sábado, 14 de março de 2015

Pole Lap: Lewis Hamilton, Melbourne 2015

E foi uma volta de sensacional de Lewis que não apenas superou a marca de Rosberg, feita ano passado, como também aniquilou o tempo da pole feita por Sebastian Vettel em 2013.
E além do vídeo da pole, ainda tem uma comparação entre as voltas dele e de Rosberg em 2014.

GP da Austrália - Classificação - 1ª Etapa

E alguém duvidava de um resultado diferente se não fosse uma Mercedes na pole para este primeiro round da temporada 2015? Talvez a única coisa que pensássemos é de as coisas fossem menos fáceis para eles, mas foi totalmente ao contrário: a volta de Lewis Hamilton não foi apenas espetacular, a ponto de enfiar mais de 1s3 nas costas de um carro não Mercedes (no caso a Williams de Felipe Massa, o terceiro), como também quebrar o tempo do ano passado e ainda pulverizar a marca de 2013 - ainda na era dos motores V8 - com seis décimos de vantagem. Pois é, o motor pode até não fazer barulho, despertar a ira dos "puristas" que reclamam tanto que isso não é motor de F1 e blá, blá, blá... mas a verdade é que esta era de motor turbo híbridos já começa a atingir os mesmos níveis dos velhos V8. Imaginem quando atingir os tão sonhados 1.000cv de potência...
Sobre o treino, tirando fora a supremacia da Mercedes - mesmo com Rosberg errando em sua volta rápida - esta tornou-se interessante: podemos ver a forma em que a Ferrari conseguiu enfrentar a Williams de igual para igual, mostrando à equipe inglesa que ela não estará sozinha na batalha para ser a melhor do resto. E isso é importante, pois a própria Ferrari sempre teve ótimas sextas e péssimos sábados, que culminavam em corridas altamente trabalhosas nos tempos de Alonso/Massa e Alonso/Raikkonen. Se as coisas forem deste modo daqui para frente, eles podem imaginar um bom cenário no futuro. Mas a batalha entre as duas, que dividiram seus carros na terceira e quarta filas, será o ponto alto da corrida.
Ricciardo, ainda com problemas de balanço no seu Red Bull, conseguiu levar o carro ao Q3 e fez uma bela volta para garantir o sétimo posto. Do mesmo modo, Carlos Sainz Jr fez um bom trabalho ao conseguir um oitavo lugar com a Toro Rosso - que no momento aparenta estar mais equilibrada que a equipe mãe - e já sai na frente de Verstappen, nesta que será uma batalha interessantíssima neste ano. Felipe Nasr não foi ao Q3, mas teve um bom desempenho ao ficar em 11º e colocar enquanto que Ericsson só foi melhor que o duo da Mclaren. E falando neles, não é surpresa que tenham ido tão mal nesta classificação, já que pelos vídeos fica nítida a baixa velocidade em que estavam andando. Só resta saber em que volta vão recolher os carros.

O que esperar da corrida?

No mundo da Mercedes, uma batalha interessante entre os dois companheiros. Mas Hamilton enfrentou em alguns momentos da classificação, problemas de vibrações nos pneus e isso pode ser um fator a mais nesta prova. E para o restante, uma batalha das boas entre Ferrari e Williams para ver quem fica com as migalhas.

Grid de largada para o Grande Prêmio da Austrália - 1ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m26.327s -
2Nico RosbergMercedes1m26.921s 0.594s
3Felipe MassaWilliams/Mercedes1m27.718s 1.391s
4Sebastian VettelFerrari1m27.757s 1.430s
5Kimi RaikkonenFerrari1m27.790s 1.463s
6Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m28.087s 1.760s
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m28.329s 2.002s
8Carlos Sainz Jr.Toro Rosso/Renault1m28.510s 2.183s
9Romain GrosjeanLotus/Mercedes1m28.560s 2.233s
10Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m29.480s 3.153s
11Felipe NasrSauber/Ferrari1m28.800s -
12Max VerstappenToro Rosso/Renault1m28.868s -
13Daniil KvyatRed Bull/Renault1m29.070s -
14Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m29.208s -
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m29.209s -
16Marcus EricssonSauber/Ferrari1m31.376s -
17Jenson ButtonMcLaren/Honda1m31.422s -
18Kevin MagnussenMcLaren/Honda1m32.037s-
  

sexta-feira, 13 de março de 2015

Foto 487: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 5

A década foi equilibrada tanto em número de pistas que sediaram o primeiro GP, quanto em vencedores. A Austrália, que mudara de circuito e posição no calendário, saindo de Adelaide que encerrava o campeonato para Melbourne que passou a abrir a temporada em 1996, sediou quatro vezes a abertura do mundial. EUA, Brasil e África do Sul sediaram duas cada.
Ayrton Senna e Michael Schumacher venceram duas vezes as aberturas.


1990: Ayrton Senna – McLaren Honda – Grande Prêmio dos EUA

1991: Ayrton Senna – McLaren Honda – Grande Prêmio dos EUA


1992: Nigel Mansell – Williams Renault – Grande Prêmio da África do Sul


1993: Alain Prost – Williams Renault – Grande Prêmio da África do Sul

1994: Michael Schumacher – Benetton Ford - Grande Prêmio do Brasil


1995: Michael Schumacher – Benetton Renault - Grande Prêmio do Brasil


1996: Damon Hill – Williams Renault – Grande Prêmio da Austrália


1997: David Coulthard – Mclaren Mercedes - Grande Prêmio da Austrália


1998: Mika Hakkinen – McLaren Mercedes – Grande Prêmio da Austrália



1999: Eddie Irvine – Ferrari - Grande Prêmio da Austrália

quinta-feira, 12 de março de 2015

Foto 486: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 4

Se nos anos 70 a Argentina sediou a maioria das aberturas dos campeonatos, agora era a vez do Brasil ter esta honra de sediar a prova inaugural e de quebra ainda receber os testes de pré-temporada no saudoso Jacarepaguá. Foram sete provas ao todo neste período que deram a oportunidade de Alain Prost vencer nada menos que cinco vezes no traçado carioca, o que lhe fez receber a alcunha de “Rei do Rio”.
Nelson Piquet venceu duas vezes, mas podia ter sido três caso não sofresse a desclassificação em 1982. Outro que venceu por duas vezes as provas de abertura foi Alan Jones, em 1980 e 81 na Argentina e EUA.


1980: Alan Jones – Williams Ford - Grande Prêmio da Argentina

1981: Alan Jones – Williams Ford – Grande Prêmio dos EUA


1982: Alain Prost – Renault – Grande Prêmio da África do Sul

1983: Nelson Piquet – Brabham BMW - Grande Prêmio do Brasil


1984: Alain Prost – McLaren Porsche - Grande Prêmio do Brasil


1985: Alain Prost – McLaren Porsche - Grande Prêmio do Brasil


1986: Nelson Piquet – Williams Honda - Grande Prêmio do Brasil


1987: Alain Prost – McLaren Porsche - Grande Prêmio do Brasil


1988: Alain Prost – McLaren Honda - Grande Prêmio do Brasil


1989: Nigel Mansell – Ferrari - Grande Prêmio do Brasil

quarta-feira, 11 de março de 2015

F1 Battles: Jean Alesi vs Ayrton Senna - Phoenix, 1990

Como eu disse num comentário hoje à tarde no Facebook, Jean Alesi foi como Juan Pablo Montoya para Michael Schumacher nos anos 2000: uma pedra - e das grandes - no sapato de Ayrton Senna.
E o duelo memorável do pequeno gaulês contra o piloto brasileiro nas ruas de Phoenix, na abertura do mundial de 1990, foi um dos grandes momentos da categoria naquela década e na história.
E hoje faz 25 anos daquela sensacional batalha.


Foto 485: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 3

Doze anos depois a Argentina voltava ao calendário da categoria e como nos anos 50, foi a corrida que abriu as temporadas da F1 mais vezes na década de 70 contabilizando um total de provas, contra duas da África do Sul e uma do Brasil.
Em relação aos vencedores, está também foi equilibrada: Mario Andretti e Emerson Fittipaldi venceram duas cada um.
A prova de 1974 marcou a última vitória de Denny Hulme na F1.


1970: Jack Brabham – Brabham Ford - Grande Prêmio da África do Sul


1971: Mario Andretti – Ferrari - Grande Prêmio da África do Sul


1972: Jackie Stewart – Tyrrell Ford - Grande Prêmio da Argentina


1973: Emerson Fittipaldi – Lotus Ford - Grande Prêmio da Argentina


1974: Denny Hulme – McLaren Ford - Grande Prêmio da Argentina

1975: Emerson Fittipaldi – McLaren Ford - Grande Prêmio da Argentina


1976: Niki Lauda – Ferrari – Grande Prêmio do Brasil


1977: Jody Scheckter – Wolff Ford - Grande Prêmio da Argentina


1978: Mario Andretti – Lotus Ford - Grande Prêmio da Argentina



1979: Jacques Laffite – Ligier Ford - Grande Prêmio da Argentina

terça-feira, 10 de março de 2015

Foto 484: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 2

A década de 60 para a F1 teve início em Buenos Aires, com o GP da Argentina que voltaria ao calendário da categoria doze anos depois. O GP de Mônaco e GP da África do Sul - que teve duas casas naquela década, East London e Kyalami - sediaram quatro aberturas de mundiais cada.
Graham Hill venceu três vezes (1962, 63 e 64), todas pela BRM, enquanto que Jim Clark e Jackie Stewart venceram duas cada. Uma época de ouro para os pilotos britânicos, que arrebataram, também, seis títulos nos anos 60.
A prova de 1968, que foi realizada em Kyalami, foi a última aparição e vitória de Jim Clark na F1.


1960: Bruce McLaren – Cooper Climax - Grande Prêmio da Argentina

1961: Stirling Moss – Lotus Climax – Grande Prêmio de Mônaco


1962: Graham Hill – BRM – Grande Prêmio da Holanda


1963: Graham Hill – BRM – Grande Prêmio de Mônaco


1964: Graham Hill – BRM – Grande Prêmio de Mônaco


1965: Jim Clark – Lotus Climax – Grande Prêmio da África do Sul


1966: Jackie Stewart – BRM – Grande Prêmio de Mônaco


1967: Pedro Rodriguez – Cooper Maserati – Grande Prêmio da África do Sul


1968: Jim Clark -  Lotus Ford – Grande Prêmio da África do Sul



1969: Jackie Stewart – Matra Ford - Grande Prêmio da África do Sul

segunda-feira, 9 de março de 2015

Foto 483: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 1

A intenção destas postagens era de mostrar as largadas das corridas de abertura da F1, desde o GP da Grã-Bretanha de 1950 até o GP da Austrália de 2014. Mas como é difícil encontrar fotos de largadas de todas essas corridas, acabei colocando apenas o do vencedor do GP e por isso lhes peço desculpas.
A Fórmula-1 visitou três países naquela sua primeira década de existência para realizar suas provas de abertura. Coube à Inglaterra sediar o primeiro GP da categoria em 1950 no antigo aeródromo de Silverstone, fato que não repetiria nunca mais em termos de abertura. A Suíça teve a sua vez em 51 e 52, em Bremgarten e a Argentina emendou o restante da década.
Juan Manuel Fangio foi quem mais venceu as provas de abertura daquela década, coincidentemente todas elas nos anos em que foi campeão (51, 54, 55, 56 e 57).
Na corrida de 1958, a vitória de Stirling Moss, pilotando o pequenino Cooper de motor traseiro, iniciou uma nova era para a categoria.

1950:  Giuseppe Farina – Alfa Romeo - Grande Prêmio da Grã-Bretanha


1951: Juan Manuel Fangio – Alfa Romeo  – Grande Prêmio da Suíça


1952: Piero Taruffi – Ferrari – Grande Prêmio da Suíça


1953: Alberto Ascari – Ferrari – Grande Prêmio da Argentina


1954: Juan Manuel Fangio – Maserati – Grande Prêmio da Argentina


1955: Juan Manuel Fangio – Mercedes - Grande Prêmio da Argentina


1956: Juan Manuel Fangio – Ferrari - Grande Prêmio da Argentina


1957: Juan Manuel Fangio – Maserati - Grande Prêmio da Argentina


1958: Stirling Moss – Cooper Climax - Grande Prêmio da Argentina



1959: Jack Brabham – Cooper Climax - Grande Prêmio de Mônaco

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...