Antes de tudo é preciso ser dito que a batalha por essa pole na geral foi brilhante e mostrou a classe que Brendon Hartley, Kamui Kobayashi e Nicolas Lapierre se encontram. Não é novidade alguma que eles são grandes velocistas desde a época da LMP1 e esta Hiperpole apenas ratificou a qualidade destes três. Mas apenas um é que teria a primazia de levar a pole para a sua tripulação: a magnifica volta de Brendon Hartley na sua última passagem fechou uma eletrizante Hiperpole que viu uma disputa visceral. Hartley chegou a marca de 3'24''408 quando a bandeira quadriculada já havia sido baixada e com isso desalojou Kamui Kobayashi que havia tomado a pole de uma surpreendente Alpine, que chegou liderar por algum tempo a tabela de tempos - inicialmente Kamui havia perdido a volta após ultrapassar os limites da ultima curva, mas recuperado a seguir. Com isso, Hartley batalhou pela pole contra o Toyota #7 de Kobayashi que vinha logo atrás, mas não conseguiu melhorar o seu tempo. Foi a sexta pole consecutiva da Toyota em Sarthe.
A Alpine achou a velocidade na hora certa após o BOP que lhe deu mais potência que tirou a equipe francesa do ostracismo, tamanha desvantagem que eles vinham colecionando desde os primeiros treinos livres. A volta de Nicolas Lapierre fez aumentar o suspense de uma possível surpresa, mas essa terceira colocação para eles significa muito e podem dizer que estão de volta a briga.
Os Glickenhaus tiveram suas hipóteses de pegar pelo menos um segundo lugar, mas parecia não ter fôlego suficiente para pegar a pole. Mesmo assim, o ritmo apresentado nos treinos livres até aqui, joga os dois carros na batalha pela vitória.
Na LMP2 a pole acabou ficando o #31 do Team WRT com o tempo de 3'28''394 alcançado por Robin Frijns, mas por um certo momento parecia que a pole poderia ser do #38 da JOTA até que Antonio Felix Da Costa acabou cometendo um erro e deixando o caminho para os demais e fechando em quarto. A segunda posição ficou para o outro carro da WRT, #41, e a terceira posição para o #22 da United Autosports. Apesar dos treinos sugerirem uma batalha, o tempo da pole foi mais de 1 segundo melhor que o do segundo colocado.
Na LMGTE-PRO a batalha entre Corvette e Porsche aconteceu, mas foram os americanos quem sairam sorrindo ao anotar as duas primeiras posições: Nicky Tandy colocou o #64 na pole com o tempo de 3'49''985, um décimo melhor que o gêmeo #63 que esteve aos cuidados de Antonio Garcia. A Porsche apareceu em seguida com seus #91 e #92 e para fechar a tabela, os dois Ferrari da AF Corse com os #52 e #51 levando quase dois segundos de desvantagem - para eles, o BOP feito para esta quinta feira, foi bem desastroso.
Na LMGTE-AM a pole ficou para a Ferrari #61 da AF Corse que ficou ao comando de Vicent Abril com o tempo de 3'52''594. A segunda posição ficou para o Ferrari #57 da Kessel Racing e a terceira para o Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing.
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