(Foto: Toyota Gazoo Racing/ Twitter) |
É bem provável que o para o fã das corridas, especialmente as de endurance, essa edição de número 90 das 24 Horas de Le Mans não tenha sido a mais empolgante dos últimos anos. Apesar do entusiasmo inicial, é claro que a batalha pela vitória na geral é que a prende a maior atenção daqueles que se propõe assistir a corrida em sua totalidade. E faz uns bons anos que é normal ver, ler e ouvir os fãs do Mundial de Endurance reclamar aos montes do domínio da Toyota em face aos demais. Procuro entender o lado do fã nestes últimos anos, onde a frustração em assistir a Toyota vencer as 24 Horas de Le Mans com tranquilidade acaba jogando um enorme balde de água fria sobre as expectativas, por mais que sejam fantasiosas - mesmo sabendo que a chance são mínimas de uma outra equipe vencer.
Sabemos bem que ACO/ FIA criaram uma tremenda armadilha quando procuraram privilegiar as fabricantes - isso soa fácil hoje, mas sabemos que era um ponto importante para um campeonato que estava sendo retomado em 2012 e a vinda da Toyota naquele ano para enfrentar a Audi, ajudou a fechar uma lacuna deixada pela Peugeot que se retirou da competição às portas do inicio do mundial. A chegada da Porsche alguns anos depois não apenas abrilhantou o certame, como também elevou a competitividade, mas, no entanto, equipes como a Rebellion não tinham grandes chances de chegar a vitória frente a essas três gigantes - tanto que a própria equipe suíça acabou se mudando para a LMP2 em 2017 e ironicamente num ano onde quase que uma equipe daquela classe venceu na geral, já que os Toyota haviam ficado pelo caminho;os Porsche tinham tido problemas e o fraco carro da ByKolles ficou de fora logo nas primeiras voltas. Se caso a Rebellion estivesse na LMP1, a vitória poderia ter ficado em suas mãos. Mas como o "Se" não pilota, ficou apenas na imaginação popular do que poderia ter sido.
A permanência da Toyota após o colapso da LMP1 com a saída quase que ao mesmo tempo de Audi e Porsche do campeonato, ajudou a manter a categoria viva. Mesmo que a disparidade técnica para os demais seja grande, foi importante essa permanência para que fosse tudo colocado nos eixos. Podemos até entrar na discussão do por que não ter mexido nos regulamentos para que outras equipes pudessem enfrentar a Toyota, mas daí cairíamos na mesma questão do por que isso não foi feito anteriormente para que equipes particulares enfrentassem as fabricantes.
Sinceramente, é uma discussão que ainda será levantada sempre, mas as coisas tendem a mudar a partir de 2023 com a chegada maciça das demais fabricantes - que será inaugurada com a chegada da Peugeot com o seu 9X8 a partir da próxima etapa, as 6 Horas de Monza - numa era que é tão aguardada desde que foi anunciada.
Um passeio para a quinta conquista, pódio para Glickenhaus e a má jornada da Alpine
Foi a quinta vitória da Toyota em Le Mans (Foto: Toyota Gazoo Racing/ Twitter) |
Toyota não teve adversários e isso era algo que já sabíamos, mas ainda si alimentávamos uma pequena esperança de que Alpine pudesse entrar na batalha. Mas isso não ocorreu e apenas na Hiperpole é que vimos um pequeno brilhareco da equipe francesa.
A Toyota largou com seus dois carros na primeira fila e de lá não largou mais o osso, conseguindo abrir para os carros da Glickenhaus de forma tranquila e sem fazer grande esforço. Isso deu a equipe japonesa o luxo de revezar seus dois carros na dianteira da prova por inúmeras vezes sem ter nenhum incômodo ou até mesmo enrosco com algum retardatário. Foram 24 Horas de prova onde as coisas estavam absolutamente sob controle.
Para não dizer que não houve um momento tenso foi quando o Toyota #7, então conduzido por Jose Maria Lopez, teve um apagão assim que passou pela Arnage na 16ª hora. Estacionou o carro do lado direito e procurou reiniciar o GR010 Hybrid #7, perdendo um bom tempo e vendo a oportunidade de vencer a sua segunda 24 Horas de Le Mans - ao lado de Kamui Kobayashi e Mike Conway - ir para o espaço. Um tempo depois ele conseguiu reiniciar o carro e o levou para os boxes, onde perdeu mais um tempo por conta deste estar energizado, o que impossibilitava os mecânicos chegarem no carro. Isso tudo custou um mega prejuízo, passando dos trinta segundos de quando aconteceu o problema, para quase uma volta perdida para o Toyota #8. Depois soube-se que o problema era com o motor-gerador dianteiro.
O Toyota #8 passou incólume e deu ao trio formado por Sebastien Buemi/ Brendon Hartley/ Ryo Hirakawa a oportunidade de gravar seus nomes na história: para Buemi, foi a conquista de número quatro e agora ele empata com Olivier Gendebien, Henri Pescarolo e Yannick Dalmas na plataforma daqueles que tem quatro conquistas em Sarthe; Brendon Hartley chegou a sua terceira conquista e Ryo Hirakawa não apenas tornou-se o quinto japonês a vencer a prova, como também entrou num grupo qualificado de pilotos que venceram a corrida logo em sua primeira participação, como foram os casos de Tazio Nuvolari, Klaus Ludwig, Tom Kristensen, Fernando Alonso e outros tantos.
(Foto: Alexis Goure/ ACO) |
na corrida? Essa dúvida foi logo dissipada nas primeiras horas quando os carros americanos estiveram sozinhos a rodas pelo circuito de Sarthe. Não houve nenhuma hipótese de chegar próximo dos carros nipônicos - teria apenas se caso estes tivessem algum problema sério que os atrasasse, e isso não aconteceu.
Por outro lado, a Glickenhaus não teve o incomodo da Alpine e, a exemplo da Toyota, fez uma corrida particular e tranquila para apenas garantir seu lugar no pódio que acabou por ser o primeiro da Scuderia Glickenhaus em Le Mans através do #709 que foi tripulado por Ryan Briscoe/ Franck Mailleux/ Richard Westbrook - mas ainda sim tiveram um pequeno susto causado por um sensor quando a prova não tinha duas horas de realização. O outro carro da equipe, o #708 pilotado por Romain Dumas/ Pipo Derani/ Olivier Pla, talvez fosse o mais forte para pegar um lugar no pódio, mas o estouro no pneu traseiro na Tertre Rouge quando estava na oitava hora de corrida, jogou fora essa possibilidade.
(Foto: Alpine/ Twitter) |
Talvez o maior desaire tenha ficado para a conta da Alpine. Esperava-se muito da equipe francesa para esta edição, principalmente pela ótima performance apresentada nas 1000 Milhas de Sebring onde eles venceram com autoridade, mas a punição do BOP pela liderança alcançada acabou tirando deles muito da perfomance e isso foi visto já no test day quando os pilotos estavam preocupados com a velocidade de reta - e este sentimento foi reforçado já nos treinos livres. A lufada de ar fresco com adição de mais 7kw de potência para a Hiperpole deu a equipe uma oportunidade de levar a pole, já que a velocidade de Nicolas Lapierre estava presente. Mesmo sendo superados pela Toyota, a terceira posição foi um mega presente.
Para a corrida houve mais uma redução na potência e isso jogaria contra durante o certamente. Não apenas isso, mas juntando com os problemas hidráulicos que os fizeram visitar os boxes - e a garagem - lhes tiraram totalmente da disputa. O incidente de Matheus Vaxivière quando a prova já estava perto do fim - na 18ª hora, mais precisamente.
Não foi uma edição das mais frutíferas para eles.
Jota Sport vence na LMP2
(Foto: Jota Sport/ Twitter) |
Era uma categoria que se esperava bastante, principalmente por conta de três equipes: a Jota Sport com seus dois carros (#28 e #38), United Autosports (#22 e #23) e a WRT (#31, #32 e #41) eram os favoritos para chegar a conquista na LMP2. Mas nem sempre o que está na especulação acaba por acontecer.
Problemas e incidentes acabaram por limar os carros da United Autosports e WRT. Aliás, estas duas já se encontraram quando René Rast no #31 acabou fechando sobre o #22 da United Autosports ainda na largada e arruinou a corrida do carro da equipe inglesa - e de tabela ainda pegou o #47 da Algarve Pro Racing (que compete na subclasse LMP2 AM) que estava sendo conduzido por Sophia Floërsch que acabou arruinando toda a prova desse trio, assim como do número #22. O #31 do Team WRT continuou na prova, mas levaria um time penalty de 1 minuto. Eles se recuperaram durante a corrida, chegando até mesmo com boas hipóteses de pegar pódio, mas um acidente na 19ª hora, após rodar e bater na Indianápolis, tirou o carro de vez da corrida.
Distante de todos os problemas que aconteceram com seus rivais mais próximos, e até mesmo com outros carros da classe, o #38 da Jota esteve num ritmo muito bom e teve no #9 da Prema o seu grande adversário, com quem revezou a liderança até a oitava hora de corrida. Daí em diante a melhor velocidade e destreza do trio formado por Antonio Felix Da Costa/ Roberto Gonzalez/ Will Stevens se sobrepôs ao do trio da Prema que era composto por Robert Kubica/ Lorenzo Colombo/ Louis Deletraz, os deixando em segundo pelo resto da corrida. O trio da Prema precisou se preocupar com o outro carro da Jota, o #28 comandado por Jonathan Aberdein/ Ed Jones/ Oliver Rasmussen, que chegou ocupar em alguns momentos a segunda posição, mas que acabaria mesmo em terceiro.
A Penske que teve boas chances também de pegar um lugar no pódio, sendo que o trio do #5 formado por Felipe Nasr/ Dane Cameron/ Emmanuel Collard, estavam com ritmo muito bom até o anoitecer e depois caíram de ritmo para fechar em quinto na classe.
De se destacar também o ótimo andamento do #13 da TDS x Vaillante que teve o acidente com Phillipe Cimadomo na quinta - ele acabaria sendo excluído pelos comissários por pilotagem perigosa - e que precisou recrutar Nicky De Vries para compor o trio com Mathias Beche e Tijmen van der Helm. O trio também esteve na luta pelo pódio, mas ficou em quarto.
*Textos sobre os GTs vem numa próxima publicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário