segunda-feira, 19 de março de 2012

Grande Prêmio da Austrália - Corrida - 1ª Etapa

Foto (Reuters)
Lewis tinha motivos de sobra para sorrir no sábado. Tinha feito um volta perfeita, desbancando Button por 0’’152 décimos. Um tempo de respeito. Jenson Button, ao seu lado, sorria também, pois o bom desempenho da McLaren naquele classificatório indicava uma prova de domínio total do time de Woking. Lewis do lado mais limpo levava vantagem, claro. Button, a parte mais suja, tinha que tomar cuidado com o Grosjean que havia levado, de modo soberbo, a Lotus a um excelente terceiro lugar no grid. Cenário mais do que perfeito para que Hamilton pudesse colocar seu ritmo tranquilamente. Carros alinhados, as luzes vermelhas se apagam uma por uma. Largada. Hamilton patina, assim como Grosjean, Webber e outros que largaram na parte mais limpa. Button pula na frente e começa a construir uma boa vantagem sobre Lewis. E assim começou o reinado de Jenson tarde à dentro no parque de Melbourne.
A cara amarrada de Hamilton no pódio, contrastando com o seu sorriso aberto de um dia antes, não foi apenas pelo fato de ter perdido um segundo lugar garantido para Vettel durante o Safety Car, mas sim pelo que foi apresentado por Button. Uma largada simples, tracionando melhor, Jenson colocou-se à frente após a primeira curva e após cinco, seis voltas, já estava com mais de três segundo na conta. E após a primeira parada de box, essa vantagem subiu para onze. Button administrou de forma imaculada e mesmo quando Hamilton dava um jeito de cravar o melhor tempo em voltas seguidas, ele dava a resposta e mantinha a diferença congelada nos mesmos dez segundos. Magistral. Apesar de achar que Hamilton tenha adotado uma postura mais conservadora nessa corrida, o que é louvável pelo que andou a fazer nos últimos dois anos, dificilmente bateria seu companheiro nessa corrida.
A McLaren tem um bom carro, mas ainda não podemos chamá-lo de “o carro a ser batido”. O bólido é bom, principalmente em treinos e no ritmo de corrida a Red Bull está bem próxima, ou igual, como bem mostrou Vettel e Webber. A Mercedes também figura nesse quesito, mas foi decepcionante. Schumacher quebrou logo e Rosberg ficou batalhando posições contra Webber e Alonso. O espanhol esteve numa tarde brilhante com um carro tão pavoroso que é este F2012 e o levou no braço até uma inesperada quinta posição. Outro que fez uma bela corrida, a melhor da sua carreira até aqui, mas não teve resultado algum, foi Maldonado que infernizou o pelotão intermediário travando boas disputas contra Alonso, Perez, Webber e Raikkonen. Mas acabou batendo na última volta quando perseguia de perto o espanhol da Ferrari. Ao menos esse bom trabalho do venezuelano na corrida serviu para mostrar que o carro da Williams é decente e que pode render alguns pontos nessa temporada. Por último, a Sauber que colocou seus dois carros na zona de pontos por obra de Kobayashi e Perez. O primeiro trabalhou pesado em vários duelos e venceu todos, enquanto que o segundo, após largar em último por causa de uma troca de câmbio, conseguiu fechar em oitavo com apenas uma parada de box.
A corrida foi boa, principalmente no meio do pelotão onde a diferença entre forças esteve muito próxima. E assim deverá ser na Malásia, semana que vem. Como não dá para mudar nada em uma semana, acredito que tenhamos um cenário parecido com o que vimos nesta primeira etapa. E por lá, ainda tem o agravante que pode aparecer chuva a qualquer momento da corrida. Vai ser interessante. 
Alonso e Kimi foram alguns dos destaques desta primeira etapa. Foto (Getty Images)

Button saiu melhor que Hamilton em Melbourne e não teve trabalho durante a corrida. Mais atrás a Toro Rosso de Ricciardo pronta para espalhar e causar o entrevero na primeira curva. Foto (Getty Images)


Alonso deu mais uma vez provas do seu excepcional talento ao levar a carroça da Ferrari a quinto lugar, até então impensável. Mais atrás Maldonado, que fez a melhor corrida da sua carreira e mostrou que a Williams terá mais chances de pontos neste ano. Mas o acidente na última volta acabou com a possibilidade dos primeiros pontos. Foto (Reuters)

Schumacher esteve em grande forma no fim de semana, e se não fosse o problema de câmbio poderia ter disputado um lugar no pódio.   Foto (Reuters)


O aluno e o professor: Vettel teve um breve confronto com Schumi na prova. Foto (Getty Images)



Resultado Final
Grande Prêmio da Austrália
Circuito de Melbourne – 58 Voltas – 1ª Etapa 18/03/2012

1. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes)
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): +2s1
3. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): +4s0
4. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +4s5
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +21s5
6. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): +36s7
7. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus Renault): +38s0
8. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): +39s4
9. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): +39s5
10. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): +39s7
11. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): +39s8
12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): +57s6
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): +1 volta
14. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): +1 volta
15. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): +5 voltas
16. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): +6 voltas

Não completaram
Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 12 voltas
Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): a 20 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): a 24 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 46 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): a 55 voltas
Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): a 58 voltas
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth): não largou
Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): não largou

sábado, 17 de março de 2012

Grande Prêmio da Austrália - Classificação - 1ª Etapa

Lewis a caminho da pole em Melbourne
Foto: Getty Images
O bom desempenho mostrado durante os treinos livres de sexta e pela manhã deste sábado pela Mclaren foi confirmado pela ótima pole de Lewis Hamilton que foi acompanhada pela segunda posição de Jenson Button, mostrando que o time de Woking, por enquanto, é o time a ser batido nesta primeira etapa. E a julgar pelo que foi visto até aqui, um dos dois sairá vencendor de Melbourne.
Ao todo foi um bom treino, com surpresas na parte final ficando por conta do belo terceiro lugar conquistado por Romain Grosjean com a Lotus. Foi um grande trabalho do francês, já que Raikkonen, sofrendo naturalmente para readaptar-se à F1, ficou apenas na 18ª posição. Poderia até ter passado para a Q2 se não fosse um erro na sua última volta. As Mercedes estiveram bem durante os treinos, sempre com Schumi e Rosberg a incomodar o duo da McLaren. No Q3 Michael conseguiu um bom quarto lugar e Rosberg aparentou estar mais nervoso, errando em suas voltas, e terminou o dia em sexto.
A Red Bull foi mediana e apesar dos seus pilotos não terem tido dificuldade de passar as fases seguintes do treino, eles jamais estiveram em pé de igualdade com a McLaren. Webber e Vettel cometeram alguns erros ao tentar tirar tudo do RB8 B, mas isso não foi o suficiente e sairão em quinto e sexto respectivamente. Maldonado mostrou que o carro da Williams, ao menos, é decente e fez um grande oitavo lugar. Hulkenberg também foi muito bem nesta sua volta à F1 e conseguiu passar para Q3, enquanto seu companheiro Di Resta ficou na segunda parte qualificando-se em 15º. Hulk sai em nono ao, lado de Daniel Ricciardo que levou a Toro Rosso ao 10º lugar mostrando boas qualidades.
A Ferrari foi mal, muito mal. Alonso, que parecia tentar, e estava conseguindo, tirar leite de pedra, rodou ainda no início da Q2 quando ocupava a quarta posição e acabou atolado na brita. Massa, que penou para passar para a segunda parte, não fez nada e ficou pela 16ª posição, quatro abaixo do espanhol. Bruno até conseguiu um bom desempenho na Q1, mas ficou pelo caminho na segunda parte ao não conseguir extrair o máximo do seu Williams e sairá na 14ª posição. As Hispania não conseguiram um tempo abaixo dos 107% regulamentar e ficarão de fora desta primeira etapa. Algo normal, já que terminaram de montar os carros na sexta à noite.
A única coisa que dá para dizer é que a briga de amanhã será caseira, com as duas Mclarens a disputar ferrenhamente essa vitória. Hamilton terá a grande chance de mostrar se aprendeu com os erros do passado. Para os demais, só resta saber se o ritmo de corrida é melhor, porque em classificação já ficou claro quem manda por enquanto.

GRID DE LARGADA - GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA - 1ª ETAPA

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): 1min24s922
2. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): 1min25s074
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): 1min25s302
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min25s336
5. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min25s651
6. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 1min25s668
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min25s686
8. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): 1min25s908
9. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): 1min26s451
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): sem tempo
11. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): 1min26s429
12. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min26s494
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): 1min26s590
14. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): 1min26s663
15. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): 1min27s086
16. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min27s497
17. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus Renault): 1min27s758
18. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): 1min28s679
19. Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): 1min29s018
20. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): 1min30s923
21. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): 1min31s670
22. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): 1min26s596
* Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth): 1min33s4954**
Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): 1min33s643**

* Foi punido com perda de cinco posições por precisar trocar o câmbio para a corrida
** Estouraram o limite de 107% do tempo e ficaram fora do grid

sexta-feira, 16 de março de 2012

A carta dos extemistas barenitas à Bernie Ecclestone

Confrontos em Manama
Foto: Reuters
Sabe-se de algum tempo que os confrontos no Bahrein estão à toda desde o ano passado, tanto que Bernie teve que, na marra, cancelar a corrida de 2011.
O velho Ecclestone anunciou este ano que, independentemente como esteja a situação por aquelas bandas, a corrida deste ano será realizada. Um grupo extremista nomeada como Jovens da Revolução de 14 de Fevereiro, pediu para que Ecclestone cancele a corrida que está marcada para 22 de abril. Este mesmo grupo, que se intitula como um dos mais ativos em termos de organização de protestos, enviou para Bernie uma carta no último dia 28 de fevereiro, mas que só chegou em mãos da imprensa na sexta passada. Segue a carta:
"Senhor Ecclestone, estamos muito decepcionados com sua recente declaração confirmando a organização da corrida de F1 no Bahrein, apesar da agitação política predominante, a insegurança, as violações generalizadas dos direitos humanos mais básicos e os crimes atrozes cometidos todos os dias contra o pessoas do Bahrein.
"Essas razões foram as mesmas que o levou a cancelar a corrida do ano passado, uma situação que não diminuiu, mas está exacerbada. Sua declaração foi muita errada e deu uma má impressão que as corridas de F1 é sobre tudo dinheiro e ganância .
"Organizar uma corrida de F1 no Bahrein em um momento quando as crianças estão sendo mortas nas ruas nas mãos dos mercenários do regime, vai manchar a reputação F1 para sempre e vai imprimí-la com a imagem da morte e violações dos direitos humanos .
"Exigimos que reveja sua decisão e cancele a corrida de F1 no Bahrein, isso será o mais sábio, ou não teremos escolha a não ser fazer de tudo para garantir o fracasso da corrida, em vez de vê-lo manchado com sangue e vergonha."
Na última quinta, a polícia entrou em confronto com os manifestantes usando bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e bombas de efeito sonoro para dispersar os rebeldes que usaram bombas de gasolina nas proximidades de Manama. No dia seguinte, outra manifestação reunindo milhares de pessoas tomaram as ruas protestando pela democracia no Bahrein.
O grande problema de Bernie, como os próprios extremistas disseram, é a sua ganância pelo dinheiro importando-se muito pouco pela segurança de todos da categoria, incluíndo desde mecânicos até o pessoal da imprensa. O que resta mesmo é que as equipes se unam para convencer o velho para que a prova não seja realizada por lá, pois o que depender de Ecclestone, a F1 viverá dias negros por aquelas bandas em abril.

*Só lhes peço descupa pela minha tradução que não é tão boa assim. Mas espero que tenha ficado bem esclarecido.

Fonte: Press Association Sport http://www.google.com/hostednews/ukpress/article/ALeqM5g2Sj9fZ_Q4lEFZ3FGp7p3U0m2U9Q?docId=N1147991331900599268A

12 Horas de Sebring: Audi de Lotterer na pole

Com o tempo de 1'45''820 Andre Lotterer cravou a pole para 60ª edição das 12 Horas de Sebring, na Flórida, que marca também a abretura do Mundial de Endurance. Na segunda e terceira posições, aparecem os outros Audis #2 e #3 que foram conduzidos, respectivamente, por Tom Kristensen e Romain Dumas durante o classificatório. Talvez Dumas pudesse ter roubado a segunda posiçõe de Kristensen, caso não tivesse danificado um dos pneus após uma rodada. Na quarta posição aparece o HPD ARX-03a da Muscle Milk Racing, que foi pilotado por Klaus Graff, neste que foi o melhor LMP1 a gasolina na classificação.
Na LMP2 Olivier Pla colocou o Morgan 2012 LMP2 da OAK Racing na frente, seguido por Stéphane Sarrazin (HPD ARX/ Starworks Motorsports). Cristophe Bouchut (HPD ARX/ Level 5 Motorsports)bateu forte durante a sessão classificatória e a preocupação do Team, para agora, são as peças de reposição do carro.
Na LMPC, Bruno Junqueira (RSR) fez o melhor tempo deste grupo ao superar EJ Viso (CORE Autosport); na LMGT/GTE-PRO Gian Maria Bruni (Ferrari F458/ AF Corse) tirou o melhor tempo de Jaime Mello (Ferrari F458/ Luxury Racing) nos minutos finais do treino, e sai na frente desta classe que deveremos ter uma bela batalha, já que os Corvetes de fábrica saem na segunda fila; na LMGTE-Am Dominik Farnbacher colocou a Ferrari da Luxury Racing na frente, seguido pela outra Ferrari 458 de Nic Jöhnson (Krhon Racing); e por último, na LMGTC, a categoria das Porsches, Henrique Cisneros marcou o melhor tempo para a NGT.
Sem a presença de carros mais fortes (Peugeot desistiu de competir este ano e a Toyota só estréia em Spa), a Audi não terá grandes problemas para conseguir mais uma vitória. Apenas um azar, e dos grandes, para tirar essa conquista da fábrica de Ingostadt.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vídeo: Indy 500, 1946

Correndo com máquinas antigas as 500 Milhas de Indianápolis de 1946 - a primeira após o término da 2ª Guerra Mundial - teve a sua realização em 30 de maio. Os treinos forma dominados por Ralph Hepburn, que fez a pole ao alcançar a marca de 217Km/h a bordo de um Novi Governor. Luigi Villoresi foi um dos pilotos da época dos Grand Prix a participar desta prova e ele conseguiu um bom resultado na sua primeira corrida em Indianápolis: largou em 28º e terminou em 7º pilotando um Maserati. Outro piloto renomado que deveria ter corrido as 500 Milhas, era Rudolf Caracciola. Inicialmente ele pilotaria uma das Mercedes W165, mas estes foram retidos na Suíça onde estavam desde o início da Guerra. Ele qualificou-se num Thorne Special com a média de 191Km/h, mas um pássaro bateu em sua cabeça sofrendo forte concussão. Caracciola escapou por estar usando capacete, que ele mesmo relutou a usar antes de entrar no carro. A vitória da Indy 500 ficou com George Robson (Thorne Engineering) que completou as 200 voltas no tempo de 4h21min16s70 sendo que o foi o piloto que mais liderou, num total de 138 voltas.

Foto 71: Box

E quem disse que Ron Dennis também não colocava a mão na massa nos seus tempos de Mclaren?
A foto é do GP da Alemanha (86 ou 87?) onde ele está segurando o "pirulito" enquanto Prost pára no pit.
Pode até ser que seja apenas um treino de parada de box, mas pelas arquibancadas lotadas, sem dúvida é em dia de GP. Talvez durante o warm-up.

Foto: Motorsport Retro

terça-feira, 13 de março de 2012

A apresentação do Nissan Delta Wing

E a Nissan vai embarcar no projeto do carro DeltaWing, que ano passado concorreu para ser o novo carro da F-Indy, algo que não acabou vingando, e assim eles se voltaram para o Endurance. O carro tem estréia prevista para as 24 Horas de Le Mans deste ano.
O carro, que tem pneus Michelin especialmente feitos para ele, tem um motor 4 cilindros 1.6 Turbo de 300cv. Marino Franchitti e Michael Krumm são os pilotosm confirmados até o momento.
Abaixo ficam os vídeos da apresentação e de uma volta (sim, ele faz curvas!) do carro.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...