Pode-se ver as arquibancadas cheias e uma galera na beira da pista, exatamente na entrada da reta dos boxes.
Ah, a vitória ficou com Niki Lauda que foi seguido por Patrick Depailler e Tom Pryce.
Ufa... e bela corrida tivemos no Circuito das Americas e a Audi, assim como fora em Le Mas há três meses, levou a vitória com o R18 e-tron #2 de Fassler/ Lotterer/ Tréluyer, seguido pelo gemeo Audi #1 de Di Grassi/ Kristensen/ Duval. Para a Toyota, que estava irretocavelmente absoluta na primeira uma hora e meia, quando despencou a chuvarada que fez o seu castelinho desmoronar, restou apenas o terceiro lugar do TS040 #8 de Buemi/ Lapierre/ Davidson que chegou a ter hipóteses de vitória com aa sensacional recuperação de Sebastian Buemi na última hora de prova. O outro Toyota #7 ficou em sexto, há duas voltas do líder. A Porsche teve aqui a sua melhor apresentação no campeonato, com o bom desempenho do 919 Hybrid #14 de Jani/ Lieb/ Dumas e que por muito pouco não lutou diretamente pela vitória, já que Lieb começou a perder potência na última meia hora de prova quando estava em segundo. Eles terminaram em quarto e o #20, de Benhard/ Webber/ Hartley, fechou em quinto.
Mais uma vez a Audi mostrou a sua sabedoria nessas condições adversas, enquanto via os Toyotas e Porsches vendo o mundo girar no meio do aguaceiro, chamou os seus carros para o box, mas sem tempo acabaram parando na reta dos boxes quando foi acionada a bandeira vermelha.
Para a Toyota faltou o traquejo para trazer seus carros para box, uma vez q Lapierre e Wurz arriscaram mais uma volta e se deram mal. Tinham ritmo sufuciente para mais uma vitória - e quem sabe, uma dobradinha. E Porsche ainda tem muito o que resolver no seu 919 Hybrid em termos de confiabilidade, porque em velocidade é um bom carro.
Agora é esperar pelas 6 Horas de Fuji.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m45.681s | - |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m45.688s | 0.007s |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m45.854s | 0.173s |
4 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m45.902s | 0.221s |
5 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m45.907s | 0.226s |
6 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m46.000s | 0.319s |
7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m46.170s | 0.489s |
8 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m46.187s | 0.506s |
9 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m46.250s | 0.569s |
10 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m47.362s | 1.681s |
11 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m46.943s | 1.262s |
12 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m46.989s | 1.308s |
13 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m47.308s | 1.627s |
14 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m47.333s | 1.652s |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m47.575s | 1.894s |
16 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m47.812s | 2.131s |
17 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m48.324s | 2.643s |
18 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m49.063s | 3.382s |
19 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m49.440s | 3.759s |
20 | Kamui Kobayashi | Caterham/Renault | 1m50.405s | 4.724s |
21 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m50.473s | 4.792s |
22 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m52.287s | 6.606s |
E terminou por agora a definição da pole em Austin e por mais que os desempenhos nos treinos livres apontassem a Audi como a favorita a pole - e primeira fila -, foi a Toyota, com o carro #8 de Buemi/ Lapierre/ Davidson, que levou a pole após desbancar as duas Porsches da primeira fila. Quanto a Audi, o #2 ficou em quarto e o #1 em sexto. Mas talvez o carro de Kristensen/ Di Grassi/ Duval suba uma posição caso o Toyota #7 de Wurz/ Conway/ Sarrazin seja punido devido bloquear algum concorrente durante a classificação.
Descontando o pole, que ficou na casa de 1'49"093; o segundo 1'50"283 e o sexto, que marcou 1'51"456, os outros três ficaram separados por décimos ou até milésimos, sendo que suas voltas ficaram na casa de 1'50"3. Uma classificação bem interessante.
Vendo por este lado, é possível que o Toyota faça o trabalho de coelho, enquanto que os demais vão para uma briga de foice que promete e muito. Mas não estranhe se algum Porsche acompanhar o ritmo do TS040 #8. Para o restante dos LMP1 de fábrica, restará apenas ver o que vai sobrar para eles.
Deverá ser uma grande corrida amanhã no COTA.
Os Audis aparecem como grandes favoritos a vitória em Austin (Foto: John Dagys) |
Pos
|
Piloto
|
Carro
|
Tempo
|
Dif
|
Voltas
|
1
|
Fernando
Alonso
|
Ferrari
|
1m49.056s
|
-
|
16
|
2
|
Lewis
Hamilton
|
Mercedes
|
1m49.178s
|
0.122s
|
23
|
3
|
Nico
Rosberg
|
Mercedes
|
1m49.205s
|
0.149s
|
24
|
4
|
Sebastian
Vettel
|
Red
Bull/Renault
|
1m49.874s
|
0.818s
|
27
|
5
|
Daniel
Ricciardo
|
Red
Bull/Renault
|
1m50.122s
|
1.066s
|
21
|
6
|
Jean-Eric
Vergne
|
Toro
Rosso/Renault
|
1m50.539s
|
1.483s
|
11
|
7
|
Kimi
Raikkonen
|
Ferrari
|
1m50.783s
|
1.727s
|
19
|
8
|
Jenson
Button
|
McLaren/Mercedes
|
1m50.922s
|
1.866s
|
21
|
9
|
Daniil
Kvyat
|
Toro
Rosso/Renault
|
1m50.990s
|
1.934s
|
26
|
10
|
Sergio
Perez
|
Force
India/Mercedes
|
1m51.131s
|
2.075s
|
23
|
11
|
Kevin
Magnussen
|
McLaren/Mercedes
|
1m51.217s
|
2.161s
|
24
|
12
|
Nico
Hulkenberg
|
Force
India/Mercedes
|
1m51.604s
|
2.548s
|
23
|
13
|
Felipe
Massa
|
Williams/Mercedes
|
1m51.953s
|
2.897s
|
20
|
14
|
Pastor
Maldonado
|
Lotus/Renault
|
1m52.125s
|
3.069s
|
25
|
15
|
Valtteri
Bottas
|
Williams/Mercedes
|
1m52.146s
|
3.090s
|
19
|
16
|
Esteban
Gutierrez
|
Sauber/Ferrari
|
1m52.171s
|
3.115s
|
15
|
17
|
Adrian
Sutil
|
Sauber/Ferrari
|
1m52.237s
|
3.181s
|
22
|
18
|
Romain
Grosjean
|
Lotus/Renault
|
1m52.906s
|
3.850s
|
26
|
19
|
Jules
Bianchi
|
Marussia/Ferrari
|
1m54.113s
|
5.057s
|
15
|
20
|
Marcus
Ericsson
|
Caterham/Renault
|
1m54.475s
|
5.419s
|
26
|
21
|
Kamui
Kobayashi
|
Caterham/Renault
|
1m54.607s
|
5.551s
|
21
|
22
|
Max
Chilton
|
Marussia/Ferrari
|
1m55.170s
|
6.114s
|
17
|
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m47.490s | - | 25 |
2 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m47.623s | 0.133s | 28 |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m47.790s | 0.300s | 28 |
4 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m48.031s | 0.541s | 29 |
5 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m48.041s | 0.551s | 5 |
6 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m48.358s | 0.868s | 33 |
7 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m48.435s | 0.945s | 30 |
8 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m48.653s | 1.163s | 30 |
9 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m48.751s | 1.261s | 30 |
10 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m48.770s | 1.280s | 31 |
11 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m48.800s | 1.310s | 33 |
12 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m49.062s | 1.572s | 33 |
13 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m49.075s | 1.585s | 30 |
14 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m49.139s | 1.649s | 13 |
15 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m49.170s | 1.680s | 34 |
16 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m49.290s | 1.800s | 36 |
17 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m49.361s | 1.871s | 29 |
18 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m49.971s | 2.481s | 28 |
19 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m50.612s | 3.122s | 24 |
20 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m51.558s | 4.068s | 21 |
21 | Kamui Kobayashi | Caterham/Renault | 1m52.075s | 4.585s | 33 |
22 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m52.936s | 5.446s | 31 |
A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...