Um resumo da magistral vitória de Stirling Moss em Monte Carlo 1960. Foi a primeira conquista da Lotus na F1, pela equipe particular de Rob Walker.
segunda-feira, 18 de maio de 2015
Vídeo: Indy 500 1991
A 75ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, disputada em 26 de maio, foi vencida por Rick Mears após este ter largado da pole - a sexta dele no Brickyard. Foi uma prova dolorida, literalmente, para o americano que fez toda a prova com dores no pé direito após tê-lo machucado em um dos treinos - foi a primeira vez que Mears se acidentara em Indianápolis. Segundo Rick, ele teve que cruzar as pernas para continuar acelerando com o pé esquerdo devido a tamanha dor que estava no direito. Foi a sua quarta e última vitória em Indianápolis, igualando Al Unser e A.J Foyt.
Essa prova teve algumas marcas históricas, como a presença de um piloto negro e japonês pela primeira vez no grid - Willy T.Ribbs e Hiro Matsushita - e da classificação de quatro membros da mesma família - o clã Andretti foi representado por Mario, Michael, Jeff e John.
Essa prova teve algumas marcas históricas, como a presença de um piloto negro e japonês pela primeira vez no grid - Willy T.Ribbs e Hiro Matsushita - e da classificação de quatro membros da mesma família - o clã Andretti foi representado por Mario, Michael, Jeff e John.
terça-feira, 12 de maio de 2015
Foto 514: Que liberem tudo e dane-se o resto
O que tenho lido nos últimos tempos sobre a atual F1, as opiniões de várias pessoas sobre a fase que a categoria passa e a possibilidade de mudanças para melhoria da mesma, que pode entrar em vigor em 2017, não tem sido brincadeira.
Entendo perfeitamente a indignação da maioria em relação à isso, principalmente as velocidades dos carros atuais que também não tem agradado os pilotos do grid, como bem destacou David Coulthard em sua coluna na BBC.
Porém, a maioria do comentários que leio sobre o que deve mudar para uma possível melhoria na F1, repousam exclusivamente nos motores, combustíveis e pneus, mas acho que liberar a criatividade
dos projetistas é algo que pode melhorar bastante a categoria. Sem ter essa do
cara criar algo revolucionário ou eficiente (como o caso dos difusores duplos
ou soprados)
e depois a FIA vir e passar a foice proibindo tudo.
A entrada de uma nova fornecedora de pneus ajudaria bastante. Quem se lembra do duelo Bridgestone vs Michelin na década passada, sabe do que estou falando.
Os combustíveis, sim, tem que liberar o consumo. Sem restrição alguma, assim como a venda de chassi como foi nas décadas de 50, 60 e 70. Imagina uma Sauber andando com uma Ferrari de 2014? Para a Scuderia era uma carroça, mas para a equipe do Peter Sauber, com algumas atualizações para alinhar nesta temporada, seria um belo carro. Sem contar a Manor, que seria ajudada com uma novidade dessa.
E os motores? Não tenho nada contra os V6 Turbo Híbridos. Se realmente aumentarem a potência para daqui dois anos, será um salto de qualidade muito bom e até o barulho pode melhorar. Mas acho que o desenvolvimento desses motores deveriam ser liberados à vontade, até que atingisse um teto de potência aceitável pela FIA - lembrem-se que a entidade ficou paranóica após o 1º de maio de 1994, lutando ostensivamente para diminuir a velocidade dos carros e pistas, sendo que esta última eles conseguiram, enquanto que os carros agora que estão conseguindo "pará-los". Para mim, deveria liberar cada fábrica a fazer seu motor, independente de cilindrada ou potência.
Quer fazer um 4 cilindros? Faça; Quer continuar com os V6 Turbo Híbridos ou ir apenas com um clássico V6 Turbo? Faça; Quer voltar aos V8 aspirados? Ótimo, faça; Ah, tenho saudades dos gritantes V10... Faça; Se a italianada quer voltar com os V12? Que volte; Tem condições de trabalhar um V16 ou W16? Manda ver...
Se as cabeças pensantes da F1 fizessem isso tudo e principalmente, como já disse, liberando junto a criatividade dos projetistas, teríamos um belo campeonato. Ah, e a FIA ficaria exclusivamente para redigir as regras e trabalhar fortemente na segurança dos carros e pistas.
Você certamente dirá que "assim a categoria vai minar de vez, por causa dos altos custos". De certa forma vai, porque não acredito que a F1 vá diminuir os gastos.
E se a categoria for acabar que seja em grande estilo. Seria um encerramento e tanto.
A entrada de uma nova fornecedora de pneus ajudaria bastante. Quem se lembra do duelo Bridgestone vs Michelin na década passada, sabe do que estou falando.
Os combustíveis, sim, tem que liberar o consumo. Sem restrição alguma, assim como a venda de chassi como foi nas décadas de 50, 60 e 70. Imagina uma Sauber andando com uma Ferrari de 2014? Para a Scuderia era uma carroça, mas para a equipe do Peter Sauber, com algumas atualizações para alinhar nesta temporada, seria um belo carro. Sem contar a Manor, que seria ajudada com uma novidade dessa.
E os motores? Não tenho nada contra os V6 Turbo Híbridos. Se realmente aumentarem a potência para daqui dois anos, será um salto de qualidade muito bom e até o barulho pode melhorar. Mas acho que o desenvolvimento desses motores deveriam ser liberados à vontade, até que atingisse um teto de potência aceitável pela FIA - lembrem-se que a entidade ficou paranóica após o 1º de maio de 1994, lutando ostensivamente para diminuir a velocidade dos carros e pistas, sendo que esta última eles conseguiram, enquanto que os carros agora que estão conseguindo "pará-los". Para mim, deveria liberar cada fábrica a fazer seu motor, independente de cilindrada ou potência.
Quer fazer um 4 cilindros? Faça; Quer continuar com os V6 Turbo Híbridos ou ir apenas com um clássico V6 Turbo? Faça; Quer voltar aos V8 aspirados? Ótimo, faça; Ah, tenho saudades dos gritantes V10... Faça; Se a italianada quer voltar com os V12? Que volte; Tem condições de trabalhar um V16 ou W16? Manda ver...
Se as cabeças pensantes da F1 fizessem isso tudo e principalmente, como já disse, liberando junto a criatividade dos projetistas, teríamos um belo campeonato. Ah, e a FIA ficaria exclusivamente para redigir as regras e trabalhar fortemente na segurança dos carros e pistas.
Você certamente dirá que "assim a categoria vai minar de vez, por causa dos altos custos". De certa forma vai, porque não acredito que a F1 vá diminuir os gastos.
E se a categoria for acabar que seja em grande estilo. Seria um encerramento e tanto.
domingo, 10 de maio de 2015
GP da Espanha: 60%
Após três semanas de ausência no cenário automobilístico, a
F1 retomou seus trabalhos na em Barcelona para a disputa do GP espanhol.
Esperava-se um confronto mais direto entre a Mercedes e Ferrari, principalmente
pelo que foi visto nas últimas quatro corridas onde a equipe italiana esteve no
encalço dos alemães, conseguindo até uma vitória na Malásia com Vettel e boas
atuações do mesmo e de Kimi Raikkonen na última corrida. Mas a Mercedes ficaria
de braços cruzados frente a essa evolução da Ferrari? Certamente não. Afinal de
contas, estamos falando de uma equipe que aniquilou a concorrência em 2014 sem
piedade alguma.
Apesar de uma largada bem melhor de Vettel sobre Hamilton, ficou
claro que alguma vantagem a Mercedes tinha na manga ao vermos que Rosberg
estava com voltas extremamente velozes no início do GP e em pouco tempo, tinha
aberto quase toda a reta dos boxes de distância para Sebastian, que estava com
Hamilton na sua cola. Lewis pareceu um pouco apático nas duas vezes que estava
atrás do piloto da Ferrari, sempre dizendo que era impossível aproximar-se de
Vettel para tentar uma manobra. Até que conseguiu chegar perto, mas as
tentativas nunca aconteceram e enquanto ele se matava na terceira posição, Nico
continuava tranquilamente na ponta da corrida que perdeu apenas nas suas
paradas de box.
Porém, após a sua segunda parada de box, é que veio a grande
cartada de Hamilton: com pneus duros, conseguia andar até dois segundos mais
rápido que Vettel – ele rodava na casa de 1’29-1’30, enquanto que Sebastian
ficava na casa de 1’31-1’32 – e a diferença foi despencando até que o alemão
foi para os boxes fazer a sua segunda e última parada. Com um ritmo tão bom que
apresentava, após um belo par de voltas com aqueles pneus duros, até a hipótese
de ir ao fim da corrida com aqueles compostos podia ter sido considerada, mas o
terceiro pit-stop foi feito – como era esperado – e Lewis conseguiu voltar com
três segundos de vantagem sobre Vettel, que em poucas voltas aumentou para
sete, depois dez... até chegar aos 45 segundos finais. Uma lavada que pouca
gente considerava após quatro corridas bem interessantes realizadas no outro
lado do mundo.
Apesar de Sebastian Vettel achar que os tráfego o prejudicou
na tentativa de garantir a segunda colocação, creio que seria muito difícil
segurar Lewis devido a performance que este teve hoje. Para Nico Rosberg, que
vinha tendo um desempenho bem abaixo do esperado, foi uma prova revitalizante
para suas pretensões no mundial e com a próxima corrida sendo num lugar que ele
costuma se dar bem – GP de Mônaco – tende a ser uma oportunidade de ouro para
que possa sair dessa pequena fase européia com ânimo ainda mais elevado.
Por mais que esta prova de Barcelona não tenha sido a melhor
das cinco disputadas até aqui, serviu apenas para mostrar em que passo se
encontra a Mercedes. Pode ser também que a pista tenha ajudado, mas vale
lembrar que todas – ou quase – equipes levaram atualizações para esta corrida e
a Mercedes só não fez o que quis por completo porque Hamilton passou uma parte
do GP encaixotado em Vettel.
Mas a próximas provas nos darão uma real sensação se a
Mercedes está andando apenas em 60% da sua capacidade técnica – como foi dito
no paddock espanhol neste fim de semana – e caso seja isso, eles poderão usar
os 40% restantes a qualquer momento. E na corrida de hoje, a julgar pelo
desempenho do seu duo, usaram esta sobra... ou apenas um pouquinho dela.
sexta-feira, 8 de maio de 2015
GP da Espanha - Treinos Livres - 5ª Etapa
Lewis Hamilton: “Foi
OK. Foi um dia bem decente, sem problemas, de verdade.
Apenas trabalhamos no acerto. Estava ventando bastante, então o carro foi afetado, mas foi bom.
Você vai mudando o equilíbrio. Às vezes é difícil. Entre o primeiro e o segundo treino, a pista e o tempo mudam, então você vai tentando entender os pneus.”
Apenas trabalhamos no acerto. Estava ventando bastante, então o carro foi afetado, mas foi bom.
Você vai mudando o equilíbrio. Às vezes é difícil. Entre o primeiro e o segundo treino, a pista e o tempo mudam, então você vai tentando entender os pneus.”
Sebastian Vettel:
“Melhoramos
o carro, sim. Embora a diferença tenha sido de 0s4, foi mais se você analisar o
dia como um todo. Não comparei os long-runs, mas creio que a diferença ainda
está lá. Essa é a má notícia para todos nós.
Acho que foi bastante tranquilo com os médios sendo os pneus mais rápidos, mas hoje foi um dia meio escorregadio para todos os carros. A aderência parece ser muito baixa, mas nada de anormal, como vimos em outros anos. Geralmente no verão a pista é um pouco mais lenta. Claro que até domingo vai melhorar, mas no geral as condições seguirão as mesmas. Dizem que será um pouco mais frio no domingo e isso talvez possa ajudar.
Não fiz a melhor volta hoje, mas acredito que com essas condições é difícil para todo mundo. A diferença entre os dois pneus é muito grande em volta lançada, mas muito menor em long-run. No entanto, quando você anda mais, aí não dá para tirar o máximo da performance dos pneus. Hoje todo mundo escorregou muito, por isso não dá pra ser justo ao analisar as novas peças no carro. Mas o mais importante é que não há nada de errado com elas. Funcionaram conforme o esperado, então podemos trabalhar de forma esperançosa em cima disso”
Acho que foi bastante tranquilo com os médios sendo os pneus mais rápidos, mas hoje foi um dia meio escorregadio para todos os carros. A aderência parece ser muito baixa, mas nada de anormal, como vimos em outros anos. Geralmente no verão a pista é um pouco mais lenta. Claro que até domingo vai melhorar, mas no geral as condições seguirão as mesmas. Dizem que será um pouco mais frio no domingo e isso talvez possa ajudar.
Não fiz a melhor volta hoje, mas acredito que com essas condições é difícil para todo mundo. A diferença entre os dois pneus é muito grande em volta lançada, mas muito menor em long-run. No entanto, quando você anda mais, aí não dá para tirar o máximo da performance dos pneus. Hoje todo mundo escorregou muito, por isso não dá pra ser justo ao analisar as novas peças no carro. Mas o mais importante é que não há nada de errado com elas. Funcionaram conforme o esperado, então podemos trabalhar de forma esperançosa em cima disso”
Nico Rosberg: "Estava
muito quente, então foi difícil de lidar com os pneus. E isso é uma coisa que,
com certeza, tenho de trabalhar para amanhã.
Foram alguns pequenos contratempos, precisamos ajustar algumas coisas ainda. Estávamos avaliando novas configurações para a redução das marchas, mas não deu certo.
De qualquer forma, foi um bom dia, especialmente no que diz respeito à corrida. Estamos realmente muito bem, principalmente na comparação com a Ferrari, que é importante, e também com relação a Lewis. Agora, preciso trabalhar mais e melhorar a meu desempenho em uma única”
Foram alguns pequenos contratempos, precisamos ajustar algumas coisas ainda. Estávamos avaliando novas configurações para a redução das marchas, mas não deu certo.
De qualquer forma, foi um bom dia, especialmente no que diz respeito à corrida. Estamos realmente muito bem, principalmente na comparação com a Ferrari, que é importante, e também com relação a Lewis. Agora, preciso trabalhar mais e melhorar a meu desempenho em uma única”
Kimi Raikkonen: “Foi
um dia muito estranho. A posição e os tempos de volta não foram ruins, mas não
fiquei completamente feliz com o comportamento do carro. Não sei se isso foi causado
pelo vento ou pelas condições da pista, mas lutei o tempo todo.
Não vi nada de ruim com as atualizações que trouxemos aqui. A impressão é que não acertamos tudo por completo, já que o carro escorregou muito. Sinto que há muito a melhorar e ganhar, vamos analisar os detalhes à noite e ver o que podemos fazer no resto do fim de semana. Temos muito trabalho a fazer”
Não vi nada de ruim com as atualizações que trouxemos aqui. A impressão é que não acertamos tudo por completo, já que o carro escorregou muito. Sinto que há muito a melhorar e ganhar, vamos analisar os detalhes à noite e ver o que podemos fazer no resto do fim de semana. Temos muito trabalho a fazer”
Daniil Kvyat: “Nossa
segunda sessão foi boa, e temos muitos dados para a equipe analisar e encontrar
melhorias. Temos alguns ajustes aqui e precisamos olhar de perto como eles
funcionam. Tentaremos extrair o máximo do carro para que tenhamos uma boa
classificação amanhã”
Max Verstappen: “Estou
feliz com esta sexta. Nessa manhã, na primeira sessão, fiz algumas simulações de
corrida, assim como testamos as novas atualizações aerodinâmicas que trouxemos
para cá. Conseguimos informações importantes, e acredito que o carro está
bastante forte na pista, o que me deixa bastante satisfeito. Agora precisamos
manter o bom desempenho, otimizar tudo e esperar que continuemos assim para o
resto do final de semana”
Foto 513: Villeneuve e Jones, Montreal 1979
“Não conseguia acreditar naquilo. Ele pura e simplesmente não
aceita que foi batido. Suei que nem um doido para lhe ganhar dois segundos,
relaxei durante duas ou três curvas e ali estava ele a encher-me os espelhos
retrovisores. Aquele balde de merda vermelho em cima de mim. Tive que continuar
rápido o resto da corrida porque sabia que se ele me passasse não teria mais
hipótese de passá-lo outra vez.”
A frase é de Alan Jones, referindo-se a uma característica que já tinha sido percebida há tempos em Gilles Villeneuve: de nunca desistir, qualquer que fosse a condição.
A frase é de Alan Jones, referindo-se a uma característica que já tinha sido percebida há tempos em Gilles Villeneuve: de nunca desistir, qualquer que fosse a condição.
Provavelmente isso foi dito após o GP do Canadá de 1979, quando ambos fizeram uma corrida de "gato e rato" depois que Gilles assumiu a liderança na largada e perdendo-a para Alan na volta 50, quando estavam a contornar o hairpin.
E hoje completa 33 anos do desaparecimento do fabuloso canadense.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Foto 512: Melhor que a encomenda
(Foto: David Lord/ DailySportscar.com) |
O retorno da Audi ao seu lugar habitual após uma temporada bem abaixo da sua qualidade, como foi em 2014, acabou por ser o grande toque a este mundial. Porque se olharmos como a Toyota tem se comportado até aqui e o nível de competitividade alcançado pela Porsche, a equipe de Weissach teria trucidado a concorrência sem nenhuma piedade nas duas corridas. Mas com duas provas ganhas na base da estratégia, derrubando um 919 Hybrid que tem sido o carro mais veloz do mundial, no dá a impressão que a Audi fará provas ainda mais espetaculares. E o mais importante: a Porsche elevará a disputa a outros níveis devido esse conjunto quase imbatível que apresentou até aqui. Digo imbatível porque a Audi os derrubou nas estratégias até aqui, conseguindo esticar ao máximo o uso dos pneus com stints bem longos, como foi no caso de Spa. Se a Porsche acertar as estratégias e junto disso aparar os erros que os seus pilotos tem cometido, as coisas ficarão ainda mais interessantes.
Para a Toyota, que não se acertou até aqui, restará apenas testar incansavelmente para tentar tirar este pequeno atraso para os alemães. Talvez ainda tenham o motor mais potente, mas o carro parece ser bem atrasado em comparação seus rivais mais próximos. Será um trabalho bem duro para a turma de Pascal Vasselon.
A diferença é que em Le Mans nem sempre quem está bem é a favorita. E as edições passadas, mostraram muito bem isso.
Foto 511: Mirabeau
Bela foto onde pode-se ver dois trechos do circuito de Monte Carlo, em 1971: na Mirabeau, Jean Pierre Beltoise com sua Matra e lá embaixo, o Surtees com o patrão John ao volante, saindo da Lowes.
A foto foi feita durante a classificação, que foi feita com pista molhada.
Na corrida, Beltoise abandonou na volta 47 e Surtees terminou na sétima colocação. Jackie Stewart venceu, seguido por Ronnie Peterson e Jacky Ickx.
A foto foi feita durante a classificação, que foi feita com pista molhada.
Na corrida, Beltoise abandonou na volta 47 e Surtees terminou na sétima colocação. Jackie Stewart venceu, seguido por Ronnie Peterson e Jacky Ickx.
Vídeo: A primeira vitória de Nelson Piquet na BMW M1 Procar
Um presente para os fãs do Nelson Piquet: a primeira vitória dele na sensacional BMW Procar M1 Champíonship, em 1979 no circuito de Donington Park onde foi disputado o "Gunnar Nilsson Trophy", prova extra-campeonato realizada em memória do piloto sueco, morto meses antes em decorrência de um câncer.
A primeira vitória dele no campeonato viria na etapa seguinte, em Dijon-Prenois.
Nelson terminou aquele campeonato na sexta colocação, somando 36 pontos. O título foi de Niki Lauda que somou 78 pontos, três a mais que Hans Stuck que foi o vice.
A primeira vitória dele no campeonato viria na etapa seguinte, em Dijon-Prenois.
Nelson terminou aquele campeonato na sexta colocação, somando 36 pontos. O título foi de Niki Lauda que somou 78 pontos, três a mais que Hans Stuck que foi o vice.
Vídeo: 6 Horas de Spa 2015
E aí fica o vídeo da prova completa das 6 Horas de Spa, disputada no último sábado.
Divirtam-se!
Divirtam-se!
sábado, 2 de maio de 2015
Foto 510: Um duelo à germânica
Foi muito bom ter visto a disputa aberta entre o Porsche #18 e Audi #7 pela ponta da corrida e foram os únicos que chegaram em condições de disputar a vitória, que coube ao trio Fässler/ Lotterer/ Tréluyer no Audi #7 que chegou treze segundos à frente do Porsche #18 de Dumas/ Jani/ Lieb.
Na LMP2 vitória da Jota Sport com Dolan/ Evans/ Tinknell, com uma volta de vantagem sobre o Ligier da G-Drive comandado por Yacaman/ Derani/ Gonzalez.
Na LMGTE-PRO a briga estava aberta até os últimos quinze, dez minutos entre o Aston Martin #99 (McDowall/ Rees/ Stanaway) e a Ferrari #51 (Bruni/ Villander), mas um stop & go para a Ferrari, devido um erro no seu último pit-stop, arruinou qualquer chance de vencer, uma vez que estavam na cola do Aston Martin #99 que acabou por vencer. A segunda colocação foi do Porsche #92 (Makowieck/ Lietz) e a terceira para o outro Porsche #91 (Müller/ Estre).
Na LMGTE-AM conquista para o Aston Martin #98 dos "3 L" Lana/ Lamy/ Lauda. A segunda posição, com mais de um minuto de atraso, para a Ferrari #83 (Perrodo/ Collard/ Aguas) e a terceira para a Ferrari #72 (Shaytar/ Bertolini/ Basov).
sexta-feira, 1 de maio de 2015
WEC: 6 Horas de Spa - Classificação (Vídeo)
O vídeo completo das classificações da LMGTE-PRO e AM e dos LMP1 e P2.
Divirtam-se!
Divirtam-se!
quinta-feira, 30 de abril de 2015
WEC: 6 Horas de Spa - Treinos Livres (Vídeo)
A Porsche comandou as ações hoje em Spa-Francorchamps nos dois treinos livres que foram realizados, visando a segunda etapa da categoria em solo belga. E foram treinos bem difíceis devido a chuva que caiu nas duas sessões, e por causa dela tivemos um acidente entre Kazuki Nakajima (Toyota #1) e Oliver Jarvis (Audi #8), quando estes estavam a dobrar um carro da LMP2 na Kemmel. Pelo que parece, devido a densa nuvem d'água, Nakajima não conseguiu ver o Audi de Jarvis à sua frente acertando-o na traseira.
O piloto japon~es foi levado o centro médico do autódromo e com fortes dores nas costas, foi diagnosticado uma fratura de vértebra que o deixará de fora do restante do fim de semana. Jarvis não sofreu nada, mas o Audi #8 nem pôde voltar para a pista na segunda sessão devido reparos que tinham de ser feitos na tarseira. No caso no Toyota #1, este teve o monocoque trocado e voltará amanhã à pista com Davidson e Buemi.
A melhor marca do dia, somando os dois treinos, ficou com o Porsche #19 de Lieb/ Jani/ Dumas com a marca de 2'16''616.
E aqui ficam os tempos do primeiro e segundo treinos livres em Spa. E abaixo, um pequeno resumo do dia no circuito belga, que verá a definição do grid amanhã.
O piloto japon~es foi levado o centro médico do autódromo e com fortes dores nas costas, foi diagnosticado uma fratura de vértebra que o deixará de fora do restante do fim de semana. Jarvis não sofreu nada, mas o Audi #8 nem pôde voltar para a pista na segunda sessão devido reparos que tinham de ser feitos na tarseira. No caso no Toyota #1, este teve o monocoque trocado e voltará amanhã à pista com Davidson e Buemi.
A melhor marca do dia, somando os dois treinos, ficou com o Porsche #19 de Lieb/ Jani/ Dumas com a marca de 2'16''616.
E aqui ficam os tempos do primeiro e segundo treinos livres em Spa. E abaixo, um pequeno resumo do dia no circuito belga, que verá a definição do grid amanhã.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Foto 507: Nurburgring, 1937
Talvez Nuvolari fosse a única esperança de alguém incomodar a prova solitária que foi feita pela Mercedes, que dominou amplamente aquela edição de 1937. Foi uma luta particular entre Richard Seaman e Manfred Von Brauchitsch, onde o piloto alemão teve a maior parte da corrida sob seu controle. Porém começaria a perder a prova após uma desastrosa parada de box que resultou num forte vazamento de combustível, depois que o mecânico deixou transbordar o tanque e o carro entrando em chamas que logo foram combatidas com espuma - aliás a máquina de espuma viria a explodir no final da prova, dando um banho em quem estava próximo dos boxes da Mercedes.
Seaman herdou a liderança nos boxes e na ânsia de retomar a sua posição, Manfred acabou acidentando-se fortemente - à cerca de 200Km/h -, mas escapou ileso. Segundo relatos da época, Brauchitsch tentou argumentar que o volante havia se soltado na aproximação da Flugplatz, mas a equipe rechaçou essa hipótese dando a entender que foi um erro do piloto.
Richard Seaman venceu a prova com mais de três minutos de vantagem sobre Hermann Lang, que assumiu o Mercedes #10 de Caracciola após este ter tido forte dor estomacal.
terça-feira, 28 de abril de 2015
Foto 505: Estreantes
Talvez a única foto dos três estreantes de 1984 juntos. Stefan Bellof travando o que pode para segurar os ataques de Ayrton Senna, enquanto que os dois são "observados" por Martin Brundle durante o GP do Brasil.
Stefan e Ayrton não completaram a corrida abandonando nas voltas 11 e 8, respectivamente. Brundle teve melhor sorte, ao chegar em sexto.
Stefan e Ayrton não completaram a corrida abandonando nas voltas 11 e 8, respectivamente. Brundle teve melhor sorte, ao chegar em sexto.
domingo, 26 de abril de 2015
Foto 504: Segunda geração
Duas fotos do primeiro triunfo do filho de Michael Schumacher nos monopostos, conquistada hoje na terceira bateria da etapa de Orchersleben da F4 alemã. Mick Schumacher, que largou da segunda posição, se beneficiando da inversão do grid, venceu a bateria com um pouco mais de meio segundo de vantagem para Joey Mawson que é o seu companheiro de equipe. A prova terminou com a intervenção do Safety Car. Nas outras duas baterias realizadas, Mick ficou em nono na primeira bateria (sábado) e em 12º na segunda bateria (domingo).
Foi um ótimo inicio para um garoto que terá de carregar um fardo gigantesco que é este sobrenome. É certo que isso irá facilitar a abertura de várias portas para ele, mas terá que fazer valer este sobrenome Schumacher ou será mais um filho de piloto campeão a ficar vagueando pelas categorias do mundo.
Toda sorte ao Mick!
terça-feira, 21 de abril de 2015
Foto 503: Há 30 anos...
Foram tantos textos e lembranças neste 21 de abril sobre a primeira vitória de Senna na F1, que preferi apenas resumir isso em três fotos daquela corrida, exatamente no seu final onde os festejos por aquela conquista foram os mais efusivos.
Afinal de contas, foi a primeira conquista após a "Era Chapman" e também a de um carro assinado por Gerárd Ducarouge na Lotus.
domingo, 19 de abril de 2015
GP do Bahrein: Um outro Hamilton
Foram tantas às vezes em que criticamos Lewis Hamilton em
seus tempos de McLaren, e até mesmo nesse seu período de Mercedes, onde ele não
tinha a mínima noção em poupar equipamento e consequentemente os pneus, que
eram sem dúvida o seu ponto fraco durante as provas.
Desde o ano passado para cá, temos visto o piloto inglês
numa forma muito positiva neste quesito e aliando isso a sua indiscutível
velocidade e habilidade, tem se mostrado altamente superior aos demais na
pista, principalmente à Rosberg.
A corrida de hoje em Sakhir foi a prova disso: soube poupar
os pneus, dando a si a oportunidade de parar bem depois das Ferraris e quando
parecia que teríamos uma batalha pela primeira colocação devido ao fabuloso
ritmo de Raikkonen na parte final, ele respondia com voltas equivalentes ou até
mesmo ligeiramente melhores que Rosberg e o finlandês. Em outros tempos,
teríamos a oportunidade de ver Lewis fazendo o que podia para se equilibrar em
pneus aos frangalhos, resultado puro e único da sua brutalidade na condução de
um carro.
E essa sua abordagem nas pilotagens tem dado a ele a
oportunidade de aniquilar aos poucos o que resta de chances de Rosberg tentar
igualar as condições dentro da Mercedes.
E olha que Nico foi bem hoje, mas Lewis foi melhor ainda.
A corrida
Sem dúvida a prova de hoje bem parecida com a da semana
passada em Xangai, com a Mercedes dando aos seus pilotos a oportunidade de
parar depois das Ferraris, mas a única diferença – e que se tornou uma ameaça
real no fim – foi a proximidade de Raikkonen. A Ferrari apostou num longo
período de Kimi com os pneus médios para depois colocá-lo de volta à pista com
os macios, que o fizeram andar até dois segundos mais veloz que o duo da
Mercedes. Se alcançar a liderança de Lewis – que respondia de vez em quando a
esse ritmo do ferrarista – seria complicado, a segunda colocação de Nico
Rosberg era bem possível e isso foi facilitado quando o alemão teve problemas
de freio na abertura da penúltima volta ao frear no final da reta dos boxes.
Isso facilitou a vida de Raikkonen, que conseguiu o seu primeiro pódio no ano.
Em contraste ao seu companheiro, o dia não foi dos melhores
para Vettel que, além de ter tomado três ultrapassagens de Rosberg – duas delas
com muito arrojo por parte de seu conterrâneo, diga-se – Sebastian parecia
estar com o ritmo de carro bem comprometido, conseguindo em algumas situações
até seguir as Mercedes, mas se perdendo em outras – como foi no caso do
primeiro ataque de Rosberg, quando ele passou direto na freada da primeira
curva, dando a oportunidade para que Nico encostasse nele. Aliás, Vettel deve
ter tido problemas de freios nessa corrida, onde ele errou quatro vezes e na
última quase batendo na traseira do carro de Bottas, quando ambos disputavam a
quarta colocação.
E por falar em Rosberg, até que a sua corrida não foi de todo
mal, conseguindo um ótimo ritmo e atacando as Ferraris com arrojo. Pena que não
teve ritmo suficiente para alcançar Hamilton.
Felipe Massa teve mais um dos seus azares ao ficar parado no
grid de largada e quando estava escalando o pelotão, teve problemas no assoalho
do Williams o que comprometeu a sua evolução no GP. Nasr teve também uma boa
performance – com belas ultrapassagens sobre Massa e Hulkenberg –, mas ao que
parece a equipe pecou na estratégia e ele fechou em 12º.
Apesar de suas limitações mecânicas, a Mclaren, que teve
apenas Alonso na prova já que Button ficou de fora devido os intermináveis
problemas que o seguiram desde sexta, apresentaram um ritmo bem parecido com
que o fizeram na China. Fernando arriscou em apenas duas paradas que lhe valeram
a 11ª colocação.
Apesar de uma corrida muito boa que resultou em mais um
vitória da Mercedes, fica claro que Ferrari está em sua cola, mas dependerá e
muito de dois fatores para conseguir bater as Silver Arrows novamente: entrada
do Safety Car e uma má jornada da equipe inteira. As possíveis atualizações que
levarão para Barcelona podem dar às eles um gás maior para essa batalha.
Caso contrário, terão que remar muito para chegar na
Mercedes.
Foto 502: O que esperar da corrida em Sakhir?
Apesar de apostar numa vitória de Lewis Hamilton para logo
mais, não creio que esta será fácil devido o ritmo apresentado pelas Ferraris
na sexta quando fizeram long runs satisfatórios com pneus macios. Isso
implicaria em paradas de box mais tardias para os pilotos ferraristas, mas, por
outro lado, devemos ficar de olho na Ferrari em relação ao uso dos pneus
médios: na China, Vettel e Raikkonen tiveram uma queda de performance quando
estavam usando este composto, fazendo com que a diferença de três segundos –
que foi a distância quase que permanente para a Mercedes de Hamilton durante
boa parte da prova – aumentasse para a casa dos vinte no final. Outro ponto a
ser visto também é que a Mercedes, de forma surpreendente até, conseguiu parar
depois dos carros vermelhos conseguindo assim anular esta vantagem ferrarista.
Mas claro cada corrida tem a sua história e, portanto podemos ter uma noite bem
interessante em Sakhir.
Para o restante, que lutará da quinta posição para baixo,
acredito em outra prova solitária por parte da Williams, assim como uma luta
interessante pelas últimas posições pontuáveis entre Red Bull, Lotus, Force
India e Sauber. E será igualmente interessante ver o ritmo de prova da McLaren,
sendo que Alonso fez bons treinos livres na sexta.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
GP do Bahrein - Treinos Livres - 4ª Etapa
Nico Rosberg: “O
primeiro treino, aindadurante o almoço, não foi de grande utilidade, porque
estava muito quente e a corrida será disputada no início da noite, porque esse
segundo treino foi bem mais proveitoso.
Nós tivemos condições de fazer muitas voltas, o que é bom, mas o ritmo da Ferrari é preocupante. Na classificação, nós seremos muito rápidos, mas na corrida eles podem ser ainda mais rápidos também.
A classificação novamente será muito importante, como tem sido nas últimas corridas. Mas estou me sentindo muito confiante e tudo correu muito bem. Eu fui rápido em apenas um volta, mas também nos long runs, então acho que posso dizer que foi um bom dia”.
Nós tivemos condições de fazer muitas voltas, o que é bom, mas o ritmo da Ferrari é preocupante. Na classificação, nós seremos muito rápidos, mas na corrida eles podem ser ainda mais rápidos também.
A classificação novamente será muito importante, como tem sido nas últimas corridas. Mas estou me sentindo muito confiante e tudo correu muito bem. Eu fui rápido em apenas um volta, mas também nos long runs, então acho que posso dizer que foi um bom dia”.
Lewis Hamilton: “Acho
que travei na curva 8, então perdi um pouco, é um trecho em que preciso
trabalhar para ganhar tempo. Em geral, o segundo setor foi fraco. Mas o carro
está bom.
No geral, foram duas sessões bastante boas. Conseguimos muitas voltas, além de entender melhor os pneus. Definitivamente, estamos numa posição melhor do que na Malásia”.
No geral, foram duas sessões bastante boas. Conseguimos muitas voltas, além de entender melhor os pneus. Definitivamente, estamos numa posição melhor do que na Malásia”.
Kimi Raikkonen: “Ainda
não está tão bom quanto esperava, ainda precisamos melhorar a dirigibilidade.
Foi um pouco difícil acertar o set-up. É complicado em duas partes da pista e
temos de resolver isso. Com sorte, encontraremos algo. É esperar e ver. Tomara
que possamos fazer um bom trabalho amanhã.
Não tem tantas curvas, mas quando se tem dificuldades em um lugar isso pode custar sua volta”.
Não tem tantas curvas, mas quando se tem dificuldades em um lugar isso pode custar sua volta”.
Sebastian Vettel:
"A
minha melhor volta rápida não foi perfeita, mas, mesmo assim, eu acho que estamos
muito perto. Nós, no entanto, sabemos também que a Mercedes vai mexer nos
motores para a classificação. Então, o quanto mais perto estiver melhor.
Mas o mais importante é nos sentirmos confortáveis com o carro e ter uma boa base para trabalhar. Agora, vamos ver todos os dados e entender aonde podemos melhorar".
Mas o mais importante é nos sentirmos confortáveis com o carro e ter uma boa base para trabalhar. Agora, vamos ver todos os dados e entender aonde podemos melhorar".
Valtteri Bottas: “Foi
uma boa sexta-feira. O carro está bom, mas como é só sexta, é difícil se
comparar com nossos adversários. Ainda estamos focando na performance dos pneus
em ritmo de corrida, e fizemos progresso, especialmente com o pneu macio.
Apesar disso, creio que ainda podemos achar um ritmo ainda melhor. Parecemos
bem fortes para a classificação, mas o ritmo de corrida é importante e vamos
trabalhar nessa área.”
Daniel Ricciardo:
“Tive
uma sessão ok. Acho que parecemos estar bem. Estamos mais ou menos onde
esperávamos estar. Somos um pouco mais competitivos em condições mais frias, de
modo que à noite deve ser bom aqui. O desgaste dos pneus é um pouco alto aqui,
e provavelmente vamos para uma corrida de duas paradas, mas vamos ver. Amanhã
será um dia com muito vento, então poderemos ter um pouco mais de areia na
pista.”
Resultado do segundo treino livre
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Foto 501: Rusgas em Xangai
Ontem assisti a corrida, mas por ter saído o dia todo nem pude colocar o texto sobre a sofrível prova que tivemos ontem em Xangai. Porém, ao abrir sites especializados, me deparei com as reclamações de Rosberg que indicava uma possível "sacanagem" por parte de Hamilton em andar lento numa parte da prova e que isso destruiria os seus pneus macios, deixando-o vulnerável para que Vettel ameaçasse a sua segunda colocação. Após a resposta de Hamilton, ao dizer que se "já que estava lento, porque não passou", as criticas apareceram como um avalanche.
Depois de um período favorável a sua pilotagem em 2014 e que esvaiu-se com problemas mecânicos, erros e a subida de performance de Hamilton na parte final do mundial, acabou culminando num final de temporada melancólico para Nico. Comparando o início dos dois mundiais, até que há uma certa semelhança entre ambas, sendo que a única diferença é que ele havia vencido a prova de abertura para depois deparar-se com uma sequência de quatro vitórias de Hamilton que foi barrada por Rosberg apenas em Mônaco, onde o campeonato tomou um rumo que, no momento, parecia estar pendendo para o piloto alemão. Outro fator que está sendo anulado por Lewis é a frequência de poles de Rosberg: esta era uma de suas armas principais para duelar com seu companheiro, tendo a chance de ditar o ritmo da corrida à seu favor e tentar aniquilar qualquer que fosse a chance de Hamilton. Não creio que Lewis tenha feito aquelas voltas de propósito para prejudicar Rosberg, afinal de contas ele salvou os pneus exatamente para ter o luxo de parar depois da Ferrari de Vettel, o que funcionou muito bem. Mas entendo também o desabafo de Nico após a corrida.
Os acontecimentos de ontem em Xangai, mostram que Rosberg precisa urgentemente de virar o jogo. Não apenas tentar bater Lewis em treinos e corridas, mas como também se cuidar da eminente chegada da Ferrari - principalmente com Vettel - e isso talvez o esteja perturbando-o. Após aquela temporada confortável em que apenas tinha de marcar cerradamente Lewis, o ano de 2015 não começou do jeito que Rosberg imaginava. Voltar aos estudos para tentar parar Lewis, é preciso.
E num carro vermelho, à meia distância, um certo piloto alemão observa atentamente todas essas movimentações...
Os acontecimentos de ontem em Xangai, mostram que Rosberg precisa urgentemente de virar o jogo. Não apenas tentar bater Lewis em treinos e corridas, mas como também se cuidar da eminente chegada da Ferrari - principalmente com Vettel - e isso talvez o esteja perturbando-o. Após aquela temporada confortável em que apenas tinha de marcar cerradamente Lewis, o ano de 2015 não começou do jeito que Rosberg imaginava. Voltar aos estudos para tentar parar Lewis, é preciso.
E num carro vermelho, à meia distância, um certo piloto alemão observa atentamente todas essas movimentações...
sábado, 11 de abril de 2015
Vídeo: European Radical Masters - Jerez, 1ª Etapa
A primeira bateria das três que serão disputadas neste fim de semana em Jerez, na abertura do European Radical Masters.
WEC: Porsche na primeira fila em Silverstone
Ao que parece a Porsche continua dando as cartas quando se trata de classificações, assim como foi em 2014. A fábrica alemã cravou a pole com o #17 tendo em Mark Webber e Brendon Hartley, os responsáveis pela condução deste. A marca foi de 1'39''721, seis décimos mais rápido que o #18 de Dumas/ Jaani/ Lieb.
Olhando as marcas do segundo ao quarto (Porsche #18; Audi #8; Toyota #1), a diferença é de apenas 42 centésimos. Isso sugere uma boa batalha para amanhã em Silverstone, com estes três mais o pole, lutando abertamente pela vitória. O Audi #7 e Toyota #2 fecharam em quinto e sexto respectivamente, com mais de um segundo de desvantagem para o pole.
Na LMP2, pole para o trio da G-Drive no #28 pilotado por Pipo Derani/ Gustavo Yacaman/ Ricardo Gonzalez, seguidos pelo outro carro da G-Drive que tem no comando do #26 Rusinov/ Canal/ Bird.
Na LMGTE-PRO, domínio absoluto da Aston Martin que ocupa as três primeiras colocações. E na LMGTE-AM, pole para o Aston Martin de Lana/ Lamy/ Lauda com a Ferrari da AF Corse em segundo (Calado/ Rigon) e na terceira o Corvete da Larbre Competition (Roda/ Ruperti/ Poulsen).
Grid de largada para as 6 Horas de Silvertone - 1ª Etapa
Olhando as marcas do segundo ao quarto (Porsche #18; Audi #8; Toyota #1), a diferença é de apenas 42 centésimos. Isso sugere uma boa batalha para amanhã em Silverstone, com estes três mais o pole, lutando abertamente pela vitória. O Audi #7 e Toyota #2 fecharam em quinto e sexto respectivamente, com mais de um segundo de desvantagem para o pole.
Na LMP2, pole para o trio da G-Drive no #28 pilotado por Pipo Derani/ Gustavo Yacaman/ Ricardo Gonzalez, seguidos pelo outro carro da G-Drive que tem no comando do #26 Rusinov/ Canal/ Bird.
Na LMGTE-PRO, domínio absoluto da Aston Martin que ocupa as três primeiras colocações. E na LMGTE-AM, pole para o Aston Martin de Lana/ Lamy/ Lauda com a Ferrari da AF Corse em segundo (Calado/ Rigon) e na terceira o Corvete da Larbre Competition (Roda/ Ruperti/ Poulsen).
Grid de largada para as 6 Horas de Silvertone - 1ª Etapa
Pos | Classe | Piloto | Equipe | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley | Porsche Team | Porsche | 1m39.721s | - |
2 | LMP1 | R.Dumas, N.Jani, M.Lieb | Porsche Team | Porsche | 1m40.340s | 0.619s |
3 | LMP1 | L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m40.352s | 0.631s |
4 | LMP1 | A.Davidson, S.Buemi, K.Nakajima | Toyota Racing | Toyota | 1m40.382s | 0.661s |
5 | LMP1 | M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m41.153s | 1.432s |
6 | LMP1 | A.Wurz, S.Sarrazin, M.Conway | Toyota Racing | Toyota | 1m41.694s | 1.973s |
7 | LMP2 | G.Yacaman, L.Derani, R.Gonzalez | G-Drive Racing | Ligier/Nissan | 1m48.021s | 8.300s |
8 | LMP2 | R.Rusinov, J.Canal, S.Bird | G-Drive Racing | Ligier/Nissan | 1m48.083s | 8.362s |
9 | LMP2 | M.Howson, R.Bradley, N.Tandy | KCMG | ORECA/Nissan | 1m49.389s | 9.668s |
10 | LMP2 | N.Panciatici, P-L.Chatin, V.Capillaire | Signatech Alpine | Alpine/Nissan | 1m49.498s | 9.777s |
11 | LMP1 | S.Trummer, V.Liuzzi, C.Klien | Team ByKolles | CLM/AER | 1m50.622s | 10.901s |
12 | LMP2 | S.Sharp, R.Dalziel, D.Hansson | Extreme Speed Motorsports | HPD | 1m51.551s | 11.830s |
13 | LMP2 | N.Leventis, D.Watts, J.Kane | Strakka Racing | Dome/Nissan | 1m52.284s | 12.563s |
14 | LMP2 | J.Nicolet, J-M.Merlin, E.Maris | Oak Racing | Ligier/Nissan | 1m53.457s | 13.736s |
15 | LMP2 | E.Brown, J.Fogarty, D.Brabham | Extreme Speed Motorsports | HPD | 1m55.491s | 15.770s |
16 | GTE Pro | C.Nygaard, M.Sorensen, N.Thiim | Aston Martin Racing | Aston Martin | 1m59.970s | 20.249s |
17 | GTE Pro | A.MacDowall, F.Rees, R.Stanaway | Aston Martin Racing V8 | Aston Martin | 2m00.175s | 20.454s |
18 | GTE Pro | D.Turner, S.Mucke | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m00.333s | 20.612s |
19 | GTE Pro | R.Lietz, M.Christensen | Porsche Team Manthey | Porsche | 2m00.651s | 20.930s |
20 | GTE Pro | G.Bruni, T.Vilander | AF Corse | Ferrari | 2m00.701s | 20.980s |
21 | GTE Pro | P.Pilet, F.Makowiecki | Porsche Team Manthey | Porsche | 2m01.591s | 21.870s |
22 | GTE Am | P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m01.998s | 22.277s |
23 | GTE Pro | D.Rigon, J.Calado | AF Corse | Ferrari | 2m02.156s | 22.435s |
24 | GTE Am | G.Roda, P.Ruberti, K.Poulsen | Larbre Competition | Chevrolet | 2m02.937s | 23.216s |
25 | GTE Am | C.Ried, K.Al Qubaisi, K.Bachler | Abu Dhabi-Proton Racing | Porsche | 2m03.134s | 23.413s |
26 | GTE Am | F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas | AF Corse | Ferrari | 2m03.482s | 23.761s |
27 | GTE Am | V.Shaitar, A.Bertolini, A.Basov | SMP Racing | Ferrari | 2m04.114s | 24.393s |
28 | GTE Am | F.Castellacci, R.Goethe, S.Hall | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m05.050s | 25.329s |
29 | GTE Am | P.Dempsey, P.Long, M.Seefried | Dempsey-Proton Racing | Porsche | 2m06.024s | 26.303s |
Crash: ELMS e Lamborghini Super Trofeo
O início das provas do ELMS (Silverstone) e Lamborghini Super Trofeo (Monza), foram bem animados.
GP da China - Classificação - 3ª Etapa
Olhando a tabela dos tempos obtidos para a formação do grid de largada e isolando as duas Mercedes, que estiveram num outro nível nessa classificação, e transferirmos isso para a corrida de amanhã - num cenário hipotético, que fique claro -, teremos uma corrida interessantíssima da terceira posição para trás. A diferença de Vettel (3º) para Raikkonen (6º) é de um pouco mais de meio segundo e no meio das duas Ferraris aparecem as duas Williams, que de certa forma foram um surpresa se levarmos em conta o desempenho que vinham tendo nos treinos livres perdendo terreno até para a Red Bull. Mesmo sabendo que em corrida as condições podem mudar para o lado vermelho - o que é a tendência - talvez a Williams tenha achado um bom ritmo para tentar desafiá-los. Mas, por outro lado, Vettel salvou um jogo novo de pneus macios, o que lhe dá uma chance de seguir à frente e tentar se intrometer no meio das Mercedes - uma jogada bem próxima do que aconteceu em Melbourne.
A Mercedes fez o que era de se esperar, tendo em Hamilton um nível de pilotagem bem acima dos demais. Foi quase um segundo de vantagem sobre Vettel a marca alcançada por Lewis e apenas Rosberg é quem se aproximou mais, ao ficar 42 centésimos atrás da marca do seu companheiro. Se as coisas forem normais, em todos os sentidos, a equipe prateada terá uma tarde mais tranquila.
A Sauber foi a surpresa do treino ao levar os dois carros ao Q3: Nasr e Ericsson fizeram um bom trabalho e sairão na nona e décima colocações. Se os problemas que enfrentaram na Malásia - especialmente com Felipe - terem sido resolvidos, é bem provável que cheguem com os dois carros na zona de pontos.
Para a Mclaren, que teve uma melhora considerável, os dois carros ficaram no Q1: Button foi o 17º e Alonso - que enfrentou problemas no terceiro treino livre - foi o 18º.
O que esperar da corrida?
É bem provável que a Mercedes sairá vencedora amanhã, e com o Hamilton, mas a dobradinha já é algo duvidoso devido essa carta na manga que Vettel guardou para a corrida. Por outro lado, os duelos pelas demais posições serão bem interessantes.
Grid de Largada para o Grande Prêmiuo da China - 3ª Etapa
A Mercedes fez o que era de se esperar, tendo em Hamilton um nível de pilotagem bem acima dos demais. Foi quase um segundo de vantagem sobre Vettel a marca alcançada por Lewis e apenas Rosberg é quem se aproximou mais, ao ficar 42 centésimos atrás da marca do seu companheiro. Se as coisas forem normais, em todos os sentidos, a equipe prateada terá uma tarde mais tranquila.
A Sauber foi a surpresa do treino ao levar os dois carros ao Q3: Nasr e Ericsson fizeram um bom trabalho e sairão na nona e décima colocações. Se os problemas que enfrentaram na Malásia - especialmente com Felipe - terem sido resolvidos, é bem provável que cheguem com os dois carros na zona de pontos.
Para a Mclaren, que teve uma melhora considerável, os dois carros ficaram no Q1: Button foi o 17º e Alonso - que enfrentou problemas no terceiro treino livre - foi o 18º.
O que esperar da corrida?
É bem provável que a Mercedes sairá vencedora amanhã, e com o Hamilton, mas a dobradinha já é algo duvidoso devido essa carta na manga que Vettel guardou para a corrida. Por outro lado, os duelos pelas demais posições serão bem interessantes.
Grid de Largada para o Grande Prêmiuo da China - 3ª Etapa
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m35.782s | - |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m35.824s | 0.042s |
3 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1m36.687s | 0.905s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m36.954s | 1.172s |
5 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m37.143s | 1.361s |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m37.232s | 1.450s |
7 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.540s | 1.758s |
8 | Romain Grosjean | Lotus/Mercedes | 1m37.905s | 2.123s |
9 | Felipe Nasr | Sauber/Ferrari | 1m38.067s | 2.285s |
10 | Marcus Ericsson | Sauber/Ferrari | 1m38.158s | 2.376s |
11 | Pastor Maldonado | Lotus/Mercedes | 1m38.134s | - |
12 | Daniil Kvyat | Red Bull/Renault | 1m38.209s | - |
13 | Max Verstappen | Toro Rosso/Renault | 1m38.393s | - |
14 | Carlos Sainz | Toro Rosso/Renault | 1m38.538s | - |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m39.290s | - |
16 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m39.216s | - |
17 | Jenson Button | McLaren/Honda | 1m39.276s | - |
18 | Fernando Alonso | McLaren/Honda | 1m39.280s | - |
19 | Will Stevens | Marussia/Ferrari | 1m42.091s | - |
20 | Roberto Merhi | Marussia/Ferrari | 1m42.842s | - |
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Foto 500: De cara para o vento...
WEC: As ações de hoje em Silverstone
Um rápido vídeo do que foi esta sexta-feira em Silverstone, primeiro dia de treinos visando as 6 Horas que serão disputadas no domingo.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.
GP da China - Treinos Livres - 3ª Etapa
Lewis Hamilton: “Foi bem próximo entre nós
e a Ferrari, e Nico [Rosberg] também está perto. Teremos uma corrida.
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"
Kimi Raikkonen: “No
geral, foi um bom dia de trabalho. Tivemos um problema com os freios à tarde,
porém os mecânicos fizeram um trabalho muito bom e resolveram isso, então
consegui voltar à pista para seguir em frente com o programa.
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”
Daniel Ricciardo: “Tivemos uma boa sexta-feira, andamos o que
foi possível ao longo das sessões e nosso ritmo parece ser bom. Tivemos algumas
atualizações aerodinâmicas e a dirigibilidade está cada vez melhor.
Definitivamente tivemos uma melhora, e isso é tudo o que podemos pedir.
Obviamente, temos que percorrer mais alguns passos, mas estamos caminhando no
rumo certo, então isso é positivo.”
Sebastian Vettel: "Em
geral, eu estou feliz com o carro. Acho que podemos melhorá-lo, é para que a
sexta-feira normalmente serve. Em um cenário ideal, eu gostaria de ter dado
mais voltas, mas foi uma sessão solida para a equipe também. Eu acho que
podemos dar um passo à frente amanhã.
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."
Nico Rosberg: "Temos
um carro incrível. Temos que olhar agora exatamente onde estamos. Seremos os
mais rápidos em uma volta, em ritmo de corrida é que precisamos olhar
melhor.Talvez eles consigam nos superar. Mas acho que seremos rápidos"
Daniil Kvyat: “Estamos investigando o que aconteceu com os freios, parecia que eu não podia parar o carro, então precisamos aprender sobre. Tudo estava bem até o fim do TL2. Foi uma pena que eu não pude dar uma sequência maior de voltas, mas ainda assim foram muitas voltas. Trouxemos algumas atualizações para cá e elas parecem bem positivas”.
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