segunda-feira, 1 de abril de 2019

GP do Bahrein 2019 - Resultados


Resultados - Grande Prêmio do Bahrein 29, 30 e 31 de Março – Circuito de Sakhir – 2ª Etapa de 2019 – Treinos Livres/ Classificação/ Resultado Final


1º Treino Livre
Temperatura: 28.5-28.3°C  Sol e Seco
Asfalto: 50.6-44.3°C dry
Humidade: 16.3-21.2%
Vento: 1.0 m//s
Pressão do Ar: 1015.1 bar
Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:30.354

20
Soft
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:30.617
+0.263s
21
Soft
3
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:31.328
+0.974s
26
Soft
4
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:31.601
+1.247s
23
Soft
5
33
Max Verstappen
Red Bull
1:31.673
+1.319s
21
Soft
6
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:31.815
+1.461s
17
Soft
7
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:31.952
+1.598s
28
Soft
8
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:32.040
+1.686s
17
Soft
9
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:32.339
+1.985s
24
Soft
10
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:32.385
+2.031s
23
Soft
11
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:32.401
+2.047s
19
Soft
12
20
Kevin Magnussen
Haas
1:32.602
+2.248s
21
Soft
13
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:32.874
+2.520s
24
Soft
14
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:32.885
+2.531s
20
Soft
15
4
Lando Norris
McLaren
1:32.945
+2.591s
29
Soft
16
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:32.949
+2.595s
22
Soft
17
8
Romain Grosjean
Haas
1:32.994
+2.640s
22
Soft
18
18
Lance Stroll
Racing Point
1:33.518
+3.164s
16
Soft
19
63
George Russell
Williams
1:34.188
+3.834s
26
Medium
20
88
Robert Kubica
Williams
1:34.253
+3.899s
27
Medium


2º Treino Livre
Temperatura: 25.0-23.6°C Noite e Seco
Asfalto: 31.4-27.5°C seco
Humidade: 31.0-42.4%
Vento: 0.5 m//s
Pressão do Ar: 1.014.6 bar
1
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:28.846

32
Soft
2
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:28.881
+0.035s
32
Soft
3
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:29.449
+0.603s
33
Soft
4
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:29.557
+0.711s
36
Soft
5
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:29.669
+0.823s
32
Soft
6
33
Max Verstappen
Red Bull
1:29.725
+0.879s
34
Soft
7
20
Kevin Magnussen
Haas
1:30.000
+1.154s
33
Soft
8
4
Lando Norris
McLaren
1:30.017
+1.171s
25
Soft
9
8
Romain Grosjean
Haas
1:30.068
+1.222s
34
Soft
10
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:30.093
+1.247s
36
Soft
11
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:30.192
+1.346s
33
Soft
12
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:30.429
+1.583s
31
Soft
13
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:30.458
+1.612s
36
Soft
14
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:30.716
+1.870s
32
Soft
15
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:30.848
+2.002s
30
Soft
16
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:31.088
+2.242s
6
Medium
17
18
Lance Stroll
Racing Point
1:31.129
+2.283s
31
Soft
18
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:31.144
+2.298s
10
Soft
19
63
George Russell
Williams
1:31.904
+3.058s
32
Soft
20
88
Robert Kubica
Williams
1:32.932
+4.086s
37
Soft


3º Treino Livre
Tempo: 26.0-26.4°C Sol e seco
Asfalto: 40.1-36.7°C seco
Humidade: 51.5%
Vento: 2.0 m//s
Pressão do ar: 1009.7 bar


Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:29.569
15
Soft
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:29.738
+0.169s
16
Soft
3
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:30.334
+0.765s
10
Soft
4
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:30.389
+0.820s
12
Soft
5
8
Romain Grosjean
Haas
1:30.818
+1.249s
14
Soft
6
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:30.910
+1.341s
12
Soft
7
4
Lando Norris
McLaren
1:30.955
+1.386s
15
Soft
8
33
Max Verstappen
Red Bull
1:30.959
+1.390s
10
Soft
9
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:30.965
+1.396s
14
Soft
10
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:31.173
+1.604s
17
Soft
11
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:31.333
+1.764s
21
Soft
12
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:31.392
+1.823s
13
Soft
13
20
Kevin Magnussen
Haas
1:31.540
+1.971s
13
Soft
14
18
Lance Stroll
Racing Point
1:31.618
+2.049s
16
Soft
15
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:31.638
+2.069s
9
Soft
16
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:31.643
+2.074s
11
Soft
17
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:31.679
+2.110s
17
Soft
18
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:32.132
+2.563s
21
Soft
19
63
George Russell
Williams
1:33.387
+3.818s
14
Soft
20
88
Robert Kubica
Williams
1:33.525
+3.956s
13
Soft


Classificação
Tempo: 25.2-24.8°C
Asfalto: 29.7-27.6°C seco
Humidade: 52.9-57.3%
Vento: 1.6 m/s
Pressão do ar: 1.010.1 bar
Pos
No
Driver
Team
Q1
Q2
Q3
Laps
1
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:28.495
 1:28.046
 1:27.866
 13
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:28.733
 1:28.356
 1:28.160
 13
3
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:29.262
 1:28.578
 1:28.190
 15
4
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:29.498
 1:28.830
 1:28.256
 15
5
33
Max Verstappen
Red Bull
1:29.579
 1:29.109
 1:28.752
 12
6
20
Kevin Magnussen
Haas
1:29.532
 1:29.017
 1:28.757
 15
7
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:29.528
 1:29.055
 1:28.813
 17
8
8
Romain Grosjean
Haas
1:29.688
 1:29.249
 1:29.015
 17*
9
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:29.959
 1:29.471
 1:29.022
 18
10
4
Lando Norris
McLaren
1:29.381
 1:29.258
 1:29.043
 18
11
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:29.859
 1:29.488
 no time
 12
12
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:29.514
 1:29.513
 no time
 15
13
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:29.900
 1:29.526
 no time
 12
14
11
Sergio Peréz
Racing Point
1:29.893
 1:29.756
 no time
 12
15
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:29.876
 1:29.854
 no time
 10
16
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:30.026
 no time
 no time
 6
17
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:30.034
 no time
 no time
 6
18
18
Lance Stroll
Racing Point
1:30.217
 no time
 no time
 6
19
63
George Russell
Williams
1:31.759
 no time
 no time
 8
20
88
Robert Kubica
Williams
1:31.799
 no time
 no time
 8
* Romain Grosjean perdeu três posições por atrapalhar Lando Norris no Q1. Largará em 11º.



Resultado Final

Tempo: 26.°C Noite e Seco
Asfalto: 29.5-27.4°C Seco
Humidade: 56%
Vento: 3.5 m/s
Pressão do ar: 1003.7 bar


Pos
No
Driver
Team
Time
Laps
Grid
Pts
1
44
 Lewis Hamilton
Mercedes
01:34:21.295
 57
 3
25
2
77
 Valtteri Bottas
Mercedes
01:34:24.275
 57
 4
18
3
16
 Charles Leclerc
Ferrari
01:34:27.426
 57
 1
16
4
33
 Max Verstappen
Red Bull
01:34:27.703
 57
 5
12
5
5
 Sebastian Vettel
Ferrari
01:34:57.363
 57
 2
10
6
4
 Lando Norris
McLaren
01:35:07.049
 57
 9
8
7
7
 Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
01:35:08.765
 57
 8
6
8
10
 Pierre Gasly
Red Bull
01:35:19.389
 57
 13
4
9
23
 Alexander Albon
Toro Rosso
01:35:23.992
 57
 12
2
10
11
 Sergio Pérez
Racing Point
01:35:24.991
 57
 14
1
11
99
 Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
01:35:25.894
 57
 16
0
12
26
 Daniil Kvyat
Toro Rosso
01:34:22.901
 56
 15
0
13
20
 Kevin Magnussen
Haas
01:34:23.842
 56
 6
0
14
18
 Lance Stroll
Racing Point
01:34:41.504
 56
 18
0
15
63
George Russell
Williams
01:35:21.015
 56
 19
0
16
88
 Robert Kubica
Williams
01:34:22.063
 55
 20
0
Ret
27
 Nico Hülkenberg
Renault
Motor
 53
 17
0
Ret
3
 Daniel Ricciardo
Renault
Motor
 53
 10
0
Ret
55
 Carlos Sainz Jr.
McLaren
Cambio
 53
 7
0
Ret
8
 Romain Grosjean
Haas
Colisão
 16
 11
0


Melhor Volta: 01:33.411 na volta 38 por Charles Leclerc, Ferrari SF90 Média: 208.575 km/h
Speed Trap: 340.4 km/h por Alexander Albon - Toro Rosso STR14 Honda
 


domingo, 31 de março de 2019

GP do Bahrein: Um dia de azar... E sorte

O homem certo na hora certa: Lewis aproveitou bem a chance para vencer a sua primeira prova em 2019
Havia uma grande expectativa em torno do que Charles Leclerc poderia fazer quando estivesse em posse de um carro competitivo. Se em Melbourne os problemas de acerto da Ferrari limitou o seu desempenho e o de Vettel, os deixando longe de uma possível batalha com a Mercedes, em Sakhir a melhora significativa da Ferrari foi importante para os colocarem de volta a disputa e também dar a oportunidade de Charles mostrar o seu potencial e a pole position foi um belo cartão de entrada.
É claro que a sua má largada que quase o jogou para quarto esfriou um tanto a euforia em torno do jovem monegasco, mas a sua rápida recuperação sobre Hamilton e a velocidade com que alcançou Sebastian Vettel fez aumentar a expectativa. Ainda mais quando conseguiu duelar com Sebastian pela liderança e vencer a disputa. Abriu grande vantagem, chegando bater na casa dos nove segundos e estava alheio de qualquer importunação de outro piloto. Seria uma vitória fabulosa, num dia que soube domar os dois melhores pilotos da categoria com talento e velocidade. Seria... O motor da Ferrari passou a apresentar problemas quando estava faltando treze ou doze voltas para o fim, e aquela diferença de quase dez segundos para Hamilton se desfez em poucas voltas. Lewis assumiu a liderança para conquistar uma vitória bem improvável, diga-se e Leclerc ainda perderia a segunda colocação para Bottas. Charles teve a sorte aparecer um Safety Car nas últimas três voltas que o fez sustentar a terceira posição, que seria perdida para Verstappen.
Já o vencedor da prova não teria grandes chances de levar essa corrida barenita. No entanto, pelo menos com Vettel, Hamilton esteve bem próximo em toda prova e isso lhe deu a oportunidade de tentar quebrar a possível dobradinha da Ferrari. A disputa pela segunda posição entre os dois maiores campeões dessa década foi o ponto alto deste GP. Por mais que Hamilton tivesse sofrido com os pneus macios antes do seu segundo pit-stop, a diferença não foi tão grande e isso permitiu-lhe continuar com Sebastian na alça de mira até que ambos entrassem numa batalha aberta, com Vettel conseguindo se defender bem no primeiro grande ataque de Lewis. O inglês soube esperar mais uma volta e dar carga total, fazendo manobra idêntica a primeira mas com muito mais agressividade. Vettel acabou rodando após destracionar na saída de curva quando Lewis já estava a frente. Enquanto que Hamilton caminharia tranquilamente para uma possível segunda posição - antes que a aparecesse o problema de Leclerc -, Vettel ainda perdeu a asa dianteira de forma estranha, que o forçaria ir aos boxes. Voltou ainda entre os dez, mas sem grandes chances de tentar um pódio ao fechar num melancólico quinto lugar.
Esta corrida barenita ainda reservaria ao novato Lando Norris a chance de conquistar um honroso sexto lugar, aproveitando-se bem do ótimo rendimento da McLaren nesta pista de Sakhir que já havia sido bem visto nos treinos e principalmente no bom início de prova de Carlos Sainz, que acabara se tocando com Max Verstappen na disputa pela quinta posição e despencando para último, de onde não sairia até seu abandono nas voltas finais.
O GP do Bahrein acabou por mostrar o aparecimento de um terceiro elemento que pode incomodar qualquer um dos dois possíveis campeões.