terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Indycar Battles: Paul Tracy vs Michael Andretti, Detroit 1992

Dois dos pilotos que eu mais admirava pela pilotagem e coragem nos bons tempos da velha CART. Paul Tracy e Michael Andretti duelando pela primeira posição durante a etapa de Detroit, válido pelo campeonato de 1992.
E vale lembrar que hoje Paul Tracy completa 45 anos.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Foto 284: Trenton 200, 1963

Clark (#92) e Gurney (#93) em Trenton, 1963
(Foto: UK Racing History/ Facebook)

E não foi apenas em Indianápolis e Milwaukee que a Lotus se fez presente naquele certame da USAC em 1963: Colin Chapman alinhou seus dois Lotus 29 impulsionados pelos Ford e mais uma vez entregou a Jim Clark e Dan Gurney a responsabilidade de guiar as duas jóias.
Clark, como sempre, não decepcionou e cravou a pole com Gurney logo em segundo. Mas a corrida de ambos não foi muito longe: Jim abandonou na volta 49 por problemas mecânicos, assim como Gurney que também desistiu na volta 147. A prova foi vencida por A.J. Foyt.

Além dessa prova de Trenton e da segunda colocação de Clark na Indy 500, o piloto escocês triturou seus concorrentes na prova de Milwaukee quando a venceu - depois de ter feito a pole - colocando uma volta de vantagem sobre quase todos os demais, exceto Foyt que terminou nas mesmas 200 voltas de Jim.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vídeo: GP da Grã-Bretanha, 1955

Realizado pela primeira vez no antigo hipódromo de Aintree, o GP da Grã-Bretanha de 1955 foi vencido por Stirling Moss nessa que foi a sua primeira conquista na F1. Para muitos a vitória do piloto da casa foi "arranjada", uma vez que Alfred Neubauer, o chefe de equipe da Mercedes, pediu para que Fangio (principalmente ele), Karl Kling e Piero Taruffi abrandassem o ritmo, mas o piloto argentino era o único que poderia competir de igual pra igual com Moss naquela tarde de 16 de julho e por isso o tal pedido. Mesmo com essa possibilidade de a corrida ter sido facilitada para a vitória de Stirling, Fangio foi elegante em dizer que o seu companheiro venceu por méritos.
A corrida foi dominada pela Mercedes, que teve alguma oposição dos carros da Ferrari, fechando a prova com os quatro carros nas quatro primeiras colocações.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Foto 283: Sem nada


"Ok Gilles, pode voltar para colocar a carenagem. Já matou a sua vontade!"
Talvez Gilles estivesse um pouco apressado em testar a nova Ferrari 312 T5 para a temporada de 1980 e nem deixou os mecânicos "vestirem" o carro para o teste. O canadense pegou a máquina e foi com ela "nua" para pista de Fiorano.
Foi um ano desastroso para a Ferrari aquele 1980, tanto que os únicos pontos (seis ao todo) foram conquistados - a fórceps -  pelo próprio Villeneuve.

Foto 282: Emerson, 67 anos

Uma pequena homenagem ao Emerson Fittipaldi, que completa hoje 67 anos. E aqui fica um provável pôster que foi lançado em homenagem ao seu primeiro título, em 1972.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Foto 281: Cosworth

(Foto: UK Racing History/ Facebook)
Jim Clark, Colin Chapman e Keith Duckworth. As expressões dos três não era nada animadora naquela primeira prova do motor Ford Cosworth DFV acoplado no Lotus 49, mas as desconfianças foram dissipadas com a ótima apresentação de Clark que acabou por vencer o GP da Holanda e dar à fábrica fundada por Mike Costin e Keith Duckworth a primeira vitória na categoria.
Porém o motor ainda não estava totalmente "afinado", como ficou visto após o abandono prematuro de Graham Hill na 11ª volta. Os problemas de juventude deste motor privaram a Lotus de conquistar o título daquele ano, que acabou por ficar com o Brabham Repco de Denny Hulme.
Devidamente acertado, o Cosworth dominou as ações a partir de 1968.

Pole Lap: Giancarlo Fisichella - A1 Ring, 1998

Aquele finalzinho clássico de qualificação onde a chuva começa a dar uma trégua e os tempos caem vertiginosamente. Dessa forma foi o fim do treino que definiu o grid para o GP da Áustria de 1998. Enquanto que os favoritos Hakkinen e Michael Schumacher tentavam achar o caminho para pole, Alesi, com a sua Sauber, já havia encontrado com uma bela volta. Deveria ser do francês aquele lugar de honra, mas Fisichella tirou uma volta da cartola e obteve assim sua primeira pole na F1... e a última da Benetton.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O vídeo de fim de temporada do WEC

Numa temporada em que a Audi (mais uma vez) não deu chances aos concorrentes ao arrebatar pela segunda vez o título do Mundial de Endurance, tivemos belas imagens que ficarão para a posteridade e dessa forma foi disponbilizada na sua página no Youtube um vídeo com os melhores momentos do certame 2013.
Divirtam-se!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vídeo: O pódio do GP de Mônaco de 1992

Não me lembrava, em sua totalidade, do pódio do GP de Mônaco de 1992 e este vídeo me ajudou a refrescar a memória. Foi possível ver que Senna estava detonado após a corrida, tanto que teve um pouco de dificuldade em levantar o pequeno troféu. Mas Nigel Mansell estava muito pior e teve que ser praticamente carregado até o pódio e após espoucar a champanhe, sentou-se ao chão tamanho cansaço após o épico duelo com Ayrton naquele GP.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

GP do Brasil: Interlagos não decepciona

(Foto: Reuters)
Que belo palco o circuito de Interlagos se revelou para  Fórmula-1 neste últimos anos, principalmente nestes últimos nove anos quando a pista paulistana passou do início para a rabeira do calendário do mundial em 2004. De lá para cá foram dez GPs disputados e seis decisões de títulos (2005, 06, 07, 08, 09 e 2012) e as mais variadas emoções no "Templo" do automobilismo nacional. Independente do tempo que sempre altera em determinados anos, as corridas foram ótimas. É claro que por excelência 2007, 08 e 2012 foram as grandes corridas em que a decisão do mundial esteve em jogo e a chuva - especialmente 2008 e 2012 - fez-se presente e nos brindou com doses cavalares de emoção e suspense. Ontem a chuva, que caiu a cântaros no sábado, resolveu tirar uma "folga" no domingo e nos privou de uma prova, no mínimo, caótica. Mas nem precisou para esta fosse sensacional em todos os sentidos.
Foi muito bom ver todos os pilotos empenhados neste último GP da era dos V8 2.4 que foram introduzidos a partir da temporada de 2006. Boas brigas no fundo do pelotão, assim como no meio e na dianteira, em especial pela segunda posição para baixo já que Sebastian Vettel teve apenas um pouco de trabalho com Rosberg durante a primeira volta, onde o seu conterrâneo conseguiu uma melhor partida e liderou quase toda a volta. Sebastian ainda conseguiu recuperá-la antes de passar pela linha de chegada, o que lhe deu a oportunidade de disparar e vencer a corrida tendo liderado todas as voltas. Foi a sua 13ª no ano (igualando a marca de Schumacher em 2004) e a sua nona consecutiva (que iguala também a marca feita por Ascari nos anos de 1952-53). Neste ritmo é provável que ele alcance as marcas de Michael Schumacher até o final da década. Merecido.
Não posso deixar de destacar o empenho de Mark Webber e Felipe Massa cujas carreiras  se encerraram, mas de modo distinto: enquanto que o australiano mudará para ares bem mais tranquilos, onde ele estará a
(Foto: Reuters)
serviço da Porsche no Mundial de Endurance a partir de 2014, Massa terminou a sua relação de onze anos com a Ferrari, sendo que oito delas como piloto da Scuderia (2003 foi piloto de testes e desde 2006 como piloto titular). As homenagens rendidas pelas suas respectivas equipes foram emocionantes, assim como as reações dos pilotos após a corrida: Webber fez tirou o capacete na volta de desaceleração para saudar o público e mostrar a eles o lado humano da competição e Felipe fez alguns donuts em frente a arquibancada da reta dos boxes para agradecer a torcida. Mas a corrida dos dois foram aguerridas, talvez empurrados pelo sentimento de dever cumprido em seus trabalhos. Mark foi combativo e duelou com Hamilton - a quem ele aplicou uma bela ultrapassagem por fora no Laranjinha - e depois com o seu amigo Fernando Alonso em duas ocasiões, todas pela segunda posição. Massa não teve uma boa classificação ao sair apenas em nono, mas fez uma boa largada e estava brigando com Lewis pela quarta colocação quando um Drive Through, por ter passado por sobre a linha branca que separa a entrada dos boxes da pista, o fez cair na classificação. Recuperou-se bem e terminou em sétimo. Merecia mais... Fernando Alonso também foi combativo e até conseguiu seguir o ritmo do Red Bull de Webber em alguma oportunidade, mas o seu Ferrari não tinha tanto folego para andar no mesmo passo dos "foguetes" de Milton Keynes. Ele esperava pela chuva, assim como os dois Mercedes de Rosberg e Hamilton, que estavam, nitidamente, acertados para o possível aguaceiro que não veio, e o que se viu foram os carros prateados despencarem na classificação. Menção para os "Mclarens Boys" Button e Perez que fizeram uma prova
(Foto: Getty Images)
honesta em Interlagos ao terminarem em quarto e sexto respectivamente, numa das piores temporadas da Mclaren desde 1980. Espera-se dias melhores por lá.
Apesar da chuva não ter caído e apenas uma levíssima garoa ter dado as caras na pista de Interlagos, a prova foi ótima. Como disse, pilotos extremamente animados proporcionaram bons duelos e transformaram essa corrida numa das melhores do ano. Foi bom que a temporada tenha terminado assim num ano que Sebastian Vettel não parecia ter condições de dominá-la amplamente, mas que a melhora do RB09 ainda no final da primeira parte do campeonato tenha dado à ele as condições perfeitas para extrair o máximo e dizimar a concorrência a pó. Foram 13 vitórias no ano, sendo nove consecutivas, fora a velocidade e tenacidade com que ele esteve nestas provas da segunda parte do campeonato.
Um campeonato absolutamente merecido para Sebastian, que parece ter, ou estar, alcançando o ápice de sua pilotagem. E apenas com 26 anos...

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Foto 280: Tudo por uma foto


Sim, a galera era corajosa demais naquela época em que as pessoas ficavam à beira da pista para pegar uma foto durante as provas de Rally.

Foto 279: Jo Siffert, Michigan 1969






Jo Siffert - com Stirling Moss - em alguns estágios da etapa de Michigan da Can-Am de 1969. O piloto suíço conduziu o Porsche 917 PA #0 da Porsche Audi ao quarto lugar após ter largado em terceiro. A prova dominada pelo esquadrão da Mclaren Cars com a vitória ficando para Bruce Mclaren, seguido por Denny Hulme e Dan Gurney. Todos os três pilotando o Mclaren M8B Chevrolet.
Aliás foi uma temporada somente da Mclaren, com Hulme e Bruce lutando desenfreadamente pelo titulo. Os dois dividiram as 11 etapas entre eles, com Mclaren vencendo seis corridas contra cinco de Denny e a pontuação entre os dois também foi próxima, sendo que Bruce levou o campeonato por cinco pontos de diferença (165x160). Chuck Parsons terminou em terceiro, 80 pontos atrás do campeão.
Siffert foi o quarto no campeonato, com 56 pontos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Foto 278: Targa "Porsche" Florio

Tratando-se de provas de endurance a partir do final dos anos 50 até meados dos ano 90, enquanto esteve com equipe oficial - ou semi - a Porsche dominou amplamente qualquer competição do gênero em estivesse envolvida. E não foi diferente com a mítica Targa Florio, onde a fábrica germânica venceu 11 edições entre os anos de 1956 e 1973, este último quando a prova disputada na Sicília ainda contava pontos para o Mundial de Marcas.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...