domingo, 22 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: 13ª Hora

 

O Aston Martin #33 da TF Sport é o segundo na LMGTE-AM

Como bem dito que a 12ª hora havia sido uma das mais tranquilas, essa 13ª não podemos dizer o mesmo. Para a Corvette o #64 foi recolhido para os boxes e a equipe passou a trabalhar na sessão traseira, depois que este chegou ficar parado na pista; o Ferrari #388 da Rinaldi Racing ficou na gravilha da primeira chicane e foi devolvido a pista; neste mesmo momento em que o Ferrari #388 estava na gravilha, a Toyota teve o seu segundo susto na corrida quando Kamui Kobayashi escapou forte e quase bateo o #7 de frente na Indianapolis. Ele conseguiu voltar e continuar na prova sem a necessidade de ir aos boxes. 

Apesar desse percalço, o Toyota #7 segue na prova e agora em segundo após a sua parada de box, com o #8 liderando A Hypercar. A terceira posição é sempre da Alpine #36.

Na LMP2 o Team WRT segue sem incômodo, mas agora com o#41 liderando o #31. A terceira posição pertence ao #22 da United Autosport. Nessa classe houve um enrosco entre o #49 da High Class e o #26 da G-Drive, quando Roman Rusinov acabou batendo na traseira do #49 pilotado por Jan Magnussen. O #26 continuou e o #49 ficou parado por algumas voltas, até retornar de forma lenta para os boxes.

Na LMGTE-PRO a liderança é do Ferrari #51 da AF Corse, mas agora com o Corvette #63 em segundo e o outro Ferrari da AF Corse (#52) em terceiro. 

Na LMGTE-PRO as coisas continuam inalteradas: o #83 da AF Corse continua na liderança, o Aston Martin #33 é o segundo e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro.  

sábado, 21 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: 12ª Hora

 

O Ferrari #51 da AF Corse que lidera na classe LMGTE-PRO

Chegamos a metade dessa edição das 24 Horas de Le Mans e com uma das horas mais tranquilas até aqui. Exceto pela escapada e rodada do #70 da Real Team Racing na Tertre Rouge que acabou sendo apenas um grande susto. 

A liderança nos Hypercar ainda está nas mãos da Toyota, sempre com #7 na liderança e o #8 em segundo. O Alpine #36 está em terceiro com três voltas de atraso. O Glickenhaus #708 é o quarto e o #709 o 10º na geral.

Na LMP2 nenhuma mudança entre os três primeiros: o Team WRT segue na frente com o #31 liderando e o #41 em segundo, enquanto o #22 da United Autosport é o terceiro. 

Após algumas horas da Ferrari estar liderando a LMGTE-PRO apenas com #51 da AF Corse na frente, agora a equipe italiana passa ter novamente a dobradinha com o #52 ocupando a segunda posição. A terceira posição é do Corvette #63. 

 Na LMGTE-AM a liderança segue com o Ferrari #83 da AF Corse, com o Aston Martin #33 na segunda posição e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 11ª Hora

 

O Porsche #46 da Team Project 1 que ocupa a 15ª posição na LMGTE-AM

Essa 11ª hora não foi das melhores para a Weathertech Racing, que vinha bem na LMGTE-PRO ocupando a sexta colocação e algumas oportunidades até ficando entre os três primeiros. Cooper Macneil perdeu o controle do Porsche #79 nas últimas chicanes e acabou batendo na barreira de pneus. Ele conseguiu levar o carro aos boxes, mas este foi recolhido pela equipe com bastante avaria. 

Nesta classe da LMGTE-PRO as três primeiras posições se mantem inalteradas: o #51 da AF Corse lidera, com o Corvette #63 em segundo e o Porsche #92 em terceiro - este acabaria por ser ultrapassado pelo Ferrari #52 logo depois. 

Nos Hypercar também não houveram mudanças: a Toyota se mantem com os dois carros na liderança, sempre com o #7 a liderar o #8 enquanto que o Alpine #36 é o terceiro. 

Na LMP2 o Team WRT continua a dar as cartas com #31 liderando o gêmeo #41. O #22 da United Autosport vem em terceiro com mais de 53 segundos de atraso. 

Na LMGTE-AM a liderança segue nas mãos do Ferrari #83 da AF Corse e ele tem agora o Aston Martin #33 na segunda posição e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro.

89ª 24 Horas de Le Mans: 10ª Hora

 

O Alpine #36 é o terceiro na geral e no Hypercar

Sem dúvida alguma o melhor momento desta décima ora foi a batalha entre o Alpine #36 de Nicolas Lapierre vs o Glickenhaus #708 de Olivier Pla, com os dois franceses disputando ferrenhamente a terceira posição da classe Hypercar. Melhor para Lapierre que usou bem o vácuo do Glickenhaus e voltou para a terceira posição que ocupou nas primeiras horas de corrida. A Toyota segue inabalável com o #7 na dianteira e o #8 em segundo. 

A única mudança na LMP2 foi a subida do #65 da Panis Racing para terceiro. A duas primeiras posições pertencem ao Team WRT com o #31 liderando e o #41 em segundo.

Na LMGTE-PRO a AF Corse continua líder com #51 e o Corvette #63 em segundo, com 4 segundos de desvantagem. A terceira posição é do Porsche #92. 

Na LMGTE-AM algum dos participantes tiveram problemas: o #66 da JMW ficou parado um pouco adiante da saída de box e acabou sendo retirado de trator. Um pouco depois foi a vez do #57 da Kessel Racing que vinha em terceiro já a algumas horas, e ficou parado na Tertre Rouge com o carro a soltar bastante fumaça vindo a causar uma slow zone. A liderança é do Ferrari #83 da AF Corse, seguido pelo Ferrari #80 da Iron Lynx e pelo Aston Martin #33 da TF Sport. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 9ª Hora

 

O Porsche #79 da Weathertech que ocupa a sexta posição na LMGTE-PRO 

Esta nona hora não teve nenhuma grande mudança nas quatro classes. O Toyota #7 teve uma pequena alternância de liderança com o seu gêmeo #8 e agora ele lidera com mais de 1 minuto e 30 de vantagem. O Glickenhaus 708 trocou de comando, com Derani passando para Olivier Pla e o francês continua na terceira posição da classe e também da geral - o outro Glickenhaus 709 vem apenas em 11º. O Alpine #36 vem em quarto na classe e quinto na geral com Lapierre ao volante. 

A LMP2 continua com os dois WRT #31 e #41 nas duas primeiras posições da classe - o #31 chegou figurar na terceira posição da geral por um tempo. A terceira posição ainda é do #22 da United Autosport. O #29 do Racing Team Nederland acabou ficando na brita da Dunlop curve ao final da hora, forçando uma slow zone no local.

A AF Corse continua forte e firme na liderança da LMGTE-PRO com #51 e sempre com o Corvette #63 em segundo com apenas 4 segundos de desvantagem. A terceira posição é do Porsche #92. 

A mesma AF Corse continua na liderança da LMGTE-AM com #83, seguido pelo #80 da Iron Lynx e pelo Aston Martin #33 da TF Sport. As posições entre estes três tem se alternado por conta das paradas de box. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 8ª Hora

 


Ainda que esta oitava hora tenha sido até mais tranquila que as outras que se passaram, ainda sim reservou alguns momentos dramáticos: o Alpine #36, que tinha Mathieu Vaxiviere ao volante, saiu reta na primeira chicane da Hunaudiéres e acabou encalhado na brita. Com isso, caiu para quarto na classificação e perdeu a terceira posição para o Glickenhaus #708 que tem Felipe Derani ao volante desde a quinta hora de prova e com bom ritmo. As duas primeiras posições nos Hypercar seguem para os Toyota 7 e 8. 

Na LMP2 os dois carros do Team WRT continuam líderes, mas agora com #31 na frente e o #41 na segunda posição. O #25 da G-Drive acabou batendo forte na freada para primeira perna da Dunlop, ocasionando a entrada do SC.

A AF Corse continua na liderança da LMGTE-PRO com o #51 e em terceiro com o #52. O Corvette #63 é quem quebra essa dobradinha da Ferrari na classe ao aparecer em segundo. 

Assim como na PRO, a AF Corse também lidera na LMGTE-AM com #83. Em segundo aparece o #80 da Iron Lynx e em terceiro o Aston Martin #33 da TF Sport.

89ª 24 Horas de Le Mans: 7ª Hora


 O lance mais importante desta sétima hora remonta ao acidente que deixa de fora um dos favoritos para a classe LMGTE-AM: o Porsche #56 do Team Project 1 perdeu o ponto de freada e acabou indo de encontro a barreira de pneus da primeira chicane, danificando bastante a dianteira do carro. O Aston Martin #33, que liderou boa parte da corrida nesta classe, vinha logo atrás e também bateu, mas fraco. Conseguiu voltar para a pista, mas o pneu traseiro direito estourou e, com isso, foi aos boxes e acabou caindo na classificação onde se encontra em quinto. Este acidente implicou na entrada do SC. 

Algum tempo depois foi a vez do #47 da Cetilar Racing escapar e bater na Tertre Rouge. O piloto conseguiu sair do local e estacionar a Ferrari mais adiante, criando uma slow zone no local.

A liderança nessa classe AM era da Ferrari #80 da Iron Lynx que acabou sendo ultrapassado pelo #83 da AF Corse. A terceira posição é do Ferrari #57 da Kessel em terceiro. 

Nos Hypercar o Toyota #7 continua na liderança com quase 1 minuto e 40 de vantagem sobre o #8. O Alpine #36 está em terceiro, enquanto que os Glickenhaus continuam na escalada agora com Pipo Derani no comando do 708, que se encontra em quarto, e o 709 com Ryan Briscoe na 11ª posição na geral. 

O Team WRT tem as duas primeiras posições na LMP2, com o #41 em primeiro e o #31 em segundo separados por seis segundos. Na terceira posição aparece o #22 da United Autosport.

Na LMGTE-PRO a liderança é do Corvette #63 com os dois Ferrari da AF Corse (#51 e #52) em seguida. 

Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972

  (Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...