sábado, 11 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - 5ª Hora

 



-Alpine #36 voltando para a pista. Levam 4 voltas de atraso para os Toyotas e Glickenhaus #708. Para o Glickenhaus #709 tem três de atraso. Se encontram na 24ª posição na geral.

- #38 da Jota, então líder da LMP2, está nos boxes para a sua parada

- Toyota #8 em sua parada de box

- Batalha muito boa entre o #31 da WRT, #43 da Inter Europol e #23 da United Autosport pela 9ª e 10ª posição na LMP2

- #43 da Inter Europol consegue a ultrapassagem sobre o #31 da WRT – que anteriormente passou reto pela Dunlop Chicane. Este ainda foi superado pelo #23 da United Autosports

- Alpine #36 mais uma vez sendo recolhido para a garagem. Provavelmente com o mesmo problema hidráulico que apareceu durante a quarta hora da prova.

- #43 da Inter Europol e #23 da United Autosports em franca batalha pela oitava posição. Em seguida vem o #1 da Richard Mille apenas observando este duelo.

- #1 da Richard Mille superou o #23 da United Autorsports na briga pela 11ª posição na LMP2

- Corvette #64 e Porsche #92 nos boxes

- LMP2 #27 da CD Sport escapou na Curva Porsche

- A batalha continua pela nona e décima posição na LMP2: agora o #43 da Inter Europol, que tem Pietro Fittipaldi no comando, é pressionado pelo #1 da Richard Mille e pelo #23 da United Autosport – este último passpu o carro da Richard Mille.

Líderes no final desta quinta hora:

 

-          Hypercar:

-          Toyota #8

-          Toyota #7

-          #Glickenhaus #709

-           

-          LMP2

-          Jota #38

-          Team Penske #5

-          Team WRT #32

-           

-          LMGTE-PRO

-          Corvette #63

-          Porsche #92

-          Corvette #64

-           

-          LMGTE-AM

-          Porsche #79 Weathertech Racing

-          Aston Martin #98 Northwest AMR

-          Aston Martin #33 TF Sport

 


90ª 24 Horas de Le Mans - 4ª Hora

 



- #37 da Cool Racing assumiu o terceiro lugar do #9 da Prema na abertura da quarta hora

- Bela ultrapassagem do Alpine #36 sobre o Glickenhaus #709 na briga pela quarta posição

- Existe uma Slow Zone na parte da Indianápolis

- Batalha bem legal entre o Alpine #36 e Glickenhaus #709, com o carro americano recuperando a quarta posição na Mulsanne

- Slow Zone na Indianapolis é por conta do Porsche #46 da Project 1 que ficou encalhado na brita após uma escapada. Tremendo atraso para eles, que vinham bem e figuravam entre os primeiros da AM

- Glickenhaus #709 nos boxes para sua parada

- Porsche #46 da Project 1 acabou batendo de leve na entrada de box por conta do pneu furado, que ocasionou a sua rodada na Indianapolis. O carro está sendo recolhido para a garagem.

-Prema #9 e Penske #5 em suas respectivas paradas de box. O Alpine #36 também foi para a sua parada, mas tem tido problemas para voltar.

- Com as paradas de box na LMP2, Prema #9 e Cool Racing #37 voltam a batalhar por posição, mas desta vez pela 11ª – até o momento em que a classificação voltar ao normal

- Vector #10 bateu na barreira de pneus da Indianapolis. De lembrar que já havia acontecido isso durante o warm-up. Este trecho está em Slow zone.

- LMP2 #10 Vector foi aos boxes e trocou a dianteira, assim como os pneus. Voltou para a pista, mas ainda está lento.

- Alpine #36 na garagem, enquanto que o Ferrari #21 da AF Corse na AM teve um passeio na brita da Porsche Curve e voltou

- Slow Zone no final da Mulsanne

-          Líderes no final desta segunda hora:

 

-          Hypercar:

-          Toyota #8

-          Toyota #7

-          #Glickenhaus #709

-           

-          LMP2

-          Jota #38

-          Jota #28

-          Team WRT #32

-           

-          LMGTE-PRO

-          Corvette #63

-          Porsche #91

-          Porsche #92

-           

-          LMGTE-AM

-          Porsche #79 Weathertech Racing

-          Porsche #77 Dempsey Proton Racing

-          Aston Martin #98 Northwest AMR

 


90ª 24 Horas de Le Mans - 3ª Hora

 



-          Toyota #7 nos boxes para a sua parada. Sai Mike Conway e entra Jose Maria Lopez

-          Toyota #8 nos boxes para a sua parada. Entra Brendon Hartley.

-          Glickenhaus #708 também em sua para de box, assumindo Romain Dumas neste momento

-          Destaque para o ótimo trabalho da Penske que não figurou entre os primeiros em nenhum dos treinos e desde o inicio da corrida, tem figurado entre os cinco primeiros. Neste momento se encontram na segunda posição da LMP2 com Dane Cameron no comando.

-          Ferrari #52 da AF Corse acossando o Porsche #92 pela quarta posição neste momento na PRO

-          #3 da DKR Engineering rodou e bateu na Arnage e danificou bem a dianteira. Conseguiu chegar aos boxes.

-          Glickenhaus #709 em trabalho de box neste momento.

-          #30 da Duqueine nos boxes para a sua parada.

-          Faltando cerca de 15 minutos para o fim da terceira hora, a prova está em momento bem tranquilo em todas as classes, com os líderes com uma larga diferença para os respectivos segundos girando em torno de 30 a 40 segundos.

-          Parada de box em massa para os LMP2, especialmente para o #9 da Prema e #5 da Penske.

-          Porsche #91 e Ferrari #52 em parada de box

-          Toyota #7, Porsche #92 e Corvette #64 em trabalho de box

-          Ferrari #51 em parada de box, com Daniel Serra no comando. Piloto brasileiro se encontra na sexta colocação da classe PRO

-          Agora é a vez do Toyota #8 fazer a sua parada de box.

-          Ferrari #57 da Kessel Racing teve uma forte escapada antes da Tertre Rouge, mas sem consequências.

-          Líderes no final desta segunda hora:

 

-          Hypercar:

-          Toyota #7

-          Toyota #8

-          #Glickenhaus #708

-           

-          LMP2

-          Jota #38

-          Team Penske #5

-          Prema Orlen Team #9

-           

-          LMGTE-PRO

-          Corvette #63

-          Corvette #64

-          Porsche #92

-           

-          LMGTE-AM

-          Porsche #79 Weathertech Racing

-          Porsche #77 Dempsey Proton Racing

-          Aston Martin #98 Northwest AMR


90ª 24 Horas de Le Mans - 2ª Hora

 



- #9 da Prema em trabalho de box

- Alpine #36 em batalha contra o Glickenhaus #709 pelo quarto lugar

- Batalha na LMP2 entre o #9 da Prema vs o #23 da United Autosports pela segunda posição

- #23 da United Autorsports nos boxes para seu pit-stop

- Toyota #7 leva treze segundos de vantagem sobre o gêmeo #8. Glickenhaus #708 aparece em terceiro com mais de 30 segundos de atraso

- Toyota #7 nos boxes para a sua parada de box

- Toyota #8 nos boxes agora. Glickenhaus #708 também em trabalho de box

- Ferrari #60 da Iron Lynx rodando na Indianápolis e voltando em seguida

- Batalha pela liderança da AM entre o Porsche #99 da Hardpoint e o #79 da Weathertech – com este último vencendo a disputa e assumindo a ponta

- #31 da WRT Team fez a sua parada de box. Ocupa a 20ª posição na classe.

- Uma série de LMP2 nos boxes, como o #38 da Jota, #5 da Penske todos em trabalho de pit-stop

- Ferrari #60 da Iron Lynx rodado novamente, desta vez na chicane Daytona.

- #23 da United Autosports nos boxes para a sua parada. Voltando em 13º.

- Jota #38 e WRT #32 em batalha pela liderança da LMP2

- Glickenhaus #709 nos boxes, sendo recolhido para a garagem. Slow Zone na Chicane Dunlop.

- Outro Ferrari da Iron Lynx, agora o de #75, levando um toque de um P2 e indo parar na gravilha. Retornou.

Líderes no final desta segunda hora:

Hypercar:

Toyota #7

Toyota #8

Glickenhaus #708

 

LMP2

Jota #38

Team WRT #32

Prema Orlen Team #9

 

LMGTE-PRO

Corvette #63

Porsche #91

Corvette #64

 

LMGTE-AM

Porsche #79

Porsche #77

Porsche #46


90ª 24 Horas de Le Mans - 1ª Hora

 

A largada em Sarthe
(Foto: 24 hours of le mans/ Twitter)


- Largada em Sarthe com os Toyota liderando o pelotão, mesmo com um deles escapando na chicane Dunlop. Foram acompanhados por um dos Glickenhaus, que ocupam a terceira e quarta posições. Na LMP2 o #22 da United Autosports e o #47 da Algarve acabaram se enroscando

- Corvette lidera na PRO

- #22 foi prensado por outros dois LMP2, por isso a escapada. O carros está sendo retirado da brita. O #47 da Algarve está lento pelo circuito.

- O #9 da Prema Orlen Team, pilotado neste momento por Robert Kubica, lidera na LMP2


- Problemas para o Ferrari #85 da Iron Dames, que se encontra lento próximo da Porsche Curves

- Toyota #8 liderando com quase dois segundos sobre o Toyota #7. Glickenhaus #708 aparece em terceiro sete segundos depois.

- Na LMP2 #9 da Prema continua na liderança com 1 segundo de vantagem sobre #31 da WRT, que está sendo conduzido por Rene Rast.

- A Penske, que pouco apareceu nos treinos, se beneficiou da confusão a frente e aparece em quarto com Felipe Nasr ao volante do #5

- Porsche monopoliza as seis primeiras posição na LMGTE-AM, liderado pelo #46 do Team Project 1 conduzido por Matteo Cairoli

- #31 da WRT nos boxes com apenas 6 voltas de prova. #3 da DKR Engineering também foi aos boxes.

- #31 da WRT recebeu 1 minuto de stpo & go pelo incidente na largada com o carro da United Autosport e Algarve Pro Racing

- Um dos Toyota quase foi para brita na entrada da Curva Porsche

- Algumas paradas de box para os carros da LMP2, incluindo a punição do #31

- Toyota #8, que quase foi para a brita, agora é acossado pelo Toyota #7.

- Os Corvette #64 e #63 continuam nas duas primeiras posições e próximos. O Porsche #92 aparece em terceiro, 2 segundos depois

- #31 do WRT pagando a punição de 1 minuto pelo incidente na largada

- Toyota #7 nos boxes para a sua parada. É o primeiro da classe Hypercar a fazer seu pit-stop.

- Glickenhaus #709 e Alpine #36 também foram para as suas paradas

- Toyota #8 e Glickenhaus #709 e seus trabalhos de box

- As paradas de box continuam, com todos os carros da PRO tendo feito o trabalho de pit-stop.

- A liderança na Hypercar segue com o Toyota #7, seguido pelo #8 e pelo Glickenhaus #708; Na LMP2 liderança para o #38 da Jota, em segundo aparece o #9 da Prema e em terceiro o #5 da Penske; Na LMGTE PRO liderança para o Corvette #64, seguido pelo Corvette #63 e pelo Porsche #92; Na LMGTE AM  Porsche #99 da Hardpoint é a líder, seguido pelo #46 do Team Project 1 e pelo Porsche #79 da Wheatertech Racing


quinta-feira, 9 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - Toyota continua na frente na última sessão

 

(Foto: 24 Horas de Le Mans/ Twitter)

A última atividade para encontrar o melhor ritmo para as 24 Horas de Le Mans foi encerrada. Para a Toyota, foi mais um passeio ao colocar o #7 na ponta da tabela de tempos através de Jose Maria Lopez que cravou 3'28''322, colocando três décimos de vantagem sobre Brendon Hartley no #8. Os dois Glickenhaus #708 e #709 vieram a seguir e a quinta posição para o Alpine #36. A diferença dos Toyotas para os demais ficou entre 1 a 2 segundos de média. 

Na LMP2 Alex Lynn levou o #23 da United Autosport ao topo dos tempos dessa classe anotando 3'32''226, um décimo mais veloz que o #65 da Panis Racing que foi conduzido por Job Van Uitert. A terceira posição ficou para o #28 da JOTA com Jonathan Aberdein assinalando o tempo. 

Na LMGTE PRO as Corvettes continuam a ditar o ritmo com uma dobradinha: o #63 ficou na ponta com Nicky Catsburg fazendo 3'52''710 e o #64, pilotando por Tommy Milner, ficando dois centésimos da marca. Gianmaria Bruni fez o terceiro tempo para o Porsche #91.

Na LMGT AM a Dempsey-Proton Racing colocou dois de seus Porsches nas duas primeiras posições: Harry Thincknell foi o responsável pela melhor volta do #77 (3'55''067) e Jan Heylen fazendo o melho tempo para o #88. O Ferrari #61 da AF Corse, que é o pole dessa classe, ficou com o terceiro tempo através de Louis Prete. 

Apareceu uma situação onde Philippe Cimadono, de 62 anos, e que se acidentou fortemente no terceiro treino livre após bater o #13 da TDS x Vaillante, foi impedido de continuar a jornada nesta 24 Horas de Le Mans. O que pesou contra foi alguns incidentes onde esteve envolvido, como um no primeiro treino livre e outro assim que estava para acabar a sessão quando rumava para os boxes. Apesar da alegação do piloto que corre sob a bandeira de classificação Bronze de que já havia corrido por algum tempo de LMP2 no European Le Mans Series e sem causar incidentes, os comissários e o consultor de pilotos Yannick Dalmas - quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans - acharam melhor, por precaução, deixar Cimadono de fora para preservar a segurança dos demais pilotos. Mesmo com Cimadono articulando que havia ganho experiência durante as atividades, o comissários não mudaram a posição. 

Para agora, além de procurar substituir o cockpit do LMP2 #13, a TDS x Vaillante precisará achar um terceiro piloto para formar trio com Mathias Beche e Tijmen van der Helm. 

Os carros voltam à pista para o Warm-up, que será realizado às 05:30 da manhã com duração de 15 minutos, e depois, às 11:00, a largada para 90ª Edição das 24 Horas de Le Mans. 

Resultado - 4ª Treino Livre

90ª 24 Horas de Le Mans - Numa emocionante Hiperpole, Brendon Hartley é quem marca a pole


 


Antes de tudo é preciso ser dito que a batalha por essa pole na geral foi brilhante e mostrou a classe que Brendon Hartley, Kamui Kobayashi e Nicolas Lapierre se encontram. Não é novidade alguma que eles são grandes velocistas desde a época da LMP1 e esta Hiperpole apenas ratificou a qualidade destes três. Mas apenas um é que teria a primazia de levar a pole para a sua tripulação: a magnifica volta de Brendon Hartley na sua última passagem fechou uma eletrizante Hiperpole que viu uma disputa visceral. Hartley chegou a marca de 3'24''408 quando a bandeira quadriculada já havia sido baixada e com isso desalojou Kamui Kobayashi que havia tomado a pole de uma surpreendente Alpine, que chegou liderar por algum tempo a tabela de tempos - inicialmente Kamui havia perdido a volta após ultrapassar os limites da ultima curva, mas recuperado a seguir. Com isso, Hartley batalhou pela pole contra o Toyota #7 de Kobayashi que vinha logo atrás, mas não conseguiu melhorar o seu tempo. Foi a sexta pole consecutiva da Toyota em Sarthe. 


A Alpine achou a velocidade na hora certa após o BOP que lhe deu mais potência que tirou a equipe francesa do ostracismo, tamanha desvantagem que eles vinham colecionando desde os primeiros treinos livres. A volta de Nicolas Lapierre fez aumentar o suspense de uma possível surpresa, mas essa terceira colocação para eles significa muito e podem dizer que estão de volta a briga. 

Os Glickenhaus tiveram suas hipóteses de pegar pelo menos um segundo lugar, mas parecia não ter fôlego suficiente para pegar a pole. Mesmo assim, o ritmo apresentado nos treinos livres até aqui, joga os dois carros na batalha pela vitória. 

Na LMP2 a pole acabou ficando o #31 do Team WRT com o tempo de 3'28''394 alcançado por Robin Frijns, mas por um certo momento parecia que a pole poderia ser do #38 da JOTA até que Antonio Felix Da Costa acabou cometendo um erro e deixando o caminho para os demais e fechando em quarto. A segunda posição ficou para o outro carro da WRT, #41, e a terceira posição para o #22 da United Autosports. Apesar dos treinos sugerirem uma batalha, o tempo da pole foi mais de 1 segundo melhor que o do segundo colocado. 

Na LMGTE-PRO a batalha entre Corvette e Porsche aconteceu, mas foram os americanos quem sairam sorrindo ao anotar as duas primeiras posições: Nicky Tandy colocou o #64 na pole com o tempo de 3'49''985, um décimo melhor que o gêmeo #63 que esteve aos cuidados de Antonio Garcia. A Porsche apareceu em seguida com seus #91 e #92 e para fechar a tabela, os dois Ferrari da AF Corse com os #52 e #51 levando quase dois segundos de desvantagem - para eles, o BOP feito para esta quinta feira, foi bem desastroso. 

Na LMGTE-AM a pole ficou para a Ferrari #61 da AF Corse que ficou ao comando de Vicent Abril com o tempo de 3'52''594. A segunda posição ficou para o Ferrari #57 da Kessel Racing e a terceira para o Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing. 

Resultado - Hyperpole







4 Horas de Interlagos - Solidariedade e vitória para Queirolo e Muffato

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