segunda-feira, 26 de agosto de 2013

GP da Bélgica - Corrida - 11ª Etapa

A 31ª da carreira: Vettel se iguala a Nigel Mansell com a vitória de ontem em Spa
(Foto: Getty Images)


A declaração de Sebastian Vettel ao final da corrida em Spa, apenas mostra o quanto que as coisas beiraram a perfeição para ele e a Red Bull na pista belga. Ao dizer que "quando o carro começou a ficar mais leve, eu também fiquei mais contente com o desempenho com os pneus médios e era um prazer pilotar. Aí eu não pensei no campeonato ou nos pontos" comprova que o RB9 atingiu, ou está atingindo, um nível de performance acima do que foi mostrado até aqui. Os problemas de alto desgaste do pneus foi resolvido - e isso foi antes da mudança feita pela Pirelli em Hungaroring - e agora Sebastian e, invariavelmente Webber, podem usar a carga total do desempenho do carro que segundo Horner e Marko, estava sendo tollhido pelos pneus. E isso já pôde ser visto na vitória conquistada por Vettel em Montreal, num desempenho bem parecido com que foi apresentado neste domingo.
Sebastian definiu a vitória com a ultrapassagem sobre Hamilton na Kemmel, sem dar nenhuma chnace de reação ao piloto inglês e daí em diante a traseira do Red Bull #1 foi desaparecendo do campo de visão de Lewis, que precisou se preocupar com o avanço de um surpreendente Fernando Alonso que partiu da nona colocação e virou a La Source em quinto. O espanhol escalou as primeiras posições até estagnar na segunda colocação e até procurou tirar alguma vantagem de Vettel, que em voltas seguintes tinha a resposta em forma de melhor volta contra a possível reação de Alonso. O Ferrari, tão criticado por ele, especialmente na Hungria, esteve numa jornada em Spa, mas não tinha fôlego para alcançar Sebastian, que controlava a corrida com a precisão de um Clark. A segunda posição acabou sendo lucrativa após uma classificação desastrada pelos lados da "Rossa".
A prova não teve grandes novidades na dianteira, com os ponteiros conseguindo uma diferença confortável entre si o que minava a chances de duelos. A tão aclamada chuva não veio e corrida, pelo menos neste setor, foi modorrenta. Mas as câmeras mostraram bons duelos no meio do pelotão, como as disputas entre Grosjean x Perez (que resultou na punição ao piloto mexicano por ter espremido o francês na Le Combes) as ultrapassagens na entrada da Eau Rouge por conta de Sutil e um breve duelo entre Hamilton e Grosjean, quando o inglês voltava de seu pit-stop que durou duas voltas. Pastor Maldonado voltou aos seus velhos tempos, ao ocasionar um acidente que envolveu as duas Force India na última chicane do circuito. Pior para Di Resta que teve que abandonar. Mais tarde Pastor pagaria um Stop & Go por causa deste entrevero. A tarde também não foi boa para Kimi Raikkonen, que se viu fora da zona de pontos pela primeira vez desde o GP da Alemanha de 2009. Os freios do Lotus apresentaram problemas ainda no início da prova, mas Kimi ainda se sustentou até a 26ª volta quando abandonou.
Apesar de não ter sido aquela corrida clássica, com a qual estamos acostumados a assistir naquela pista com disputas e o tempo mudando a cada volta, ao menos serviu para mostrar que Vettel já começa a se aproximar fortemente do seu tetracampeonato. Ainda temos oito corridas pela frente e claro, muita coisa pode acontecer neste período, como um possível crescimento da Mercedes ou Ferrari que poderia dificultar as coisas para o time rubro taurino. Mas os 46 pontos de vantagem que Sebastian tem sobre Alonso (197x151) e mais a forma que foi comprovada no GP belga, só abre a discussão em que prova Vettel embolsará o seu quarto título mundial. 
E para os demais, é bom começar a pensar em 2014. 


Resultado Final 
Grande Prêmio da Bélgica
Circuito de Spa-Francorchamps - 44 Voltas 
25/08/2013 - 11ª Etapa


1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 44 voltas em 1h23m42s196
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 16s869
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s734
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 29s872
5) Mark Webber (AUS/Red Bull) + 33s845
6) Jenson Button (ING/McLaren) + 40s794
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 53s922
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 55s846
9) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m09s541
10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) + 1m13s470
11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m21s936
12) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) + 1m26s740
13) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1m28s258
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m40s436
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1m47s456
16) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia) + 2 voltas


Não completaram a prova:

20) Paul di Resta (ESC/Force India) - a 18 voltas
21) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 19 voltas
22) Charles Pic (FRA/Caterham) - a 36 voltas

Melhor Volta:  Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1'50''756 (40ª volta)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Vídeo: GP da Bélgica, 1955

Um belo vídeo sobre o GP da Bélgica de 1955, mostrando todas as movimentações desde a montagem da pista, treinos, o paddock e a prova, que foi dominada pela Mercedes com Fangio em primeiro e Moss em segundo.
Outros tempos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Foto 247: Arena

A placa na parte interna da La Source mostrando as corridas que foram e seriam realizadas em Spa-Francorchamps no ano de 1988. Só coisa fina num dos mais belos e agradáveis lugares para o esporte a motor.
Na foto, Ayrton Senna a caminho de mais um vitória naquela temporada.

Foto 246: 917

(Foto: Porsche 917 The Legend/ Facebook)
Layouts, cores, formas, chassis recuperados e tantas outras variações. Talvez haja alguma controvérsia em volta de quantos carros foram feitos - ou recuperados nesse período -, mas o legal de tudo é que este pôster é interessante: os Porsche 917, uma das grandes jóias da casa de Weissach e da história do esporte a motor do último século, e as suas mutações nos quatro anos em que esteve competindo entre Mundial de Marcas e Can-Am (1969-1973).

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Foto 245: Lugar preferido

"Eu aposto que todo piloto gosta de Spa. Para mim é o maior circuito de corridas do mundo. É o meu lugar favorito."
Pode acreditar, Kimi. Não é só você que gosta deste lugar.

Arte: O pôster do GP da Bélgica

Este não é o pôster oficial do GP da Bélgica deste ano, mas bem que podia ser. A arte foi feita pelo mexicano César Galindo em homenagem a Sergio Perez, onde ele reproduz o "Checo" com a sua Mclaren Mercedes mergulhando para iniciar a subida da Eau Rouge.
O mais legal é que Galindo resgatou um pouco do que eram os pôsteres de antigamente, feitos a mão. Infelizmente a computação gráfica praticamente "matou" essa arte.
Um pouco do trabalho de César Galindo pode ser visto no seu site Speed Art.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

F1 Battles: As ultrapassagens na Eau Rouge

Ontem eu postei quatro Gifs que mostram as ultrapassagens de Webber sobre Alonso (2011) e de Raikkonen sobre Schumacher (2012), logo na entrada para a subida da Eau Rouge. Foram belas, mas não as únicas, claro. E aqui fica alguns vídeos do pessoal a executar essas manobras que são de cortar o fôlego naquele local.

Alonso vs Hamilton, em 2007: Deixou Ron Dennis sem mais alguns fios de cabelo naquela ocasião. Sem contar o gelo que deu na espinha.
Kimi vs Michael Schumacher, 2004: Detalhe dessa corrida é que a Globo não passou ao vivo, deixando para transmitir um VT completo logo após a final do Vôlei Masculino nas Olímpiadas de Atenas. Foi uma das melhores corridas daquela década. Foi a única vitória da Raikkonen naquele ano e última vez que teve quatro pilotos brasileiros na pista - Barrichello (Ferrari); Massa (Sauber); Zonta (Toyota) e Pizzonia (Williams). Ralf Schumacher vs Jenson Button, 2000: Jenson ainda era um novato naqueles tempos, mas não intimidou-se em colocar a Williams na terceira posição do grid do GP belga de 2000. Mas Ralf Schumacher não quis saber e pôs o jovem inglês no seu devido lugar. Felipe Massa vs Juan Pablo Montoya, 2004: Felipe Massa, nos seus tempos áureos, onde tirava o que podia da sua Sauber - passando um pouco do limite, às vezes -, aproveitou a saída de boxa de Montoya para lhe aplicar uma bela ultrapassagem na subida da "Água Vermelha". O colombiano teve que tirar o pé. Jacques Villeneuve, 2005: Ok não é uma ultrapassagem, mas só a correção de Jacques Villeneuve no meio da Eau Rouge já é digno de aplausos. E vale lembrar que o seu BAR, em 1999, escapou exatamente naquele ponto indo estampar na barreira de pneus do outro lado, já no topo da curva. Mais tarde Ricardo Zonta resolveu imitá-lo.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Arte: Eau Rouge

Em 2011, um passão de Webber sobre Alonso que arrancou aplausos da maioria em Spa. O local da manobra? Na temida e excitante Eau Rouge. Para quem viu na hora, ou depois, classificou aquilo como único e que talvez não se repetisse tão cedo, afinal o cara para fazer aquela manobra precisa de ser muito macho... e o cara que leva a ultrapassagem, precisa apenas de um pouco de juízo. Só isso.
Mas Kimi Raikkoenen, o "Rei de Spa" nos últimos anos, mostrou que não precisávamos de muito tempo para ver outra manobra parecida e sobre o outro rei de outrora do circuito belga, um tal de Michael Schumacher, Kimi foi preciso no bote ao fazer uma manobra parecida com a de Webber para avançar uma posição durante o GP de 2012.



sábado, 17 de agosto de 2013

Crash: Volkswagen Scirocco R-Cup, Nurburgring

E na prova nº1, disputada hoje em Nurburgring, válida pela 4ª etapa do Volkswagen Scirocco R-Cup, um acidente na freada para a chicane "Veedol" por muito pouco não causou sérias consequências para o piloto e comissários que trabalhavam no local.
Lukas Schreier, com o Scirocco preto #8, parece ter calculado mal a distância para o outro competidor e acabou fechando o espaço quando retomava para fazer a tangência para a entrada da chicane e acabou sendo tocado na traseira. Com isso o seu carro saiu para a direita e capotou antes de bater forte no guard-rail - pode-se ver alguns comissários correndo ao fundo. Apesar de sair atordoado, Lukas foi levado para o hospital militar de Koblenz e ficará de fora da corrida 2, que será realizada amanhã. A corrida, que tinha um total de 14 voltas, teve a entrada do safety car na 10ª volta e encerrada na 11ª. A vitória foi do sul-africano Kelvin van der Linde, que também é líder do campeonato na classe Pro.
Outra atração deste campeonato da Scirocco R-Cup é a presença de ex-pilotos que são convidados a integrar a classe Legends. Nessas provas de Nurburgring, pilotos como Emanuele Pirro, Christian Danner (ex-F1 e DTM), Markku Alèn e Juha Kankkunen (ex-WRC Grupo B) são alguns dos ilustres senhores nesse camepeonato à parte no Scirocco R-Cup.
Para quem se interessar, corrida 2 será realizada amanhã às 15:20 horário local (10:20 horário de Brasília) e terá streaming pelo site da Volkswagen Motorsport.

Foto 244: Piquet, 61 anos

Nelson Piquet deixando um rastro de fagulhas com a sua Williams FW11B durante o fim de semana do GP da Áustria de 1987, prova qual ele largou da pole e fechou em segundo com a vitória ficando para Nigel Mansell.
Hoje o tri-campeão completa 61 anos.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Foto 243: Cortando Grama

E antes que vencesse a primeira corrida de 12 Horas com Cortadores de Grama, junto com Derek Bell em 1978, Stirling Moss já havia experimentado o brinquedo em 1975
Não sei se alguém pela web já viu alguma foto ou publicou algum artigo sobre, mas eu vi esta foto de Stirling Moss  correndo com um cortador de grama e fui procurar saber do que se tratava. É uma corrida de cortadores de grama que teve início em 1973 na cidade inglesa de Wisbourough Green,  perto de West Sussex. A idéia partiu de alguns caras que estavam aborrecidos pelo alto custo que era entrar para o mundo das corridas e sendo assim, partiram para as corridas com cortadores de grama e criaram associações como a Bristish Lawn Mower Racing Association e mais tarde foi feita, chamada de North West Lawn Mower Racing Association.
Mas antes que os ingleses se enveredassem nesse tipo de competição, os americanos já estavam na "vanguarda" dessas provas em 1963 quando corridas com os cortadores já eram realizadas na cidade de Twelve Miles, em Indiana. Nos anos 70 este tipo de prova atingiu status de "Grand Prix", mas apenas em 1996 é que passou a ter  duas categorias destinadas a motores de quatros tempos - para os cortadores da marca Briggs - e para cortadores modificados. A corrida "Twelve Miles 500" é realizada no Dia da Independência e a prova consiste em 60 voltas em uma pista de quarto de milha, em Plank Hill Park. São 33 pilotos na corrida e para classificar-se para esta, o piloto tem que atingir em torno de 30 MPH (48KM/H). A única mudança nesses cortadores, é a remoção da lâminas.
Além desses locais, existem provas na Carolina do Norte (EUA) e na Austrália. Abaixo um vídeo de uma prova de 12 Horas de Wisbourough disputada em 2009, tendo o ex-piloto Derek Bell que deu a largada para essa corrida. O interessante é que o inglês, cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e de três edições das 24 Horas de Daytona, participou dessa prova de 12 Horas em 1978... e a venceu, junto de um tal de Stirling Moss.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Foto 242: 1000 Km de Vallelunga, 1973

A linha de frente para os 1000 Km de Vallelunga, segunda etapa do Mundial de Marcas de 1973. Na pole a Matra MS670B #4 de François Cevert/ Jean Pierre Beltoise, com a Ferrari 312PB #1 de Jacky Ickx/ Brian Redman em segundo; em terceiro a outra Matra MS670B #5 do trio Henri Pescarolo/ Gérard Larousse/ François Cevert e em quarto a outra Ferrari 312PB #2 de José Carlos Pace/ Arturo Merzario. Ao fundo, saindo da quinta colocação, a outra Ferrari 312PB #3 de Tim Schenken/ Carlos Reuteman que dividiu a terceira fila com o Mirage M6 #6 Ford de Derek Bell/ Howden Ganley, que já se encontrava atrás da Ferrari de Pace/ Merzario.
Apesar da forte oposição dos Ferraris, a Matra acabou levando a prova com o carro #5 de Pescarolo/ Larousse/ Cevert. A outra Matra saiu da corrida com problemas no motor na volta 155. Em segundo ficou a Ferrari Schenken/ Reuteman, seguido por Ickx/ Redman e Pace/ Merzario.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Foto 241: Apenas uma visão

Por um bom tempo essa foi a visão que a Ferrari - com o seus belos 512S - teve dos carros da Porsche - com o lendários 917 - durante as primeiras temporadas dos anos 70 do Mundial de Marcas.
E alguém fez questão de lembrar disso.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...