma falha no aileron dianteiro, ficando de fora do restante do dia.
Resultado
Jerez De La Frontera
Testes de Pré-Temporada
Fórmula-1 - Dia 1
1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min27s104 (31 voltas)
2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min27s820 (18 voltas)
3. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min30s082 (7 voltas)
4. Jean Eric-Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min36s530 (15 voltas)
5. Sergio Pérez (MEX/Force India) - 1min41s880 (7 voltas)
6. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1min42s257 (7 voltas)
7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - sem tempo (3 voltas)
8. Marcus Ericsson (FIN/Caterham) - sem tempo (1 volta)
Lewis Hamilton começou de forma fulminante a sessão de testes em Jerez ao cravar a melhor volta, mas... (Foto: Getty Images) |
Assinar:
Postagens (Atom)
4 Horas de Interlagos - Solidariedade e vitória para Queirolo e Muffato
Enfim, a vitória de Pedro Queirolo/ David Muffato (Foto: Paulo Abreu) Em Goiânia, quando o Império Endurance Brasil abriu a temporada 2024...
-
Jacky Ickx liderando Jean Pierre Beltoise em Monza 1973 (Foto: Autosprint) O termo mais adequado para aquela situação do Mundial de Marcas...
-
(Foto: Az Autotó) O sempre astuto Tazio Nuvolari durante o Grande Prêmio da Hungria de 1936, naquele que foi o primeiro GP, realizado nas ...
-
Esta é uma das últimas imagens do #48 Alpine M63 Renault R8 Gordini pilotado por Jose Rosinski e Christian Heins durante as 24 Horas de Le...