segunda-feira, 13 de junho de 2011

GP do Canadá- Corrida- 7ª Etapa

A carreira de Button na F1 sempre foi pautada por apresentações conservadoras, por sempre focar seu desempenho na preservação do equipamento frente e isso sempre fez dele um dos pilotos mais regulares da categoria. Por mais que já tenha um punhado de vitórias e um título mundial no currículo, a sua única atuação empolgante, no meu ver, foi a na sua primeira vitória na Hungria em 2006 pela extinta Honda. Ele saíra da 14ª posição e escalou o pelotão numa prova marcada por uma rara chuva no circuito húngaro, para vencer espetacularmente seu primeiro GP na F1. Ontem, em Montreal, as condições eram piores que em Hungaroring porém a sua posição de largada era melhor. Mas por causa de algumas circunstâncias, Button acabou por fazer uma prova de velocidade pura e na raça.
Inicialmente não apostava na Mclaren para vencer em Montreal. Em nenhum dos dois prateados. Hamilton ainda poderia fazer algo por ser sempre genial naquele circuito, afinal ele vencera duas vezes lá e de modo dominante. Button teria que fazer uma daquelas provas clássicas, trabalhando para economizar borracha e tentar atacar no final. Mas Jenson fugiu a esta regra. Bateu rodas com Hamilton e Alonso, tirando ambos da prova, trocou de pneus cinco vezes, tomou um Drive & Through, subiu e desceu na classificação durante as duas partes da prova e estava no encalço de Webber e um soberbo Schumi que lutavam pela terceira posição nas últimas 10 voltas. Superou Webber após um erro deste e partiu com tudo para ganhar a posição de Schumi. Os dois lutaram por uma volta e o Button passou o velho Michael na reta oposta. Faltava Vettel. Mas isso não impediria a Button de alcançá-lo. Mais uma vez ele tirou toda a diferença que o separavam, que estava na casa dos 5 segundos e com 3 voltas para o fim estava na cola do Red Bull. Vettel pareceu, por algum instante reagir, mas quando pensavámos que tudo estava decidido, Vettel sai fora do trilho na curva 9 e escorrega. Button assume a liderança na última volta e o box da Mclaren explode como em gritos e aplausos. Jenson leva seu Mclaren à vitória numa das melhores atuações individuais dos últimos tempos. E isso marca muito, pois como, disse, ele é um piloto mais comedido na sua pilotagem, sem forçar o carro. Mas antes dessa em Montreal, ele já havia feito uma performance genual em Montmeló ao andar 31 voltas com pneu macio e rodar tempos iguais ou abaixo de pilotos que estavam com pneus novos.
Sobre os demais fiquei extremamente feliz ao ver Kobayashi entre os primeiros após o reinicio da corrida. Ele estava muito avontade naquela segunda posição, e por alguns momentos, enquanto a pista estava molhada/húmida, ele estava a afazer tempos iguais ou melhores que Vettel. Naturalmente, com a pista secando, ele foi superado por Schumi, Webber, Button, Petrov e mais tarde, na última volta, por Massa. Mas de todo modo, foi uma atuação brilhante. Michael também fez lembrar seu melhores momentos quando,por várias voltas, fez o melhor tempo. Andou em segundo e até poderia discutir a liderança com Vettel, mas assim como Kobayashi, seu Mercedes perdeu terreno quando a pista secou e assim teve que suportar a pressão de Webber e mais tarde de Button. Este último passou-o com tranquilidade e mais tarde Webber também conseguiu a ultrapassagem, deixando-o na quarta posição. Sinceramente, merecia pódio. Sobre Hamilton, mais uma vez, ele acabou por se afobar ao tentar passar Button num lugar complicado e acabou sendo expremido no mudo pelo seu companheiro. Dessa vez isento-o da culpa, assim como no incidente com Webber após a largada. Mas a maré anda contra ele ultimamente. Massa apareceu bem na foto em Montreal. Andou bem e até poderia sonhar com algo melhor, mas sua afobação ao tentar passar uma Hispania acabou botando tudo a perder já que rodou em seguida ao sair da trilha na tentativa de passar a carroça hispanica. Fechou em sexto, passando por Kobayashi na linha de chegada. Barrichello fez o que pode e fechou na nona colocação.
E assim foi o GP do Canadá. Havia uma grande expectativa sobre essa corrida e ela não nos decepcionou. Por mais que ela tenha demorado 4 horas para terminar, devido sua paralização por causa da lagoa que formara em alguns pontos do circuito, quando voltou, após a relargada com o sempre discutível safety car a comboiar o pelotão, a turma se entregou de corpo e alma a competição travando ótimos duelos e lances inesquecíveis. E para nosso deleite vimos uma atuação de mestre de Jenson Button.
Uma pista que leva o nome de Gilles Villeneuve tem que nos brindar com provas fantásticas. A de ontem foi mais do que isso, foi antológica. Grande Montreal...

As Ferraris estiveram bem em Montreal, mas o resultado podia ser melhor caso Alonso não ficasse de fora da corrida após um toque com Button e Massa ter errado quando dobrava uma Hispania. Os pneus macios e super macios foram decisivos para o bom comportamento dos carros neste final de semana
Kobayashi perseguindo Vettel antes da interrupção. Por pouco o piloto japonês não consegue o seu melhor resultado na F1
Pouca água, não?

 Hamilton mais uma vez ficou de fora por arriscar tanto. Mas não culpo ele nos dois incidentes com Webber e Button
Schumi parecia ter voltado aos seus dias de glória, mas foi só a pista secar que o Mercedes caiu de performance. Mas com uma atuação dessas pode dar um ânimo para o velho multi-campeão, que pareciaum tanto apagado nas últimas provas.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio do Canadá- Circuito Gilles Villeneuve
Montreal- 70 voltas- 12/6/2011


1. Jenson Button (ING/McLaren): 70 voltas em 1h23min50s995
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 2s709
3. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): a 13s828
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 14s219
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault): a 20s395
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 33s225
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari: a 33s270
8. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso: a 35s964
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 45s100
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 47s
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 50s400
12. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): a 1:03s600
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT): a 1 volta
14. Narain Karthikeyan (IND/HRT): a 1 volta
15. Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin): a 1 volta
16. Timo Glock (ALE/Virgin): a 1 volta
17. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault): a 1 volta
18. Paul Di Resta (ING/Force India): a 3 voltas

Não completaram:
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Nick Heidfeld (ALE/Renault)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault)
Lewis Hamilton (ING/McLaren)

FOTOS: FRANCE PRESS; GETTY IMAGES; AP

sábado, 11 de junho de 2011

24 Horas de Le Mans- 8ª Hora

Quando as coisas pareciam mais calmas em Sarthe, outro forte acidente marca as 24 Horas: no momento que se preparava par dobrar a Ferrari #71 da AF Corse na reta Mulsanne, Rockenfeller acabou levando um toque desta e veio bater forte nos guard rails, fazendo com que o Audi chegasse a levantar voô. Segundo informações vinda da própria Audi, o piloto está bem e saiu sozinho do que restou do Audi #1. Rockenfeller estava na segunda posição completanto, até então, a dobradinha da Audi. A prova está sob a intervenção do safety car e acredito que deva ficar por mais tempo, pois onde o carro bateu ficou muito danificado e por isso devem trocar as lâminas. A liderança no geral é do único Audi que ainda resta, que está sob o comando de Andre Lotterer.



Classificação após 8 horas de Prova:

1. 2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 TDi V6 Turbodiesel (M)
Marcel Fässler/Bénoit Treluyer/Andre Lotterer - 120 voltas

2. 7 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Anthony Davidson/Marc Gené/Alexander Wurz - 120

3. 9 PEUGEOT SPORT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Sébastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud - 120

4. 8 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Nicolas Minassian/Stéphane Sarrazin/Franck Montagny - 119

5. 10 TEAM ORECA-MATMUT FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 Turbodiesel (M)
Nicolas Lapierre/Loïc Duval/Olivier Panis - 119

6. 16 PESCAROLO TEAM FRA
Pescarolo 01 Judd V10 (M)
Emmanuel Collard/Christophe Tinseau/Julien Jousse - 116

7. 12 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Toyota V8 (M)
Nicolas Prost/Neel Jani/Jeroen Bleekmolen - 116

8. 13 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Toyota V8 (M)
Jean-Christophe Boullion/Andrea Belicchi/Guy Smith - 115

9. 48 TEAM ORECA-MATMUT FRA
Oreca 03 Zytek-Nismo V8 (M)
Alexandre Prémat/Dominik Kraihammer/David Hallyday - 112

10. 22 KRONOS RACING BEL
Aston Martin Lola DBR1-2 V12 (M)
Vanina Ickx/Bas Leinders/Maxime Martin - 112

24 Horas de Le Mans- 7ª Hora

Em todas as categorias as principais posições continuam inalteradas. Na LMP1 o Audi #2 fechou a sétima hora com Andre Lotterer ao volante, seguido por Gene com o Peugeot #7 com uma diferença de 12 segundos, que já chegou a quase 1 minuto de desvantagem. E em terceiro aparece o outro Audi #1 com Rockenfeller no comando; na LMP2 a liderança ainda é do Team Oreca Matmut, com uma volta de vantagem sobre a Greaves Motorsports; na LMGTE PRO, Gavin continua forte na liderança com seu Corvete, agora com uma volta de vatagem sobre o BMW de Priaulx que é o segundo; na LMGTE AM a Larbre Competition briga entre si, pois está com seu Corvete em primeiro e o Porsche em segundo, separados por apenas 2 segundos. a BMW #55 de Farfus, que está sob o comando de Werner, aparece em oitavo e Erdos aparece em nono na categoria LMP2.

Classificação após 7 horas:

24 Horas de Le Mans- 6ª Hora

Fassler continua firme na ponta da LMP1, agora com mais folga sobre o Peugeot #7 que está sendo guiado por Marc Gene. Apenas 5 carrosestão na mesma volta: três Peugeots oficiais e os Audi. Na LMP2 liderança ainda sob o controle do Team Oreca Matmut com uma volta de vantagem sobre o Zytek da Greaves Motorsports; na LMGTE PRO Corvete ainda líder com Oliver Gavin ao volante e na segunda posição, com 47 segundos de desvatagem, o BMW #56 de Andy Priaulx; na LMGTE AM o Corvete da Larbre Competition segue líder com uma volta de vantagem sobre o Porsche #81 da Flying Lizard Motorsports.

Classificação após 6 horas de corrida:

GP do Canadá- Classificação- 7ª Etapa

Enquanto que disputa anda acirrada entre Audi e Peugeot em Le Mans, Vettel mais uma vez não teve piedade dos seus concorrentes e cravou sua sexta pole no ano. E como nas outras oportunidades, ele fez seu tempo de 1'13''014 e recolheu seu Red Bull para os boxes antes do término do classificatório. A pole foi garantida com mais de 0'185 de vantagem sobre Alonso. Diga-se de passagem, o desempenho das Ferraris em Montreal foi satisfatório. Além de Alonso largando em segundo, Massa também esteve bem em todos treinos e por pouco não ficou na primeira fila. É uma rival a ser considerada Montreal para a Red Bull. Por outro lado a Mclaren não teve uma jornada das melhores: Hamiltonmarcou o quinto tempo e Button sairá em sétimo. Entre eles, Rosberg conseguiu um ótimo sexto lugar. Barrichello marcou o 16º tempo, quatro posições abaixo de Maldonado que fez um bom 12º lugar.
Em pista seca acredito que dará Red Bull mais uma vez, mas Alonso está em segundo e pode oferecer algum perigo a Vettel. Caso chova, irá embaralhar as coisas e nisso Hamilton pode conseguir um bom resultado. O meu desejo, sinceramente, é para que não chova em Montreal. Assim teremos a chance de ver o tanto de desgaste que estes pneus macios e extra-macios que a Pirelli levou para lá, pode ter. E nisso, creio eu, será uma corrida tão doida quanto a do ano passado.


GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 7ª ETAPA




1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1min13s014
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min13s199
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min13s217
4. Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min13s429
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1min13s565
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min13s814
7. Jenson Button (ING/McLaren): 1min13s838
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min13s864
9. Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault): 1min14s062
10. Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault): 1min14s085
11. Paul di Resta (ESC/Force India): 1min14s752
12. Pastor Maldonado (VEN/Williams): 1min15s043
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1min15s285
14. Adrian Sutil (ALE/Force India): 1min15s287
15. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso): 1min15s334
16. Rubens Barrichello (BRA/Williams): 1min15s361
17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): 1min15s587
18. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): 1min16s294
19. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus): 1min16s745
20. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus): 1min16s786
21. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania): 1min18s424
22. Timo Glock (ALE/ Virgin): 1min18s537
23. Narain Karthikeyan (IND/Hispania): 1min18s574
24. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin):1min19s414* *Excedeu o limite de 107%

24 Horas de Le Mans- 5ª Hora

A batalha entre Audi e Peugeot continua a toda em Le Mans. Quando não é Davidson com o Peugeot 7 em primeiro, é Fassler com o Audi 2 a liderar. Nesta última hora o piloto da Audi manteve-se por quase todo momento em primeiro sem ser ameaçado por ninguém. Apenas no final da quarta hora de corrida é que perdeu a liderança para o Peugeot de Davidson. Aliás a diferença entre ambos sempre oscilou entre 25 a 40 segundos de diferença. Neste momento temos apenas 6 carros na mesma volta: os 4 Peugeots e os dois Audis. Na LMP2 o Team Oreca lidera com uma volta de vantagem sobre o Strakka Racing; na LMGTE PRO Corvete lidera com 40 segundos de vantagem sobre o BMW de Hand; na LMGT AM a Ferrari da Krohn Racing vai a frente com 29.9 de diferença sobre o Corvete da Larbre Competition.

Classificação após 5 horas:

24 Horas de Le Mans- 4ª Hora

Ainda com uma perseguição de longe por parte do Peugeot número 7, o Audi número 2 continuou líder por algum tempo até fazer sua parada nos boxes. Com isso os Peugeots 7 e 9 subiram para as duas primeiras posições e lideraram boa parte desta última hora em Sarthe. Com a parada dos carro franceses,  Audi de Fassler retomou a liderança. Na LMGT PRO o BMW #55 de Jörg Muller (que tem Augusto Farfus como um do seus companheiros) teve um pneu furado quando estava em terceiro na sua categoria. Após um longo momento nos boxes, o carro voltou na 12ª posição na sua categoria.

Classificação após 4 horas:

24 Horas de Le Mans- 3ª Hora

Após o acidente de Mcnisch a prova ficou sob a neutralização dosafety car por mais de uma hora. Após a liberação, os Audi 2 e 1 continuaram na frente seguidos de perto pelo Peugeot número 7. Com duas horas e meia de prova, o Audi 2 de Timo Bernhard tem problemas na dianteira e acaba perdendo a primeira posição para o Audi 1 de Treluyer e mais adiante para o Peugeot de Wurz. Com o concerto na parte dianteira  e já com Dumas ao volante, o trio voltou em quarto.O Peugeot 9 ainda chegou a liderar, mas com a sua parada, caiu para o segundo posto atrás do Audi número 2.

Classificação após 3 horas de prova:

1. 7 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Anthony Davidson/Marc Gené/Alexander Wurz

2. 9 PEUGEOT SPORT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Sébastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud

3. 2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 TDi V6 Turbodiesel (M)
Marcel Fässler/Bénoit Treluyer/Andre Lotterer

4. 1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 TDi V6 Turbodiesel (M)
Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike Rockenfeller

5. 10 TEAM ORECA-MATMUT FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 Turbodiesel (M)
Nicolas Lapierre/Loïc Duval/Olivier Panis

6. 8 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Nicolas Minassian/Stéphane Sarrazin/Franck Montagny

7. 12 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Toyota V8 (M)
Nicolas Prost/Neel Jani/Jeroen Bleekmolen - a 1 volta

8. 16 PESCAROLO TEAM FRA
Pescarolo 01 Judd V10 (M)
Emmanuel Collard/Christophe Tinseau/Julien Jousse - a 1 volta

9. 13 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Toyota V8 (M)
Jean-Christophe Boullion/Andrea Belicchi/Guy Smith - a 1 volta

10. 20 QUIFEL ASM TEAM POR
Zytek GZ09S V8 (D)
Miguel Pais do Amaral/Olivier Pla/Warren Hughes - a 2 voltas

24 Horas de Le Mans- 1ª Hora

Com o baixar da bandeira francesa dada por Jean Todt, a 79ª edição das 24 Horas de Le Mans foi iniciada com um domínio quase que a inteiro da Audi colocando seus dois carros na primeira posição e desaparecendo na frente do Peugeot de Pagenaud. Fora alguns problemas com outros carros, como os Aston Martins 007 e 009 que abandonaram com problemas mecânicos, a prova transcorria normalmente até que na saída de uma das curvas Mcnish tentou uma ultrapassagem sobre o outro Audi de Timo Bernhard. O movimento foi concluído, mas o piloto escocês acabou por perder o controle do seu Audi número 3 e acertou o Ferrari 53 de Anthony Beltoise. O Audi escapou e bateu violentamente na barreira de pneus e por muito pouco, não passou por cima a barreira indo acertar algumas pessoas da imprensa. Apesar do acidente Mcnish passa bem.

https://youtu.be/Cd6Y4OQjL9U

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Foto 20: Bentley, 24 Horas de Le Mans 1928


Para defender seu triunfo do ano anterior, a Bentley Motors alinhou para a 6º edição das 24 Horas de Le Mans três Bentleys 4 1/2 para as duplas Woolf Barnato/ Bernard Rubin, Henry Birkin/ Jean Chassagne e Dudley Benjafield/ Frank Clement. Dudley, que havia vencido no ano anterior com um Bentley Sport 3 em parceria com Sammy Davis, não teve melhor sorte e acabou abandonando a prova na volta 71 por conta de um furo no radiador. Birkin/ Chassagne fecharam em quinto, enquanto que Barnato/ Rubin venceram a prova após um duelo com o Stutz DV16 Black Hawk de número 1 da dupla Édouard Brisson/ Robert Bloch.
Além dessa vitória, a Bentley havia vencido em 1924 e 1927. Depois da vitória em 1928, repetiu a dose em 29 e 30 tornando-se a primeira grande campeã das 24 Horas de Le Mans. A Bentley voltaria a vencer 73 anos depois pelas mãos de Cappelo/ Kristensen/ Smith, que levaram o protótipo Bentley EXP Speed8 à sexta vitória da marca inglesa em Sarthe.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

24 Horas de Le Mans- 1993

Sem adversários à sua altura, o Peugeot Talbot Sport dominou com tranquilidade a 61ª edição das 24 Horas de Le Mans de 1993. A equipe colocou seus três carros na primeira posição com Christophe Bouchut/ Heric Hélary/ Geoff Brabham vencendo, Teo Fabi/ Thierry Boutsen/ Yannick Dalmas em segundo e Jean Pierre Jabouille/ Mauro Baldi/ Phillipe Alliot completando o pódio. E nesta edição, tivemos a presença de dois pilotos que se tornariam famosos na F1: Eddie Irvine, que dividiu o Toyota TS010 da Tom's Company com os japoneses Masanori Sekiya e Toshio Suzuki, terminou em quarto na geral; Roland Ratzenberg, que tornou- se conhecido pelo lado trágico, após seu falecimento em San Marino 94, dividiu o Toyota 93C-V da SARD Company Ltd com o japonês Naoki Nagasaka terminando em quinto na geral. David Coulthard também esteve presente ao correr junto de David Brabham e John Nielsen com um Jaguar XJ220C da Jaguar Cars. Eles foram desclassificados na volta 307 por irregularidades no exaustor.









segunda-feira, 6 de junho de 2011

Foto 19: A última largada da Matra

Por três anos consecutivos a Matra dominou as 24 Horas de Le Mans: venceu as edições de 72, 73 e 74. A foto acima é de 74, quando saiu vencedora com a dupla Pescarolo/ Larousse chegando 6 voltas à frente do Porsche 911 Carrera RSR da dupla Herbert Müller/ Gijs Van Lennep. Outros três Matras foram alinhados em Sarthre naquele ano: além do Matra- Simca MS670C da dupla vencedora, outro foi alinhado para Jean Pierre Jabouille/ François Migault (3º colocados na geral), um MS670B  ficaram sob a responsabilidade do trio Bob Wollek/ Jean Pierre Jaussand/ Jose Dolhem (abandonaram na volta 120 com problemas no motor) e outro Matra, um MS680, foi pilotado por Jean Pierre Jarier/ Jean Pierre Beltoise (abandonaram na volta 104 com problemas de motor). Foi a última participação da Matra em Le Mans.

sábado, 4 de junho de 2011

Scuderia Everest, 1976


Nove anos antes da sua entrada na F1, Giancarlo Minardi fez seu debut na categoria máxima com sua equipe de F2, a Scuderia Everest. Com o intuito de dar experiência na F1 à jovens pilotos italianos, Minardi assinou um contrato de três anos com a Ferrari para utilizar o modelo 312T em provas extra-campeonato. A idéia de Giancarlo é um tanto parecida com que a gente vê hoje, com equipes como Red Bull e a própria Ferrari, formando pilotos a partir de equipes satélites. 

A estréia da Scuderia Everest na F1 se deu na Race Of Champions de 1976, disputado em 14 de março em Brands Hatch. O carro, um Ferrari 312T com o número 36 (que coincidentemente seria usado também por Carlos Reutemann no GP da Itália daquele ano), foi entregue à Giancarlo Martini, um velho amigo e piloto da equipe na F2 européia. Os treinos não foram tão promissores, com Martini ficando em penúltimo de um grid de 15 carros. No dia da prova, no warm up, Martini bateu a Ferrari e assim nem alinhou para a prova. Um início desastroso.

A segunda chance apareceu no International Trophy, disputado em Silverstone no dia 11 de abril. Martini classificou-se em décimo. Foi uma boa posição de largada, já que haviam 18 carros no grid, mas o pobre italiano não evoluiu durante a corrida e terminou na posição em que largou. Foi a última aparição tanto dele, quanto do Scuderia Everest na F1. 

Com este desaire, Minardi concentrou seus esforços na F2 onde pôde utilizar seu contrato de três anos com a Ferrari para recebimento de motores Dino para equipar seus Ralts. Martini continuou na equipe até 1977, quando saiu de cena. Antes disso, ele conquistaria, em Donington, uma vitória na F- Aurora pilotando um Ensign. Este foi seu único grande sucesso no automobilismo, já que, em categorias menores, como a F2, por exemplo, seu desempenho era apenas mediano.

Em 1985 Giancarlo Minardi, enfim, estreou oficialmente no Mundial de F1 com a sua equipe Minardi e assim, como fizera com Giancarlo Martini, deu ao seu sobrinho Pierluigi Martini a chance de pilotar um F1. 

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...