terça-feira, 14 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - Porsche e Aston Martin comandam nos GTs

 

Uma bela conquista da Porsche na última prova da LMGTE-PRO em Le Mans
(Foto: Porsche Races/ Twitter)

Como de costume as classes destinadas aos GTs não decepcionam, especialmente a LMGTE-PRO que teve a sua última corrida em Sarthe e será descontinuada ao final desta temporada. A batalha entre Porsche e Corvette pela vitória em Sarthe foi o ponto alto e isso tinha sido bem visto já desde os treinos, principalmente por conta do enorme equilibrio que estas duas equipes apresentaram. 

Quem olhasse a classificação hora a hora certamente apontaria os carros amarelos da fabricante americana como a grande favorita, mas não dava para ignorar em momento algum a velocidade dos Porsche 911 RSR-19 frente aos Corvette C8.R e, com certeza, uma disputa titânica pela última vitória dessa classe em Le Mans. Porém, os problemas nesse tipo de prova são bem costumeiros e tende tirar da disputa o mais preparado dos competidores. 

O Corvette #63, tripulado por Jordan Taylor/ Antonio Garcia/ Nicky Catsburg, esteve em revezamento com o gêmeo #64 (Nicky Tandy/ Tommy Milner/ Alexander Sims) na liderança da classe e que em alguns momentos teve a presença dos dois Porsches, especialmente o #92 de Michael Christensen/ Kevin Estre/ Laurens Vanthoor que sempre esteve no encalço. Mas os problemas para a Corvette começaram aparecer quando a prova ainda se encaminhava para a sua metade: o #63 apresentou problemas na suspensão traseira esquerda e teve que ir aos boxes para os reparos. Isso automaticamente tirou deles a chance de vitória, e as coisas pioraram de vez quando tiveram de arrumar o difusor. Acabaram por abandonar na 15ª hora de corrida. 



A batalha continuava, claro, mas agora com o #64 tendo que segurar as investidas dos dois Porsches e também das duas Ferrari da AF Corse que passaram a figurar entre os favoritos, mesmo que o déficit de potência deles os prejudicasse nas retas. As coisas pareciam ajudar a Corvette quando o Porsche #92, que vinha em revezamento com o #64 pela liderança, teve uma escapada na Mulsanne e em seguida apresentou um furo no pneu dianteiro direito que dechapou na zona da Indianápolis e destruiu toda a dianteira. Por mais que Michael Christensen tenha levado o carro lentamente para os boxes, o tempo perdido os tirou da briga. 

A disputa da Corvette parecia ter virado naquele momento contra o Ferrari #51 (Alessandro Pier Guidi/ James Calado/ Daniel Serra) que estava se baseando na estratégia para tentar beliscar uma improvável vitória. Mas na 18ª hora, quando o Corvette estava próximo de assumir a ponta da classe, acabou sendo acertado pelo LMP2 #83 da AF Corse que era pilotado por François Perrodo no momento. O toque lateral acabou jogando o Corvette #64 - pilotado por Sims no momento - contra o guard-rail da Mulsanne e a quebra da suspensão dianteira e traseira não deram a menor chance de continuarem na corrida. A desolação da equipe americana foi mostrada ao vivo, assim como toda a reação da equipe Ferrari. François Perrodo levou o LMP2 da AF Corse para os boxes e logo em seguida foi a garagem da Corvette pedir desculpas pelos acontecido. Nobre gesto. 

Mas agora a disputa ficava a cargo da Ferrari #51 e do Porsche #91 (Fred Makowiecki/ Gianmaria Bruni/ Richard Lietz) que ressurgia para a batalha. Por mais que houvesse 12 segundos que separavam o líder #51 do #91, essa diferença foi para o espaço assim que o único Safety Car da corrida foi ativado por conta do acidente do LMP2 #31 da WRT na Indianapolis. O duelo entre Ferrari e Porsche animou bastante, mas o carro italiano não tinha ritmo para segurar a velocidade do Porsche e logo acabaria sendo ultrapassado. 

Para o restante das horas, o Porsche #91 apenas aumentou a diferença e passou para vencer mais uma 24 Horas nesta que foi a primeira do modelo 911 RSR-19 que estreou em 2020. Foi a quarta conquista para Bruni e Lietz, enquanto que Makowiecki, já veterano de guerra em Le Mans, foi a sua primeira. 

A classe LMGTE-PRO deixará de existir ao final deste ano. Para 2023 a LMGTE-AM também receberá a sigla PRO, mas apenas por esta temporada já que a partir de 2024 a plataforma usada será a da GT3 com kits para diferenciar os carros do Mundial de Endurance dos demais, mas que podem ser retirados para que os carros continuem/ sejam usados em seus respectivos campeonatos. 


Aston Martin rouba a cena na LMGTE-AM

Uma grande vitória para o Aston Martin da TF Sport
(Foto: TF Sport/ Twitter)

Era uma classe onde o favoritismo pendia totalmente para a Porsche e com o BOP feito na sexta-feira, onde a potência e capacidade do tanque das 488 EVO foram diminuídas, o favoritismo aumentou. 

Mas no decorrer da prova os problemas foram tirando alguns Porsches do caminho, e isso deu ao Aston Martin #33 da TF Sport (Marco Sorensen/ Ben Keating/ Henrique Chaves) a oportunidade de chegar aos três primeiros e assumir a liderança na 12ª hora para não perder mais. 

O Porsche #79 da Weathertech Racing (Julien Andlauer/ Cooper MacNeil/ Thomas Merrill) foi outro que esteve com boas chances de vitória, tendo liderado da segunda hora até a 11ª para depois perder o comando para o Aston Martin da TF Sport. Mas sempre esteve no encalço do #33 da TF Sport, mas sem grandes chances. 

O Porsche #99 da Hardpoint Racing (Andrew Haryanto/ Martin Rump/ Alessio Picariello) esteve próximo do pódio até a 23ª hora quando ocupava a terceira posição, mas uma rodada quando se aproximava da Dunlop chicane - quando Haryanto estava na pilotagem - deixou o Porsche encalhado e um tremendo prejuízo, ao terminarem apenas na 11ª posição na classe. 

O desaire da Hardpoint foi a alegria para o Aston Martin #98 da Northwest AMR (Nicki Thiim/ Paul Dalla Lana/ David Pittard) que garantiu a terceira posição, após se revezar com o Porsche da Hardpoint e também com o Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing (Sebastien Priaulx/ Christian Ried/ Harry Tincknell) o último lugar do pódio. O Porsche #77 acabou tendo problemas de suspensão e não pode mais lutar pela terceira posição. 

Destaque para a sétima posição alcançada pela Ferrari #85 da Iron Dames que foi pilotado pelo trio feminino formado por Michelle Gating/ Sarah Bovy/ Rahel Frey. E também vale destaque para estréia de Michael Fassbender, que interpreta o Magneto na franquia "X-Men": ele dividiu o Porsche #93 da Proton Competition com Matt Campbell e Zacharie Robichon e esteve envolvido em dois problemas desse Porsche, sendo que o primeiro foi um toque com um outro GT no meio da noite que o fez parar na brita da curva Indianapolis e depois ficou encalhado na chicane Dunlop. Terminaram na 16ª posição nessa classe.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...