terça-feira, 12 de março de 2013

Foto 179: O acidente de Christian Heins em Spa, 1959





(Foto: imcd.org)
As imagens foram captadas diretamente do filme "L'ennemi dans l'ombre" (O inimigo nas sombras), produzido por Charles Gerard e lançado em 1960, e mostram o Porsche 718 RSK do brasileiro Christian "Bino" Heins capotando na subida da Eau Rouge após ele perder o controle do seu carro e bater no muro externo do circuito belga. A prova extra-campeonato, entitulada como Grande Prêmio de Spa, era destinada à carros Sport 1500 com um total de 15 voltas e foi vencida por Carel Godin de Belfort, pilotando um Porsche 718RSK em 3 de maio de 1959. Heins, apesar do impressionante acidente, saiu apenas com pequenas escoriações.
Quanto ao filme, este é do gênero de espionagem. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Wilson Fittipaldi, O Barão (1920-2013)

(Foto: Abril)
Eu tenho uma imaginação que viaja bem longe. Para mim, em outra dimensão, existem corridas de carros e elas sãodisputadas pelos grandes pilotos que passaram neste mundo. De Jules Goux, Felice Nazzaro, Antonio Ascari e Pietro Bordino, passando por ases como Tazio Nuvolari, Achille Varzi, Bernd Rosemeyer e Rudolf Caracciola e seguindo em frente com outros mestres do naipe de Juan Manuel Fangio, Alberto Ascari, Giuseppe Farina e Jean Behra. Incluindo Jim Clark, Graham Hill, Jochen Rindt, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Ayrton Senna e outros tantos que se foram nestes mais de cem anos de competição automobilística, certamente precisavam de alguém que pudesse transmitir todas as emoções que estes gênios da arte que é pilotar. E homem que ajudou a erguer o automobilismo nacional ainda nos 50, organizando inúmeras corridas, como as Mil Milhas e as 24 Horas de Interlagos, e também foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Automobilismo, acabou sendo chamado para "transmitir" as corridas num outro plano: Wilson Fittipaldi, "O Barão", faleceu esta madrugada no Rio de Janeiro aos 92 anos de idade.
Infelizmente não pude acompanhar as suas transmissões na Rádio Jovem Pan, mas tive a oportunidade de ouvi-lo pela primeira vez em 1995 quando a mesma rádio exibiu um pequeno trecho do GP da Alemanha de 1978, quando Emerson Fittipaldi levou no quinto lugar. O Barão mencionou a chegada de Emerson naquele quinto lugar com "Aí vem o Emerson, com a tartaruguinha...", que no caso era o Copersucar. Mas sem dúvida a grande narração foi o do título de Emerson em 1972, quando veio a ganhar o GP da Itália e o Mundial de Pilotos.
O homem que narrou inúmeros GPs, desde a pré-F1 até os grandes dias do Campeonato Mundial, fará falta aos seus entes queridos e todos aqueles que o admiravam.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Foto 178: Ludwig

O Mercedes CLK GTR com o motor à mostra e a tampa ao lado. Acima da carroceria, uma foto de Klaus Ludwig (com todas as suas conquistas enumeradas de cada lado) que acabara de ser campeão do mundo no Mundial do FIA GT, onde o piloto alemão dividiu este Mercedes com Ricardo Zonta. Na tampa do motor, pode-se ver o agradecimento da Mercedes ao piloto: "Thanks Klaus and Good Bye"
Na ocasião Klaus encerrava uma carreira de 28 anos, iniciada nas provas de turismo na Alemanha. Neste período ele venceu as 24 Horas de Le Mans três vezes (em 1979 venceu com o Porsche 935 da Kremer Racing, formando trio com Don e Bill Whittington; em 1984 com o Porsche 956B da Joest Racing, formando dupla com Henri Pescarolo e em 1985, ainda pela Joest, com o mesmo Porsche 956B formando trio com Paolo Barilla e John Winter). Foi bi-campeão do Rennsport Deutsche Meisterschaft - um embrião do DTM - em 1978 e 1981 pela Ford. No DTM tornou-se tri-campeão ao vencer em 1988 (Ford), 1992 e 1994 pela Mercedes.
Apesar de ter anunciado a aposentadoria em 1998, ele ficou voltou às pistas em 1999 para disputar e vencer as 24 Horas de Nurburgring com o Viper da equipe Zakspeed. Em 2000 fez o certame completo do DTM quando este foi retomado. Pilotando um Mercedes CLK venceu a prova de Sachsenring, aos 50 anos.
Após este retorno ele voltou a se aposentar, fazendo algumas aparições em corridas de longa duaração: em 2004 e 2005 dividiu o volante de um Porsche 996 GT2 Bi-Turbo com os irmãos Uwe e Jürgen Alzen nas 24 Horas de Nurburgring. Em 2006, formando quarteto com os irmão Alzen e Christian Abt num Porsche 997 GT3, terminaram em segundo no Inferno Verde.

Foto 177: Rally de Monte Carlo, 1973


Um dos mais belos carros de competição do último século, o Alpine-Renault A110 1800 que foi conduzido por Jean Claude Andruet e Michèle Petit no Rally de Monte Carlo de 1973 que acabariam por vencê-lo. Foi um bom ano para a a Alpine naquela ocasião, já que a fábrica conquistaria o Mundial de Construtores de Rallies naquele ano.
Jean Claude Andruet foi um dos pilotos mais versáteis daquela época. Além de competir em alto nível nos Rallies, onde conquistou por duas vezes o título do campeonato francês de Rally (1968 e 1970); Campeão Europeu de Rally (1970) além de outras duas vitórias no WRC (Tour de Corse de 1974 e Rally de San Remo 1977), ainda teve uma vida longa no Mundial de Marcas e Esporte Protótipos onde correu com inúmeros carros. As sua melhores colocações remontam à duas quintas colocações em 1972 (Ferrari 365 GTB4) e 1981 (Ferrari 512 BB LM) todos em parceria com o francês Claude-Ballot Lena. A sua última participação nas 24 Horas de Le Mans foi em 1989, quando pilotou um Cougar C20B formando trio com Phillipe Farjon e Syunji Kasuya, terminando na 14ª colocação. No WRC ele competiu de 1973 à 1986, mas voltou em 1995 especialmente para correr no Rally de Monte Carlo sempre em parceria com Michèle Petit a bordo de um Mini. Mas abandonaram por problemas de suspensão.
Michèle "Biche" Petit competiu como navegadora, quase que sempre ao lado de Andruet, com quem conquistou os seus melhores resultados como as vitórias no Rally de Monte Carlo (1973) e Tour de Corse (1977). Participou do WRC até o ano de 1986, voltando em 1995 apenas para disputar o Rally de Monte Carlo ao lado de Andruet. No início deste ano, aos 62 anos, participou novamente do Rally de Monte Carlo como navegodora de outro veterano dos Rallies, Maurizio Verini, com um Mitsubishi Lancer EVO IX, mas não completaram a competição.

domingo, 3 de março de 2013

Gran-Am: Circuito das Américas, 2ª Etapa

E a Gran-Am visitou ontem o Circuito das Américas para a realização da sua segunda etapa. E numa corrida cheia percalços, devido à acidentes e incidentes, que rendeu algumas punições, a dupla da Alex Gurney/ Jon Fogarty (Corvete DP #99 Team Bob/ Gainsco Stallings) fechou como vencedora entre os DPs. Entre os GTs a vitória ficou com o BMW M3 da Turner Motorsports #94 pilotado por Bill Auberlen/Paul Dalla Lana, uma vez que os vencedores Alessandro Balzan/Alessandro Pier Guidi da Scuderia Corsa Michelotto (Ferrari #64) foram punidos após um incidente com o Porsche #44 da Magnus Racing. Com isso, eles levaram uma punição de 1min 30s caindo para 11ª colocação.
Na GX, que contou com apenas três carros, a vitória foi do Porsche Cayman #38 da BGB Motorsports conduzido por im Norman/Jeff Mosing/Spencer Pumpelly.
Entre os brasileiros, Christian Fittipaldi pilotou o Corvete DP #5 da Action Express junto de Brian Frissele e terminou em quinto, mas ainda aproveitou um breve momento de liderança quando duelou contra Memo Rojas (Riley #01). Antonio Pizzonia debutou na categoria dividindo o volante do Riley #6 da Michael Shank Racing com Gustavo Yacaman e fez um bom trabalho, ao terminar em sétimo na geral. Oswaldo Negri, junto de John Pew no Riley #60 da Michael Shank Racing, abandonou a prova na volta 49.
Abaixo os melhores momentos da corrida, que teve em sua totalidade 71 voltas.

sábado, 2 de março de 2013

Coluna: The Aussie GP - Por Allan Alves

Preparação do Albert Park.



Reta final para a abertura da temporada 2013 da Formula 1. Mais alguns dias e as equipes e pilotos chegarão a Melbourne para a largada em Albert Park.

O palco para a abertura passa pela fase final de montagem. Considerando que estamos falando de um parque e vias com grande circulação de veículos e pessoas, tudo se torna ainda mais complexo. Apesar da preparação as vias ainda estão abetas para o público e é possível andar pela área tranquilamente, poucos pontos e a parte dos boxes que estão fechados para acesso.
Como não é possível parar o Albert Park somente para a montagem, é possível notar que algumas das atividades de preparação são realizadas bem próximo ao final de semana da corrida. Fui convocado para comparecer ao Albert Park na próxima semana para retirar minha credencial e uniforme, mas só saberei minha posição na pista na reunião que antecede o inicio das atividades.
Um vídeo sobre o making of da preparação do Albert Park para receber a categoria foi gravado e está disponível na página oficial do Autralian Grand Prix, no Facebook. Clique e confira o vídeo e muitas outras informações.
Atividades não faltarão no final de semana da corrida! Confira o timetable do GP, que terá também o Ultimate Speed Comparison, onde o ex-piloto da MotoGP Casey Stoner estará a bordo do seu novo Holden Red Bull V8 Supercar, Mick Doohan em uma Mercedes-Benz SL 63 AMG e David Coulthard relembrando seus tempos de F1 no Red Bull Racing em um duelo de comparação de velocidade em uma volta no circuito. 

Apesar da imensa quantidade de eventos que acontecem por aqui, a cidade já esta toda voltada para a F-1. O evento promocional agora toma conta do centro da cidade, mais precisamente na Federation Square, além da venda de ingressos, continua a exposição de alguns carros e também promoções diversas.
Mais alguns dias e os motores voltarão a roncar em mais uma temporada da Fórmula 1.




Fotos: Allan Alves

sexta-feira, 1 de março de 2013

Vídeo: A história do GP de Mônaco

Um dos mais belos circuitos da história do automobilismo e que ao lado da Indy 500 e 24 Horas de Le Mans formou, no passado, a Tríplice Coroa do automobilismo, que foi alcançada por Graham Hill entre os anos 60 e 70.
Este documentário entitulado de "Monaco - Race of Kings" mostra toda a história desse Grand Prix que teve a sua primeira edição realizada em 1929 e vencida por Williams Grover-Williams com um Bugatti.
De lá para cá, a prova só foi interrompida por causa da segunda guerra e ficou de fora do calendário da F1 apenas 1951, 52 e 53.
São ótimas imagens da era mais romântica, onde os pilotos andavam sem nenhuma proteção a beira mar até os dias atuais, onde os carros ultrapassam os 800cv e atingem velocidades impressionantes, em espaços que mal cabem um bólido.
E aqui fica o documentário, dividido em quatro partes.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...