quarta-feira, 11 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Classificação

(Foto: Hertz Team Jota/ Twitter)

Os Hypercars, assim como foi a sessão dos LMP2 e LMGT3 que fizeram as suas qualificações antes, também teve seus 30 minutos para que conhecêssemos os 15 melhores para o Hyperpole 1 de amanhã.

Foi uma sessão bem disputada com as principais equipes chegando a liderar a classe nessa qualificação. No final o Cadillac #12 confirmou o bom ritmo da Heartz Team Jota ao fazer o melhor tempo alcançando 3'22''847 - inclusive, batendo o recorde do circuito para os Hypercar. Ele foi seguido pelo #15 da BMW M Team WRT que fez 3'22''887 e em terceiro ficou o Ferrari #51 com o tempo de 3'23''163. A seguir os demais que asseguraram as posições para o H1 de quinta:

#6 Porsche Penske; #38 Cadillac Hertz Team Jota; #50 Ferrari AF Corse; #5 Porsche Penske; #20 BMW M Team WRT; #311 Cadillac Whelen; #36 Alpine Endurance; #8 Toyota Gazoo Racing; #83 AF Corse; #101 Cadillac WTR; #4 Porsche Penske; #35 Alpine Endurance

Para as classes LMP2 e LMGT3 foram 30 minutos para que os 12 melhores avançassem para a Hyperpole 1 que será realizada amanhã, onde os oito primeiros de cada uma dessas classes seguirão para a Hyperpole 2, onde conheceremos os poles de cada classe. 

Na LMP2 o mais rápido foi o #199 da AO By TF com Louis Deletraz assumindo a ponta no final da qualificação ao fazer 3'35''472; em segundo aparece o #23 da United Autosports e em terceiro o #45 da Algarve Pro Racing. Além dos três primeiros, outros nove avançaram para o H1 de amanhã nessa classe:

#29 - TDS Racing; #22 - United Autosport; #48 VDS Panis Racing; #25 Algarve Pro Racing; #43 Inter Europol Competition; #28 IDEC Sport; #16 RLR M Sport; #183 AF Corse; #37 CLX Pure Rxing

Na LMGT3 a batalha pela melhor marca trouxe alguns players que até então, contando com o Test Day e primeiro treino livre, estavam escondidos. O BMW #46 do Team WRT fez o melhor tempo da sessão chegando aos 3'56''875, seguido pelo Aston Martin #27 da Heart Of Racing com 3'57''083 e em terceiro o Porsche #92 da Manthey 1ST Phorm com o tempo de 3'57''255. A seguir, os demais que avançaram para o H1 de quinta-feira:

#78 Akkodis ASP Team; #81 TF Sports; #88 Proton Competition; #193 Ziggo Sport Tempesta; #59 United Autosports; #21 Vista AF Corse; #54 Vista AF Corse; #61 Iron Lynx; #95 United Autosports

Ás 16:45 acontece o segundo treino livre em La Sarthe. 


93ª 24 Horas de Le Mans - Cadillac lidera o primeiro treino livre

 

(Foto: Daily Sportscar)

As atividades oficiais para a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans teve seu inicio com a primeira sessão de treinos livres com duração de três horas. 

Apesar de um período onde Ferrari e Toyota estiveram nas três primeiras posições nas duas primeiras horas - com os dois carros japoneses em segundo e terceiro, com o Ferrari #50 na ponta - Sébastien Bourdais tratou de quebrar essa sequência na quando a faltavam 45 minutos para o fim ao colocar o Cadillac #38 do Hertz Team Jota na liderança com a marca de 3'25''148. A segunda colocação ficou para o Ferrari #50 com o tempo de 3'25''302 e a terceira para o Porsche Penske #6 com a marca de 3'25''568. 

A Toyota se posicionou nas posições 4 e 9 com os GR010 #8 e #7, respectivamente. Além do #6 na terceira posição, a Porsche Penske ainda teve os #5 e #4 entre os dez primeiros. 

Na LMP2 a liderança foi do #16 da RLR M Sport ao cravar a marca de 3'36''888, seguido pelo #43 da Inter Europol com o tempo de 3'37''125 e a terceira posição para p #45 da Algarver Pro Racing em terceiro fechando com 3'37''342. 

A LMGT3 parece ser uma extensão do que vimos no Test Day de domingo, com o Lexus #78 da Akkodis ASP Team sendo o mais veloz com o tempo de 3'57''248. A segunda posição, assim como no domingo, foi da Ferrari #54 da AF Corse com o tempo de 3'57''295 e em terceiro o Aston Martin #10 da Racing Spirit Of Le Mans com a marca de 3'57''344. Nessa classe, foram 14 carros no mesmo segundo.

Como principal ocorrência nesse primeiro treino livre, o acidente com o Mercedes #63 da Iron Lynx na freada para a chicane Dunlop que causou bandeira vermelha. O piloto está ok. 

A partir das 13:30 se inicia a primeira qualificação.




terça-feira, 10 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Peugeot vence o Pit Stop Challenge

 








A festa dos mecânicos da Peugeot após a vitória na quarta edição do Pit Stop Challenge, que acontece sempre nas terças que antecedem o inicio das atividades oficiais para as 24 Horas de Le Mans. 
Neste ano, eles fizeram a marca de 8s 830 (no 9X8 #93) e desbancaram os rivais da Ferrari Hypercar que trocaram os pneus dos dois 499P na casa dos 9 segundos - 499p #50 9s050 e 499P #51 9s140. 
A Iron Dames chegou liderar o desafio logo no início com o tempo de 9s 530 com o Porsche 911 GT3 R LMGT3 #85 - tempo suficiente para dar a equipe a conquista na classe LMGT3. 
Na LMP2 a vitória foi para o Oreca 07 Gibson #189 da AF Corse com o tempo de 10s 440.

FOTOS: Peugeot Sport/ Twitter

segunda-feira, 9 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Mudanças na Iron Dames para Le Mans


Segundo o site Endurance Info, Sarah Bovy substituirá Michelle Gatting no comando do Porsche #85 da equipe nesta 93ª Edição das 24 Horas de Le Mans. 

Michelle Gatting teria se machucado durante o Test Day e a equipe, de imediato, escalou Sarah Bovy que já esteve na tripulação da equipe em 2024. 

“Iron Dames e Manthey lamentam anunciar que Michelle Gatting não participará das 24 Horas de Le Mans deste ano após sofrer fraturas no pé durante uma troca de piloto nos boxes na sessão de testes de ontem” comunicou a equipe agora há pouco. 

domingo, 8 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Test Day

(Foto: ACO)

Após dias de pesagens e festas para os fãs em Le Mans, os 62 carros que estarão nessa 93ª 24 Horas de Le Mans ganharam a pista para as primeiras impressões neste Test Day que é dedicado para que todos tenham contato com o circuito de La Sarthe antes das atividades oficiais. E isso foi muito importante, pois alguns trechos do traçado de 13km sofreram recapeamento. 

(Foto: Le Cavalier Rosso/ Twitter)
A parte da manhã viu a Ferrari comandar o melhor tempo entre os Hypercar - e geral - através do 499P
#83 da AF Corse. Robert Kubica anotou o tempo de 3'27''010 quando a sessão estava pela metade; as outras duas Ferrari 499P do time principal ficaram na quarta e oitava posições (#51 e #50, respectivamente). Nesta sessão o Toyota GR010-Hybrid #8 ficou com a segunda colocação chegando aos 3'28''000, quase 1 segundo atrás do #83 com Brendon Hartley cravando a marca no final da sessão; o outro Toyota #7, que leva as cores do legendário GT One, ficou em nono. A Cadillac apareceu em terceiro com o #38 da Hertz Team Jota marcando 3'28''491. 

A LMP2 viu  a RLR M Sport #16 conquistar o melhor tempo da sessão com o tempo de 3'36''593, 0'260 melhor que o #37 da CLX-Pure Rxcing que terminou em segundo. A terceira posição foi para o #43 da Inter Europol com o tempo de 3'36''927 - esta equipe teve o seu outro carro, o e #34, acidentado durante a sessão quando Luca Ghiotto escapou nas temidas Curvas Porsche e bateu, danificando a dianteira e traseira do protótipo. De todo modo, serviu para o teste de Safety Car fosse realizado. 

Na LMGT3 a Akkodis ASP Team esteve muito bem conseguindo posicionar seus dois Lexus nas três primeiras posições: o #87 teve a sua melhor marca - 3'57''109 - feita por José Maria Lopez no momento que ele fazia uma simulação de prova e o #78 ficou com o terceiro tempo ao cravar 3'57''807. A Ferrari #21 da Vista AF Corse quebrou essa sequência ao fechar na segunda posição com o tempo de 3'57''378.

Abaixo, os dez melhores de cada classe na 1ª Sessão:




A parte da tarde viu a Toyota quebrar os cronômetros ao anotar 3'26''246 também com Brendon Hartley logo na primeira hora da segunda sessão. Essa marca do neozelandês foi sete décimos melhor que a do Test Day de 2024. Assim como a Toyota, a Ferrari viu James Calado posicionar o #51 na segunda posição com o tempo de 3'26''777 - as duas equipes foram as únicas a andarem na casa de 3'26 nesse domingo. A terceira posição ficou para o Alpine #36 com Mick Schumacher sendo o responsável pela melhor volta, chegando aos 3'27''313. 

Essa sessão viu três bandeiras vermelhas serem acionadas e uma delas veio de carros da Hypercar. O BMW M Hybrid #20 ficou parado nas Curvas Porsche quando Sheldon Van Der Linde estava no comando e foi recolhido para os boxes. 

(Foto: United Autosports/ Twitter)
A LMP2 também teve uma melhora no tempo mais rápido em vista ao que foi feito pela manhã: Pietro
Fittipaldi, no comando do #22 da United Autosports, fez o tempo de 3'35''770. A segunda posição foi para o #29 da TDS Racing com o tempo de 3'36''225 através de Mathias Beche. Em terceiro - e primeiro na subclasse AM da LMP2 - aparece o #199 da AO By TF com o tempo de 3'36''540 feito por Louis Deletraz. 

O #11 da Proton Competition, com Gianluca Roda no comando, sofre um acidente perto da zona de Indianápolis quando a sessão se aproximava para a sua meia hora final. As barreiras ficaram danificadas, o que atrasou bastante o reinicio da atividade. O piloto está ok!

Mais uma vez o Lexus #87, e outra vez com Lopez, esteve no comando dos LMGT3 e dessa vez baixando a sua marca da manhã em quase dois segundos - 3'55''276. Assim como foi pela manhã, eles foram seguidos pela Ferrari #21 da AF Corse com Alessio Rovera anotando 3'56''835 e a terceira posição ficando para a Ferrari #57 da Kessel Racing que fez o tempo de 3'56''993, cortesia de Casper Stevenson. 

Os carros voltam ao circuito para iniciar os trabalhos oficiais na quarta-feira, com os primeiros treinos livres e qualificações. 

Abaixo os dez melhores de cada classe nessa segunda sessão:  




93ª 24 Horas de Le Mans - Imagens

 


Algumas imagens dos dois dias de pesagem e também do desfile pelas ruas de Le Mans

sábado, 7 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Pesagem Dia 2

(Foto: Antonin Vicent/ ACO)

Os últimos 23 carros foram para a vistoria técnica hoje em Le Mans, na Place de La République. Dessa vez, os grandes favoritos estiveram nessa importante - e festiva - atividade. 


Talvez a grande pergunta para esta edição de número 93 da grande prova é de quem poderá parar a Ferrari. Seja no campeonato deste ano, seja nas duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans, a equipe italiana tem sido absoluta e neste ano, embalada com três grandes vitórias, é impossível não indicá-los como grandes favoritos a vencer. Apesar de todo essa favoritismo, eles sabem dessa possibilidade, mas também reconhecem que a batalha será bem mais acirrada para este ano. Podemos vencer a corrida novamente, mas será ainda mais difícil, porque a competição está mais acirrada", comenta Antonio Giovinazzi, o vencedor de 2023 junto de Alessandro Pier Guidi e James Calado no 499P #50. Robert Kubica pensa da mesma forma, ele que estará no comando do 499P #83 da AF Corse com Yifei Ye e Philip Hanson: Terminar as 24 Horas de Le Mans é sempre um desafio, então vencê-la é outra história. Mal posso esperar para a corrida começar. Nosso carro está ainda mais competitivo do que no ano passado."


O momento da Porsche com seus 963 no Mundial de Endurance não tem sido dos melhores, bem diferente da base americana que tem feito uma campanha impressionante no IMSA com as conquistas nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring - para falarmos apenas das provas maiores - mas sabemos da força da fábrica alemã em La Sarthe e juntando com o desejo de Roger Penske, que espera conquistar a sua primeira 24 Horas de Le Mans, abre a possibilidade de chegarem bem ao final do dia 15 de junho. A mentalidade dos pilotos, sabendo separar a condição da equipe no campeonato do preparação para a grande prova, mostra o quanto a Porsche leva muito a sério o lugar onde a marca passou a ser uma das grandes legendas do Endurance Mundial. Mathieu Jaminet, que conduzirá  963 #5 com Julien Andlauer e Michael Christensen, comenta justamente neste sentido: 
Não devemos nos preocupar com o nosso difícil início de temporada. Estaremos lá para as 24 Horas". Michael Christensen também comentou sobre o trabalho em melhorar o 963 para Le Mans: "Tentamos otimizar o carro e a equipe. Fizemos atualizações mecânicas e aerodinâmicas em nosso hipercarro".


Por pequenos detalhes a Toyota ficou com dois segundos lugares nas duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans, mas isso não os abala e com certeza estão apostando na longa experiência da equipe e pilotos para escreverem pela sexta vez o nome da fabricante japonesa em La Sarthe. David Floury, diretor técnico da Toyota, destaca o empenho de todos em reconquistar a prova: 
"Não almejamos nada além da vitória". Brendon Hartley, que estará ao lado de Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa no GR010 Hybrid #8, entende que a batalha será intensa: "Há muitas questões em torno desta 93ª edição" e Buemi segue a mesma opinião: "A vitória será decidida por muito pouco". Mike Conway, que estará no #7 junto de Nicky De Vries e Kamui Kobayashi, destaca algumas evoluções no GR010- Hybrid: "Tentamos diferentes opções no carro, esperamos colher os frutos aqui". 


Jamie Chadwick será uma das seis mulheres que estarão presentes para essa 93ª Edição das 24 Horas de Le Mans. Ela, que estreará na clássica francesa, estará no comando do Oreca 07-Gibson #18 da Idec Sport da LMP2 junto de Andre Lotterer e Mathys Jaubert. Jamie, que venceu recentemente as 4 Horas de Barcelona no ELMS, destaca o sonho de estar competindo nas 24 Horas de Le Mans e ansiedade em pilotar no mítico traçado francês: 
Participar das 24 Horas de Le Mans é a realização de um sonho para mim. Todos estão me aconselhando a administrar bem meu tempo e energia. Mal posso esperar para sentar ao volante do carro amanhã para o Dia de Teste. Nós nos preparamos bem e sei que posso contar com a experiência dos meus companheiros de equipe”.

Amanhã inicia o Test Day com a atividade sendo dividida em duas partes: das 5:00 às 8:00 a primeira parte e a segunda a partir das 10:30 às 13:30, sempre no horário de Brasília. 

FOTOS: Dailysportscar.com

93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 23 e 24