domingo, 7 de abril de 2019

Foto 729: Alain Prost, Jacarepaguá 1985


Alain Prost com o seu McLaren TAG Porsche durante o GP do Brasil de 1985, que abriu a temporada da F1.
O piloto francês teve uma vitória tranquila em Jacarepaguá, apesar de ter tido alguma resistência por parte de Keke Rosberg - que liderou as primeiras voltas até abandonar por problemas no motor Honda Turbo do Williams - e com Michelle Alboreto da Ferrari. Fora isso, o futuro campeão do mundo esteve com a prova sob controle. Michelle Alboreto e Elio De Angelis completaram o pódio.
Para os brasileiros, uma pequena decepção: enquanto que Nelson Piquet abandonava a prova ainda no início (2a volta) com problemas na transmissão do Brabham. Ayrton Senna - estreando pela Lotus - teve hipóteses de pódio, mas problemas elétricos forçaram seu abandono na volta 48.
Hoje completa 34 anos.

Foto 728: Niki Lauda, Kyalami 1984

(Foto: Motorsport Images)

Niki Lauda vencendo o GP da África do Sul de 1984, segunda etapa daquela temporada.
O piloto austríaco largou na oitava colocação, conseguindo pular para quarto já no início da prova. Na décima volta já era o segundo e aproveitou-se de problemas de pneus no Brabham de Nelson Piquet para chegar a liderança. O brasileiro, a exemplo de seu companheiro de Brabham Teo Fabi, veio abandonar com problemas no motor BMW Turbo.
Alain Prost ficou em segundo e Derek Warwick terminou em terceiro com a Renault, conseguindo o seu primeiro pódio na F-1. Para Ayrton Senna foi também a conquista do primeiro ponto, ao terminar em sexto com a Toleman.
Hoje completa 35 anos.

Foto 727: Jim Clark, Laguna Seca 1963

Jim Clark na derradeira curva de Laguna Seca, em 1963

Jim Clark com o Lotus 19 da Arciero Brothers, durante as 200 Milhas de Laguna Seca (Monterey Pacific Grand Prix) de 1963.
Clark liderava a prova com tranquilidade quando acertou um pneu  - que servia para demarcar os limites da pista - e arrebentou o radiador, forçando seu abandono na volta 31. A vitória ficou com Dave MacDonald, que pilotava um Cooper King Cobra Ford da Shelby American.
Na semana seguinte Clark venceria o GP do México, penúltima etapa do Mundial de F1.
Hoje completa 51 anos da morte do grande piloto escocês.

Foto: The Henry Ford

sábado, 6 de abril de 2019

Foto 726: O GP 700, Interlagos 2003








Chuva, muita chuva, rodadas, batidas, dramas e um punhado de histórias para contar. Aquele GP do Brasil de 2003 - que sediava a corrida 700 da história da F1 - foi dos mais caóticos da década passada. Mas que é sempre bom relembrar, principalmente para quem estava "in loco".
Uma torcida imensa por Rubens Barrichello; um festival de rodadas na saída da curva do Sol, incluindo a que Michael Schumacher sofreu e quase acertou o trator que resgatava os carros de Montoya (Williams) e Pizzonia (Jaguar). A torcida vibrando o abandono do então pentacampeão mais parecia uma comemoração de um gol; toda aquela expectativa sobre Rubens se esvaiu quando ele encostou seu Ferrari antes do Laranjinha por conta de uma pane seca; o impressionante acidente de Mark Webber na curva do Café e depois a forte colisão de Fernando Alonso antes a reta dos boxes, ao acertar os destroços da batida de Webber ocasionando, assim, a bandeira vermelha. E para completar, a confusão feita pela direção de prova ao dar a vitória para Kimi Raikkonen ao invés de Giancarlo Fisichella, que superara o finlandês no Mergulho do Lago na volta 54 (alguns instantes antes do acidente de Webber e uma volta antes da batida de Alonso).
Para que vos escreve, que estava trabalhando pela primeira vez num GP do Brasil, foram dias para lá de especiais.
Hoje completa exatos 16 anos daquele GP 700 da Fórmula-1.

Fotos: Motorsports Images

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Foto 725: Nigel Mansell, Interlagos 1992





Algumas imagens do que foi aquele GP do Brasil de 1992, vencido por Nigel Mansell. Foi a primeira vez que público teve a impressão do que era o poderio daquele Williams FW14 B Renault que já vinha sendo desenvolvido desde 1991 com a sua primeira versão, que esteve com boas chances de ganhar o título daquele ano com Mansell.
Naquele GP de 1992, Nigel cravou a pole com a marca de 1'15''703 sendo mais de um segundo veloz do que Ricardo Patrese (seu companheiro de Williams) e mais e dois segundos do que o terceiro colocado, Ayrton Senna. Uma diferença abismal frente aos demais.
Na corrida o passeio foi ainda maior, com Mansell confirmando o favoritismo ao vencer e chegar 29 segundos à frente de Patrese e com uma volta de vantagem sobre Michael Schumacher. Ayrton acabou abandonando na volta 17.
Hoje completa 27 anos deste GP.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Resultados: Testes de Pneus - Bahrein 2019


Resultados - Testes Pirelli Bahrein – Dias 2 e 3 de abril de 2019 – Circuito de Sakhir


Dia 1 (2 de Abril)

Tempo:  24°C  Sol/ Chuva/ Sol
Asfalto: 28°C seco/ molhado/ seco

Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
33
Max Verstappen
Red Bull
1:29,379

62
C3
2
29
Mick Schumacher
Ferrari
1:29,976
+0,597
56
C5
3
4
Lando Norris
McLaren
1:30,800
+1,421
22
C3
4
8
Romain Grosjean
1:30,982
+1,603
42
C3
5
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:31,089
+1,710
71
C3
6
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:31,156
+1,777
77
C3
7
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:31,584
+2,205
45
C4
8
18
Lance Stroll
Racing Point
1:31,964
+2,585
33
C3
9
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:32,059
+2,680
32
C2
10
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:32,067
+2,688
53
C3
11
14
Fernando Alonso
McLaren
1:32,207
+2,828
64
2020
12
51
Pietro Fittipaldi
Haas
1:32,708
+3,329
20
C5
13
88
Robert Kubica
Williams
1:33,290
+3,911
19
C5
14
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:33,653
+4,274
45
2020
15
63
George Russell
Williams
1:33,682
+4,303
27
C3


Dia 2 (3 de Abril)

Tempo:  24°C  Sol
Asfalto: 27°C Seco

Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
63
George Russell
Mercedes
1:29,029

101
C5
2
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:29,095
+0,066
60
C5
3
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:29,319
+0,290
102
C3
4
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:29,795
+0,766
20
C3
5
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:29,911
+0,882
111
2020
6
29
Mick Schumacher
Alfa Romeo
1:29,998
+0,969
70
C5
7
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:30,037
+1,008
143
C4
8
18
Lance Stroll
Racing Point
1:30,049
+1,020
35
C5
9
24
Dan Ticktum
Red Bull
1:30,856
+1,827
135
C4
10
8
Romain Grosjean
Haas
1:30,903
+1,874
86
C4
11
14
Fernando Alonso
McLaren
1:31,006
+1,977
69
2020
12
51
Pietro Fittipaldi
Haas
1:31,209
+2,180
48
C3
13
4
Lando Norris
McLaren
1:31,303
+2,274
72
C2
14
45
Jack Aitken
Renault
1:31,500
+2,471
103
C4
15
40
Nicolas Latifi
Williams
1:32,198
+3,169
100
C4
16
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:32,269
+3,240
60
2020


As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...