sexta-feira, 16 de março de 2012

A carta dos extemistas barenitas à Bernie Ecclestone

Confrontos em Manama
Foto: Reuters
Sabe-se de algum tempo que os confrontos no Bahrein estão à toda desde o ano passado, tanto que Bernie teve que, na marra, cancelar a corrida de 2011.
O velho Ecclestone anunciou este ano que, independentemente como esteja a situação por aquelas bandas, a corrida deste ano será realizada. Um grupo extremista nomeada como Jovens da Revolução de 14 de Fevereiro, pediu para que Ecclestone cancele a corrida que está marcada para 22 de abril. Este mesmo grupo, que se intitula como um dos mais ativos em termos de organização de protestos, enviou para Bernie uma carta no último dia 28 de fevereiro, mas que só chegou em mãos da imprensa na sexta passada. Segue a carta:
"Senhor Ecclestone, estamos muito decepcionados com sua recente declaração confirmando a organização da corrida de F1 no Bahrein, apesar da agitação política predominante, a insegurança, as violações generalizadas dos direitos humanos mais básicos e os crimes atrozes cometidos todos os dias contra o pessoas do Bahrein.
"Essas razões foram as mesmas que o levou a cancelar a corrida do ano passado, uma situação que não diminuiu, mas está exacerbada. Sua declaração foi muita errada e deu uma má impressão que as corridas de F1 é sobre tudo dinheiro e ganância .
"Organizar uma corrida de F1 no Bahrein em um momento quando as crianças estão sendo mortas nas ruas nas mãos dos mercenários do regime, vai manchar a reputação F1 para sempre e vai imprimí-la com a imagem da morte e violações dos direitos humanos .
"Exigimos que reveja sua decisão e cancele a corrida de F1 no Bahrein, isso será o mais sábio, ou não teremos escolha a não ser fazer de tudo para garantir o fracasso da corrida, em vez de vê-lo manchado com sangue e vergonha."
Na última quinta, a polícia entrou em confronto com os manifestantes usando bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e bombas de efeito sonoro para dispersar os rebeldes que usaram bombas de gasolina nas proximidades de Manama. No dia seguinte, outra manifestação reunindo milhares de pessoas tomaram as ruas protestando pela democracia no Bahrein.
O grande problema de Bernie, como os próprios extremistas disseram, é a sua ganância pelo dinheiro importando-se muito pouco pela segurança de todos da categoria, incluíndo desde mecânicos até o pessoal da imprensa. O que resta mesmo é que as equipes se unam para convencer o velho para que a prova não seja realizada por lá, pois o que depender de Ecclestone, a F1 viverá dias negros por aquelas bandas em abril.

*Só lhes peço descupa pela minha tradução que não é tão boa assim. Mas espero que tenha ficado bem esclarecido.

Fonte: Press Association Sport http://www.google.com/hostednews/ukpress/article/ALeqM5g2Sj9fZ_Q4lEFZ3FGp7p3U0m2U9Q?docId=N1147991331900599268A

12 Horas de Sebring: Audi de Lotterer na pole

Com o tempo de 1'45''820 Andre Lotterer cravou a pole para 60ª edição das 12 Horas de Sebring, na Flórida, que marca também a abretura do Mundial de Endurance. Na segunda e terceira posições, aparecem os outros Audis #2 e #3 que foram conduzidos, respectivamente, por Tom Kristensen e Romain Dumas durante o classificatório. Talvez Dumas pudesse ter roubado a segunda posiçõe de Kristensen, caso não tivesse danificado um dos pneus após uma rodada. Na quarta posição aparece o HPD ARX-03a da Muscle Milk Racing, que foi pilotado por Klaus Graff, neste que foi o melhor LMP1 a gasolina na classificação.
Na LMP2 Olivier Pla colocou o Morgan 2012 LMP2 da OAK Racing na frente, seguido por Stéphane Sarrazin (HPD ARX/ Starworks Motorsports). Cristophe Bouchut (HPD ARX/ Level 5 Motorsports)bateu forte durante a sessão classificatória e a preocupação do Team, para agora, são as peças de reposição do carro.
Na LMPC, Bruno Junqueira (RSR) fez o melhor tempo deste grupo ao superar EJ Viso (CORE Autosport); na LMGT/GTE-PRO Gian Maria Bruni (Ferrari F458/ AF Corse) tirou o melhor tempo de Jaime Mello (Ferrari F458/ Luxury Racing) nos minutos finais do treino, e sai na frente desta classe que deveremos ter uma bela batalha, já que os Corvetes de fábrica saem na segunda fila; na LMGTE-Am Dominik Farnbacher colocou a Ferrari da Luxury Racing na frente, seguido pela outra Ferrari 458 de Nic Jöhnson (Krhon Racing); e por último, na LMGTC, a categoria das Porsches, Henrique Cisneros marcou o melhor tempo para a NGT.
Sem a presença de carros mais fortes (Peugeot desistiu de competir este ano e a Toyota só estréia em Spa), a Audi não terá grandes problemas para conseguir mais uma vitória. Apenas um azar, e dos grandes, para tirar essa conquista da fábrica de Ingostadt.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vídeo: Indy 500, 1946

Correndo com máquinas antigas as 500 Milhas de Indianápolis de 1946 - a primeira após o término da 2ª Guerra Mundial - teve a sua realização em 30 de maio. Os treinos forma dominados por Ralph Hepburn, que fez a pole ao alcançar a marca de 217Km/h a bordo de um Novi Governor. Luigi Villoresi foi um dos pilotos da época dos Grand Prix a participar desta prova e ele conseguiu um bom resultado na sua primeira corrida em Indianápolis: largou em 28º e terminou em 7º pilotando um Maserati. Outro piloto renomado que deveria ter corrido as 500 Milhas, era Rudolf Caracciola. Inicialmente ele pilotaria uma das Mercedes W165, mas estes foram retidos na Suíça onde estavam desde o início da Guerra. Ele qualificou-se num Thorne Special com a média de 191Km/h, mas um pássaro bateu em sua cabeça sofrendo forte concussão. Caracciola escapou por estar usando capacete, que ele mesmo relutou a usar antes de entrar no carro. A vitória da Indy 500 ficou com George Robson (Thorne Engineering) que completou as 200 voltas no tempo de 4h21min16s70 sendo que o foi o piloto que mais liderou, num total de 138 voltas.

Foto 71: Box

E quem disse que Ron Dennis também não colocava a mão na massa nos seus tempos de Mclaren?
A foto é do GP da Alemanha (86 ou 87?) onde ele está segurando o "pirulito" enquanto Prost pára no pit.
Pode até ser que seja apenas um treino de parada de box, mas pelas arquibancadas lotadas, sem dúvida é em dia de GP. Talvez durante o warm-up.

Foto: Motorsport Retro

terça-feira, 13 de março de 2012

A apresentação do Nissan Delta Wing

E a Nissan vai embarcar no projeto do carro DeltaWing, que ano passado concorreu para ser o novo carro da F-Indy, algo que não acabou vingando, e assim eles se voltaram para o Endurance. O carro tem estréia prevista para as 24 Horas de Le Mans deste ano.
O carro, que tem pneus Michelin especialmente feitos para ele, tem um motor 4 cilindros 1.6 Turbo de 300cv. Marino Franchitti e Michael Krumm são os pilotosm confirmados até o momento.
Abaixo ficam os vídeos da apresentação e de uma volta (sim, ele faz curvas!) do carro.

Grandes Atuações: Damon Hill, Hungaroring 1997


Podemos comparar o GP da Hungria de 1997 a uma estória do conto de fadas onde a abóbora virou carruagem e voltou ao seu formato ao bater da meia noite. Mais ou menos foi assim a corrida de Damon Hill naquela tarde de 10 de agosto em Hungaroring, onde o seu desempenho, ajudado pela ótima performance dos pneus Bridgestone, foi um dos melhores da sua carreira. Mas o problema hidráulico nas últimas voltas lhe tirou uma vitória praticamente garantida.

Damon assinou o contrato com a Arrows em setembro de 1996, ainda quando estava na luta pelo mundial de 1996 pela Williams: sabendo que não ficaria no time de Frank e tendo as equipes grandes todas com sua dupla de pilotos definidas para 1997, restou a ele assinar com o time de Jackie Oliver e Tom Walkinshaw, que havia comprado parte do team em março daquele ano. Já ao final de 96, Hill estava ao volante de um Ligier JS41 comprado pela Bridgestone testando os novos compostos da marca nipônica que estrearia no ano seguinte. Os técnicos da Arrows, mais Walkinshaw, estiveram presentes durante os testes colhendo informações sobre o desempenho dos pneus e as opiniões de Damon, que ao final foram positivas. Nesse caminho de tentar levar a Arrows ao nível das equipes médio-grandes, além da contratação de Hill e do fornecimento da Bridgestone, onde ela receberia todas as atualizações antes das demais, Walkinshaw ainda arrendou um contrato com a Danka, que era uma empresa especializada em produtos para escritório e trouxe Pedro Paulo Diniz com seus cheques polpudos. Mas além da Danka outras tantas tiveram suas marcas estampadas na asa traseira do carro como a Power Horse, REMUS e outras mais durante o ano de 97.

A temporada em si não foi a das mais fáceis: foram vários os problemas enfrentados por Damon naquele ano. Quando não era o motor Yamaha que quebrava, uma colisão dava cabo da sua corrida. As classificações também não eram as melhores. Ele e Pedro Paulo Diniz tiveram uma primeira parte do cão, ao conseguir alinhar aquele Arrows A18 em posições intermediárias. As coisas pareceram melhorar quando Hill marcou o primeiro ponto da equipe ao chegar em sexto no GP da Grã-Bretanha e terminar em oitavo em Hockenheim, completando uma seqüência de quatro corridas sem quebras.

Ao se apresentarem para o GP da Hungria, eles se depararam com o primeiro confronto real entre os pneus Goodyear e Bridgestone. A temperatura do asfalto em Hungaroring era absurdamente quente naquela ocasião, o que levou Trulli (Prost) Hill e Barrichello (Stewart) a conseguirem bons tempos na sexta-feira ao marcarem a 3ª, 5ª e 7ª colocações. Detalhe especial neste treino foi Damon, que marcou o seu tempo em uma única tentativa.

Para a qualificação a temperatura do asfalto estava em torno dos 60° graus, o que ajudaria bastante os compostos japoneses. Mas rapidamente esta temperatura despencou. Michael Schumacher e Jacques Villeneuve dominaram as ações em Hungaroring conquistando a primeira fila. A surpresa era Damon, que colocara sua Arrows em terceiro nos segundos finais do treino, suplantando duas Mclarens, duas Benettons, uma Ferrari e uma Sauber. Mesmo com a temperatura não estando ideal para a performance dos pneus Bridgestone, Hill conseguiu uma volta brilhante ficando a 0’’372 da pole de Schumi. Assim como a maioria que estava presente naquele treino, Damon ficou surpreso. Mas à tarde do dia seguinte ainda reservaria muito mais a ele e a equipe.

O domingo começou com o warm-up que teve como surpresa a quinta marca alcançada pelo Arrows de Diniz, mostrando que o carro do time inglês estava bem acertado para aquele circuito. Os pilotos que estavam calçados com Goodyear preferiram, em sua maioria, largar com pneus macios e os pilotos Bridgestone, em especial o duo da Arrows, optaram pelo composto mais duro. Debaixo do forte calor que estava fazendo em Hungaroring, aquela escolha acabou por ser a mais certa.

A largada foi tranqüila, mas Villeneuve saiu mal e quando contornou a primeira curva estava em quinto. Damon, por muito pouco, já não conquistou a liderança na primeira curva.
Após seis voltas de corrida, Schumi e Hill já estavam distantes de Irvine que vinha terceiro. Foi neste momento que o piloto alemão, que havia largado com os macios, passou a ter problemas com os pneus que estavam criando bolhas. Hill percebeu o problema enfrentado pelo seu rival e partiu com tudo, pressionando-o pelas cinco voltas seguintes. Neste momento, mais precisamente na sétima volta, Irvine já havia parado para trocar seus pneus que haviam criado... bolhas rapidamente.

Ao abrir da 11ª volta, Hill colocou por dentro na tomada da primeira curva e mesmo com Schumacher a lhe deixar pouco espaço, ele conseguiu a primeira colocação. Como era de se esperar, devido ao melhor desempenho mostrado até ali, Hill abriu vantagem sobre Michael que só parou nos boxes na volta catorze para trocar os pneus.

Damon continuou bem na dianteira da prova, aumentando a diferença para os demais. Ele parou para a troca de pneus na volta 25, uma depois de Villeneuve que vinha em segundo. Jacques, após a corrida, disse que os Goodyear estavam tão péssimos naquela prova, que após a sua primeira troca eles empolaram com menos de duas voltas de uso. O piloto inglês fez a sua segunda e última parada de box na 51ª passagem, e nesta altura ele já se encontrava com mais de 30 segundos à frente de Villeneuve.

Q
uando parecia que a Arrows, enfim, entraria para círculo das equipes vencedoras de Grandes Prêmios, o câmbio do A18 apresentou problemas na saída da chicane na penúltima volta. Hill relatou o acontecido e quando a equipe lhe pediu para passar a rodar com o carro na quinta marcha, a pressão hidráulica só o deixava engatar até a segunda. Durante a 75ª e antepenúltima volta, Hill perdeu em torno de nove segundos e a conta aumentou na penúltima passagem quando caiu mais vinte. Foi nesta ocasião que o acelerador também o deixou na mão. Jacques o passou alguns metros depois para garantir uma vitória que não deveria ter sido dele, mas sim de Damon. O piloto da Arrows ainda arrastou-se até fechar em segundo. Até o final daquele ano a Arrows voltou a marcar apenas mais dois pontos com Diniz, quando este terminou em quinto no GP de Luxemburgo. Hill ainda teve como melhor colocação, depois da Hungria, um oitavo lugar em Monza.

Damon Hill teve que esperar até o GP da Bélgica de 1998 para voltar a sentir o gosto da vitória, assim como a Bridgestone, que venceu o seu primeiro GP na Austrália com a McLaren além do primeiro título conquistado com a mesma. 

Para a Arrows a chance de vencer nunca mais apareceu e a equipe fechou as portas durante a temporada de 2002.


sexta-feira, 9 de março de 2012

Vídeo: Documentário da BBC sobre o efeito solo e o Cosworth DFV

Com a proibição das saias para a temporada de 1982, as equipes britânicas tiveram que correr contra o tempo para se adequar a essa nova vida. A BBC fez um documentário sobre essa odisséia, contando desde a descoberta do efeito solo até o seu perfeito casamento com os motores Cosworth DFV, que prolongaram por alguns anos mais, a sobrevivência dos times ingleses (e claro, do próprio motor) frente aos times que possuíam Turbos.
 

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...