quinta-feira, 9 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - Toyota continua na frente na última sessão

 

(Foto: 24 Horas de Le Mans/ Twitter)

A última atividade para encontrar o melhor ritmo para as 24 Horas de Le Mans foi encerrada. Para a Toyota, foi mais um passeio ao colocar o #7 na ponta da tabela de tempos através de Jose Maria Lopez que cravou 3'28''322, colocando três décimos de vantagem sobre Brendon Hartley no #8. Os dois Glickenhaus #708 e #709 vieram a seguir e a quinta posição para o Alpine #36. A diferença dos Toyotas para os demais ficou entre 1 a 2 segundos de média. 

Na LMP2 Alex Lynn levou o #23 da United Autosport ao topo dos tempos dessa classe anotando 3'32''226, um décimo mais veloz que o #65 da Panis Racing que foi conduzido por Job Van Uitert. A terceira posição ficou para o #28 da JOTA com Jonathan Aberdein assinalando o tempo. 

Na LMGTE PRO as Corvettes continuam a ditar o ritmo com uma dobradinha: o #63 ficou na ponta com Nicky Catsburg fazendo 3'52''710 e o #64, pilotando por Tommy Milner, ficando dois centésimos da marca. Gianmaria Bruni fez o terceiro tempo para o Porsche #91.

Na LMGT AM a Dempsey-Proton Racing colocou dois de seus Porsches nas duas primeiras posições: Harry Thincknell foi o responsável pela melhor volta do #77 (3'55''067) e Jan Heylen fazendo o melho tempo para o #88. O Ferrari #61 da AF Corse, que é o pole dessa classe, ficou com o terceiro tempo através de Louis Prete. 

Apareceu uma situação onde Philippe Cimadono, de 62 anos, e que se acidentou fortemente no terceiro treino livre após bater o #13 da TDS x Vaillante, foi impedido de continuar a jornada nesta 24 Horas de Le Mans. O que pesou contra foi alguns incidentes onde esteve envolvido, como um no primeiro treino livre e outro assim que estava para acabar a sessão quando rumava para os boxes. Apesar da alegação do piloto que corre sob a bandeira de classificação Bronze de que já havia corrido por algum tempo de LMP2 no European Le Mans Series e sem causar incidentes, os comissários e o consultor de pilotos Yannick Dalmas - quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans - acharam melhor, por precaução, deixar Cimadono de fora para preservar a segurança dos demais pilotos. Mesmo com Cimadono articulando que havia ganho experiência durante as atividades, o comissários não mudaram a posição. 

Para agora, além de procurar substituir o cockpit do LMP2 #13, a TDS x Vaillante precisará achar um terceiro piloto para formar trio com Mathias Beche e Tijmen van der Helm. 

Os carros voltam à pista para o Warm-up, que será realizado às 05:30 da manhã com duração de 15 minutos, e depois, às 11:00, a largada para 90ª Edição das 24 Horas de Le Mans. 

Resultado - 4ª Treino Livre

90ª 24 Horas de Le Mans - Numa emocionante Hiperpole, Brendon Hartley é quem marca a pole


 


Antes de tudo é preciso ser dito que a batalha por essa pole na geral foi brilhante e mostrou a classe que Brendon Hartley, Kamui Kobayashi e Nicolas Lapierre se encontram. Não é novidade alguma que eles são grandes velocistas desde a época da LMP1 e esta Hiperpole apenas ratificou a qualidade destes três. Mas apenas um é que teria a primazia de levar a pole para a sua tripulação: a magnifica volta de Brendon Hartley na sua última passagem fechou uma eletrizante Hiperpole que viu uma disputa visceral. Hartley chegou a marca de 3'24''408 quando a bandeira quadriculada já havia sido baixada e com isso desalojou Kamui Kobayashi que havia tomado a pole de uma surpreendente Alpine, que chegou liderar por algum tempo a tabela de tempos - inicialmente Kamui havia perdido a volta após ultrapassar os limites da ultima curva, mas recuperado a seguir. Com isso, Hartley batalhou pela pole contra o Toyota #7 de Kobayashi que vinha logo atrás, mas não conseguiu melhorar o seu tempo. Foi a sexta pole consecutiva da Toyota em Sarthe. 


A Alpine achou a velocidade na hora certa após o BOP que lhe deu mais potência que tirou a equipe francesa do ostracismo, tamanha desvantagem que eles vinham colecionando desde os primeiros treinos livres. A volta de Nicolas Lapierre fez aumentar o suspense de uma possível surpresa, mas essa terceira colocação para eles significa muito e podem dizer que estão de volta a briga. 

Os Glickenhaus tiveram suas hipóteses de pegar pelo menos um segundo lugar, mas parecia não ter fôlego suficiente para pegar a pole. Mesmo assim, o ritmo apresentado nos treinos livres até aqui, joga os dois carros na batalha pela vitória. 

Na LMP2 a pole acabou ficando o #31 do Team WRT com o tempo de 3'28''394 alcançado por Robin Frijns, mas por um certo momento parecia que a pole poderia ser do #38 da JOTA até que Antonio Felix Da Costa acabou cometendo um erro e deixando o caminho para os demais e fechando em quarto. A segunda posição ficou para o outro carro da WRT, #41, e a terceira posição para o #22 da United Autosports. Apesar dos treinos sugerirem uma batalha, o tempo da pole foi mais de 1 segundo melhor que o do segundo colocado. 

Na LMGTE-PRO a batalha entre Corvette e Porsche aconteceu, mas foram os americanos quem sairam sorrindo ao anotar as duas primeiras posições: Nicky Tandy colocou o #64 na pole com o tempo de 3'49''985, um décimo melhor que o gêmeo #63 que esteve aos cuidados de Antonio Garcia. A Porsche apareceu em seguida com seus #91 e #92 e para fechar a tabela, os dois Ferrari da AF Corse com os #52 e #51 levando quase dois segundos de desvantagem - para eles, o BOP feito para esta quinta feira, foi bem desastroso. 

Na LMGTE-AM a pole ficou para a Ferrari #61 da AF Corse que ficou ao comando de Vicent Abril com o tempo de 3'52''594. A segunda posição ficou para o Ferrari #57 da Kessel Racing e a terceira para o Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing. 

Resultado - Hyperpole







90ª 24 Horas de Le Mans - Toyota #7 continua a dar as cartas no terceiro treino livre

 


Essa terceira prática, que antecede a Hiperpole, foi um misto de sentimentos para a Toyota: primeiramente a parte positiva, onde o #7, com Kamui Kobayashi ao volante, determinou um passo muito bom ao realizar a marca de 3'26''796. Foi três décimos mais veloz que o gêmeo #8, mas este é traz uma certa preocupação para equipe japonesa já que ele parou na pista quando Ryo Hirakawa estava no comando - ao que tudo indica, foi por um problema elétrico. A terceira posição na Hypercar pertenceu ao Glickenhaus #708 que ficou a seis décimos de desvantagem. 

Para a Alpine, que estava em sérias dificuldades nas atividades de quarta feira, sendo o carro mais lento dessa classe a cerca de dois segundos, eles tiveram um ganho de potência 7Kw e 11 megajoules de energia para esta edição - anteriormente, para a realização do Test Day no domingo, já haviam passado por um BOP que você pode ler aqui. Mesmo assim, ainda ficaram dois segundos do melhor tempo dessa classe. 

Na LMP2 o melhor tempo ficou para a United Autosports que monopolizou as duas primeiras posições: o #22, conduzido por Filipe Albuquerque, fez 3'30''964 enquanto que o #31 - pilotado por Alex Lynn, ficou seis centésimos da marca. A terceira posição ficou para o #31 do Team WRT. 

Essa classe ainda presenciou um baita acidente que envolveu o #13 da TDS Racing Vaillante quando Philipe Cimadino acabou tocando o #31 do Team WRT - que no momento era pilotado por Sean Gelael - e foi de encontro na barreira de pneus da Curva Porsche. O piloto saiu ok, mas o chassi pode ter sido bem danificado e isso trará um trabalho imenso para a equipe. 

Na LMGTE-PRO a batalha entre Corvette e Porsche é que tem dado o tom até aqui. A equipe Porsche recuperou desempenho ontem, mas a briga com a Corvette é que se espera para essa Hiperpole. Hoje o #64 da Corvette fez o melhor tempo com Nicky Tandy ao volante, alcançando 3'52''307. A Porsche, com o #91 pilotado por Ricahrd Lietz, ficou com a segunda posição a cerca de quatro décimos  e em terceiro apareceu o outro Corvette #63. 

Os Ferrari receberam ajustes nas duas classes com mudanças na pressão do turbo, capacidade máxima de combustível e asa. Nos PRO a pressão do turbo teve uma redução de 0,07 bar; capacidade de combustível reduziu em 3 litros (87 para 84) e ajuste da asa abaixo dos 5,3 graus. Para os Ferrari da AM a redução da pressão do turbo sofreu redução de 0,06; capacidade de combustível de 87 para 84 litros e a redução do ângulo da asa é idêntica aos da PRO.

Na LMGTE AM o Porsche #46 da Project 1 voltou a marcar o primeiro tempo, chegando aos 3'54''386.

A Hiperpole começará às 15:00 e com duração de trinta minutos. 


Resultado - 3º Treino Livre 

quarta-feira, 8 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - Glickenhaus lidera o segundo treino livre

 

(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)

Os treinos até aqui foram bem apertados, diga-se, e era apenas uma questão de tempo para que algum dos carros da Scuderia Glickenhaus assumisse o posto de mais rápida e isso aconteceu nesta segunda prática que privilegiou a parte noturna, que é tão importante e que costuma abrir o caminho para a definição da clássica francesa. O #708 da Glickenhaus, conduzido pelo veterano Romain Dumas, fez o melhor tempo com 3'20''900 e foi três décimos mais veloz qe o Toyota #8 de Sebastien Buemi. A terceira posição, com três décimos de atraso, ficou para o Toyota #7 de Kamui Kobayashi. O Glickenhaus #709 e o Alpine #36 não forçaram tanto o ritmo nessa prática noturna, ficando em quarto e quinto respectivamente - #709 cerca de dois segundos e o #36 com três segundos. 

Na LMP2 nada mais que nove carros se encontraram no mesmo segundo nesta prática. Destaque, mais uma vez, para o Team WRT que teve Rene Rast no comando do #31 ao fazer 3'31''149 . A segunda posição ficou para o #22 da United Autosports - com Filipe Albuquerque no comando - e a terceira para o #37 da Cool Racing que foi conduzido por Ricky Taylor. 

Na LMGTE-PRO a Corvette voltou a se destacar com #63 fazendo o tempo de 3'53''492 pilotado por Nicky Catsburg, mas a Porsche, através do #91 conduzido por Fred Mackowiecki, esteve por perto ao ficar apenas 1 décimo de desvantagem. Em terceiro apareceu o Corvette #64 pilotado por Alexander Sims. Os Ferrari, especialmente os da AF Corse, estão fora do ritmo o que sugere um mega trabalho para eles até amanhã para encontrar o ritmo adequado. O #74 da Riley Motorsport ficou com o quarto melhor tempo com Felipe Fraga ao volante. 

Na LMGTE-AM a Porsche deu as cartas nessa sessão tendo o #46 do Team Project 1 na frente com a marca de 3'55''629 feita por Mikkel Pedersen e a segunda posição com o Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing pilotado Jan Heylen. A terceira posição ficou para o Aston Martin #98 da Northwest AMR que foi pilotada por Nicki Thiim. Destaque para a quarta posição do Ferrari #85 da Iron Dames que teve a melhor volta feita por Rahel Frey. 

Doze carros estiveram no mesmo segundo nessa classe. 

As atividade continuam amanhã, com o terceiro treino livre às 10:00; Hiperpole às 15:00; e o quarto treino livre às 17:00.

Resultado - 2º Treino Livre

90ª 24 Horas de Le Mans - Chuva e Toyota na dianteira

 


Foi uma qualificação bem atribulada em Sarthe, que definiu os seis melhores de cada classe para a Hiperpole que será realizada amanhã. A Toyota continuou com seu passo ao anotar o primeiro tempo com o #7 pilotado por Kamui Kobayashi que fez o tempo de 3'27''247, mas isso não significou que as coisas tenham sido fáceis já que os Glickenhaus #708, que teve Romain Dumas no comando, ficando a um décimo da melhor marca. O gêmeo do carro americano ficou com o terceiro posto, cerca de sete décimos. Para a Alpine as coisas continuam bem dificeis, com a Nicolas Lapierre anotando um volta dois segundos pior que a do Toyota #7. Ainda falando sobre a Toyota, o seu carro #8 escapou na Mulsanne quando estava para abrir a volta e assim não teve tempo de abrir outra, já que teve a bandeira vermelha por conta de um acidente com o Porsche da categoria AM. Foi um tremendo azar, já que quando voltaram, a pista estava úmida e os tempos de volta tinham subido e o trio acabou ficando na 29ª posição na geral.

Na LMP2  a batalha pela pole amanhã tende a ser bem interessante, já que a WRT entrou na briga ao anotar a melhor marca em 3'29''898 com o seu #31 pilotado nessa sessão por Robin Frijns e outro carro da equipe, o #41 pilotado por Norman Nato, ficou com o terceiro posto. A segunda posição ficou para o #38 da JOTA que mais uma vez foi conduzido por Antonio Felix Da Costa.

Na LMGTE-PRO a Porsche ficou com o melhor tempo vindo pelo #92 que foi pilotado por Laurens Vanthoor que alcançou 3'50''999. A segunda posição ficou para o Corvette #63 - com Antonio Garcia ao volante - e a terceira posição com o Porsche #91 conduzido por Fred Mackowiecki. A Ferrari #74 da Riley Motorsport chegou a beliscar a chance de ir à Hiperpole quando Felipe Fraga anotava a quinta posição, mas acabou ficando de fora ao ser superado pelas duas Ferrari da AF Corse. 

Na LMGT-AM a primeira posição ficou para o Asaton Martin #98 da Northwest AMR que teve em Nick Thiim o responsável pela melhor volta, ao fazer 3'52''559. Em seguida aparece a Ferrari #57 da Kessel Racing, que foi pilotada por Mikel Jensen, e pela outra Ferrari #54 da AF Corse, conduzida nessa qualificação por Nick Cassidy. A bandeira vermelha que foi acionada ao meio da qualificação ficou por conta da escapada e batida do Porsche #93 da Proton Competition que estava a ser conduzida por Michael Fassbender, que se acidentou na freada para primeira chicane após a Hunaudières. Piloto está ok. 

Ás 17 horas se inicia o segundo treino livre e a Hiperpole será amanhã, às 15:00.

Resultado Qualificação







90ª 24 Horas de Le Mans - Toyota a mais rápida no 1º Treino Livre

 

(Foto: FIA WEC/ Twitter)


As atividades para esta 90ª edição das 24 Horas de Le Mans já foram iniciadas e com a Toyota marcando o passo, com Brendon Hartley levando o #8 da equipe japonesa ao topo da tabela com a marca de 3'29''441 sendo 0'476 décimos mais veloz que o Glickenhaus #709 que ficou em segundo com a marca sendo feita por Franck Mailleux. Mas temos que destacar que por grande parte destas três horas de treino os carros americanos estiveram na ponta da classe Hypercar, com a Toyota superando na última meia hora de atividade. No entanto, entre Toyota e Glickenhaus, a diferença entre os quatro carros está dentro do mesmo segundo. 

Para a Alpine, que já tinha suas dificuldades por conta do BOP, o treino foi bem atribulado com alguns problemas que apareceram para o time francês. O Alpine #36 ficou mais de dois segundos da marca feita por Hartley e a sua velocidade de reta, que abriu uma grande preocupação entre seus pilotos, é cerca de dez à doze quilometros mais lenta que Toyota e Glickenhaus - o carro americano de número #708 atingiu 337.01 Km/h enquanto que Alpine fez apenas 325.84. 

Na LMP2 o passo foi ditado pelo #22 da United Autosport que fez o tempo de 3'30''238 feito por Alex Lynn. A segunda posição ficou para o #38 da JOTA com Antonio Felix Da Costa ao volante e o terceiro tempo com #9 da Prema, que teve Robert Kubica no comando. No geral, o #22 da United Autosport ficou na quarta posição com sete décimos de atraso para o melhor tempo feito pelo Toyota #8. 

Na LMGTE-PRO a Corvette continuou a dar as cartas, assim como fizera no Test Day de domingo, ao anotar 3'53''250 com #63 pilotado por Antonio Garcia e a segunda posição ficando para o #64 pilotado por Tommy Milner. A Porsche ficou com o terceiro tempo, representado pelo #91 de Gianmaria Bruni que ficou oito décimos do tempo do Corvette #63. A Ferrari #51 da AF Corse perdeu algum tempo para a troca do motor e ficou na última posição da classe. 

Na LMGTE-AM a Porsche teve dois carros nas duas primeiras posições: o #79 da Weathertech Racing fez 3'55''082 com Julien Andlauer e a segunda posição ficando para o #86 da GR Racing com Benjamin Baker fazendo a melhor volta da equipe. A terceira posição ficou para o Aston Martin #33 da TF Sport, que teve Marco Sorensen realizando o melhor tempo. 

A próxima atividade começará às 14 horas, com a realização da qualificação. 

Resultado - 1ª Treino Livre 

domingo, 5 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - Test Day

 

A Toyota esteve na frente nas duas sessões, mas sempre com os Glickenhaus por perto
(Foto: Toyota/ Twitter)

Os primeiros quilômetros para esta 90ª edição das 24 Horas de Le Mans foram realizados hoje com as quatro classes e seus 62 carros presentes para este dia de testes no clássico circuito de Sarthe. 

A Toyota comandou os passos da principal classe especialmente com o GR 010 Hybrid #7 que foi comandado por Jose Maria Lopez, que cravou as melhores marcas nas duas partes dos treinos: pela manhã ele fez o tempo de 3'31''626 e a tarde baixando a marca para 3'29''986, dando aos carros dessa classe a liderança absoluta na tabela dos tempos já que os carros da LMP2, como tem acontecido nos treinos livres, costumam ter um ritmo mais veloz ou próximo dos Hypercar. O #22 da United Autosport, por exemplo, foi o LMP2 mais bem colocado nesta ultima parte de treinos ao ficar na quinta posição com 2'203 segundos mais lento que o Toyota #7.

No entanto, dentro da própria Hypercar, a diferença entre os cinco carros não foi das maiores principalmente entre a Toyota e Glickenhaus que tiveram seus carros separados por apenas nove décimos. Apenas a Alpine #36 é que teve uma diferença maior por conta das restrições do BOP - o carro francês recuperou cerca de 10KW relação ao que havia perdido na etapa das 6 Horas de Spa-Francorchamps, porém estará operando para esta prova em Le Mans com 30Kw menos do foi usado na edição de 2021. Eles terão um total de 420kw, 952kg contra 506Kw, 1070kg e 898 megajoules de potência máxima dos Toyotas, enquanto que os Glickenhaus terão 520Kw, 1030kg e 910 megajoules de potência máxima. 

Porém, sabemos que os BOPs podem ser alterados no decorrer dos treinos e até mesmo antes da corrida, como chegou acontecer algumas vezes - especialmente nas classes de GT. 

Na LMP2, a JOTA e a United Autosports monopolizaram as duas sessões de treinos: pela manhã foi o #38 da JOTA que ficou com o melhor tempo de 3'33''964 feito por Will Stevens, enquanto que o #22 da United Autosports ficou com a segunda marca apenas 1 décimo pior. Na parte da tarde foi a vez do #22 da United Autosports se lançar na frente da tabela da classe chegando ao tempo de 3'32''099 que foi feito por Filipi Albuquerque, que desbancou seu conterrâneo Antonio Felix Da Costa que liderou parte a tabela de tempos com #38 da JOTA e ficou dois décimos mais lento. 

É apenas um aperitivo do que será esta classe a partir dos treinos livres e que, claramente, foi quem garantiu as emoções nas últimas edições das 24 Horas de Le Mans. 


A classe dos GTs

A Corvette comandou as duas sessões da GTE-PRO
(Foto: Corvette Racing/ Twitter)

A LMGTE-PRO apresentou um bom passo da Corvette que liderou as duas sessões com o seus C8.R, sendo que na primeira sessão foi com a dobradinha formada pelo #64 com o tempo de 3'54''690 feito por Tommy Milner e a segunda posição com o #63 com 3'54''766 pelas mãos de Nicky Catsburg. 

Ainda no primeiro treino a Porsche sofreu alguns problemas com seus dois 911 RSR-19, sendo que o #92 - guiado por Michael Christensen no momento - teve um problema no eixo traseiro esquerdo e parou na pista. O #91, pilotado por Gianmaria Bruni, também teve um problema ao escapar na zona final da Mulsanne e parando de vez adiante em Indianapolis. Apesar dos problemas apresentados na nesta sessão, o #91 ocupou o terceiro posto. 

Na segunda sessão o equilíbrio foi visto com o Corvette #64 ficando novamente com a primeira posição, dessa vez com Alexander Sims marcando 3'54''001. A segunda posição ficou para o Ferrari 488 GTE EVO  #51 da AF Corse e a terceira posição para o Porsche #91. 

Na LMGT-AM a primeira sessão de treinos teve a liderança do Ferrari 488 GTE EVO #85 da Iron Dames, onde Michelle Gatting fez o tempo de 3'55''678. A segunda posição ficou para o Porsche 911 RSR-19 #99 da Hardpoint Motorsport e a terceira posição do Ferrari #80 da Iron Lynx. 

A segunda sessão viu um domínio dos Ferrari 488 GTE EVO nas três primeiras posições, com o #57 da Kessel Racing em primeiro - com a marca de 3'54''827 feita por Mikel Jensen -, #66 da JMW Motorsport em segundo e #71 da Spirit Of Race em terceiro. 

As atividades oficiais para a 90ª Edição das 24 Horas de Le Mans inicia na próxima quarta-feira, com os dois treinos livres e a qualificação. 

Resultado - 1º Treino

Resultado - 2º Treino  

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...