sexta-feira, 3 de outubro de 2014

GP do Japão - Treinos Livres - 15ª Etapa

Lewis Hamilton: "Não entendo. Muda de pista para pista, eu não entendo. É incrível o que esse time tem feito, estando apto a vir a um dos circuitos mais exigentes para o downforce e ser fantástico, tão competitivo.
O carro não estava espetacular pela manhã, mas com os pneus mais macios estava bastante bom"

Nico Rosberg: "O carro é bom em todos os lugares - uma única volta, situação de corrida, tudo. A equipe realmente trouxe um excelente carro para cá, é ótimo de ver. Acho que essa pista se encaixa com nosso carro.
Estou um pouco surpreso pela vantagem, mas o carro está muito bom. Me sinto confortável na pista, e é muito bom de guiar. Tudo é positivo"

Fernando Alonso: "É sempre legal andar em Suzuka, já que é um dos circuitos que provém  o maior prazer e entusiasmo para os fãs. Apesar das interrupções do TL2, conseguimos completar nosso programa sem problemas, trabalhar nos ajustes em condições secas e molhadas. No momento, a incerteza do clima faz impossível tomar muitas decisões, ainda que sobre os pneus. Aqui, comparado às outras pistas, a diferença entre os compostos é mínima e sua performance é similar."

Valtteri Bottas: "Desde a primeira volta, o equilíbrio do carro estava bom, então demos um bom passo para a frente. As atualizações que trouxemos funcionaram bem, o que é positivo de ver.
Vai ser interessante ver onde estaremos amanhã quando as pessoas começarem e tirar mais de seus carros. Ainda que a Mercedes ainda pareça forte, terá uma boa luta com as Ferrari e as Red Bull"

Jenson Button: "Tradicionalmente, ficamos atrás dos nossos rivais na sexta, então é legal ter esse desempenho. Naturalmente, ainda tem mais no que trabalhar, mas o carro funcionou bem. A primeira sessão não foi ruim, mas nós pudemos fazer algumas mudanças produtivas no carro conforme a pista ganhava mais aderência e a temperatura aumentava. A maior parte das mudanças foi em relação ao ritmo de corrida. 
 
Ainda há muita degradação, muita mudança de direção em alta velocidade, o que é típico de Suzuka e muito duro sobre os pneus. Já esperávamos isso. Certamente estamos chegando, o que é bom de ver. Espero que o clima fique seco, só quero vencer a corrida."

Sebastian Vettel: "Acho que, definitivamente, podemos fazer mais do que um quinto lugar, mas talvez atinjamos o limite quando chegarmos ao terceiro posto! A Mercedes parece ser muito rápida aqui, mas acho que podemos melhorar, especialmente nos short-runs. Seria bom lutar com a Mercedesn na corrida. Quem sabe, se chover. Do contrário, será contra a Williams e a McLaren, que parecem mais fortes aqui, e a Ferrari."

Daniel Ricciardo: "Eu cometi um erro. Eu dei a minha primeira volta rápida e todo mundo tira o pé depois disso. Dá uma volta rápida, uma volta devagar e depois vai rápido de novo. Na minha volta lenta, havia uma bandeira amarela, então fui mais devagar ainda, para que, quando começasse minha volta rápida, a bandeira amarela tivesse sido recolhida e eu pudesse forçar.
Os pneus provavelmente esfriaram muito e, saindo da última chicane, eu acelerei, deu uma balançada e não consegui segurar.
Fizemos algumas mudanças entre o TL1 e o TL2, e definitivamente elas pareceram ter funcionado. Seria bom se tivesse continuado andando, mas estamos bem"

Max Verstappen: "Eu estava bem relaxado. Apenas fiz o que tinha de fazer. Não estava perto do limite, apenas guiando com cuidado sem fazer nenhuma loucura e tentando dar muitas voltas.
O grande desafio foi me adaptar ao carro. Os sistemas, os botões do volante...
Ele só me disse para ir ganhando confiança volta após volta e que o dia não era sobre os meus tempos de volta. Ele pareceu bem contente"
Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio do Japão - 15ª Etapa

TL1

PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Nico RosbergMercedes1m35.461s- 27
2Lewis HamiltonMercedes1m35.612s 0.151s 26
3Fernando AlonsoFerrari1m36.037s 0.576s 19
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.576s 1.115s 25
5Kimi RaikkonenFerrari1m37.187s 1.726s 19
6Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m37.327s 1.866s 24
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.466s 2.005s 27
8Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m37.649s 2.188s 24
9Sebastian VettelRed Bull/Renault1m37.686s 2.225s 26
10Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m37.714s 2.253s 26
11Felipe MassaWilliams/Mercedes1m38.012s 2.551s 22
12Max VerstappenToro Rosso/Renault1m38.157s 2.696s 22
13Sergio PerezForce India/Mercedes1m38.324s 2.863s 10
14Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m38.582s 3.121s 9
15Romain GrosjeanLotus/Renault1m38.851s 3.390s 21
16Adrian SutilSauber/Ferrari1m39.046s 3.585s 19
17Pastor MaldonadoLotus/Renault1m39.097s 3.636s 26
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m39.318s 3.857s 18
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m40.031s 4.570s 18
20Roberto MerhiCaterham/Renault1m41.472s 6.011s 24
21Jules BianchiMarussia/Ferrari1m41.580s 6.119s 10
22Max ChiltonMarussia/Ferrari1m41.757s 6.296s 15

TL2
 
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m35.078s- 28
2Nico RosbergMercedes1m35.318s 0.240s 27
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.279s 1.201s 24
4Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m36.409s 1.331s 28
5Sebastian VettelRed Bull/Renault1m36.436s 1.358s 24
6Kimi RaikkonenFerrari1m36.529s 1.451s 19
7Fernando AlonsoFerrari1m36.637s 1.559s 26
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m36.714s 1.636s 31
9Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m36.943s 1.865s 27
10Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.186s 2.108s 3
11Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m37.219s 2.141s 19
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m37.504s 2.426s 16
13Romain GrosjeanLotus/Renault1m37.563s 2.485s 31
14Felipe MassaWilliams/Mercedes1m37.700s 2.622s 18
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m37.786s 2.708s 8
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m37.798s 2.720s 27
17Adrian SutilSauber/Ferrari1m38.010s 2.932s 25
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m38.365s 3.287s 9
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m39.069s 3.991s 22
20Jules BianchiMarussia/Ferrari1m39.306s 4.228s 20
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m39.333s 4.255s 24
22Kamui KobayashiCaterham/Renault1m42.760s 7.682s 3

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Foto 399: Coca-Cola

A cada esquina, uma Coca-Cola geladinha...
O traçado de Laguna Seca, que recebeu a nona etapa do Campeonato da Can-Am de 1971.
A vitória foi de Peter Revson, com um Mclaren M8F.

Foto 398: Sliding


E a galera ia a loucura com estas correções.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Funk, sim. Automobilismo, não!

Acho engraçado algumas coisas que acontecem aqui na cidade de São Paulo, em especial no Autódromo José Carlos Pace. Os caras fecham a pista para uma reforma que inclui a troca do asfalto, alargamento da entrada dos boxes, reforma do pit-lane e outras coisas mais. Até aí tudo bem: tem sido de prache nos últimos anos fechar o autódromo por dois, três meses para atender as exigências da FIA, e enquanto isso categorias que deveriam manter as suas provas por lá se vêem obrigados a interromper as suas atividades ou mudar o seu calendário para não ficar sem a sua etapa naquela pista.
Pois bem, as corridas não podem acontecer devido a reforma. Ok, mas transferir os pancadões de funk para lá pode e pior, exatamente num período onde os últimos retoques para receber a prova da F1 estarão sendo concluídos. Vão transferir isso para porque o barulho e o consumo de drogas - fora outras coisas mais que devem acontecer nestes encontros - estão incomodando a vizinhança nos bairros da Capela do Socorro e Parelheiros, todos na zona sul da cidade.
O que eles esquecem é que ao redor do autódromo também existe uma vizinhança, essa qual que, quando tem o GP do Brasil de F1, reclama do barulho dos carros - este ano eles estarão livres disso. Creio que a prefeitura não pensou nisso.
No dia 13 de julho, quando aconteceu o último evento no autódromo antes de seu fechamento para a reforma - a etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto - houve um desses pancadões e o barulho era ensurdecedor e podia-se ouvir há quilometros. Não sei se houve alguma reclamação por parte da vizinhança, mas certamente, com a frequência que houver nestes bailes, as reclamações serão frequentes. Isto será acompanhado pela Polícia Civil Metropolitana e Polícia Civil. Mas será que mesmo assim, haverá organização suficiente? Afinal, como tudo nessa vida, começa bonito, nos conformes, organizado... mas depois vira uma várzea. E daí pra bagunça, é um pulo.
Não tenho nada contra, mas creio que há outros locais para tal realização. O sambódromo seria uma boa para isso. Não entendo porque não transferiram isso para lá. Se a questão for distância, não tem problema: é uma turma que consegue fácil transporte. Mas claro, o autódromo é perto e facilita bem a vida...
Enquanto isso o automobilismo regional continua impossibilitado de continuar o seu certame. Afinal de contas, o funk pode. O automobilismo, não.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vídeo: Largada do GP da Áustria, 1979

Claro que o vídeo chamará a atenção pelo saudoso e belo traçado do Osterreichring que sediou o GP da Áustria de 1978 e por outros tantos anos, mas digo a vocês que olhem a largada de Gilles Villeneuve (partindo da quinta posição) e depois o seu duelo contra Alan Jones naquela primeira volta.

Foto 397: Nelson

"Vamo logo com essa merda aí? Tá pra começar, porra!" É apenas uma das inúmeras coisas que dá para pensar nesta foto de Nelson Piquet já no cockpit de sua Brabham BT49 de 1982.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vídeo: Largada do GP do Brasil, 1976

Que beleza de grid e que beleza de circuito. Belo vídeo da largada para o Grande Prêmio do Brasil de 1976 no saudoso e desafiador traçado de Interlagos.
Pode-se ver as arquibancadas cheias e uma galera na beira da pista, exatamente na entrada da reta dos boxes.
Ah, a vitória ficou com Niki Lauda que foi seguido por Patrick Depailler e Tom Pryce.

domingo, 21 de setembro de 2014

GP de Cingapura: Acima da média

Engraçado que após um ano em que Vettel fez dos demais gato e sapato nas ruas da mesma Marina Bay, passado este tempo a Red Bull se deparou com algo que ela fazia muito bem: que era trucidar seus adversários e agora isso é por conta de Hamilton.
Se havia alguma dúvida, pelo menos neste GP, se a Mercedes teria uma superioridade tão grande, Hamilton mostrou isso nas voltas após o SC e depois quando trocou pelos pneus macios, atacando e passando Vettel facilmente. Os tempos de volta variavam de dois a três segundos por volta, algo hipnotizante que fez lembrar exatamente o desempenho de Sebastian de um ano atrás, quando abria entre um, dois segundos para os adversários nessa mesma pista. Impressionantemente, por mais que seja uma corrida chata e uma pista pouco atraente, a pista parece expor as qualidades dos carros de forma clara. Se é bom, vai mostrar com clareza. Se for ruim, será uma confirmação também...
Descontando essa parte de superioridade, foi uma corrida importante para Hamilton que viu Rosberg ter uma dose cavalar de azar nesta etapa, e agora é o novo líder do mundial.
As últimas cinco etapas serão de tirar o fôlego para eles.

Sobre a corrida


Chata pra caramba. Aliás, algo que é normal naquela pista e nem mesmo o SC resolveu isso e as últimas voltas, que poderiam ser de grande emoção com a parada de box de Hamilton, esse resolveu o assunto em menos de duas voltas. Nem deu para animar...
Vettel fez a sua melhor apresentação no ano e chegou a liderar, pela primeira vez no ano, uma volta. Mas não pôde fazer nada frente a Hamilton.
Ricciardo enfrentou problemas de freios e mais tarde uma perda de potência, que pareceu ter se resolvido durante a prova.
Alonso teve o seu brilharete com voltas extremamentes velozes, mas fechou em quarto. Raikkonen lutou em meio do pelotão, contra Bottas e as duas Force India e acabou em oitavo. Ao menos mostraram um bom desempenho da Ferrari nesta pista, coisa que não deve acontecer em Suzuka.
As Williams fez até além do que se imaginava, por este ser uma pista que não "casa" com as características do carro. Massa ficou por um bom tempo em quinto, onde terminou e Bottas caiu na classificação, terminando em décimo.
O certo mesmo é que a briga ficará polarizada e ainda mais interessante entre Hamilton e Rosberg.

Foto 396: Great job, Audi!

Ufa... e bela corrida tivemos no Circuito das Americas e a Audi, assim como fora em Le Mas há três meses, levou a vitória com o R18 e-tron #2 de Fassler/ Lotterer/ Tréluyer, seguido pelo gemeo Audi #1 de Di Grassi/ Kristensen/ Duval. Para a Toyota, que estava irretocavelmente absoluta na primeira uma hora e meia, quando despencou a chuvarada que fez o seu castelinho desmoronar, restou apenas o terceiro lugar do TS040 #8 de Buemi/ Lapierre/ Davidson que chegou a ter hipóteses de vitória com aa sensacional recuperação de Sebastian Buemi na última hora de prova. O outro Toyota #7 ficou em sexto, há duas voltas do líder. A Porsche teve aqui a sua melhor apresentação no campeonato, com o bom desempenho do 919 Hybrid #14 de Jani/ Lieb/ Dumas e que por muito pouco não lutou diretamente pela vitória, já que Lieb começou a perder potência na última meia hora de prova quando estava em segundo. Eles terminaram em quarto e o #20, de Benhard/ Webber/ Hartley, fechou em quinto.
Mais uma vez a Audi mostrou a sua sabedoria nessas condições adversas, enquanto via os Toyotas e Porsches vendo o mundo girar no meio do aguaceiro, chamou os seus carros para o box, mas sem tempo acabaram parando na reta dos boxes quando foi acionada a bandeira vermelha.
Para a Toyota faltou o traquejo para trazer seus carros para box, uma vez q Lapierre e Wurz arriscaram mais uma volta e se deram mal. Tinham ritmo sufuciente para mais uma vitória - e quem sabe, uma dobradinha. E Porsche ainda tem muito o que resolver no seu 919 Hybrid em termos de confiabilidade, porque em velocidade é um bom carro.
Agora é esperar pelas 6 Horas de Fuji.

sábado, 20 de setembro de 2014

GP de Cingapura - Classificação - 14a Etapa

Talvez tenha sido uma das classificações mais interessantes do ano, exatamente pelo fato das Ferraris estarem em boa forma durante todos os treinos. Mas como tem sido de praxe, as Mercedes usaram suas reservas para garantir a primeira fila com Hamilton cravando a pole sobre Rosberg por milésimos. E digo que usaram suas reservas, porque as Red Bulls, em especial a de Ricciardo, esteve próximo de garantir a pole e sua marca ficou há um décimo da pole, enquanto que Vettel ficou há dois.
Os Ferraris foram bem, em visto do que apresentaram até aqui em classificações. Alonso e Raikkonen figuraram entre os primeiros nas duas primeiras partes do treino, mas ficaram para trás no Q3. Mas de todo modo foi um desempenho convincente neste circuito. Agora é ver o comportamento em corrida.
A Williams colocou os dois carros no Q3 e Massa conseguiu uma boa classificação, recuperando-se da má impressão que tinha ficado da sexta. Bottas sairá em nono.
De se destacar o trabalho de Kvyat com a Toro Rosso, ao botar o carro austro-italiano em décimo. Vergne já havia feito um trabalho muito bom desde os treinos livres livres, mostrando o quanto que o Toro Rosso está bem adaptado ao circuito de Marina Bay.

O que esperar da corrida
Apesar de apostar em uma vitória da Mercedes, não acho que será tão fácil. Red Bull está próxima e a Ferrari ainda dependerá muito do que o carro possa oferecer aos seus pilotos.
Portanto a corrida pode ser resolvida nos pit-stops, exatamente por essa prova ser muito agressiva para os pneus.
Como já disse, aposto numa vitória da Mercedes, mas não estranhe se caso vejam no alto do pódio um sorriso largo e cheio de dentes.

Grid de Largada para o Grande Prêmio de Cingapura - 14ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m45.681s-
2Nico RosbergMercedes1m45.688s0.007s
3Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m45.854s0.173s
4Sebastian VettelRed Bull/Renault1m45.902s0.221s
5Fernando AlonsoFerrari1m45.907s0.226s
6Felipe MassaWilliams/Mercedes1m46.000s0.319s
7Kimi RaikkonenFerrari1m46.170s0.489s
8Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m46.187s0.506s
9Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m46.250s0.569s
10Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m47.362s1.681s
11Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m46.943s1.262s
12Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m46.989s1.308s
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m47.308s1.627s
14Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m47.333s1.652s
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m47.575s1.894s
16Romain GrosjeanLotus/Renault1m47.812s2.131s
17Adrian SutilSauber/Ferrari1m48.324s2.643s
18Pastor MaldonadoLotus/Renault1m49.063s3.382s
19Jules BianchiMarussia/Ferrari1m49.440s3.759s
20Kamui KobayashiCaterham/Renault1m50.405s4.724s
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m50.473s4.792s
22Marcus EricssonCaterham/Renault1m52.287s6.606s

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Foto 395: E lá vem a Toyota...

E terminou por agora a definição da pole em Austin e por mais que os desempenhos nos treinos livres apontassem a Audi como a favorita a pole - e primeira fila -, foi a Toyota, com o carro #8 de Buemi/ Lapierre/ Davidson, que levou a pole após desbancar as duas Porsches da primeira fila. Quanto a Audi, o #2 ficou em quarto e o #1 em sexto. Mas talvez o carro de Kristensen/ Di Grassi/ Duval suba uma posição caso o Toyota #7 de Wurz/ Conway/ Sarrazin seja punido devido bloquear algum concorrente durante a classificação.
Descontando o pole, que ficou na casa de 1'49"093; o segundo 1'50"283 e o sexto, que marcou 1'51"456, os outros três ficaram separados por décimos ou até milésimos, sendo que suas voltas ficaram na casa de 1'50"3. Uma classificação bem interessante.
Vendo por este lado, é possível que o Toyota faça o trabalho de coelho, enquanto que os demais vão para uma briga de foice que promete e muito. Mas não estranhe se algum Porsche acompanhar o ritmo do TS040 #8. Para o restante dos LMP1 de fábrica, restará apenas ver o que vai sobrar para eles.
Deverá ser uma grande corrida amanhã no COTA.

Crash: Continental Tires SportsCar Challenge - Austin 2014

Não deve ser nada agradável perder o freio num carro, ainda mais num de corrida e num local onde está quase cercado por outros competidores. Talvez essa tenha sido a sensação de Tim Bell em tentar parar o seu Nissan 350Z, quando este escapou em linha reta e batendo forte contra a proteção de pneus.
Sobre o piloto, nenhuma informação até agora.

Foto 394: Um duelo em Austin

Os Audis aparecem como grandes favoritos a vitória em Austin
(Foto: John Dagys)
Interessante estes três treinos livres em Austin, onde será disputado a quarta etapa do WEC, as 6 Horas de Austin. A Audi dominou amplamente o primeiro e terceiro treinos livres, sempre colocando seus dois carros no topo da tabela de tempos. O segundo treino ficou por conta da Toyota, que posicionou o seu carro #8 na primeira posição após uma prática que foi relizada em condições mutáveis. Enquanto que se acena para mais um duelo particular entre Toyota e Audi, a Porsche continua trabalhando na "calada" tanto que a melhor posição da equipe nestes treinos foi do carro #20 na primeira prática.
Para a disputa da pole, que terá o seu início à partir das 18 horas (horário de Brasília), não vejo como esta posição fugir das mãos da Audi. Mas é claro que não podemos descartar em hipótese alguma a Toyota, principalmente com o carro #8 de Anthony Davidson/ Nicolas Lapierre/ Sebastian Buemi, que mostraram já o seu valor em Le Mans este ano com a sua fabulosa recuperação, e que vem muito bem nestes treinos em Austin sendo o melhor dos dois Toyotas em duas oportunidades. A Porsche também já mostrou o quanto que pode em classificações este ano, ao cravar a pole em Spa e brigar fortemente contra a Toyota pela posição de honra em Le Mans.
Para a corrida, já acredito que as coisas não serão tão fáceis assim, principalmente para os Toyotas que nitidamente tem um ritmo de corrida superior ao dos dois fabricantes alemães. A Audi aparece forte - como está sendo visto até aqui - e a Porsche ainda é aquela incógnita que dependerá de erros e problemas mecânicos dos carros rivais para conseguir algo a mais nesta etapa americana.
Mas de toda forma, como nas outras três etapas disputadas até aqui, a disputa será ferrenha. E após três meses de recesso, será uma grande oportunidade de ver quem ganhou e quem perdeu com essa longa parada.

Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972

  (Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...