A edição número oito da Revista Speed foi ao ar agora pouco e com 64 páginas, ela aborda o Rally de Monte Carlo; as apresentações dos carros para a temporada 2013 da F1; as 24 Horas de Daytona; MotoGP e mais outros assuntos.
O carro-chefe desta edição é o Rally de Monte Carlo que foi dominado pelo aposentado, mas presente, Sebastien Loeb. Ricardo Batista esteve presente na competição e nos trouxe uma belo resumo daqueles dias gelados no principado.
Paulo Alexandre Teixeira assina o "Grande Circo", onde ele fala sobre o futuro negro da F1. Ele também fala sobre o Rally Dakar e a biografia de Guido Forti, ex-dono da Forti Corse, que faleceu no início de janeiro deste ano. E ele também fala do GP do Brasil de 1973, vencido por Emerson Fittipaldi.
Felipe Maciel e Fábio Andrade estream duas colunas nesta edição, que abordará a F1. Fábio Andrade, no seu "Bus Stop", aborda o desafio que cada um dos principais nomes da categoria terá neste ano e Felipe Maciel, no "Fire Up", fala sobre o aparecimento em grande escala dos pilotos pagantes na categoria.
Daniel Machado fala sobre Eric Granado que disputará a Moto 3 neste ano. Bruno Mendoça apresenta a segunda parte dos campeões de 2012 pelo mundo dos motorsports. Pedro Luiz Perez nos mostra outro belo Diorama, agora abordando um teste, na chuva, com Patrick Depailler ao volante da Alfa-Romeo 179 de 1980, num trabalho de box. Rafael Ligeiro, com o seu "Papo Ligeiro", fala sobre o Rally Dakar. E ainda tem os carros da F1 para esta temporada.
Já este mortal que vos escreve, assinou o texto sobre as 24 Horas de Daytona deste ano e ainda fez uma "viagem" no tempo para relembrar a vitória de Nuvolari no GP da Alemanha de 1935 desbancando as Flechas de Prata em Nurburgring.
Espero que gostem. Boa leitura!
Revista Speed - Edição 8: http://speedrevista.wordpress.com/2013/02/19/speed-fevereiro-2013/
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
WEC: E a Toyota apresenta o repaginado TS030 Hybrid
Dois carros na pista e três desejos certos: vencer em Sarthe, ganhar o mundial do World Endurance Championship e destronar a Audi do seu reinado, que já dura mais de dez anos na ponta das provas de resistência.
Com estes ideais na mente, a Toyota apresentou o seu repaginado TS030 Hybrid que deu uma canseira na fábrica das quatro argolas na parte final do ano passado. A máquina deste ano ainda contará com o seu sistema híbrido, o THS-R (Toyota Hybrid System - Racing) que dá ao motor V8 de 530cv, mais 300cv de potência devido a um capacitador.
E além do vídeo que será postado aqui, ficará também o link de uma entrevista com os seis pilotos que conduziram os carros #7 e #8 nesta temporada, que foi publicada no sempre sensacional Le Mans Portugal.
Com estes ideais na mente, a Toyota apresentou o seu repaginado TS030 Hybrid que deu uma canseira na fábrica das quatro argolas na parte final do ano passado. A máquina deste ano ainda contará com o seu sistema híbrido, o THS-R (Toyota Hybrid System - Racing) que dá ao motor V8 de 530cv, mais 300cv de potência devido a um capacitador.
E além do vídeo que será postado aqui, ficará também o link de uma entrevista com os seis pilotos que conduziram os carros #7 e #8 nesta temporada, que foi publicada no sempre sensacional Le Mans Portugal.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Coluna: The Aussie GP - Por Allan Alves
E hoje estréia aqui no blog uma coluna interessantíssima que será escrita pelo meu camarada de bandeiradas Allan Alves, que trabalhará este ano na prova de abertura do Mundial de F1 em Melbourne.
Ele nos trará informações sobre os bastidores, desde os eventos pré, durante e pós-GP.
Com a palavra, Allan Alves:
Ele nos trará informações sobre os bastidores, desde os eventos pré, durante e pós-GP.
Com a palavra, Allan Alves:
Allan Alves, na sua hipotética "vitória" no GP australiano. É conhecido como "Schumi" entre os amigos. |
Olá pessoal!
Aqui
quem escreve é o Allan Alves. Em parceria com o Paulo, vou escrever no blog
sobre a etapa de abertura do Mundial de F-1 2013. Estou em Melbourne, Austrália
e vou acompanhar o Grande Prêmio de perto, bem como todos os eventos
promocionais possíveis.
Falando
rapidamente sobre mim, tenho o prazer de estar próximo do automobilismo desde
2006 quando iniciei como comissário de pista em Interlagos. Estou
morando em Melbourne desde dezembro de 2012 e trabalharei na prova justamente
como comissário.
Em primeiro
lugar, Melbourne. É a capital do estado de Victoria, localizada na costa sul do
continente. Uma cidade muito organizada,
bem estruturada e ideal para recepcionar diversos eventos esportivos.
Recentemente a cidade estava voltada para o Australian
Open, tive a oportunidade de assistir alguns jogos da fase de classificação
e conhecer as arenas, deixando qualquer um impressionado sobre como a
organização trabalha bem, como os transportes são preparados para receber os
espectadores, um show de organização!
A cidade
possui uma agenda cultural muito agitada e fevereiro será um mês repleto de
festivais e em seguida o clima da F-1 já tomará o ambiente. Mesmo como tantos
eventos acontecendo em datas próximas, nenhum fica esquecido e a F-1 já esta
fazendo sua promoção desde janeiro.
Entre os dia
19 e 28 de janeiro uma ação promocional foi preparada na Queensbridge Square, uma praça próximo ao Crown Cassino na
região central da cidade. Fui até o local em um sábado e estava bem movimentado, mesmo fixando datas
juntamente com o Australian Open já
na fase decisiva. No local havia
exposição de carros, equipamentos diversos, sorteio de ingressos e até
atividades para crianças. Muito bem preparado e com um material bem
interessante, celebrando 60 anos desde o primeiro GP em Albert Park, ocorrido
em 1953.
Confirma a galeria de imagens do
evento promocional:
Fotos: Allan Alves
sábado, 16 de fevereiro de 2013
Vídeo: Historic Cars em Montlhéry, 1991
Belo vídeo com mais de 22 minutos onde é mostrado um final de semana de corrida de carros históricos, reunindo carros de F1, da Fórmula francesa e dos belos protótipos e carros sport no lendário circuito de Linas Montlhéry.
A corrida dos protótipos contou a com a presença ilustre de Henri Pescarolo, pilotando o Matra MS650, David Piper, conduzindo o Porche 917, e de David Hunt (irmão de James Hunt), que pilotou o Lola T70.
A corrida dos protótipos contou a com a presença ilustre de Henri Pescarolo, pilotando o Matra MS650, David Piper, conduzindo o Porche 917, e de David Hunt (irmão de James Hunt), que pilotou o Lola T70.
Vídeo: A mancada de Wirdheim
Talvez a maioria já tenha visto este vídeo, ou talvez até se lembre dessa corrida, até porque o momento foi hilário. Bjorn Wirdheim (Arden) tinha uma diferença tranquila sobre Nicolas Kiesa (Den Bla Avis) quando contornou a Anthony Noghes para receber a bandeirada e vencer a sua segunda prova na temporada de 2003 da F-3000 - ele vencera a prova de abertura em Ímola. Mas o sueco empolgou-se e tirou o pé... antes da linha de chegada e acabou sendo ultrapassado por Kiesa que venceu a prova.
Wirdheim ainda venceria o último GP daquela temporada - Monza - e conquistaria o campeonato de 2003 com 35 pontos de vantagem sobre o brasileiro Ricardo Sperafico (78x43), mas ele seria mais lembrado por esta mancada do que pelo título.
Wirdheim ainda venceria o último GP daquela temporada - Monza - e conquistaria o campeonato de 2003 com 35 pontos de vantagem sobre o brasileiro Ricardo Sperafico (78x43), mas ele seria mais lembrado por esta mancada do que pelo título.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Foto 174: Honda NSX em Le Mans, 1994
Os Honda NSX da Kremer Racing em Le Mans, 1994 |
Inscritos na categoria GT2, a Kremer colocou três Hondas NSX que foram comandados pelos trios Philipe Favre/ Hideki Okada/ Kazuo Shimizu (#46); Kunimitsu Takahashi/ Keichi Tsuchiya/ Akira Iida (#47); Armin Hahne/ Christophe Bouchut/ Bertrand Gachot (#48).
Na corrida, que teve a vitória da Porsche Dauer Le Mans #36, conduzido por Yannick Dalmas/ Hurley Haywood/ Mauro Baldi, os três Hondas completaram a corrida em 6º (#48), 7º (#46) e 9º (#47) na classe GT2.
Em 1995 a Honda levou quatro NSX, que foram inscritos na GT1 e GT2. Entre os GT1, foram dois carros incristos pela Honda Motor Company: no #46 pilotaram Hideki Okada/ Philipe Favre/ Naoki Hattori e no #47 Armin Hahne/ Bertrand Gachot/ Ivan Capelli. Na GT2 foram dois carros: no Team Kunimitsu, Kunimitsu Takahashi/ Keichi Tsuchiya/ Akira Iida conduziram o #84 e no Team Nakajima o #85 foi pilotado por Takuya Kurosawa/ Kouji Satou/ Tetsuya Tanaka. O melhor entre eles foi o #84, que fechou em primeiro entre os GT2 e em oitavo na geral.
No último ano de participação dos Honda NSX em Sarthe, a fábrica teve apenas um carro inscrito na categoria GT2: o #75 foi conduzido por Kunimitsu Takahashi/ Keichi Tsuchiya/ Akira Iida que terminaram em quarto em sua categoria.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Foto 173: Serviços
O mapa do traçado da 54ª Targa Florio, disputada em 1970. Nela é mostrada todo o esquema de segurança e sinalização para aquela edição.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Arte: As telas de Paul Dove
O quadro de Paul Dove, onde ele reproduz o momento em que Tazio Nuvolari atropela um veado durante os treinos livres para o GP de Donington de 1938 |
Agora é vez de Paul Dove aparecer por aqui, onde as suas telas pintadas à óleo retratam unicamente o mundo das corridas, desde os primórdios dos Grandes Prêmios até os dias românticos da competição.
Mais sobre o trabalho de Pau Dove, aqui neste link: http://www.pauldoveart.co.uk/index.html
F1 - Os tempos dos quatro dias de testes em Jerez
Fórmula-1 2013 -
Testes de Pré-Temporada
Jerez De La Frontera – Dias 5, 6, 7 e
8 de Fevereiro
(Foto: EFE) |
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s709 - a 0s848 (73)
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796 - a 0s935 (54)
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m20s343 - a 1s482 (89)
5 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m20s401 - a 1s540 (70)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536 - a 1s675 (64)
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m20s699 - a 1s838 (79)
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m20s846 - a 1s985 (11)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864 - a 2s003 (84)
10 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - 1m21s915 - a 3s054 (64)
11 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - 1m24s176 - a 5s315 (29)
Dia 6
(Foto: AFP) |
2 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m19s003 (95)
3 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m19s134 (83)
4 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m19s338 (101)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1m19s502 ( 99)
6 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m19s519 (15)
7 - Sergio Pérez (MAX/McLaren) - 1m19s572 (81)
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s914 (78)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m20s693 (71)
10 - Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) - 1m21s311 (88)
11 - James Rossiter (ING/Force India) - 1m23s139
12 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537 (31)
12 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537 (31)
Dia 7
(Foto: Getty Images) |
2 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m18s766, +0.887 (148)
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m19s052, +1.173 (102)
4 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m19s200, +1.321 (40)
5 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m19s247, +1.368 (85)
6 – James Rossiter (ING/Force India) – 1m19s303, +1.424 (42)
7 – Jenson Button (ING/McLaren) – 1m19s603, +1.724 (83)
8 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m19s934, +2.055 (110)
9 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m21s269, +3.390 (78)
10 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m21s575, +3.696 (86)
11 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m22s352, +4.473 (57)
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s729, +5.850 (7)
Dia 8
(Foto: Getty Images) |
2 – Jules Bianchi (FRA/Force India) – 1m18s175, +0.027
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565, + 0.417
4 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669, +0.521
5 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760, +0. 612
6 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m18s905, +0.757)
7 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m18s944, +0. 796
8 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851, +1.703
9 – Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316, +2s168
10 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105, +2.975
11 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226, +3.078
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s435, +5.287
8 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851, +1.703
9 – Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316, +2s168
10 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105, +2.975
11 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226, +3.078
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s435, +5.287
Soma geral dos tempos:
1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s879 (85 voltas)
2 – Kimi
Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m18s148
3 – Jules
Bianchi (FRA/Force India)
– 1m18s175
4 - Romain
Grosjean (FRA/Lotus) - 1m18s218 (95 voltas)
5 –
Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565
6 – Esteban
Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669
7 –
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760
8 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m18s766
9 - Jenson
Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s861
10 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m18s905
11 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m18s944
12 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m19s003
13 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m19s052
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m19s134
15 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m19s200
16 –
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m19s247
17 – James
Rossiter (ING/Force India)
– 1m19s303
18 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m19s338
19 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1m19s502
20 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m19s519
21 - Sergio Pérez (MAX/McLaren) - 1m19s572
22 – Jenson Button (ING/McLaren) – 1m19s603
23 - Mark
Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s709
24 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796
24 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796
25 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851
26 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s914
27 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
– 1m19s934
28 – Pedro de la
Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316
29 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m20s343
30 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m20s401
31 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536
31 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536
32 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m20s693
33 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m20s699
34 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m20s846
35 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864
35 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864
36 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105
37 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226
38 – Max
Chilton (ING/Marussia) – 1m21s269
39 - Giedo
Van der Garde (HOL/Caterham) - 1m21s311
40 –
Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m21s575
41 - Giedo
van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - 1m21s915
42 –
Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m22s352
43 - James
Rossiter (ING/Force India)
- 1m23s139
44 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s435
45 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537
46 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s729
47 - Max
Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - 1m24s176
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Vídeo: Fangio, Uma Vida a 300Km Por Hora
Filme de Hugh Hudson - que também dirigiu Greystoke: A Lenda de Tarzan e Carruagens de Fogo - que conta a história da vida e carreira do Pentacampeão do Mundo Juan Manuel Fangio. Tem belas imagens das corridas de Carreteiras com Fangio a duelar contra outro grande do automobilismo argentino Oscar Gálvez, e também dos anos 70 com o "El Penta" em suas visitas às corridas mais importantes daquela época.
O filme foi lançado em 1977 e é raríssimo, uma vez que foi distribuído apenas na Itália e Argentina.
O filme foi lançado em 1977 e é raríssimo, uma vez que foi distribuído apenas na Itália e Argentina.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Vídeo: Review da temporada de 1973 da NASCAR
Um belo resumo de quase 2 horas de 30 da 25ª temporada da NASCAR, disputada no ano de 1973. O título daquele ano ficou com Benny Parsons (Chevrolet Monte Carlo) após 28 etapas marcando 7.173 pontos. O título foi conquistado com 67 pontos de vantagem sobre Cale Yarbourough. David Person, que terminou em 13º na classificação, foi o piloto que mais venceu (11) e Lennie Pond foi o Rookie Of The Year da Winston Cup Series.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Foto 172: A arte de Ferrigno
Pedro Rodriguez, perseguindo o Porsche 917 de Jo Siffert durante os 1000Km de Spa. (Foto: Juan Carlos Ferrigno) |
Mais sobre a suas artes, aqui neste link: http://www.ferrigno-art.com/site-eng.html
Foto 171: Schumacher e Barnard, Estoril 1995
(Foto: Ricardo Bromer/Facebook) |
A parceria entre o então bi-campeão do mundo e um dos melhores projetistas das décadas de 80/90, rendeu três vitórias para o time de Maranello em 1996. Mas a falta de confiabilidade do F310 privou Michael de tentar o seu terceiro título mundial e no final daquela temporada John Barnard, que teve uma série de desentendimentos com a cúpula da equipe, saíria para chegada de Rory Byrne e Ross Brawn.
Seriam novos tempos na Ferrari.
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