domingo, 19 de janeiro de 2020

Foto 825: Jenson Button, Melbourne 2009


O festejo de Jenson Button após a sua vitória no GP da Austrália de 2009, que iniciou a caminhada para um surpreendente título para ele e então novata BrawnGP, que havia surgido meses antes do que sobrara da Honda.
Jenson era a esperança do automobilismo britânico no início dos anos 2000, tendo feito uma boa temporada de estréia em 2000 pela Williams e andando no mesmo nível que Ralf Schumacher na segunda parte daquele mundial.
Porém a sua carreira foi pautada em ir para certos lugares em momentos errados, como ter ido para a Benetton em 2001 - quando esta já estava em fase de transição para a Renault, onde ele ficou em 2002 e não teve grandes oportunidades. Mas acabou indo para a BAR em 2003 onde teve grandes atuações, que culminou na sua primeira vitória - e com estilo - no chuvoso GP da Hungria de 2006.
Apesar dos anos seguintes não terem sido dos melhores, 2009 foi uma grande oportunidade que apareceu assim como um cometa. E claro, foi muito bem aproveitado.
Hoje o Campeão Mundial de 2009 completa 40 anos.

sábado, 18 de janeiro de 2020

Foto 824: Pedro Rodríguez, Spa 1970

Um momento de festa para a BRM e Pedro Rodríguez, após o GP da Bélgica de 1970 vencida pelo mexicano.
Na foto ele está junto de Tony Southgate, então projetista da BRM e que fez o P153 que ajudou Rodríguez a conquistar o GP belga daquele ano.
Pedro Rodríguez completaria hoje 70 anos.


Foto 823: Christian Fittipaldi, Mil Milhas Brasileiras 1994



Um jovem Christian Fittipaldi a bordo do Porsche 911 Carrera RSR 3.8 da Roock Racing, que ele dividiu com seu pai Wilson Fittipaldi na 24a 1000 Milhas Brasileiras de 1994, realizada em Interlagos no dia 22 de janeiro.
Ambos venceram clássica brasileira após completarem 372 voltas, terminando 4 voltas a frente do trio formado por Antônio Hermann/ Franz Konrad/ Mikael Gustavsson, que pilotavam o Porsche 911 GT Le Mans da Konrad Motorsport e nove voltas adiante do trio do outro Porsche 911 RSR da Konrad Motorsport, formado por Maurizio Sandro Sala/ Ornulf Wirdheim/ André Lara Rezende.
Hoje Christian Fittipaldi, um dos melhores pilotos de Endurance deste século, completa 49 anos.

Foto 822: Gilles Villeneuve, 70 anos


Louco, veloz; espetacular, inconsequente; gênio, doido... Seja lá as qualidades, defeitos, adjetivos que sejam usados para definir Gilles Villeneuve, a verdade é que a estadia do canadense entre 1977 até 1982 na Fórmula 1 foi marcada por momentos espetaculares e - infelizmente - trágicos. Podem dizer que a sua presença na Ferrari ajudou a mistificar o seu nome - o que não deixa de ser uma verdade -, mas Gilles ainda tinha aquele espírito combativo que levava uma disputa até as últimas consequências e, caso estivesse ao lado de um piloto respeitoso, entraria para a história como um dos grandes momentos do motorsport - os duelos contra René Arnoux (Dijon 1979), as inúmeras disputas contra Alan Jones e a sua condução espetacular em Jarama 1981, não deixam mentir. A foto do post é do final de semana do GP da Bélgica de 1978, disputado em Zolder, na ocasião em que ele terminou em quarto.
Hoje o "Principe da Destruição" completaria 70.
Sallut Gilles!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Foto 821: Maurice Trintignant, Monte Carlo 1964

O veterano Maurice Trintignant durante o final de semana do GP de Mônaco de 1964, com seu BRM P57. Na ocasião o francês largou na 13ª posição e abandonou na volta 53 por superaquecimento de motor.  A prova foi vencida por Graham Hill com Um BRM.
Maurice disputou 84 provas entre 1950 e 1964 e venceu duas vezes o GP de Mônaco, em 1955 (Ferrari) e 1958 (Cooper Climax), além de ter sido palco da sua estréia no mundial em 1950 quando pilotou um Simca Gordini. O “Le Petoulet” – alcunha ganha no final dos anos 40 quando descobriu que o problema em seu Bugatti particular, que havia ficado guardado num celeiro por todo período da Segunda Guerra, tinha sido causado por fezes de rato que entupiram o filtro de combustível durante a Coupé de La Liberation de 1945, e daí o apelido que significa “O Homem de Fezes de Rato” – encerrou a sua carreira no final de 1964 após o GP da Itália. Trintignant foi cuidar de seus vinhedos na cidade de Vergèze e faleceu em 2005 em Nimes, quando estava com 87 anos

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Foto 820: Dia de Gênios



Dois dos grandes pilotos do último século.
A.J. Foyt e o Coyote Ford chegando no Victory Lane após a sua quarta e última vitória na Indy 500 de 1977, então recorde que seria igualado por Al Unser Snr. e Rick Mears no decorrer das próximas décadas.
Na outra foto, Luis Pereira Bueno no Surtees Ford Cosworth durante o GP do Brasil de 1973 disputado em Interlagos. Na ocasião ele terminou na 12a posição, quatro voltas atrás de Emerson Fittipaldi então vencedor daquele primeiro GP da Fórmula 1 aqui no país.
Foyt e Bueno nasceram no dia 16 de janeiro: enquanto o americano nasceu em 1935, o brasileiro veio ao mundo em 1937.
A.J completa hoje 85 anos e Luis Pereira Bueno completaria 83 anos.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Foto 819: GP da França, 1975


Uma das belas fotos de Paul Ricard. A foto do post é do grid de largada do GP da França de 1975, disputado em 6 de julho. Niki Lauda lidera o pelotão, com Jody Scheckter em segundo, James Hunt em terceiro, Jean Pierre Jarier em quarto, José Carlos Pace em quinto e Tom Pryce em sexto. Pace e Pryce abandonaram por problemas na transmissão, enquanto que Scheckter fechou em nono e Jarier em oitavo.
Niki Lauda venceu este GP - a quarta até então naquela temporada - seguido por James Hunt - que chegou ameaçar a conquista do piloto austríaco - e na terceira colocação Jochen Mass, que fechou em terceiro e fez a melhor volta da corrida.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...