sábado, 3 de julho de 2010

Uma volta com Mark Webber em Silverstone

Uma palinha do novo traçado de Silverstone com Mark Webber ao volante do simulador da Red Bull Racing.

Leão em ação

Duas belissímas poles de Nigel Mansell em Silverstone. A primeira com Ferrari em 1990, cravando um tempo 0''643 superior ao de Ayrton Senna.


A segunda dele com a Williams FW15B quando truscidou seu companheiro Patrese na luta pela pole do GP da Inglaterra de 1992. Sua marca foi de 1min18s965, colocando assim 1'919 de vantagem sobre Ricardo. Uma volta genial, se lembrarmos que ambos tinham o mesmo carro.

terça-feira, 29 de junho de 2010

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A outra decolagem de Webber

Se você ficou impressionado com a decolagem de Mark Webber ontem em Valência, saiba que isto não foi a primeira vez que aconteceu com o australiano. Ele já teve essa experiência antes.
Em 1999 ele integrava a equipe Mercedes no mundial do FIA GT pilotando um Mercedes CLR GTR e foi escalado para dividir o volante deste com Jean Marc Gounon e Marcel Tiemann.
O primeiro acidente aconteceu durante o warm-up antes da prova. Webber decolou seu carro no final da reta Mulsanne. No vídeo abaixo o carro já aparece capotado e com o piloto australianop sendo retirado, ainda zonzo por causa do rodopio.


Mais tarde, já na prova, a outra decolagem aconteceu com o Mercedes número 5 do trio Christhophe Bouchut/ Nick Heidfeld/ Peter Dumbreck. Este último estava no volante do carro quando decolou após estar no vácuo do Toyota GT One, na reta Mulsanne.

Análise do dez primeiros- GP da Europa

Sebastian Vettel- Largando da pole num circuito de rua as coisas ficam mais fáceis e com seu companheiro Webber de fora, ficou ainda mais. Mesmo assim teve que manter a concentração para segurar o ímpeto de Hamilton nas primeiras curvas do circuito após a largada. Depois teve sossego para abrir boa vantagem e vencer a prova. 

Lewis Hamilton- Ótima largada pulando de terceiro para segundo. Depois tentou tomar a liderança de Vettel onde não teve sussesso. No episódio do safety car, foi uma mancada das grandes pois ele tinha visto o carro sair boxes e acabou ultrapassando-o. Foi punido mais tarde mas ainda sim conseguiu voltar atrás de Vettel, mesmo com 14 segundos de desvantagem.  

Jenson Button- Largando em sétimo tudo parecia complicado para ele, mas o safety car o ajudou e talvez, se não tivesse ficado ancalhado atrás de Kobayashi por quase toda a prova, poderia ter chegado em segundo. Mas está vivíssimo neste mundial.

Rubens Barrichello- Grande prova dele. Saiu em nono e foi um dos beneficiados pela entrada do safety. Fazendo apenas uma troca de pneus e com um carro constante, conseguiu chegar na melhor posição dele e da Williams no ano. Tem que comemorar muito, pois acredito que não terá outra chance dessas pois o motor Cosworth é uma porcaria. Vai sofrer horrores no novo traçado veloz de Silverstone, próxima etapa.

Robert Kubica- Constante e sempre o polonês vai fazendo um mundial fabuloso. O carro é decente e o motro Renault está no mesmo nível dos Mercedes.

Adrian Sutil- Saiu em 13º e sua corrida também seria complicada, mas como os demais, o safety car salvou sua prova. Segundo ele, foi a melhor corrida do ano.

Kamui Kobayashi- Se teve alguém que soube aproveitar e muito bem a entrada do safety foi ele. Largou em décimo oitavo e tinha uma corrida perdida, mas subiu para terceiro após a entrada do carro de segurança  e ali se manteve até quando faltava três voltas para o fim. Trocou os pneus, voltou em nono, atacou Alonso e Buemi nas duas últimas voltas e chegou em sétimo. Uma atuação maravilhosa.

Fernando Alonso- Sem dúvida ele e Massa se deram mal com a história do safety. Estava em treceiro quando houve a intervenção do carro de segurança na prova e, enquanto ele fazia toda a volta atrás deste, os outros paravam para a troca de pneus e assim ele despencou para 12º. Entregou a mancada de Hamilton para a FIA mas pagou um mico danado quando ficou nervoso ao saber que o inglês tinha pago a punição e ainda se encontrava em terceiro. Ta na hora dele começar a acelerar mais e deixar Lewis em paz. Virou uma obsessão sem limites. 

Sebastian Buemi- Boa prova do suiço que começa a bater Alguersuari também nos treinos. Na prova estava em sétimo até o fim, mas os pneus estavam na lona. Segurou as investidas de Alonso, mas contra Kobayashi, que tinha pneus novinhos, não conseguiu segurá-lo e  na última volta perdeu a posição na entrada da reta dos boxes. Acabou caindo para nono após receber 5 segundos por desrespeitar o safety. 

Nico Rosberg- Os graves problemas de freios no seu Mercedes (Schumi enfrentou problema semelhante) agravaram ainda mais o péssimo fim de semana dos carros prateados. Antes dos treinos parecia que podia largar entre os dez, mas teve que se contentar com a 12ª posição. Na corrida as coisas estavam critícas, mas as punições para De La Rosa e Petrov o ajudaram e assim ele conseguiu marcar um pontinho.

domingo, 27 de junho de 2010

Vettel volta a vencer em corrida marcada por punições e acidente espetacular

Circuitos urbanos normalmente revelam corridas chatas, principalmente se carros superiores largam na frente e desaparecem na ponta das provas. Assim foi em Mônaco com Webber este ano e hoje a história se repetiu, desta vez com Vettel.
Claro que sua vantagem final sobre Hamilton ficou em cinco segundos, devido a preocupação de poupar combustível, mas mesmo se o inglês apertasse o ritmo (como chegou a acontecer em alguns momentos da prova) e chegasse em Vettel, o alemão teria condições suficiente para abrir vantagem.
De todo um modo a prova para Sebastian foi tranquila. Teve trabalho apenas para segurar os ataques de Hamilton nas primeiras curvas do circuito, quando o inglês chegou a emparelhar com ele e discutir a liderança da corrida mas ele teve braço e velocidade o suficiente para garantir a primeira posição e depois abrir boa vantagem (que não chegou mal aos 4 segundos). Com Webber fora da jogada após uma má largada deste, Vettel teve total tranquilidade na prova e voltou a vencer após cinco provas.
Por falar no australiano, a sua prova é de para ser esquecida. Uma largada pavorosa despencando de segundo para nono na primeira volta, fez a Red Bull adiantar a sua parada nos boxes o que o relegou para décimo nono. Quando tentava ultrapassar Kovalainen, seu carro toca na traseira do Lotus do finlandês, decola, cai de ponta cabeça e depois vira com as quatro (quer dizer, com o que restou) para o asfalto e vai parar na barreira de pneus, batendo com certa violência. Mas Webber saiu ileso.
Fora isso a prova extremamente modorrenta mas quem se destacou foi Kobayashi, que ficou na terceira posição desde a saída do safety car na volta 13 até a 55ª passagem quando teve que entrar nos boxes para fazer sua troca de pneus. Voltando em nono, ele atacou Alonso (que também atacava Buemi) e ultrapassou o espanhol numa bela manobra no mesmo local onde Webber se acidentou. Na última volta freiou e ganhou a posição de Buemi na última curva do circuito, subindo assim para sétimo. Uma exibição maravilhosa do japonês que vinha penando nas últimas provas e que tinha nos mostrado uma pilotagem virtuosa com as exibições nas provas do Brasil e Abu-Dhabi ano passado.
Erros durante a prova foi o que não faltou. Hamilton foi punido por ter ultrapassado o safety no momento que este saía dos boxes. Fez um Drive & Through e voltou ainda na segunda posição, mas perdeu uma boa chance de tentar atacar Vettel  na parte final da corrida.
A Ferrari, que vinha bem com Alonso em terceiro e Massa em quarto, acabou sendo prejudicada pela entrada do safety. Com os outros pilotos parando antes do duo da Ferrari, estes quando pararam voltaram em 12° (Alonso) e 17° (Massa). No fim Fernando terminou em sétimo e Massa em 11°, numa corrida que inicialmente indicava ser ótima para os carros italianos.
Schumi também esteve com chances de até chegar no pódio, mas a Mercedes aniquilou tudo quando mandou o alemão para os boxes quando este se encontrava em terceiro após parada de boxes de alguns pilotos durante o safety car. Voltou em 17° e sua prova já estava arruinada, mas mesmo assim relembrou seus tempos de Ferrari ao marcar por três vezes a melhor volta da corrida. Terminou em 15°.
Outros nove pilotos se deram mal em desrespeitar a entrada do safety: Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hülkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sébastien Buemi, Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi. Foi acrescentado 5s no tempo final de prova de todos eles e assim Alonso que havia chagdo em nono subiu para oitavo, Buemi caiu para nono; De La Rosa e Petrov que haviam terminado em 10° e 11°, cairam para 12° e 14° respectivamente. Assim Rosberg pulou para décimo e Massa para 11°.
Barrichello, que havia vencido ano passado com a BrawnGP em Valência, chegou em quarto na sua melhor prova até aqui em 2010; Di Grassi acabou na frente de Glock chegando em 17° e Senna, que se envolveu num incidente com Timo, teve a asa dianteira quebrada e acabou em 20°.



Alonso e Massa em ação no GP do Europa: ambos esperavam um resultado melhor após o treino do sábado e na corrida estavam bem quando o safety entrou. Alonso terminou em oitavo e Massa em 11°. O espanhol foi quem entregou a ultrapassagem de Hamilton sobre o safety car. Mas não gostou nenhum pouco quando perguntou ao seu engenheiro em que posição havia voltado seu desafeto e ele o disse que Lewis, mesmo tendo cumprido a punição, ainda se encontrava em segundo. 

Mark Webber relembrou seus tempos de Mercedes e vôou literalmente com seu carro ao tocar na traseira do Lotus de Kovalainen. O nome da curva em que aconteceu o acidente, leva o "singelo" nome de "A curva do cemitério" pelo fato da curva passar perto de um cemitério.

Hamilton ataca Vettel após a largada: o piloto inglês foi punido mas conseguiu terminar em segundo. Ainda é líder do mundial com 127 pontos, nove a mais que Button.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Europa
Circuito de rua- Valência- Espanha
9ª Etapa


1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 57 voltas
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 5s
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 12s6
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 25s6
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s1
6. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 30s1
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 30s9
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s8
9. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 36s2
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s3
11. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 47s4
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s2
13. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s6
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 48s2
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s8
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 50s8
17. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 volta
20. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a 2 volta
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 4 volta

Deixaram a prova:
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - volta 50
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - volta 9
Mark Webber (AUS/Red Bull) - volta 9

Volta mais rápida:
Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s766

sábado, 26 de junho de 2010

Vettel na pole em Valência

Num treino sem grande trabalho, Sebastian Vettel garantiu a sua terceira pole no ano e com seu companheiro de equipe Mark Webber ao seu lado na primeira fila, a vitória da Red Bull é quase certa. Nesta prova a equipe vai utilizar o duto frontal, que acabou sendo uma boa arma já neste treino de sábado.
Completando os dez primeiros, Hamilton em terceiro; Alonso em quarto seguido de Massa na quinta posição mostrando uma melhora considerável do carro da Ferrari que estréia uma nova traseira; em sexto Kubica em outro bom trabalho com o carro da Renault; sétimo Button; oitavo Hulkenberg; nono Barrichello e décimo Petrov.
A decepção fica com o duo da Mercedes, Rosberg e Schumi que não passaram para a Q3 e ficaram em 12°e 15°, respectivamente. Foi um balde de água fria, pois ambos elogiaram o bom desempenho do W01 nos treinos da sexta.
Di Grassi sai à frente de Glock (21° e 22°), enquanto Senna sai em último.
Desculpe-me pelo texto curto.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA EUROPA- 9ª ETAPA

Q1
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min37s587
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min37s662
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min37s969
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min38s075
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min38s127
6. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min38s137
7. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s210
8. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min38s428
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min38s428
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min38s523

Q2
11. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min38s586
12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min38s627
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s851
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min38s884
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min39s234
16. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min39s264
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s458

Q3
18. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min39s343
19. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min40s658
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min40s882
21. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min42s086
22. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min42s140
23. Karun Chandhok (ING/Hispania) - 1min42s600
24. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min42s851

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...