Lewis a caminho da pole em Melbourne Foto: Getty Images |
Ao todo foi um bom treino, com surpresas na parte final ficando por conta do belo terceiro lugar conquistado por Romain Grosjean com a Lotus. Foi um grande trabalho do francês, já que Raikkonen, sofrendo naturalmente para readaptar-se à F1, ficou apenas na 18ª posição. Poderia até ter passado para a Q2 se não fosse um erro na sua última volta. As Mercedes estiveram bem durante os treinos, sempre com Schumi e Rosberg a incomodar o duo da McLaren. No Q3 Michael conseguiu um bom quarto lugar e Rosberg aparentou estar mais nervoso, errando em suas voltas, e terminou o dia em sexto.
A Red Bull foi mediana e apesar dos seus pilotos não terem tido dificuldade de passar as fases seguintes do treino, eles jamais estiveram em pé de igualdade com a McLaren. Webber e Vettel cometeram alguns erros ao tentar tirar tudo do RB8 B, mas isso não foi o suficiente e sairão em quinto e sexto respectivamente. Maldonado mostrou que o carro da Williams, ao menos, é decente e fez um grande oitavo lugar. Hulkenberg também foi muito bem nesta sua volta à F1 e conseguiu passar para Q3, enquanto seu companheiro Di Resta ficou na segunda parte qualificando-se em 15º. Hulk sai em nono ao, lado de Daniel Ricciardo que levou a Toro Rosso ao 10º lugar mostrando boas qualidades.
A Ferrari foi mal, muito mal. Alonso, que parecia tentar, e estava conseguindo, tirar leite de pedra, rodou ainda no início da Q2 quando ocupava a quarta posição e acabou atolado na brita. Massa, que penou para passar para a segunda parte, não fez nada e ficou pela 16ª posição, quatro abaixo do espanhol. Bruno até conseguiu um bom desempenho na Q1, mas ficou pelo caminho na segunda parte ao não conseguir extrair o máximo do seu Williams e sairá na 14ª posição. As Hispania não conseguiram um tempo abaixo dos 107% regulamentar e ficarão de fora desta primeira etapa. Algo normal, já que terminaram de montar os carros na sexta à noite.
A única coisa que dá para dizer é que a briga de amanhã será caseira, com as duas Mclarens a disputar ferrenhamente essa vitória. Hamilton terá a grande chance de mostrar se aprendeu com os erros do passado. Para os demais, só resta saber se o ritmo de corrida é melhor, porque em classificação já ficou claro quem manda por enquanto.
GRID DE LARGADA - GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA - 1ª ETAPA
1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): 1min24s922
2. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): 1min25s074
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): 1min25s302
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min25s336
5. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min25s651
6. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 1min25s668
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min25s686
8. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): 1min25s908
9. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): 1min26s451
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): sem tempo
11. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): 1min26s429
12. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min26s494
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): 1min26s590
14. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): 1min26s663
15. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): 1min27s086
16. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min27s497
17. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus Renault): 1min27s758
18. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): 1min28s679
19. Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): 1min29s018
20. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): 1min30s923
21. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): 1min31s670
22. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): 1min26s596
* Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth): 1min33s4954**
Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): 1min33s643**
* Foi punido com perda de cinco posições por precisar trocar o câmbio para a corrida
** Estouraram o limite de 107% do tempo e ficaram fora do grid
Então...
ResponderExcluirSabemos que tudo isso que aconteceu nesses dois dias não tem relevancia nenhuma diante do GP de hoje.
Esses dias só serviram mesmo pra mostrar carros instáveis e nervosos, a maioria dos projetos para este ano mostram ser apenas um tampão, um remendo nos carros do ano passado, suprimira, os escapamentos especiais e algumas mudanças no defletores trazeiros, alem daquela coisa nos bicos dos carros.. Projetos ambiciosos e arrojados devem vir mesmo só em 2014, com as novas regras...Até lá veremos muita falta de criatividade e soluções simples com grandes resultados como os da Mercedes.. Acredito que as flexas farão frente aos MacLarem nesse campeonato....
Mas vamos ver o que acontece nessa corrida e no da semana que vem..
Ai sim as coisas começarão a aparecer de verdade...
GP to