A década de 60 foi dominada exclusivamente por duas
fábricas: Ferrari e Ford ganharam todas as edições das 24 Horas de Le Mans
daquele período, tornando-se num maiores duelos particulares da história do
automobilismo devido, exclusivamente, pela não venda da Ferrari para a Ford na
metade daquela década quando o “Comedattore” Enzo Ferrari destratou Henry Ford,
que atravessara ao Atlântico para fechar a compra da Scuderia.
A sua vingança veio nas pistas com a criação de uma lenda,
que foi feita exatamente para confrontar e vencer os carros italianos: o Ford
GT 40 apareceu na edição de 1966 e logo de cara conseguiu uma trinca sobre os
carros da Ferrari, com a vitória ficando com a dupla Chris Amon/ Bruce McLaren.
Pelos três anos seguintes a Ford conquistaria a vitória em Sarthe. Para a
Ferrari a sua hegemonia terminou em 1965, com a vitória ficando para Jochen
Rindt/ Masten Gregory.
Os anos 60 marcaram o início do recorde de Jacky Ickx, a
aparição de Henri Pescarolo e da alta competitividade da Porsche, que já era
uma ameaça constante para Ferrari e Ford no final daquela década.
1960 - Olivier Gendebien - Paul Frère - (Ferrari TR60)
|
1961 -
Olivier Gendebien - Phil Hill - (Ferrari TR61)
|
1962 - Olivier Gendebien - Phil Hill - (Ferrari 330 LM)
|
1963 - Ludovico Scarfiotti - Lorenzo Bandini - (Ferrari 250
P)
|
1964 -
Jean Guichet - Nino Vaccarella - (Ferrari 275 P)
|
1965 -
Jochen Rindt - Masten Gregory - (Ferrari 275 LM)
|
1966 -
Bruce McLaren - Chris Amon - (Ford GT40 MK II)
|
1967 - Dan
Gurney - A.J. Foyt - (Ford GT40 MK IV)
|
1968 - Pedro Rodríguez - Lucien Bianchi - (Ford GT40)
|
1969 -
Jacky Ickx - Jackie Oliver - (Ford GT40)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário