sábado, 11 de maio de 2013

GP da Espanha - Classificação - 5ª Etapa

Foi a terceira pole consecutiva da Mercedes e a segunda de Rosberg no ano.
(Foto: Getty Images)
Se houvesse um campeonato à parte, onde que a pole-position é que valesse vitória, a Mercedes seria o carro a ser batido neste momento. Assim como nos treinos para os GPs da China e Bahrein, a Mercedes assegurou a pole com uma certa facilidade sobre seus rivais. Se a Ferrari apareceu forte nos dois primeiros estágios da classificação, a Mercedes pôs o seu passo de gigante quando Rosberg triturou o melhor tempo do fim de semana que pertencia à... Lewis Hamilton, que havia feito 1'21''001 no fim do Q2. Rosberg cravou 1'20''824 na sua primeira passagem no Q3 e baixou a marca na sua segunda e última tentiva, ao fazer 1'20''718. Hamilton conseguiu a segunda colocação com o tempo de 1'20''972, seguido por Vettel, Raikkonen e Alonso. Massa, que largaria na sexta colocação, foi punido por ter atrapalhado Webber na sua volta lançada no final da Q2.
Apesar do bom desempenho da Mercedes nesta classificação, onde Rosberg colocou mais de três décimos em Vettel, quatro em Raikkonen e meio segundo em Alonso, temos que esperar pelo que podem apresentar na pista catalã. Hamilton, por exemplo, se mostrou feliz com a evolução do carro para esta etapa, mas ainda está cauteloso com relação ao ritmo de corrida. Como eles ficaram na calada durante os três treinos livres, talvez estivessem trabalhando para tentar melhorar este problema para a corrida de amanhã, uma vez que o ritmo de treino é o melhor da atual F1. E sabendo que a pista de Barcelona é encardida em termos de ultrapassagem, largar na pole e conseguir manter-se bem é um passo importante para a vitória.
Com relação as outras três postulantes à vitória em Barcelona, a briga parece bem apertada e isso vem desde os treinos livres. Vettel conseguiu boas voltas, mas nunca com uma folga que lhe é habitual e ele tem alertado para o consumo de pneus; Raikkonen conseguiu levar sua Lotus ao quarto posto, lugar que ele disse depois que era o máximo que podia fazer e Alonso não teve uma boa jornada no Q3, já que tinha feito um bom trabalho nas duas últimas partes. Mas o espanhol destacou que os pneus duros e médios, em termos de desgaste, é muito pequena a diferença. E isso se aplica também na performance: enquanto que a maioria de seus oponentes conseguia fazer as voltas com pneus médios, Alonso conquistou sua melhor marca com os duros e ficou apenas dois décimos do duo prateado.
A verdade é que a prova será um desafio e tanto para a Mercedes, que terá mais uma vez a chance de tentar mostrar se o seu W04 melhorou em ritmo de corrida. Caso contrário, a dupla será engolida pelos três pilotos que tem lutado acirradamente pela viória nesta temporada.

Grid de largada para o Grande Prêmio da Espanha - Circuito de Montmeló - 5ª Etapa

1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) -1m20s718
2 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m20s972
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m21s054
4 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m21s177
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m21s218
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m21s308
7 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m21s570
8 - Sergio Perez (MEX/McLaren) -1m22s069
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m21s219*
10 - Paul di Resta (ESC/Force India) -1m22s233
11 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m22s127
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR) -1m22s166
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m22s346
14 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m23s166
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) -1m22s389
16 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m23s260
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) -1m23s318
18 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m24s661
19 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - 1m22s793**
20 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) -1m24s713
21 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m24s996
22 - Charles Pic (FRA/Caterham) -1m25s070
 
* Felipe Massa (Ferrari) perdeu três posições no grid em razão de incidente com Mark Webber (RBR) no treino classificatório
** Esteban Gutierrez (Sauber) perdeu três posições no grid em razão de incidente com Kimi Raikkonen (Lotus) no treino classificatório

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Foto 199: Stewart e Fittipaldi

(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook)
Não sei se esta cena se repetiu algumas outras vezes, mas eu, particularmente, não sabia: os dois melhores pilotos da Fórmula-1 no início da década de 70, Jackie Stewart e Emerson Fittipaldi, dividiram o volante de um Ford Capri RS 2600 LW durante as 6 Horas de Nurburgring de 1973 que foi válida para o Campeonato Europeu de Carros de Turismo. Além dos dois outros senhores da F1 estavam presentes, como Niki Lauda, Chris Amon e Hans Stuck.  
A vitória ficou com Amon e Stuck, que pilotaram um BMW 3.0 CSL da BMW Motorsports. A segunda posição foi do outro BMW da equipe, conduzido por John Fitzpatrick / Gérard Larrousse / Jochen Mass e a terceira colocação com Niki Lauda / Hans-Peter Joisten (que largaram da pole), correndo com o BMW 3.0 CSL da Jägermeister-Racing Team.
Emerson e Jackie saíram da terceira colocação do grid com o Ford Capri da equipe Ford Köln, mas abandonaram na 17ª volta - de um total de 42 - após problemas mecânicos.

Crash: Campeonato Britânico de GT, Oulton Park

Corrida com chuva é complicada de se trabalhar e quando ela está torrencial, é pior ainda. Para os pilotos então, nem se fala. E isso fica bem claro na pancadaria que aconteceu numa etapa do Campeonato Britânico de GT de alguns anos atrás.
Nada mais que cinco carros se envolveram num acidente em um dos pontos do circuito, fora outros que rodaram em partes da pista de Oulton Park. Aparentemente ninguém saiu ferido.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

FIA WEC: 6 Horas de Spa-Francorchamps, 2ª Etapa

Para quem não assisitiu a corrida, aí fica os vídeos das 6 Horas de Spa, segunda etapa do WEC, realizada no sábado passado.
Destaque para o domínio absoluto da Audi que ficou com as três primeiras colocações na LMP1 e a estréia do novo Toyota TS030 Hybrid, totalmente revisado.

Foto 198: AGS

Se havia uma coisa de boa nestes teams pequenos dos anos 90, eram a beleza dos seus carros. E este é o caso da AGS (Automobiles Gonfaronaise Sportive), que entregou o JH25 para Gabriele Tarquini e Yannick Dalmas na temporada de 1990.
Apesar de não conseguir grande coisa durante aquele ano (seus dois pilotos conseguiram classificar o carro em oito oportunidades, sendo que apenas na Espanha que a equipe teve os dois carros numa corrida com Tarquini saindo em 22º e Dalmas em 23º. Destas oito corridas, eles terminaram apenas três onde que o melhor resultado foi uma nona colocação de Dalmas no GP da Espanha), podemos dizer que o carro, ao menos, era um dos mais belos do grid.
Pelo menos para mim.


Gilles Villeneuve, o Humorista

No auge do seu sucesso na F1, Gilles Villeneuve participou de um programa cômico na TV canadense. Aparentemente estava a interpretar ele próprio neste "sketch" e dividiu o cenário com o ator canadense Gilles Latullipe.

Foto 197: Gilles

Gilles Villeneuve "testando" uma nova solução aerodinâmica na 312T4 em Long Beach, 1979 durante os treinos para o GP dos EUA do Oeste. O velho Gilles tinha algo contra as asas dianteiras...
Ele marcou a pole e venceu a corrida com quase trinta segundos de avanço sobre seu companheiro de equipe Jody Scheckter.
E hoje completa 31 anos do seu desaparecimento durante os treinos para o GP da Bélgica, em Zolder.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...