terça-feira, 9 de abril de 2019

Foto 735: GP da Argentina, 1995



O retorno da F1 ao circuito de Oscar Gálvez para sediar o GP da Argentina, após um hiato de 14 anos.
Carlos Reutemann teve a oportunidade de guiar o Ferrari 412 T1 de 1994 na quinta-feira, antes das atividades extra para que os pilotos fizessem melhor reconhecimento do traçado argentino.
Esta prova foi a oportunidade para que David Coulthard marcasse a sua primeira pole na categoria, ao cravar a marca de 1'53"241 e fazer a primeira fila com seu companheiro de Williams Damon Hill.
A corrida teve duas largadas, já que a primeira teve o enrosco de oito carros nas primeiras curvas do circuito forçando a bandeira vermelha. A segunda largada ainda teve outro enrosco entre Wendlinger e as outras duas Pacific, mas sem nenhuma interferência no decorrer da prova.
Nas duas largadas Coulthard havia conseguido boa partida sustentando bem a liderança, porém a sua performance não iria muito longe já que na sexta volta um problema no acelerador - que voltaria a aparecer mais adiante, forçando seu abandono na volta 16.
Michael Schumacher e Damon Hill passaram a ser os favoritos pela vitória, mas um melhor ritmo do piloto inglês possibilitou-o manter-se na liderança após os pit-stops e vencer a corrida. Jean Alesi, que foi o causador dos enroscos na primeira largada, ao rodar na primeira curva, fez um bom trabalho e terminou em segundo. Michael Schumacher foi o terceiro. Destaque para Jos Verstappen, que chegou a estar na sexta colocação com a Simtek e abandonou na volta 24 por problemas no câmbio.
Hoje completa 24 anos do retorno da F1 à Argentina.

Foto 734: Jacques Villeneuve, Indy 500 1995




Jacques Villeneuve no seu primeiro grande momento no esporte a motor, ao conquistar a Indy 500 de 1995.
Pode-se dizer que foi de "presente" após um erro de cálculo - misturado com pressa - por conta de outro canadense Scott Goodyear, que acabou ultrapassando o Pace Car antes que esse recolhesse aos boxes faltando míseras voltas para o final, resultando numa bandeira preta que lhe tirou uma vitória certa no Brickyard. Mas enquanto um canadense chorava, outro festejava.
Jacques Villeneuve ainda seria coroado como campeão de 1995 da CART e a partir de 1996 estaria a serviço da Williams na Fórmula-1.
Jacques Villeneuve completa hoje 48 anos.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Foto 733: Gilles Villeneuve, Long Beach 1979

Um dominante Gilles Villeneuve com a sua Ferrari 312 T4 num dos trechos do traçado de Long Beach, que sediou o GP dos EUA do Oeste de 1979 - quarta etapa do Mundial.
Gilles foi dominante: além de uma pole tirada a forcéps de Carlos Reutemann, o canadense não teve adversários durante a corrida ao vencer com quase trinta segundos de vantagem sobre seu companheiro de Ferrari Jody Scheckter. A terceira colocação ficou para Alan Jones (Williams). Gilles ainda faria a melhor volta da prova e o resultado do GP lhe dava a liderança do campeonato naquela altura.
Hoje completa 40 anos.

Foto 732: Mark Blundell, Barcelona 1994

(Foto: Motorsport Images)

Mark Blundell festejando o terceiro lugar no GP da Espanha de 1994, prova vencida por Damon Hill e com Michael Schumacher em segundo.
Foi o terceiro e último pódio do piloto inglês na F1. Os outros dois foram conquistados em 1993, quando também fechou em terceiro nas corridas da África do Sul e Alemanha.
Hoje Mark Blundell completa 53 anos.

domingo, 7 de abril de 2019

Foto 731: Harald Ertl, BMW M1 Autogas em 1981

Harald Ertl com o BMW M1 modificado para uma tentativa de recorde.
O carro foi preparado por Gustav Hoecker da Sportwagen-Service que modificou o motor M888 de 6 cilindros do M1 para poder rodar com o gás - a Sachs e Blaumpunkt também estiveram na empreitada. A intenção era estabelecer um recorde mundial com carro movido a gás liquefeito da British Petroleum (BP) denominada de Autogas.
Ertl conseguiu a marca de 301,4 Km/h em 17 de outubro de 1981. Porém o recorde não foi oficializado e a BP acabou revertendo o uso do seu Autogas para fogões e aquecedores.
Hoje completa 37 anos da morte do piloto austríaco após um acidente aéreo.

Foto 730: Damon Hill, Buenos Aires 1996





Algumas imagens do que foi aquele GP da Argentina de 1996, terceira etapa do Mundial de F1.
Apesar do domínio amplo de Damon Hill, que venceu de ponta a ponta após ter largado da pole, a corrida teve seus momentos dramáticos.
Pedro Paulo Diniz teve participação nos dois grandes incidentes: na 24a volta acabou tocando-se com o Forti Corse de Luca Badoer, causando o capotamento deste. Apesar da demora, Luca conseguiu sair sozinho do carro. Cinco voltas depois Diniz acabou passando pelo susto de se ver envolvido em chamas, quando a válvula de segurança do Ligier abriu e jorrou gasolina nas partes quentes do carro. Pedro Paulo saltou rapidamente do carro.
Além de Damon Hill, Jacques Villeneuve e Jean Alesi (Benetton) completaram o pódio. Barrichello (Jordan) terminou em quarto e Tarso Marques (Minardi) abandonou na volta 33 por conta de uma colisão.
Hoje completa 23 anos.

Foto 729: Alain Prost, Jacarepaguá 1985


Alain Prost com o seu McLaren TAG Porsche durante o GP do Brasil de 1985, que abriu a temporada da F1.
O piloto francês teve uma vitória tranquila em Jacarepaguá, apesar de ter tido alguma resistência por parte de Keke Rosberg - que liderou as primeiras voltas até abandonar por problemas no motor Honda Turbo do Williams - e com Michelle Alboreto da Ferrari. Fora isso, o futuro campeão do mundo esteve com a prova sob controle. Michelle Alboreto e Elio De Angelis completaram o pódio.
Para os brasileiros, uma pequena decepção: enquanto que Nelson Piquet abandonava a prova ainda no início (2a volta) com problemas na transmissão do Brabham. Ayrton Senna - estreando pela Lotus - teve hipóteses de pódio, mas problemas elétricos forçaram seu abandono na volta 48.
Hoje completa 34 anos.

Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972

  (Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...