Le Mans Classic 2018

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Foto 216: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 8

Com a saída da Porsche no final dos anos 90 do cenário das provas Endurance com sua equipe oficial, a disputa era em saber quem poderia ocupar o lugar da mais vitoriosa fábrica nas 24 Horas de Le Mans.
Mercedes e Toyota encerraram as suas atividades nas corridas de longa duração após os desaires nos últimos anos em Le Mans e o que parecia e que a BMW, então vencedora de 1999, pudesse dominar este cenário. Mas quem tomou de assalto as provas de Endurance, em nível mundial, foi a fábrica de Ingolstadt: a Audi.
Com um corpo técnico fortissímo e contando com os trabalhos de pilotos do naipe de Tom Kristensen, Rinaldo "Dindo" Capello, Frank Biela, Michele Alboreto, Emanuele Pirro e Allan McNish, a fábrica que ressurgiu do restou na lendária Auto Union dos anos 30 e que teve sucesso nos Ralies dos anos 80 com o seu Audi Quattro, dominou amplamente a prova de Sarthe. Das dez corridas disputadas na década passada, eles venceram oito (5 com o modelo R8 e outras três com o modelo R10 TDi movido a diesel, que tornou-se o primeiro carro a vencer em Le Mans com este tipo de combustível logo na sua estréia, em 2006). Um domínio tão brutal quanto ao da Porsche nos anos 80.
Os anos 2000 foram de retornos de dois gigantes à Sarthe: a Bentley voltou em 2002 e venceu em 2003, 73 anos depois da sua última conquista, com o seu modelo Speed 8. Outro retorno festejado, e que deu trabalho ao poderio da Audi na segunda metade da década, foi o da Peugeot com o seu belo 908HDi FAP movido a diesel que venceu a edição de 2009.
Outros dois acontecimentos notáveis no mundo do Endurance tiveram espaço naquela época: a volta de um campeonato para os protótipos que era comandada pelo Automovel L'Oueste, chamada Le Mans Series, que teve ramifcações espalhadas nos EUA, Europa e Ásia. A outra foi a quebra do recorde de vitórias de um piloto nas 24 Horas de Le Mans com Tom Kristensen chegando a oito triunfos, superando as seis conquistas de Jacky Ickx entre 1969 e 1982.


2000 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2001 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2002 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2003 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Guy Smith - (Bentley Speed 8)


2004 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Seiji Ara - (Audi R8 Race Car)


2005 - Tom Kristensen - JJ Lehto - Marco Werner - (Audi R8 Race Car)


2006 - Frank Biela - Emanuele Pirro - Marco Werner (Audi R10 TDI)


2007 - Emanuele Pirro - Frank Biela - Marco Werner (Audi R10 TDI)


2008 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Allan McNish (Audi R10 TDI)


2009 - David Brabham - Marc Gené - Alexander Wurz (Peugeot 908 HDi FAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário