sexta-feira, 21 de novembro de 2014

GP de Abu Dhabi - Treinos Livres - 19ª Etapa

Lewis Hamilton: “Foi uma boa sexta-feira - como aparece na tabela. Fiz o long-run e toda a sessão, o que foi ótimo. E demos bons passos com o acerto. Mas, como sempre, ainda temos mais tempo para encontrar.
É exatamente o mesmo programa de todos os fins de semana de corrida, nós apenas estamos executando e tentando melhorar. É o melhor carro que eu já guiei aqui e é bem espetacular. Só tenho que guiar da forma como costumo guiar. Nós só precisamos continuar dando os passos certos”

Nico Rosberg: “Foi tudo ok — não perfeito. Não consegui acertar todas as minhas voltas e isso, na verdade, me deixa muito otimista.Tenho certeza que vou conseguir acertar tudo até a hora da classificação e ajustar o meu carro pouco a pouco.
Nós precisamos esperar e ver, porque a Williams, por exemplo, estava parecendo bem hoje em alguns pontos"

Kevin Magnussen: “Embora eu tenha terminado em terceiro hoje, é possível que a gente não consiga brigar pela segunda fila amanhã. No ano todo, tendemos a parecer mais fortes na sexta-feira do que no sábado. Alguns dos outros times parecem capazes de achar algo a mais durante a noite, e eu acho que isso pode acontecer novamente aqui.
Vamos dar o nosso melhor e ver o que acontece. O carro parece OK e amanhã é quando a velocidade realmente vai valer.
Testei a nova asa nas duas sessões, e ela pareceu diferente, o que é bom. Felizmente, testamos muito e aprendemos algumas coisas interessantes. Ela segue uma filosofia muito diferente do nosso aerofólio regular”

Sebastian Vettel: “Eu não quero interferir na Mercedes. Seria legal correr contra eles e derrotá-los, mas, realisticamente, eu acho que eles estão um pouco longe demais.
Acho que todos podem interferir, é por isso que corremos, mas eu acho que, se tudo acontecer normalmente, olhando para as últimas corridas, vai ser uma dobradinha da Mercedes se eles não tiverem problemas. Apenas quero tirar o máximo de mim, do carro e garantir que vou terminar em quarto no campeonato"

Valtteri Bottas: “Na segunda sessão, tudo funcionou bem, mas ainda há algum trabalho a ser feito amanhã com relação ao equilíbrio do carro. Em algumas curvas, eu perdia a frente, em outras, a traseira, então quero resolver isso logo.
Tem tempo, então não estamos sob pressão e ainda temos coisas para fazer no acerto do carro que vão adicionar performance"

Daniel Ricciardo: “Hoje foi tudo bem. Nós fizemos todas as voltas, o que foi importante e nós conseguimos rodar com ambos os compostos no long-run, então eu acho que atingimos tudo que podíamos em termos do que tínhamos planejado. As Mercedes estão... bom, não vou nem mencionar eles! Mas, de qualquer forma, eles estão lutando pelo título, então vamos deixá-los seguir, mas, em relação ao resto, parece bem apertado como sempre pelo terceiro lugar. Vamos, definitivamente, tentar fazer alguma coisa [com a estratégia]. Qualquer coisa pode acontecer e é a última corrida, então tomara que a estratégia funcione a nosso favor de alguma forma. Sebastian pareceu bem competitivo hoje e tomara que estejamos na luta por aquele lugar no pódio. Seria ótimo lutar com ele e terminar a temporada assim. Será um bom adeus para ele e o time”
Esteban Ocon: “Foi incrível ir para a pista hoje. Eu não quis forçar demais no início, mas em senti muito bem no carro. Certamente, é muito diferente do que estou acostumado e com os carros de F1 que pilotei antes. Posso dizer que é definitivamente mais complicado com todas as configurações e exige uma mudança no estilo de pilotagem. Mas estou feliz e ansioso para o teste da próxima semana.”

 
Resultado dos dois Treinos Livres para o Grande Prêmio de Abu Dhabi - 19ª Etapa



Treino Livre 1
Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Voltas
1
Lewis Hamilton
Mercedes
1m43.476s
 -
 32
2
Nico Rosberg
Mercedes
1m43.609s
 0.133s
 31
3
Fernando Alonso
Ferrari
1m45.184s
 1.708s
 22
4
Sebastian Vettel
Red Bull/Renault
1m45.334s
 1.858s
 30
5
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m45.361s
 1.885s
 23
6
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso/Renault
1m45.718s
 2.242s
 17
7
Daniil Kvyat
Toro Rosso/Renault
1m45.835s
 2.359s
 32
8
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m45.913s
 2.437s
 8
9
Sergio Perez
Force India/Mercedes
1m45.983s
 2.507s
 23
10
Nico Hulkenberg
Force India/Mercedes
1m46.030s
 2.554s
 24
11
Kevin Magnussen
McLaren/Mercedes
1m46.049s
 2.573s
 23
12
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m46.131s
 2.655s
 23
13
Felipe Massa
Williams/Mercedes
1m46.549s
 3.073s
 7
14
Esteban Gutierrez
Sauber/Ferrari
1m46.556s
 3.080s
 28
15
Pastor Maldonado
Lotus/Renault
1m46.711s
 3.235s
 31
16
Esteban Ocon
Lotus/Renault
1m47.066s
 3.590s
 29
17
Jenson Button
McLaren/Mercedes
1m47.235s
 3.759s
 8
18
Kamui Kobayashi
Caterham/Renault
1m47.971s
 4.495s
 24
19
Adderly Fong
Sauber/Ferrari
1m48.269s
 4.793s
 25
20
Will Stevens
Caterham/Renault
1m50.684s
 7.208s
 14


Treino Livre 2
Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Voltas
1
Lewis Hamilton
Mercedes
1m42.113s
 -
 35
2
Nico Rosberg
Mercedes
1m42.196s
 0.083s
 37
3
Kevin Magnussen
McLaren/Mercedes
1m42.895s
 0.782s
 37
4
Sebastian Vettel
Red Bull/Renault
1m42.959s
 0.846s
 33
5
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m43.070s
 0.957s
 34
6
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m43.183s
 1.070s
 32
7
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m43.489s
 1.376s
 33
8
Jenson Button
McLaren/Mercedes
1m43.503s
 1.390s
 23
9
Daniil Kvyat
Toro Rosso/Renault
1m43.546s
 1.433s
 38
10
Felipe Massa
Williams/Mercedes
1m43.558s
 1.445s
 34
11
Sergio Perez
Force India/Mercedes
1m43.746s
 1.633s
 37
12
Pastor Maldonado
Lotus/Renault
1m44.005s
 1.892s
 38
13
Nico Hulkenberg
Force India/Mercedes
1m44.068s
 1.955s
 32
14
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso/Renault
1m44.157s
 2.044s
 39
15
Esteban Gutierrez
Sauber/Ferrari
1m44.316s
 2.203s
 38
16
Adrian Sutil
Sauber/Ferrari
1m44.763s
 2.650s
 37
17
Romain Grosjean
Lotus/Renault
1m44.986s
 2.873s
 35
18
Kamui Kobayashi
Caterham/Renault
1m45.505s
 3.392s
 38
19
Will Stevens
Caterham/Renault
1m47.057s
 4.944s
 34
20
Fernando Alonso
Ferrari
-
 -
 2

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Foto 421: 76 anos depois

O alemão Rudolf Caracciola e o inglês Richard "Dick" Seaman, dois dos melhores pilotos da década de 30 e que fizeram parte da esquadra da Mercedes na segunda parte daquela década.
Caracciola foi o último piloto alemão a conquistar o título pela Mercedes em 1938 (vencera também em 1935 e 1937) na era dos "Grand Prix" - que mais tarde tornaria-se na Fórmula-1. Seaman, apesar de não ser tão talentoso quanto Rudolf, era um dos bons pilotos daquela época e a sua melhor colocação no campeonato de pilotos foi o quarto lugar em 1938.
Passados 76 anos, os papéis inverteram-se e agora o melhor do time é um inglês. Resta saber quem levará a melhor na batalha que começará amanhã em Yas Marina.

Foto 420: Mastroianni

E nem mesmo o grande ator italiano Marcello Mastroianni, falecido em 1996 após um cancêr no pâncreas, resistiu aos encantos do automobilismo.
Na foto ele se prepara para assumir o comando de um Stanguellini-Fiat da Fórmula Júnior na pista de Monza, em 1960.

Foto 419: Alonso sai e Vettel chega

E após cinco temporadas infrutíferas na Ferrari, numa parceria que parecia ser de grande valia para ambas as partes, foi oficialmente anunciado a saída Fernando Alonso pela Rossa. E claramente, para o seu lugar, foi confirmada a chegada de Sebastian Vettel que pilotará os carros vermelhos pelas próximas três temporadas.
Assim chega ao fim uma era de certa forma interessante para a categoria, onde seus dois melhores pilotos precisavam de um novo ânimo para dar continuidade as suas carreiras.
O de Vettel já está acertado. Agora falta o de Alonso.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Foto 418: Old Imola

A imagem da curva Rivazza no anos 60, umas das últimas do circuito de Imola. Lembrando que a pista era extremamente veloz, sem adição de chicanes ou seções sinuosas. Era pé cravado quase que por toda volta.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Foto 417: Despedida?

(Foto: Eric Gilbert)
Estaria Tom Kristensen próximo de uma aposentadoria? Ao menos é o que indica a imprensa dinamarquesa, que divulgou hoje que o eneacampeão das 24 Horas de Le Mans vai fazer uma conferência de imprensa amanhã em Copenhague. E junto dele estará o Dr. Wolfagang Ulrich, que é o chefe de competições da Audi.
Depois das duas aposentadorias de Michael Schumacher (2006 e 2012), é bem provável que vejamos a despedida de mais um dos grandes do automobilismo no autódromo paulistano, no próximo dia 30.

Foto 416: Às escondidas

Nissan R399 de 1999
Bem provável que a esta hora o novo GT-R LM Nismo LMP1 da Nissan tenha ido para a pista de testes da fábrica no Arizona, onde fica, também, o Centro Técnico da montadora.
Segundo informações serão dois dias de testes, mas informações sobre essas práticas não sairão para a imprensa antes do fim do ano. Ou seja, a possível apresentação do carro em testes na pista de Sebring para o início de dezembro, devem ter ido para o limbo.
Se estavam ansiosos por notícias, fotos ou vídeos, terão que esperar mais um pouco. Ou rezar para que alguma alma bondosa tenha conseguido pegar algumas imagens.

sábado, 15 de novembro de 2014

WEC: A noite dos campeões

Sabia-se que era bem provável que o título de pilotos para a Toyota fosse definido hoje em Sakhir, principalmente por causa das combinações que poderiam atrasar esta conquista, face ao desempenho desolador que tem assolado a Audi nas últimas corridas e da melhora significativa da Porsche desde o recesso após Le Mans. Para este adiamento, o Audi #2 teria que vencer e o Toyota #8 chegar abaixo dos quarto lugar e por isso que podemos dizer dessa impossibilidade - a não ser que fosse instalada uma prova caótica, tal condição que tem mostrado o quanto que a Audi é competente frente às suas adversárias.  Porém a má jornada de Anthony Davidson e Sebastien Buemi em Sakhir, onde acabaram perdendo dezoito voltas devido a problemas no alternador quando eram líderes, os jogaram para o meio do pelotão e a recuperação até a 11ª posição no geral (8ª na LMP1) que lhe garantiram o título de pilotos.
A verdade é que os problemas enfrentados pelo número oito já na segunda hora, deixou o #7 na liderança da prova e apenas algumas investidas dos dois Porsches 919 Hybrid é que deram alguma cor a estas 6 Horas do Bahrein. Talvez com um pouco mais de velocidade ou até mesmo umas bandeiras amarelas a mais, pudessem dar à Porsche a sua tão sonhada vitória neste ano de retorno ao Mundial de Endurance, mas a eficiência do trio Alexander Wurz/ Stéphane Sarrazin/ Mike Conway mostrou o quanto que o TS040 é bom e se não fosse os percalços em provas passadas, a equipe japonesa teria vencido todas as corridas até aqui sem dar nenhuma esperança as concorrente. Mas por outro lado, foi importante ver a forma da Porsche nesta prova, mostrando que aos poucos que os problemas mecânicos e a o seu ritmo tem melhorado gradualmente. E esta é a terceira vez que a fábrica de Weissach passa perto de conquistar uma vitória.,
Para a Audi, que enfrentara uma série de problemas no chassi de seus dois carros, em especial o #1, até que a corrida foi um alento para eles. Conseguiram colocar o #2 de André Lotterer/ Bernard Tréluyer/ Marcel Fassler na terceira colocação (conseguindo em duas ocasiões até a melhor volta da prova) e o #1 na quarta posição. Para a equipe resta agora a decisão do Mundial de Marcas - o que realmente importa para as fábricas. Mas as chances são remotas, uma vez que a Toyota marca 259 pontos, contra 219 da Audi.
Mas esta acabou por ser um título mais que merecido para a Toyota, uma vez que a sua temporada de retorno tinha sido muito frutífera com boas vitórias frente à Audi naquela ocasião. Mas em 2013, mesmo tendo um consumo menor de combustível que a rival alemã, acabou vendo a Audi dominá-la bem nas etapas daquela temporada. A mudança de regulamento e uma preparação que foi feita na surdina, enquanto que Porsche e Audi mostravam seus trabalhos ao mundo, deram à eles um carro extremamente rápido e confiável para este 2014 e que entregue ao ritmo cadenciado de Anthony Davidson e a velocidade pura e endiabrada de Sebastien Buemi - a quem sempre tratei como uma "vaca louca" na condução - casaram perfeitamente com o TS040.
Agora falta o titulo entre as marcas. E isso não será tão difícil assim. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Foto 415: Hospedeiros

 

Honda RA270
 

Spirit 201/201C Honda

Williams FW09

Mclaren MP4/3 Honda

BAR 002 Honda

Mclaren MP4/29H Honda
Os carros que albergaram os motores da Honda em seu início e retornos à F1.

WEC: Um fim de semana para a Porsche no Bahrein?

(Foto: Porsche)
Sem dúvida, até aqui, tem sido um final de semana dominante da Porsche no deserto do Sakhir onde será realizado as 6 Horas do Bahrein. Nem mesmo a Toyota, que tem sido a equipe a ser batida nesta temporada, conseguiu rivalizar a altura contra os carros alemães.
A pole conquistada por Romain Dumas e Neel Jani a boro do 919 Hybrid #14 - a segunda consecutiva e a terceira no ano - foi dois décimos melhor que a marca alcançada pelo duo da Toyota (Buemi/ Davidson) que colocaram o #8 na segunda colocação. O #20 da Porsche ficou em terceiro e o #7 da Toyota em quarto, repetindo assim a mesma formação de quinze dias atrás em Xangai.
A Audi se viu desfalcada do carro #1 após este apresentar problemas no chassi, que acabou sendo trocado e a equipe obteve a licensa da FIA para deixá-lo de fora da classificação. Deste modo, o #2 classificou em quinto e terá ao seu lado o #12 da Rebellion.
Com todo este domínio da Porsche, nos faz ter a certeza de uma corrida movimentada em Sakhir. Porém, convém lembrar da enorme superioridade da Toyota em corridas e pegando como gancho as últimas etapas, não será de estranhar os dois TS040 pularem à frente e sumirem do campo de visão dos Porsche. Já para a Audi é de se esperar mais uma prova sofrível, como tem sido nas últimas corridas.
A prova começará à 10 horas da manhã (horário de Brasília).
Abaixo o vídeo da qualificação: 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Foto 414: Ponto final

Apesar das atenções estarem voltadas para a decisão do título entre Michael Schumacher e Damon Hill, não tem como negar que a chegada para aquela última etapa em Adelaide tornara-se um grande alívio para todos que vivenciaram uma das temporadas mais negras da Fórmula-1.
O desfecho poderia ter sido mais agradável senão fosse o acidente que determinou o campeonato à favor de Michael Schumacher. Mas por outro lado, para compensar tudo isso, o GP australiano nos deu a oportunidade de ver pela última vez Nigel Mansell em uma boa forma e levar o Williams-Renault à vitória naquela prova de encerramento e ele teve a companhia de outros dois decanos daquela época, com Berger chegando em segundo e Brundle em terceiro.
Ao mesmo tempo em que a Fórmula-1 iniciava uma nova Era, outra que agradou a tantos e foi o pilar para que o esporte tornara-se popular, chegava ao fim com aqueles três senhores a subir no pódio e colocar um ponto final - de forma melancólica - a umas das épocas mais legais da categoria.
 

Vídeo: As oito vitórias de Michael Schumacher - 1994

E hoje completa 20 anos do desfecho de um dos campeonatos mais trágicos e marcantes da história da Fórmula-1. Ao mesmo tempo que Ayrton Senna desaparecia de cena, a genialidade e o lado negro de Michael Schumacher afloravam a olhos vistos fazendo com que o germânico tomasse o trono de melhor piloto da categoria e ao mesmo inserisse o seu nome entre os melhores de todos os tempos.
Abaixo as nove vitória de Michael "The Machine" Schumacher naquela temporada de 1994.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Foto 413: Tires

O transporte dos pneus e materiais da Tyrrell durante o fim de semana do GP do Canadá de 1974, em Mosport.
De admirar o equilibrio encontrado pelo motorista com os pneus praticamente pendurados na capota.
Outros tempos.

Vídeo: As aberturas da F1 na Globo

Não tinha visto ainda a abertura que foi feita este ano para o GP do Brasil, onde a Globo resolveu - mais uma vez - homenagear o Ayrton Senna. Para alguns foi bom, para outros péssimo (acredito que mais pelo tema escolhido do que pelo gráfico da abertura). E daí resolvi fuçar o YouTube e achei essa coletânea com mais de 22 minutos de duração, onde estão todas - ou quase - as aberturas que a emissora carioca faz desde 1979.
Sinceramente as que mais gosto são aquelas onde eles usavam imagens das temporadas passadas - ou da temporada em andamento - e as de 2010 e 2012. O restante é no mínimo bom, mas é de uma época que a emissora tratava bem o Campeonato Mundial - principalmente por ser um tempo que os pilotos brasileiros ainda reinavam por lá.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Foto 412: Através dos tempos

(Clique para ampliar)
Nem todos os anos da Ferrari na F1 estão representados - pelo que pude ver está faltando 1996 e mais algum outro ano, suponho -, mas esta montagem ficou boa até.
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Foto 411: Lancia in Fire

De vez em quando os lendários Lancia Stratos aparecem aqui no blog, mas este não teve uma grande sorte durante as 6 Horas de Zeltweg de 1976.
O Lancia Stratos Turbo #25 da Lancia Corse, pilotado por Vittorio Brambilla e Carlo Facetti, nem chegou a largar devido o incêndio que tomou conta do carro. Pobre Lancia...
A vitória ficou com Dieter Quester/ Gunnar Nilsson (BMW 3.5 CSL), em segundo John Fitizpatrick/ Tom Walkinshaw (BMW 3.5 CSL) e em terceiro Claude Haldi / Peter Zbinden (Porsche 934).

domingo, 9 de novembro de 2014

GP do Brasil - Um bom GP em Interlagos


Não foi aquela corrida louca que cansamos de ver nos últimos anos em Interlagos. Talvez a tão aclamada e desejada chuva, que rondou o autódromo nos últimos dias, pudesse dar aquele algo a mais para a prova deste ano. Mas de toda forma, foi um GP interessante. Principalmente pelo fato dos pneus, que instalaram um sinal amarelo com as inúmeras bolhas que foram aparecendo durante o certame e que deixou a todos com a impressão de que alguns pneus pudessem estourar a qualquer momento. Apesar da boa aderência que este novo asfalto deu aos carros - fazendo com que o recorde de dez anos caísse ontem -, também revelou-se abrasiva e combinada com o calor que fez hoje, o desgaste foi acima do esperado.
Sobre os pilotos, Rosberg foi bem até a sua penúltima parada de box conseguindo, primeiramente, abrir uma boa diferença pra depois abrir um pouco mais sobre Lewis que errara na descida do lago. Mas as voltas finais foram apreensivas com Hamilton a pressioná-lo.
Lewis poderia ter saído vencedor caso não tivesse errando quando liderava, mas não seria nada fácil passar por Rosberg que parecia ter uma melhor tração na subida da Junção e isso dificultava bastante uma melhor aproximação para tentar algo no final da reta dos boxes. O erro lhe custou uma possível vitória, mas está numa boa situação para Abu Dhabi.
Como era de se esperar a Williams fez uma prova solitária, principalmente com Massa que foi ao pódio pela segunda vez ano. Me surpreendi com as voltas iniciais onde os carros brancos da Williams estavam a pouco segundos das Mercedes, mas após as primeiras paradas de box a diferença aumentou. Se Bottas não teve um dia bom, Massa garantiu um resultado que era de esperar pelo seu bom conhecimento do traçado paulistano. Teve seus erros nos boxes - excedeu a velocidade e depois errou o pit -, mas nada que influenciasse no resultado final.
A briga de foice pelas outras posições foi o ponto alto, principalmente pelos bons desempenhos de Button, Vettel, Hulkenberg (que chegou a figurar em terceiro em algumas ocasiões e até liderou na primeira rodada de pit stop), Kvyat, Raikkonen e Alonso. Ricciardo é quem não teve uma boa jornada em Interlagos quando abandonou com problemas na suspensão dianteira esquerda.  Aliás, foi o primeiro grande primeiro que ele enfrentou numa temporada magistral que tem feito até aqui.
Interlagos não teve a chance de decidir o mundial - primazia que ficará para a insossa Abu Dhabi -, mas viu a Mercedes igualar o recorde de vitórias numa mesma temporada que é pertencente a Mclaren (1988) e Ferrari (2002 e 2004). O título do mundial para qualquer um de seus pilotos, será o Gran Finale para uma fábrica que voltou para a categoria há quatro anos e que pelo que parece (esta é a minha impressão), sacrificou duas temporadas para chegar a esse sucesso arrebatador de 2014.

sábado, 8 de novembro de 2014

Pole Lap: Rubens Barrichello (2004) e Nico Rosberg (2014) - Interlagos

Duas poles separadas por dez anos. O antigo e o novo recorde de volta em Interlagos para a Fórmula-1. As voltas de Rubens Barrichello e Nico Rosberg.

Foto 410: Na bala

"Ok, Nigel! Feche um olho, mire e não vá fazer besteira." Mansell recebendo instruções de um oficial de policia de Long Beach, durante um treinamento de tiro onde o aspirante à Leão - ele ganhara esse apelido quando teve a sua passagem pela Ferrari - empunha uma .45 Colt M1911.
 

Foto 409: Interlagos, 1979



E como eram bonitos esses Ligier JS11. Aqui Jacques Laffite recebendo a quadriculada para a sua segunda vitória naquela temporada de 1979, repetindo o feito de quinze dias antes na abertura do mundial na Argentina.
Completaram o pódio Patrick Depailler - com a outra Ligier - e Carlos Reuteman, com a Lotus.  

GP do Brasil - Classificação - 18a Etapa

Este asfalto novo de Interlagos nos proporcionou algo de bom nestes treinos, onde os tempos caíram vertiginosamente. E isso deixou a luta pela pole muito bacana, onde Rosberg confirmou a sua força que vinha desde as prática ao obter a pole com dez centésimos de vantagem sobre Hamilton. Aliás este não esteve numa boa nestes treinos e na sua última cartada para tentar conquistar a pole, errou na entrada do bico de pato. Mas sem dúvida que o duelo de amanhã será espetacular e o trecho do 'S" do Senna pode dar um tom diferente à corrida.
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.

O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.

Grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil - 18ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m10.023s -
2Lewis HamiltonMercedes1m10.056s 0.033s
3Felipe MassaWilliams/Mercedes1m10.247s 0.224s
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m10.305s 0.282s
5Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m10.930s 0.907s
6Sebastian VettelRed Bull/Renault1m10.938s 0.915s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m10.969s 0.946s
8Fernando AlonsoFerrari1m10.977s 0.954s
9Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m11.075s 1.052s
10Kimi RaikkonenFerrari1m11.099s 1.076s
11Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m11.591s -
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m11.976s -
13Adrian SutilSauber/Ferrari1m12.099s -
14Romain GrosjeanLotus/Renault1m12.037s -
15Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m12.040s -
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m12.233s -
17Daniil KvyatToro Rosso/Renault- -
18Sergio PerezForce India/Mercedes1m12.076s -

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Foto 408: Para gringo ver... e rir

A idéia nasceu durante as provas do Super Bike Brasil, onde estas cabeças pensantes - ou nem tanto assim - José Claudio Baldassin, Renan Casetta, Gilson Romani e Gabriela Pedron resolveram "renomear" as curvas de Interlagos traduzindo-as para o inglês.
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...