sábado, 24 de julho de 2010

Por dois milésimos...

Não foi por um, mas sim dois milésimos Vettel: O piloto alemão comemora pole feita nos últimos segundos do treino sobre Fernando Alonso, num dos melhores treinos da temporada. Massa sai em quarto; Barrichello em oitavo; Senna 21° e Di Grassi, que teve um quebra no câmbio, sai em último.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA- 11ª ETAPA

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min13s791
2: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min13s793
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min14s290
4: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min14s347
5: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min14s427
6: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min14s566
7: Robert Kubica (POL/Renault) - 1min15s079
8: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min15s109
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min15s179
10: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min15s339
11: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s084
12: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min15s951
13: Vilaty Petrov (RUS/Renault) - 1min16s521
14: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min16s450
15: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min16s664
16: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min16s029
17: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min17s583
18: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min18s300
19: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min16s220*
20: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min18s343
21: Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min18s592
22: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min18s952
23: Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - 1min19s844
24: Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - sem tempo

* Perdeu cinco posições no grid devido à troca do câmbio

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alonso vence a briga contra as Red Bulls e é primeiro na sexta

Enquanto o tempo ficou indeciso se chovia ou garoava o treino de sexta em Hockenheim foi realizado, em sua maior parte, com a pista seca. Alonso, num dos seus bons dias, conseguiu ficar à frente de Vettel ao marcar 1'16''262 contra 1'16''294 do alemão. Se bem que sua briga durante todo treino fora contra Webber, que acabou descendo para quarto ao ser superado por Sebastian e Massa, que mostrou boa performance e mostra que o carro da Ferrari pode fazer frente aos da Red Bull.
Na contramão vem Mclaren, que com seu difusor térmico, não conseguiu ficar entre os seis primeiros ao aparecer com Hamilton em sétimo e Button em 15°. Em Silverstone, nos treinos de sexta, também haviam feito um trabalho mediano quando estavam a usar o difusor. Parece que este novo pacote pode ser um furo n'água da equipe inglesa.
De resto Rosberg apareceu em quinto com Schumi em sexto. Kubica ficou em oitavo, Barrichello em nono e Hulkenberg na décima posição confirmam a boa evolução dos Williams.
Di Grassi terminou em 21° e Senna na 23° posição. O treino de amanhã pode ser disputado sob chuva.
(Queria agradecer à todos que passaram aqui e que deixaram comentários, leram meus textos ou apenas deram uma pequena olhada. Afinal hoje o Blog do Volta Rápida faz 1 ano de existência. Obrigado pela atenção!)



RESULTADO- TREINOS LIVRES PARA O GP DA ALEMANHA- 11ª ETAPA

1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min16s265
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min16s294
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min16s438
4: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min16s585
5: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min16s827
6: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s971
7: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min17s004
8: Robert Kubica (POL/Renault) - 1min17s009
9: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min17s056
10: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min17s204
11: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min17s336
12: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min17s547
13: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min17s573
14: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min17s701
15: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min17s739
16: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min17s871
17: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min18s147
18: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min19s327
19: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min19s553
20: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min20s008
21: Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 1min20s106
22: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min20s377
23: Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min21s988
24: Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - 1min23s066

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GP da Alemanha, 1975

Niki Lauda havia marcado o tempo de 6m58s6 para a pole nos 22,5km de Nurburgring, tornando-se assim o primeiro piloto a fazer uma volta abaixo da marca dos sete minutos. Esse domínio era refletido na corrida, onde havia conseguido largar bem e mesmo com a pressão imposta por Depailler no inicio e mais tarde com Regazzoni a persegui-lo de muito perto, Niki estava tranqüilo na liderança. As coisas melhoraram a seu favor quando Emerson, seu rival direto na luta pelo título, tinha ficado de fora na quinta volta após problemas na suspensão traseira do seu Mclaren, derivado de um estouro no pneu traseiro esquerdo.
Com Depailler e Regazzoni fora da prova, Lauda caminhava firme para mais uma vitória. Na nona passagem, após a curva Karussel, Niki apareceu lento. Um dos pneus dianteiros estava furado e assim o austríaco teve que se arrastar até os boxes para trocá-lo. Nisso ele despencou para quinto, perdendo posições para Reutemann, Hunt, Pryce e Laffite.
Mas a sorte sorriu a Lauda, quando Hunt teve uma quebra na roda traseira esquerda na volta dez e Tom Pryce teve que abrandar o ritmo devido uma fuga de gasolina dentro do cockpit na volta 11. Assim Laffite, pilotando pela Williams, subiu para segundo e Niki para terceiro.
Reutemann venceu sua quarta prova na F1, Laffite subiu a seu primeiro pódio assim como da equipe Williams e Lauda chegou em terceiro, no que acabou sendo um lucro para ele.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Subida de Montanha- Jordan-Hart

Neste vídeo o Jordan Hart utilizado por Rubens Barrichello, Ivan Capelli, Thierry Boutsen, Marco Apicella, Emanuele Naspetti e Eddie Irvine na temporada de 1993, sendo pilotado numa subida de montanha na Ilha de Man, na Irlanda.
Observe bem durante a chegada até o topo que o piloto, cujo nome desconheço, faz o trajeto praticamente sem respirar e ao chegar no final do percurso ele solta, com alivio, um "Jesus Christ" e fica ofegante.
Foi de cortar a respiração, literalmente.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

domingo, 11 de julho de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Inglaterra

Mark Webber- Grande largada e respondeu na pista ao desrespeito da equipe com ele no sábado. Tinha um senhor carro na mão, que o possibilitou a fazer uma corrida controlada contra Hamilton. A sua vibração no pódio diz tudo.

Lewis Hamilton- Aparentemente sua prova seria complicada tendo as duas Red Bulls na frente e Alonso ao seu lado em terceiro, mas conseguiu uma bela largada e quando virou a Copse estava em terceiro e com o erro de Vettel acabou subindo para segundo. Chegou a pressionar Webber, mas não tinha carro suficiente para acompanhá-lo. Ainda é líder do mundial.

Nico Rosberg- Boa largada, mas o caos entre os primeiros o ajudou bastante para subir até a quarta posição. Brigou com Kubica pela terceira posição que foi conquistada nos boxes. No final da prova teve uma pequena pressão de Button, que não chegou a incomodá-lo. Um prêmio após a péssima prova de Valência. 

Jenson Button- Quetinho conseguiu sair de 14º e virar a segunda volta em oitavo após bela largada e depois adiou sua parada nos boxes por algumas voltas quando era terceiro. Voltou e sexto e foi beneficiado com o abandono de Kubica  e a punição de Alonso para subir para a quarta posição. Talvez tenha sido o piloto mais feliz do dia depois de Webber. 

Rubens Barrichello- Ótimo final de semana dele. Oitavo no grid e na corrida, apesar de não ter ultrapassado ninguém, teve um bom ritmo de prova que o possibilitou chegar mais uma vez nos pontos. 

Kamui Kobayashi- A exemplo de Barrichello, o japonês teve outra bela exibição e conseguiu marcar pontos pela segunda vez consecutiva este ano. Aos poucos vai se destacando na F1.

Sebastian Vettel- Errou aos montes nos primeiros metros do GP e acabou detonando sua corrida inteira. Tem que agardecer o safety, caso não tivesse entrado e reagrupado o pessoal na pista, não teria marcado pontos. De bom mesmo foi sua disputa contra Sutil pelo sétimo posto, quando ultrapassou seu conterrâneo na marra. 

Adrian Sutil- Outra boa prova dele. Boas batalhas contra Schumi  e Vettel, na qual ganhou uma e perdeu a outra.

Michael Schumacher- Tem suado o macacão em disputas nas posições intermediárias nas últimas provas e hoje não foi diferente. Foi o primeiro a fazer a parada para trocar de pneus, que na verdade acabou atrapalhando ele que perdeu uma posição. Contra Rosberg, outra sova à favor do jovem Nico.

Nico Hulkenberg- Boa corrida. Chegou a pressionar até Schumi na disputa pelo nono posto, onde não obteve sucesso. Mostra que em circuitos de alta, com cuvas do mesmo estilo, o carro da Williams, empurrado pelo Cosworth, tem bom desempenho.

Webber vence o GP inglês e Vettel

Ontem tinha escrevido sobre as duas primeiras filas no final do texto sobre o classicatório. Achava que a tensões entre Vettel-Webber na primeira e Alonso-Hamilton na segunda fila, poderia garantir um início de prova eletrizante. E realmente foi o que aconteceu, apesar de não haver disputas diretas e constantes, Vettel acabou largando mal, tentou fechar Webber, perdeu a primeira posição na Copse e na entrada da Maggots, escapa caindo assim para último sem contar, claro, com o pneu furado que o atrasou e muito. Alonso também largou mal, mas conseguiu ficar em quinto após ter tocado no pneu traseiro direito de Massa que disputava a posição com ele. Assim o piloto brasileiro também ficou com o pneu furado e teve que ir aos boxes trocá-lo, arruinando a sua corrida.
Até a 29ª volta a corrida se manteve tranquila, com Webber administrando bem a diferença para Hamilton ao virar voltas muito rápidas. Neste momento houve a entrada do Safety Car para retirar detritos da asa traseiro do Sauber de De La Rosa que se soltou na reta de largada e na Hangar Straight. Após duas voltas, o Safety saiu e deu chance para Vettel arrancar de 11º para terminar em sétimo, após bela briga com Sutil por essa posição. Para Massa o final de semana foi complicado e além de ter tido o furo do pneu no início da prova, acabou rodando na Woodcote quando estava em 11º. Aproveitou e foi aos boxes, mas Ferrari não estava pronta e sua parada foi extremamente demorada. Acabou em 15º logo atrás de Alonso que foi punido por cortar caminho no "S" após a Club, na disputa pela 5ª posição com Kubica quando ultrapassou o polonês. Cumpriu o Drive&Through após a saída do Safety e com isso caiu para o fim do pelotão. Final de semana terrível para a Ferrari que imaginava chegar no pódio com o espanhol.
A Mclaren ainda pode festejar algo, afinal Hamilton saiu bem na largada e pulou de quarto para segundo, onde terminou e Button, que saiu em 14º, conseguiu levar seu carro até a quarta posição o que se pode considerar um vitória para ele após o péssimo treino de ontem.
A corrida em si foi boa mas a partir, somente, da 31ª volta quando o Safety havia saído. Desse modo várias disputas por posições ocorreram e corrida ganhou algum interesse.
Sobre o novo traçado de Silverstone, este me agradou bastante mantendo o espiríto veloz que é característica do grande circuito inglês. Mas para o próximo ano terão que rever o asfalto que é cheio de ondulações e isso foi alvo de críticas dos pilotos, que mesmo assim elogiaram a nova parte do circuito. Não gosto de mudanças em pistas tradicionais, que acabam, as vezes, matando o seu layout. Em Silverstone foi bem feito e eles não cometeram o erro de Hockenheim, quando este foi reformulado para 2003 e acabou perdendo as grandes retas que invadiam a Floresta Negra deixando-o como um circuito qualquer.
Para a Red Bull essa corrida marca uma nova fase que não será muito fácil de se controlar. O mal estar entre seus dois pilotos, instalada desde o GP da Turquia, se agravou ainda mais após o acontecido de sábado sobre a asa retirada do carro de Webber e colocada no de Vettel e ainda mais após a largada do dois hoje. Chega a hora da equipe decidir quem vai para as cabeças.
Webber à frente de Vettel na Copse após a largada: o jovem alemão largou mal e perdeu a primeira posição e na segunda curva jogou sua corrida no lixo após uma escapada. Hamilton, que está logo atrás de Webber, seguio o australiano mas não teve velocidade suficiente para ameaçar a vitória de Mark.


Vettel e Massa com pneus furados na primeira volta em Silverstone: o alemão dechapou o pneu após a escapada na curva Maggots e Massa teve um furo proveniente da disputa com Alonso na mesma curva. Ambos cairam para o fundo do pelotão, mas Sebastian terminou a corrida em sétimo enquanto Felipe acabou em 15º

Cortando caminho hein Alonso!: o piloto espanhol tomou um Drive&Through, mas só pode cumpri-lo após a saída do safety o que arruinou sua prova totalmente. Mais um erros dos comissários que demoraram em dar a punição, assim como foi com Hamilton em Valência.


RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Inglaterra- 10ª Etapa
Silverstone- 11/7/2010


1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1h24min38s200
2. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - a 1s360
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 21s307
4. Jenson Button (GBR/McLaren) - a 21s986
5. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 31s456
6. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber) - a 32s171
7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 36s734
8. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 40s932
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 41s599
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 42s012
11. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 42s459
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 47s627
13. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 59s374
14. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1min02s385
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min07s489
16. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 1 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 voltas
20. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania) - a 2 voltas

Não completaram:
21. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - volta 45
22. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - volta 30
23. Robert Kubica (POL/Renault) - volta 20
24. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - volta 10

Melhor volta da prova:
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min30s874

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...