terça-feira, 18 de junho de 2013

Foto 214: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 6

Apesar de ter sido a década da Porsche nas 24 Horas de Le Mans, aquele período começou com a surpreendente vitória do Rondeu M379-Ford Cosworth com seu criador Jean Rondeu e Jean-Pierre Jaussand ao volante deste, na edição de 1980. A terceira colocação ficou com o segundo Rondeu, pilotado por Gordon Spice, Phillippe Martin e Jean Michel Martin.
A Porsche, que havia ficado de fora com a sua equipe oficial em 1980, voltou em 1981 e tirou o então aposentado Jacky Ickx do seu descanso para correr novamente para eles com o modelo 936 com o novo motor 2.6 Litros Turbo. O resultado foi a vitória em Sarthe, a quinta conquista de Ickx que dividiu o comando do Porsche 936 com Derek Sino. Essa vitória de Ickx deu início a uma sequência de sete vitórias da Porsche em Le Mans, que foi conquistada com os míticos modelos 956 (4 vitórias) e 962 (2 vitórias).
Em 1988 a Jaguar conseguira, enfim, vencer em Sarthe após 31 anos. A fábrica tinha voltado as competições no início daquela década correndo na IMSA (International Motor Sports Association) com o modelo XJR-5, que foi base para os lendários modelos XJR-8 (Campeão do Mundo em 1987 com Raul Boesel); XJK-9 (Vencedor em Le Mans com Lammers, Dumfries e Wallace e Campeão do Mundo com Martin Brundle) e o XJR-12 (Vencedor em Le Mans com Nielsen, Cobb e Brundle em 1990)
Outro retorno festejado - e com vitória - foi da Mercedes, que se associou com Peter Sauber e ajudou a desenvolver outra lenda do SportsCars que foi o modelo C9, vencedor em Le Mans no ano de 1989.

1980 - Jean Rondeau - Jean-Pierre Jaussaud - (Ronda M379B)

1981 - Jacky Ickx - Derek Bell - (Porsche 936)

1982 - Jacky Ickx - Derek Bell - (Porsche 956)

1983 - Vern Schuppan - Al Holbert / Hurley Haywood - (Porsche 956)

1984 - Klaus Ludwig - Henri Pescarolo - (Porsche 956)

1985 - Klaus Ludwig - Paolo Barilla - John Winter - (Porsche 956)

1986 - Derek Bell - Hans-Joachim Stuck - Al Holbert - (Porsche 962)

1987 - Derek Bell - Hans-Joachim Stuck - Al Holbert - (Porsche 962)

1988 - Jan Lammers - Johnny Dumfries - Andy Wallace - (Jaguar XJR-9)

1989 - Jochen Mass - Manuel Reuter - Stanley Dickens - (Sauber Mercedes-Benz C9)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Foto 213: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 5

Os anos 70 foi a época que iniciou o domínio da Porsche em Sarthe, com a conquista de cinco vitórias naquele circuito e ampliação do recorde de conquistas de Jacky Ickx chegando a quatro vitórias, tornando desde já o piloto mais vitorioso daquela prova.
Mas após dois anos de domínio da Porsche, foi a vez dos franceses sorrirem com o tri-campeonato da Matra no triênio 1972/73 e 74, sempre com Henri Pescarolo ao volante dos belos e eficientes Matras MS670, MS670B e MS670C. Foi nesse período que Graham Hill fechou a Tríplice Coroa, ao vencer a edição de 1972 com Pescarolo, e tornar-se o único piloto a vencer as três corridas mais importantes do motorsport desde então: Grande Prêmio de Mônaco (por cinco vezes), 500 Milhas de Indianápolis (1966) e 24 Horas de Le Mans (1972). Outra vitória francesa que seria muito comemorada em Sarthe aconteceria quatro anos depois, com a conquista da Renault com seu protótipo Renault Alpine A442B em 1978.

1970 - Hans Herrmann - Richard Attwood - (Porsche 917K)

1971 - Helmut Marko - Gijs van Lennep - (Porsche 917)

1972 - Henri Pescarolo - Graham Hill - (Matra MS670)

1973 - Henri Pescarolo - Gérard Larrousse - (Matra MS670B)

1974 - Henri Pescarolo - Gérard Larrousse - (Matra MS670C)

1975 - Jacky Ickx - Derek Bell - (Mirage GR8)

1976 - Jacky Ickx - Gijs van Lennep - (Porsche 936)


1977 - Jacky Ickx - Hurley Haywood - Jürgen Barth - (Porsche 936)

1978 - Jean-Pierre Jaussaud - Didier Pironi - (Renault Alpine A442B)

1979 - Klaus Ludwig -Bill Whittington-Don Whittington - (Porsche 935 K3)

sábado, 15 de junho de 2013

Foto 212: Jose Froilán Gonzalez (1923-2013)


"Pepe" e suas vitórias em Silverstone
E o homem que levou a Ferrari ao seu primeiro triunfo no Campeonato Mundial de Fórmula-1, há 62 anos, deixou de viver hoje. José Froilán Gonzalez morreu aos 90 anos neste sábado, Argentina.  
O "Touro dos Pampas", apelido que foi lhe dado devido a sua robustez, correu por nove temporadas na F1 entre 1950-57 e depois em 1960. Estreou no GP de Mônaco de 1950 a bordo de Maserati 4CLT-50, largando em quarto e abandonando na primeira volta.
Estreou pela Ferrari em 1951 e no GP da Grã-Bretanha - disputado em Silverstone - daquele ano, levou a Scuderia a primeira vitória na F1. Ele conquistaria mais uma vitória na categoria, lá mesmo em Silverstone, em 1954 pilotando pela Ferrari ano que foi vice-campeão. E naquele ano ele conquistaria outra vitória significativa para ele a Ferrari, só que fora da Fórmula-1: Froilán Gonzalez dividia os louros da vitória com o francês Maurice Trintignant ao levar o Ferrari 375 à vitória nas 24 Horas de Le Mans, que foi, também, a segunda conquista da Rossa em Sarthe.

Gonzalez ainda correu o GP da Argentina de 1960, após três anos afastado da F1. Largou em 11º e terminou em 10º. Depois disso, abandonou de vez as competições em nível internacional.
E aqui fica o link de outras duas conquistas de José Froilan Gonzalez conquistadas na Argentina no ano de 1951, onde ele derrotou as temíveis Mercedes, Hermann Lang e Juan Manuel Fangio.

Foto 211: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 4



A década de 60 foi dominada exclusivamente por duas fábricas: Ferrari e Ford ganharam todas as edições das 24 Horas de Le Mans daquele período, tornando-se num maiores duelos particulares da história do automobilismo devido, exclusivamente, pela não venda da Ferrari para a Ford na metade daquela década quando o “Comedattore” Enzo Ferrari destratou Henry Ford, que atravessara ao Atlântico para fechar a compra da Scuderia.
A sua vingança veio nas pistas com a criação de uma lenda, que foi feita exatamente para confrontar e vencer os carros italianos: o Ford GT 40 apareceu na edição de 1966 e logo de cara conseguiu uma trinca sobre os carros da Ferrari, com a vitória ficando com a dupla Chris Amon/ Bruce McLaren. Pelos três anos seguintes a Ford conquistaria a vitória em Sarthe. Para a Ferrari a sua hegemonia terminou em 1965, com a vitória ficando para Jochen Rindt/ Masten Gregory.
Os anos 60 marcaram o início do recorde de Jacky Ickx, a aparição de Henri Pescarolo e da alta competitividade da Porsche, que já era uma ameaça constante para Ferrari e Ford no final daquela década.

1960 - Olivier Gendebien - Paul Frère - (Ferrari TR60)

1961 - Olivier Gendebien - Phil Hill - (Ferrari TR61)

1962 - Olivier Gendebien - Phil Hill - (Ferrari 330 LM)

1963 - Ludovico Scarfiotti - Lorenzo Bandini - (Ferrari 250 P)

1964 - Jean Guichet - Nino Vaccarella - (Ferrari 275 P)

1965 - Jochen Rindt - Masten Gregory - (Ferrari 275 LM)

1966 - Bruce McLaren - Chris Amon - (Ford GT40 MK II)

1967 - Dan Gurney - A.J. Foyt - (Ford GT40 MK IV)

1968 - Pedro Rodríguez - Lucien Bianchi - (Ford GT40)

1969 - Jacky Ickx - Jackie Oliver - (Ford GT40)

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Foto 210: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 3



Devido a Segunda Guerra Mundial, muitas corridas e campeonatos deixaram de ser realizados por quase sete anos e até o final da década de 40, as competições automobilísticas tinham retomado as suas atividades.
As 24 Horas de Le Mans retornou em 1949, dez anos depois da sua última edição, e viu a lenda da Ferrari ser iniciada com a vitória da dupla Luigi Chinetti (a terceira dele em Le Mans) e Lord Seldson a bordo da Ferrari 166MM. A Ferrari seria a fábrica mais vitoriosa desta corrida pelos próximos vinte anos, período que conquistou dez vitórias em Sarthe. Esse recorde só seria batido pela Porsche em 1985.
Além da Ferrari, Jaguar e Mercedes também fizeram história nessa corrida com os seus duelos durante a primeira parte da década de 50. Em 1955 a maior tragédia do automobilismo moderno aconteceu por lá, com o voou da Mercedes de Levegh 300SL contra a multidão matando mais de 80 pessoas. Acidente que não somente forçou a retirada da Mercedes dessa prova, mas também das competições por inteiro.
De se destacar a resistência de ferro de Louis Rosier, que dividiu o volante de seu Talbot Lago com seu filho Jean-Louis Rosier que teve a oportunidade de pilotar o carro por apenas duas voltas... e Louis conduziu o carro pelas outras 254 voltas da edição de 1950.

1949 - Luigi Chinetti / Lord Seldson - (Ferrari 166 MM)

1950 - Louis Rosier - Jean-Louis Rosier - (Talbot Lago T26GS)

1951 - Peter Walker - Peter Whitehead - (Jaguar XK120C)

1952 - Hermann Lang - Fritz Reiss - (Mercedes 300SL)

1953 - Tony Rolt - Duncan Hamilton - (Jaguar C-Type)

1954 - José Froilán González - Maurice Trintignant - (Ferrari 375)

1955 - Mike Hawthorn - Ivor Bueb - (Jaguar D-Type)

1956 - Ron Flockhart - Ninian Sanderson - (Jaguar D-Type)

1957 - Ron Flockhart - Ivor Bueb - (Jaguar D-Type)
1958 - Olivier Gendebien - Phil Hill - (Ferrari 250 TR)
1959 - Carroll Shelby - Roy Salvadori - (Aston Martin DBR1)



Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...