quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tosquices Ecclestianas

Em meio ao campeonato de 1989, para coibir o domínio enjoativo que Senna, Prost e Mclaren davam à aquele certame, Bernie Ecclestone saiu com mais uma das suas ao propor a idéia - sem pé e nem cabeça - de o vencedor fazer uma parada obrigatória no próximo GP. Caso vencesse outra seguida, faria duas e assim por diante. Claro, não vingou, mas foi mais uma das idéias sem noção do tio Bernie que a usou como forma de dar satisfação aos patrocinadores e emissoras de TV da época.
Senna venceu 3 provas seguidas em 1989. Ou seja, teria que fazer três paradas
obrigatórias no GP do EUA (Phoenix).

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Revista Speed, Edição 2

A segunda edição, ou terceira, como queiram, afinal a primeira foi de número 0, da Revista Speed já está no ar desde a manhã deste dia 8 de agosto.
Com 68 páginas, a revista trás aos leitores um belo conteúdo: duas entrevistas; a história de Didier Pironi, um balanço sobre a primeira parte deste mundial de F1, duas colunas e a passagem do WTCC pelo circuito de Curitiba, que ainda teve a prova Auto GP.
Paulo Alexandre Teixeira nos apresenta a história da carreira de Pironi, desde os tempos de Volant Elf até a sua morte numa prova Offshore disputado na Grã-Bretanha, 1987; o GP Memória, relebrando o fim de semana do GP alemão de 1982, onde o próprio Pironi quase perdeu a vida; uma entrevista com o paulistano Ubiratan Bizarro Costa, que desenvolveu um sistema que pode evitar acidentes semelhantes ao que Maria Villota sofreu mês passado e a sua coluna "O Grande Circo", onde ele fala sobre a aposentadoria de Sebastian Löeb.
A outra entrevista dessa edição é com o piloto venezuelano Ernesto Viso, feita pela Patrícia Sayuri Fukui onde ele conta o seu início de carreira, a passagem rápida pela F1 e sua vida na Indy. Duas estréias nessa revista: Eduardo Cassola Filho, que disseca a primeira parte do campeonato da F1 e de Rafael Ligeiro, que assina a coluna que leva o seu sobrenome, contando como foi a primeira vez que viu um carro de F1.
Bruno Mendonça acompanhou as provas do WTCC e da AutoGP em Curitiba e eu assinei mais uma história na revista, onde conto como foram as duas provas da Copa Perón de 1951, vencidas de forma genial por Jose Froilan Gonzalez.
Boa leitura!

http://speedrevista.wordpress.com/

Nigel Mansell, 59 anos

Uma ajeitadinha no retrovisor
(Foto: Dale Kistemaker)
Louco, corajoso, paranóico, brigador. Assim era o velho Mansell nos seus tempos de F1. "Il Leone" completa hoje 59 anos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Vídeo: GP da França, 1974

Um pequeno resumo do que foi aquela nona etapa do Mundial de F1 de 1974, vencida por Ronnie Peterson com sua Lotus.
Foi a primeira visita da categoria ao circuito de Dijon-Prenois, que abrigou o GP da França daquele ano.

Foto 108: O elenco de "Le Mans"


Os senhores do filme "Le Mans". Da esquerda em diante: Mike Parkes, Jean-Pierre Jabouille, Gerard Larrousse, David Piper, Jonathan Williams, Steve McQueen, Derek Bell, Masten Gregory, Hughes de Fierlant, Herbert Linge, e o diretor Lee Katzin.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Foto 107: Rosemeyer, Donington 1937

Bernd Rosemeyer queimando a borracha (?) do seu Auto Union Type C após a dominante vitória que obteve em Donington Park, em outubro de 1937.
Ele terminou a prova com 37 segundos de avanço sobre Manfred Von Brauchitsch e com 1minuto e 16 segundos sobre Rudolf Caracciola, que estavam ao volante das Mercedes W125 .

terça-feira, 31 de julho de 2012

Vídeo: As 24 Horas de Spa 2012

Pista seca, um aguaceiro ao anoitecer, duelos, acidentes e a vitória do trio do Audi R8 Ultra formado por Andrea Piccini/ Rene Rast/ Frank Stippler, que partiu do 29º lugar e que não estava entre os favoritos. Assim foi um pouco da história desta edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps disputada no último fim de semana. Abaixo fica o Highlights da corrida.

Foto 1044 - Alain Prost, Auto Sprint 1984

Alain Prost no GP do Brasil de 1984, que acabaria por vencer (Foto: Girardo & Co. Archive) Um dos melhores pilotos de todos os tempos ch...