sexta-feira, 18 de julho de 2014

GP da Alemanha - Treinos Livres - 10ª Etapa

Lewis Hamilton: “Não me sinto tão mal, foi uma sessão bem boa. Há muito para aprender. A temperatura está tão alta que é muito difícil para os pneus e provavelmente vai ser uma das corridas mais difíceis para cuidar dos pneus.
A pole é importante em qualquer lugar que vamos. Há uma longa reta até a Curva 6, então talvez você tenha um pouco mais de chance se estiver em segundo, mas pe mais fácil se você largar na pole”

Nico Rosberg: “Com certeza, vai mudar um pouco as coisas andar sem a suspensão interligada. Há alguns novos desafios para reequilibrar o carro e encontrar minha forma de sair feliz do carro.
Houve um bom progresso. Eu estava feliz no carro pela manhã e tentamos algumas coisas diferentes.
Pareceu um pouco mais próximo, mas na sexta-feira você nunca sabe o que as pessoas estão fazendo com combustível e coisas assim. Então vamos esperar e ver amanhã e no domingo”

Kimi Raikkonen: "Como todas as sextas, nosso programa cobria trabalho nos ajustes durnte a primeira sessão, então avaliamos os pneus e fizemos simulação de corrida à tarde. Infelizmente, pela manhã, por causa de um problema técnico, eu tive de voltar para a garagem e não pude fazer voltas adicionais com o pneu macio. Mas graças ao ótimo trabalho do time, consegui voltar rapidamente.
Pela tarde, compensamos a perda de tempo conseguimos melhorar em todas as frentes. No geral, foi um dia positivo, mas ainda é cedo para previsões. Temos que esperar até amanhã para sabermos mais"

Susie Wolff: “Quando eu saí e senti o problema, eu apenas pensei: ‘Eu preciso levar o carro de volta para os pits’. Eu não sabia se era algo com o motor ou a parte eletrônica. Mas tinha de levar o carro de volta, então tentei ficar calma, porque também essas coisas estão fora do seu controle. Então, o time consertou o problema e eu pude voltar.
Mas eu estava com uma sensação muito boa com relação a tudo isso. Então, eu pensei: ‘Isso não vai acabar assim. Eu sempre procuro ter essa visão mais otimista e acreditar que não é o fim. Eu sabia exatamente o que fazer. As informações que passar para os boxes. Além disso, conheço muito bem essa pista dos tempos do DTM. Eu apenas estava focada em voltar ao carro, porque é o que queremos fazer no fim das contas. E foi muito bom. Estou satisfeita.
É complicado dizer quando vou poder voltar ao carro. Ao menos nesta temporada será difícil, e acho que isso está claro. As coisas não são fáceis na F1, as oportunidades são raras, mas a equipe ficou satisfeita com a minha performance, e isso prova que estamos na direção certa”


Os tempos dos dois treinos livres:

Treino Livre 1

Pos Piloto                Equipe                   Tempo      Dif    Vol
 1. Nico Rosberg          Mercedes               1m19.131s           29
 2. Lewis Hamilton        Mercedes               1m19.196s  +0.065s  25
 3. Fernando Alonso       Ferrari                1m19.423s  +0.292s  21
 4. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault       1m19.697s  +0.566s  27
 5. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m19.833s  +0.702s  24
 6. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m20.097s  +0.966s  28
 7. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       1m20.105s  +0.974s  32
 8. Kimi Raikkonen        Ferrari                1m20.210s  +1.079s  21
 9. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     1m20.337s  +1.206s  28
10. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari         1m20.505s  +1.374s  18
11. Felipe Massa          Williams-Mercedes      1m20.542s  +1.411s  19
12. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault     1m20.586s  +1.455s  23
13. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m20.592s  +1.461s  22
14. Sergio Perez          Force India-Mercedes   1m20.598s  +1.467s  24
15. Susie Wolff           Williams-Mercedes      1m20.769s  +1.638s  22
16. Giedo van der Garde   Sauber-Ferrari         1m20.782s  +1.651s  23
17. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m21.603s  +2.472s  20
18. Pastor Maldonado      Lotus-Renault          1m21.854s  +2.723s  30
19. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       1m22.572s  +3.441s  31
20. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari       1m22.982s  +3.851s  24
21. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       1m23.256s  +4.125s  35
22. Max Chilton           Marussia-Ferrari       1m23.299s  +4.168s  22
 
Treino Livre 2 
 
Pos Piloto                Equipe                   Tempo      Dif    Dif
 1. Lewis Hamilton        Mercedes               1m18.341s           38
 2. Nico Rosberg          Mercedes               1m18.365s  +0.024s  39
 3. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault       1m18.443s  +0.102s  35
 4. Kimi Raikkonen        Ferrari                1m18.887s  +0.546s  38
 5. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       1m18.960s  +0.619s  40
 6. Felipe Massa          Williams-Mercedes      1m19.024s  +0.683s  36
 7. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m19.221s  +0.880s  40
 8. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m19.248s  +0.907s  35
 9. Fernando Alonso       Ferrari                1m19.329s  +0.988s  32
10. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes      1m19.385s  +1.044s  34
11. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari         1m19.417s  +1.076s  41
12. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     1m19.452s  +1.111s  27
13. Sergio Perez          Force India-Mercedes   1m19.581s  +1.240s  28
14. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m19.593s  +1.252s  32
15. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault     1m19.760s  +1.419s  32
16. Pastor Maldonado      Lotus-Renault          1m20.158s  +1.817s  35
17. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m20.358s  +2.017s  35
18. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari         1m20.504s  +2.163s  40
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari       1m21.328s  +2.987s  31
20. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       1m21.870s  +3.529s  21
21. Max Chilton           Marussia-Ferrari       1m21.898s  +3.557s  28
22. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       1m23.728s  +5.387s  12 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Foto 368: 1000Km de Nurburgring, 1984

O cartaz comemorativo da Porsche pela vitória de Stefan Bellof/ Derek Bell nos 1000Km de Nurburgring de 1984, que foi disputado no moderníssimo circuito de Nurburgring. A vitória que escapara no ano anterior no lendário Nordscheleif, tinha chegado.
Essa foi a corrida que contou com a única participação de Ayrton Senna numa prova de Endurance: dividindo o Porsche 956 da New Man com Stefan Johansson e o mestre Henri Pescorolo, o trio garantiu um honroso 8° lugar após inúmeros problemas.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Foto 367: 24 anos



Interessante ver o período que os países que chegaram ao tetra campeonato mundial de futebol coincidem com o sucesso que alcançaram na Fórmula-1.
Apesar do tempo de espera pelo quarto título mundial em Copas do Mundo ser a mesma - 24 anos - este período também foi frutífero para Brasil, Itália e Alemanha: o Brasil conquistou a Copa em 1970 e depois ganhou oito mundiais na F1 com Emerson, Nelson e Ayrton entre 1972 e 1991 e cinco vices - 73, 75, 80, 89 e 93 para depois vencer a Copa em 1994.
A Itália ganhou o Mundial de 1982 e apesar de tido apenas Michele Alboreto com chances de ser campeão na F1 em 1985 - quando este ficou com o vice -, os italianos tiveram na Ferrari a sua chance de vencer na F1, o que aconteceu em 1983 com a conquista do Mundial de Construtores e depois para chegar na gama de títulos conquistados entre 1999 e 2004 na era Schumacher (6 de Construtores e 5 de Pilotos). Em 2006, na Copa da Alemanha, chegaram ao seu quarto mundial.
Para a Alemanha foi ainda mais dourado este período após a sua conquista na Copa de 1990, com os sete títulos de Michael Schumacher e os outro quatro em sequência de Sebastian Vettel. E ontem voltaram ao topo do futebol com a conquista do Mundial aqui no Brasil. 
Apesar da tradição deles nestas duas modalidades, o horizonte para os alemães aparenta ser infinitamente mais vitorioso. Tanto na Fórmula-1, quanto em Copas do Mundo.

domingo, 13 de julho de 2014

Foto 366: Stefan Bellof, Nurburgring 1983

O acidente que custou uma vitória. A foto é de Stefan Bellof que acabara de bater sua Porsche 962 na veloz - e perigosa - Pflanzgarten durante os 1000km de Nurburgring de 1983.
O piloto alemão estava estava num nível acima doa demais naquele final de semana: além da volta mais veloz do velho Nurburgring para obtenção da pole (6'11"13), ele também cravara a melhor volta da corrida em 6'25"91. Daí veio o acidente...

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Foto 365: E quase seis anos depois...

Lembro o quanto que a galera falou merda naquele final de GP do Brasil de 2008 onde a maioria acreditava que Timo Glock, com o seu Toyota, mal conseguia se sustentar na pista já molhada naquela última volta de corrida quando ocupava a quarta colocação. O seu erro em não trocar para pneus intermediários, acreditando que a pista não molharia tanto naquele final, acabou lhe custando o quarto posto e foi ultrapassado por Vettel (4º) e Hamilton (5º). O quinto lugar deu o título ao inglês e automaticamente tirou das mãos de Massa o campeonato, que sido garantido segundos antes.
E agora é a vez dele, Timo Glock, tirar um sarro dos brasileiros com número 17 que ele leva em seu BMW no DTM, ao colocar a bandeira brasileira na frente do #1 e da Alemanha logo após o #7, fazendo uma alusão ao placar histórico entre as duas seleções nesta Copa do Mundo.  

Vídeo: ADAC Classic 2014

Para quem gosta dos clássicos e do velho Nordschleife, eis o endurance que rolou no final de semana das 24 Horas de Nurburgring disputado no mês passado.
Divirtam-se!

Foto 364: Patrick Dempsey em Interlagos



Aproveitando a sua passagem pelo Brasil, onde assistiu a um jogo do Brasil em um bar daqui de São Paulo, Patrick Dempsey também compareceu ao Autódromo de Interlagos para conhecer o traçado paulistano.
Aproveitando que os Porsches da GT3 Cup estavam em Interlagos para três dias de testes antes da realização da terceira etapa dos campeonatos Challenge e Cup, Dempsey tomou posse do Porsche #1 de Ricardo Rosset – atual campeão da categoria Cup – para acelerar nos 4.309 metros do Templo.
Com direito a dois jogos novos de pneus e com um bom número de voltas, que ficou entre 20 e 30 giros, o ator e piloto americano cravou um bom tempo na casa de 1’40, já que o recorde para a os Porsches da Cup está em torno de 1’38. Após o seu treino, Patrick mostrou-se bastante satisfeito e empolgado com a pista.
Pelos rumores, é bem provável que ele participe das últimas etapas do WEC e sendo assim, quem sabe, possa correr aqui quando será realizada às 6 Horas de Interlagos, última etapa do WEC em novembro.
Patrick participará do Porsche Mobil1 Supercup em Hockenheim, onde a categoria fará – como nas demais etapas – o evento suporte da Fórmula-1 nos dias 18,19 e 20 de julho. 





quarta-feira, 9 de julho de 2014

F1 Teste: Inglaterra, dias 1 e 2

Foram dois dias de testes em Silverstone onde as melhores marcas, respectivamente, ficaram para Felipe Massa (terça) e Jules Bianchi (quarta) que substituiu Kimi Raikkonen no comando da Ferrari F14T.
Mas a principal novidade foi a apresentação e uso dos pneus aro 18 da Pirelli para um possível uso daqui alguns anos, dependendo da opinião das equipes . A Lotus foi a equipe escolhida para este teste e Paul Hembery mostrou-se satisfeito com o que viu: “Mesmo que o desempenho não tenha sido prioridade aqui, os novos pneus ainda assim se comportaram bem, dentro das nossas expectativas. Estamos no início do desenvolvimento de equipamentos — rodas e pneus — que, por muitos anos, permaneceram inalterados”
E ele também falou sobre os trabalho que foi feito nestes dois dias em Silverstone: “Aproveitamos para realizar uma série de trabalhos já para o próximo ano, a curto prazo. Aprendemos tanto com os testes de pneus anteriores, realizados no Bahrein e em Barcelona, que agora fomos capazes de realizar muito mais coisas, já focados em 2015, contando com um circuito rápido e exigente”



Resultado dos dois dias de testes
Silverstone - Dias 8 e 9 de Julho

8/7/2014


Pos  Piloto             Time                  Tempo        Dif Voltas
 1.  Felipe Massa       Williams-Mercedes     1m35.242s           42
 2.  Daniel Ricciardo   Red Bull-Renault      1m35.248s  +0.006s  72
 3.  Nico Rosberg       Mercedes              1m35.573s  +0.331s  90
 4.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari        1m35.674s  +0.432s  74
 5.  Jules Bianchi      Marussia-Ferrari      1m36.148s  +0.906s  108
 6.  Stoffel Vandoorne  McLaren-Mercedes      1m36.462s  +1.220s  71
 7.  Sergio Perez       Force India-Mercedes  1m36.583s  +1.341s  79
 8.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault    1m36.688s  +1.446s  28
 9.  Pastor Maldonado   Lotus-Renault         1m37.131s  +1.889s  97
10.  Pedro de la Rosa   Ferrari               1m37.988s  +2.746s  49
11.  Will Stevens       Caterham-Renault      1m40.627s  +5.385s  95
 
9/7/2014 
 
Pos Piloto                Time                    Tempo       Dif     Voltas
 1. Jules Bianchi         Ferrari                 1m35.262s           89
 2. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault      1m35.544s  +0.282s  56
 3. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes        1m35.593s  +0.331s  91
 4. Giedo van der Garde   Sauber-Ferrari          1m36.327s  +1.065s  84
 5. Lewis Hamilton        Mercedes                1m36.680s  +1.418s  47
 6. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes       1m37.193s  +1.931s  40
 7. Max Chilton           Marussia-Ferrari        1m37.359s  +2.097s  77
 8. Daniel Juncadella     Force India-Mercedes    1m37.449s  +2.187s  52
 9. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault        1m39.410s  +4.148s  76
10. Charles Pic           Lotus-Renault           1m41.906s  +6.644s  38
11. Julian Leal           Caterham-Renault        1m42.635s  +7.373s  51
 

terça-feira, 8 de julho de 2014

Foto 363: Dallas, 1984

40° graus ambiente, 66° graus na pista. Calor absurdo que fez boa parte dos pilotos perderem a concentração e, combinado com o asfalto esfarelando em alguns pontos devido a prova dos Can-Am e a temperatura elevadíssima, os erros eram fatais. Treze pilotos ficaram de fora.
Keke Rosberg, de cuca fresca, venceu e Nigel Mansell, tentando chegar ao final, empurrou o seu Lotus até desmaiar quando tentava garantir o sexto lugar após seu carro apresentar problemas de câmbio.
Foi a única visita da F1 naquele local.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

F1 Battles: Dois duelos separados por 20 anos

Ayrton Senna vs Alain Prost - e posteriormente Michael Schumacher - 1993; Fernando Alonso vs Sebastian Vettel 2014. Dois duelos memoráveis no circuito de Silverstone separados por quase 21 anos (a prova de 1993 foi disputada em 11 de julho).
Sem dúvida o de ontem já entra no panteão dos grandes duelos da categoria, junto do de 1993.

domingo, 6 de julho de 2014

GP da Grã-Bretanha: Um duelo de choros, mas dos bons

Nesta semana que passou foi relembrado o magistral duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux em Dijon, 1979 e nos textos que apareceram na blogosfera sobre o tema a disputa foi exaltada ao máximo principalmente pela lealdade que um tinha para com o outro e os carros, que eram puramente mecânicos sem nenhum tipo de eletrônica ou ajuda para auxiliar nas ultrapassagens. Era no braço e mais nada.
Hoje Fernando Alonso e Sebastian Vettel nos brindaram com um duelo memorável, onde os dois se entregaram totalmente a uma batalha que valia a quinta colocação no GP bretão. Foi belíssimo ver Alonso atacando Vettel na Copse e depois se defendendo como podia dos ataques do piloto alemão por quase (ou) dez voltas, para depois Sebastian lhe dar o troco definitivo no mesmo local. Independentemente se um ou outro excedesse os limites da pista, foi a grande disputa da temporada e de muitos anos na F1. A única coisa que tenho que lamentar é o tanto de reclamações que vieram das duas partes. Pilotos tem que disputar e mais nada. A não ser que aconteça algo de grotesco, ele deve ficar quieto e apenas pilotar. E outra coisa: se existe um extensão, por mais pequena que seja na divisória entre a pista e grama, ela acabará sendo usada pelos pilotos. Cabe à FIA rever isso para que não aconteça este monte de choros como este entre Alonso e Vettel que acabou manchando um pouco a genial disputa entre os dois melhores  da atua F1.

Sobre a corrida
(Foto: Andrew Yates/AFP)
O acidente de Raikkonen na primeira volta foi assustador e podia muito bem ter causado algo mais sério, mas por sorte Massa conseguiu frear a tempo e bater apenas a traseira. Infelizmente isso saiu caro para ele, que abandonou em seguida.
Falando de Williams ainda, que corrida de Bottas neste domingo. Mais uma vez mostrando velocidade e agressividade, que foram importantes para ele chegar ao pódio que inicialmente seria em terceiro e que virou segundo após o abandono de Rosberg. As suas ultrapassagens foram seguras e agressivas, sem perder muito tempo.
Hamilton venceu em casa e fazendo o que é de se esperar dele: cravando voltas velozes e se livrando das Mclarens no início. O duelo com Rosberg seria iminente, mas o problema no câmbio do alemão facilitou  vida dele. Foi um dia revitalizante após um desastroso sábado.
Ricciardo mais uma vez no pódio e andando com pneus duros desde a volta 16. Talvez por isso tenha diminuído bastante a sua performance no final da corrida, possibilitando a aproximação de Button.
As Mclarens tiveram uma boa jornada no seu GP caseiro, com Button ficando em quarto e Magnussen, que passou as últimas quinze voltas comboiando o pega pra capar entre Alonso e Vettel, esperando um enrrosco dos dois, fechou em sétimo.
Foi um belo GP em Silverstone, e apesar da vitória estar garantida para um dos Mercedes, os pilotos - em geral - estiveram em grande forma. Agora é esperar pelo GP alemão, que acontecerá em quinze dias.

sábado, 5 de julho de 2014

GP da Grã-Bretanha - Classificação - 9a Etapa

Não tive tempo de assistir ao treino classificatório, mas pelo que li foi uma loteria das boas em Silverstone e que veio a coroar a esperteza de Nico Rosberg que apostou em uma volta nos segundos finais que lhe garantiu a quarta pole no ano. E não foi uma simples pole: além de superar um soberbo Sebastian Vettel, que mostrou um pouco da sua classe que o fez ganhar os últimos quatro mundiais ao fazer o segundo tempo do grid, ele viu Lewis Hamilton despencar de uma pole que já parecia garantida para um sexto lugar frustrante. E Hamilton teve a chance de ratificar a primeira colocação, mas abortou na sua última tentativa, exatamente quando os demais o superaram. Foi um cruzado de direita que o deixa um pouco cambaleante para amanhã.
O tempo instável e a péssima estratégia da Williams e Ferrari sacrificaram seus pilotos, fazendo com que todos fossem limados ainda na Q1. Um dia pra lá de desastroso para eles.

O que esperar da corrida?
Como a previsão para a hora da corrida é de tempo seco, a tendência é que Rosberg tenha uma facilidade em domar a corrida a seu gosto, enquanto que Vettel, Button, Hulkenberg, Magnussen, Hamilton e Ricciardo, estarão enrolados numa possível batalha. Mas também temos que considerar uma boa largada de Vettel e de Hamilton, que deixaria a disputa abertissíma em Silverstone. E se for para apostar em algum destes dois cenários o segundo é mais interessante, pois Hamilton estará com a cabeça voltada para virar o jogo em casa após uma classificação tão desastrosa.
No fundo do pelotão, outra corrida interessante poderá ser vista com a recuperação que os duos da Williams e Ferrari proporcionará a todos em Silverstone.
Resumindo, independentemente se haja chuva, ou não, a prova tende a ser uma das melhores da temporada.
(Foto: Autosport)

Grid de largada para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha - 9ª Etapa

Pos Piloto                Equipe                 Tempo       Dif   
 1. Nico Rosberg          Mercedes              1m35.766s  
 2. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m37.386s  +1.620s
 3. Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m38.200s  +2.434s
 4. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes  1m38.329s  +2.563s
 5. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes      1m38.417s  +2.651s
 6. Lewis Hamilton        Mercedes              1m39.232s  +3.466s
 7. Sergio Perez          Force India-Mercedes  1m40.457s  +4.691s
 8. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault      1m40.606s  +4.840s
 9. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault    1m40.707s  +4.941s
10. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault    1m40.855s  +5.089s
11. Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m38.496s  +3.626s
12. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari     1m38.709s  +3.839s
13. Max Chilton           Marussia-Ferrari     1m39.800s  +4.930s
14. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari       1m40.912s  +6.042s
15. Pastor Maldonado      Lotus-Renault        1m44.018s  +9.148s
16. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari       no time
17. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes    1m45.318s  +4.938s
18. Felipe Massa          Williams-Mercedes    1m45.695s  +5.315s
19. Fernando Alonso       Ferrari              1m45.935s  +5.555s
20. Kimi Raikkonen        Ferrari              1m46.684s  +6.304s
21. Marcus Ericsson       Caterham-Renault     1m49.421s  +9.041s
22. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault     1m49.625s  +9.245s

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...