sexta-feira, 13 de junho de 2014

24 Horas de Le Mans: Um olho na Toyota e outra na Audi e Porsche

Após as duas primeiras etapas do Mundial de Endurance, onde a Toyota dominou amplamente com o seu TS040 Hybrid, Le Mans passa a ser um bom teste para vermos em que pé está a performance do carro japonês frente aos seus rivais alemães Audi e Porsche. Depois dos quatro treinos realizados em Sarthe pudemos ver que de fato estão numa boa jornada e que a velocidade dos TS040 Hybrid é um dos grandes trunfos do time japonês, principalmente estando aliado a confiabilidade. Mas não esqueçamos do que aconteceu com o Toyota #7 durante a primeira classificação, que apresentou problemas na curva Dunlop. Ao menos estes problemas não apareceram mais e a equipe pôde apresentar um bom passo durante as outras duas classificações, onde Kazuki Nakajima tratou de imprimir um ritmo forte de colocou o carro mesmo carro #7 na pole provisória no final do Qualy 2 e depois para confirmá-la no início do Qualy 3. Foi um bom teste para eles.
A Porsche também ratificou a sua velocidade que tinha sido visto com bons olhos em Spa, quando conseguiu acompanhar o ritmo da Toyota e oferecer alguma resistência ao poderio japonês. Tanto o #14 quanto o #20, estiveram bem nas três classificações e lideraram pelo menos em algum estágio: o #20, pelas mãos de Brendon Hartley cravou a melhor marca no primeiro qualy, enquanto que o #14 esteve em primeiro durante um momento daquele treino. A força deles duraram até a segunda classificação, quando a Toyota mostrou a sua força e os desbancaram da primeira posição. Aliás, a briga ficou bem próxima com a
diferença entre o primeiro (#7) e quarto (#14) ficando na casa de 1'119 segundos. Aparentemente as duas equipes já definiram os seus "coelhos" para essa corrida.
A Audi não teve uma boa jornada desde o primeiro treino livre, que foi marcado pelo brutal acidente de Loic Duval na curva Porsche. Por grande sorte, principalmente por ter um carro com cabine fechada, o piloto francês sofreu apenas alguns arranhões e só não corre neste fim de semana por recomendação médica. O R18 e-tron #1 foi refeito e entregue nas mãos de Kristensen, Di Grassi e Gené (que substitui Duval) para a disputa dos outros dois Qualys. Mas di Grassi resolveu testar o carro com um acidente de pequenas proporções, onde a dianteira e traseira ficaram danificadas - isso sem contar o erro que fez o protótipo da Pegasus ir para fora na hora que tentava voltar para os boxes. Com o carro recolocado à pista, o #1 ficou com a sétima colocação. No final da classificação, quando a zona da curva Porsche estava em bandeira amarela, ocasionada pelo acidente de Karun Chandok, Andre Lotterer estava em condições de colocar o Audi #2 mais à frente, mas devido as amarelas na curva Porche, ele teve que diminuir a velocidade e teve que se contentar com a sexta posição. O terceiro carro de Ingolstadt, conduzido pelo trio Filipe Albuquerque, Olivier Jarvis e Marco Bonanomi, terminou como o melhor da casa nessa classifcação e dá a entender, como já havia ficado quase que claro
em Spa, que será o carro o puxar o ritmo para o time alemão.

O que esperar da corrida?

Acredito que a Toyota, sim, tem um ligeiro favoritismo para Le Mans. Por outro lado não podemos nos esquecer é uma longa corrida e que problemas mecânicos, erros e possíveis enroscos com os GT pode muito bem atrapalhar o plano do time japonês.
Por outro lado, a Audi tem a manha: apesar de não ter apresentado velocidade pura com nenhum de seus três carros, eles sabem bem como administrar tudo isso. As suas vitórias em 2010 e 2011 contra a Peugeot que estavam numa forma muito melhor, é um exemplo claro de como podem sair dessa adversidade e conquistar outro trunfo em Sarthe.
A Porsche está de volta ao Endurance pela classe principal após 16 anos e claro, temos que respeitar a sua história fabulosa naquele lugar, mas no momento são francos atiradores. Tem sim carros bem velozes e isso trará um trabalho extra para as suas rivais, porém devemos lembrar que são carros que tem apresentado algum tipo de problema nas duas primeiras etapas e isso deve estar na conta do time de Weissach para todo o certame em Le Mans. Será uma grande surpresa se fizerem toda corrida sem apresentar um grande problema e se caso isso aconteça, estarão muito bem no final.
Ainda acho que esta é a grande oportunidade da Toyota em Le Mans para, enfim, conquistar a sua tão sonhada vitória em Sarthe.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

WEC: Toyota é pole para a 82ª 24 Horas de Le Mans

(Foto: autosport)
Apesar da forte oposição vinda da Porsche, a Toyota definiu a parada à seu favor exatamente quando começou o terceiro treino classificatório quando Kazuki Nakajima destroçou a marca que ele mesmo fizera no fim do segundo treino. O piloto japonês, em posse do Toyota #7, baixou a marca de 3'22''589 para 3'21''789 e não sendo mais alcançado por ninguém. O Porsche #14 ficou na segunda colocação, há 0''357 da marca de Nakajima. A terceira posição é do outro Toyota #8.
A Audi ocupa a quinta, sexta e sétima colocações com os R18 e-tron #3, #2 e #1. A Rebellion terminou com a duas últimas posições da classe LMP1.
Na LMP2, pole para o Ligier JSP2 #46 da Thiriet By TDS Racing com a marca de 3:37.609. A segunda posição ficando para o Zytek Z11 #38 da Jota Sport e em terceiro o Ligier JS P2 #36 da OAK Racing.
Na LMGTE PRO, a primeira posição ficando com a Ferrari 458 da AF Corse, com a marca de 3'53''700, seguido pelo Corvete C7 #73 da Corvete Racing e do Aston Martin Vantage #97 da Aston Martin Racing.
Na LMGTE AM, pole para a AF Corse com o seu Ferrari 458 #81 com a marca de 3:54.665. A segunda colocação e terceira, ficando para a Aston Martin Racing com os seus Aston Martin Vantage de número #98 e #95.
Tivemos algumas baixas nestes treinos: James Calado deve ser substituído por Pierre Kaffer no Ferrari 458 #71 da  AF Corse após o seu acidente que acontecera mais cedo. Gianluca Roda, no Ferrari 458 #90 da 8Star, bateu na curva Porsche - mais um - e ainda temos que ver se o carro estará inteiro para o sábado. Mas como foi uma pancada dianteira, é bem provável que esteja pronto para a corrida. Karun Chandok bateu na curva Indianápolis na parte final do terceiro treino. Mas a exemplo da 8Star, o #48 da Murphy Prototypes só teve avarias na dianteira do protótipo e deve estar no grid do próximo sábado.
Segundo o race control, alguns carros serão investigado por ter ignorado as bandeiras amarelas na curva Indianápolis durante o resgate do carro de Karun Chandok. Talvez tenhamos algumas mudanças no grid.

LMP1


LMP2

LMGTE PRO

LMGTE AM


WEC: E a Toyota dá o troco na segunda classificação em Le Mans

(Foto: John Dagys)
Parece uma brincadeira de gato e rato em Sarthe: se a Porsche foi dominante no primeiro treino classificatório, a Toyota, com Kazuki Nakajima ao volante do #7, deu o troco sobre os alemães superando a marca de Romain Dumas (Porsche #14) em 0''119 décimos. Timo Benhard, que estava em posse do Porsche #20 e que estava na pole quando o treino foi reiniciado, ficou em terceiro.
Os Audi seguiram em quarto (#3), sexto (#2) e sétimo (#1), mas sofreram um susto quando Di Grassi perdeu o controle do Audi #1 - que foi recolocado na pista após o pavoroso acidente de ontem - e acabou batendo na curva Indianápolis. Mas os danos foram os menores - com avarias na dianteira e traseira  - e o carro esteve de volta no final do treino, com Marc Gené, substituto de Loic Duval, ao volante. Para a Rebellion sobrou a oitava e nona colocações.
Abaixo os melhores tempos de cada grupo:

LMP1

1 #7 Toyota, 3m22.589s
2 #14 Porsche, 3m22.708s
3 #20 Porsche, 3m22.908s
4 #3 Audi, 3m23.271s
5 #8 Toyota, 3m23.661s
6 #2 Audi, 3m26.490s
7 #1 Audi, 3m26.490s
8 #12 Rebellion, 3m31.180s
9 #13 Rebellion, 3m31.608s


LMP2

1 #46 Ligier, 3m38.094s
2 #48 ORECA, 3m38.207s
3 #36 ORECA, 3m38.769s


LMGTE PRO

1 #51 Ferrari, 3m54.754s
2 #73 Chevrolet, 3m55.038s
3 #97 Aston, 3m55.067s


LMGTE AM

1 #72 Ferrari, 3m56.787s
2 #61 Ferrari, 3m56.917s
3 #95 Aston Martin, 3m56.994s
 
 
 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

WEC: Porsche 1-2 no primeiro classificatório em Le Mans

(Foto: John Dagys)
E terminou agora pouco o primeiro treino classificatório para as 24 Horas de Le Mans. Brendon Hartley colocou o Porsche 919 #20 na ponta da tabela de tempos com a marca de 3'23''157, 0''771 mais veloz que o outro Porsche 919 #14 que foi conduzido por Marc Lieb.
A Toyota ocupou as outras duas posições seguintes, mas a luz amarela já acesa na cala japonesa devido o problema no carro #7 que parou na curva Dunlop. Na quinta e sexta posições aparece os dois Audi, com o #2 na frente. Mais atrás os dois Rebellion, com o #12 e #13 em sétimo e oitavo respectivamente.
Na LMP2, melhor marca para o Morgan Nissan da G-Drive de Julien Canal com o tempo de 3'38''843, seguido pelo Alpine Nissan de Nelson Panciatici e do Oreca Nissan de Richard Bradley.
Na LMGTE PRO, a Giancarlo Fisichella terminou na frente com a Ferrari 458 marcando 3'54'754, seguido por Bruno Senna no Aston Martin e Marco Holzer no Porsche 911.
Na LMGTE AM, o comando ficou por conta de Basov com a Ferrari 458 marcando 4'56''787.
Este treino teve dois momentos de paralisação: o primeiro foi por conta de Nicolas Minassian, que acidentou-se com o Oreca Nissan da SMP Racing e depois pelo acidente de Fernando Rees com a Aston Martin quando faltava cerca de 45 minutos para o fim. Devido este acidente de Rees, a direção de prova decidiu encerrar as atividades por causa do guard-rail que teve de ser trocado extamente onde o piloto brasileiro bateu. Os dois acidentes, à exemplo do que aconteceu com Loic Duval no treino livre, foi na curva Porsche.
E por falar em Loic Duval, a Audi confirmou que ele e o carro #1 estarão de volta amanhã. Uma ótima notícia, depois do grande susto de hoje cedo.

WEC: Toyota comanda a primeira sessão de treinos livres em Le Mans

(Foto: Autosport)
Antes que o acidente de Loic Duval com o Audi #1 interrompesse o treino em Sarthe, Anthony Davidson, em posse do Toyota #8, cravou o tempo de 3'23''652 que terminou por ser o melhor da sessão. Na segunda colocação apareceu o outro Audi #2 que teve Fassler ao volante, ficando 0''324 décimos mais lento que o Toyota e terceira colocação o outro Toyota #7, com Kazuki Nakajima no comando. A quarta e quinta posições ficaram para os outros dois Audi, sendo o #1 teve a sua marca feita por Lucas Di Grassi - claramente antes do acidente de Duval - e o #3 com Olivier Jarvis. Os Porsches ficaram cerca de três segundos do ponteiro, com Timo Bernard no #20 e Neel Jani no #14. A Rebellion, com os seus R One, terminou com a oitava (#12) e nona (#13) colocações
Na LMP2, melhor tempo para o novo Ligier JSP2 da OAK Racing que foi pilotado por Jann Mardenborough. A segunda posição ficou com a Murphy Prototypes que teve Karun Chandhok no comando do Oreca-Nissan 03R.
Na GTE PRO, Gianmaria Bruni levou a Ferrari 458 da AF Corse ao topo da tabela, seguido pelo Aston Martin #97 de Darren Turner e pelo Corvete #73 de Jan Magunussen.
Na GTE AM, melhor marca para Nicki Thim com o Aston Martin #95, com o Porsche 911 #77 da Dempsey Racing em segundo e a Ferrari 458 #81 em terceiro.
A tabela de tempos você pode ver aqui. 

WEC: O acidente de Loic Duval em Le Mans

Aconteceu há cerca de quase uma hora o pavoroso acidente de Loic Duval com o Audi R18 e-tron durante a primeira sessão de treinos livres em Sarthe.
A imagem do carro com a traseira totalmente destruída na curva Porsche, faz lembrar um pouco o do acidente sofrido por Allan McNish durante a edição de 2012.
Duval foi retirado do carro consciente, conversando com os médicos. Ele foi levado para um hospital lá mesmo em Le Mans para um check-up completo.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Foto 355: Os últimos

Um dos mais belos carros que já passaram pela mítica pista de Sarthe. O Peugeot 905 EVO 1B LM #1 de Yannick Dalmas, Derek Warwick e Mark Blundell durante uma das inúmeras visitas ao box da edição de 1992 das 24 Horas de Le Mans.
O trio venceu a prova, com o Toyota TS010 #33 (Pierre-Henri Raphanel / Kenny Acheson / Masanori Sekiya) da equipe Tom ficando em segundo e outro Peugeot 905 EVO #2 (Philippe Alliot / Mauro Baldi / Jean-Pierre Jabouille) terminando em terceiro.
Foi a última edição das 24 Horas de Le Mans válida pelo Sportscar World Championship que seria extinto no final daquele ano. Derek Warwick e Yannick Dalmas foram os campeões somando juntos 98 pontos, 34 a mais que a dupla Philippe Alliot e Mauro Baldi que fecharam em segundo. A Peugeot Talbot Sport foi a campeã no geral e a Chamberlain Engineering na FIA Cup. 

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...