segunda-feira, 12 de abril de 2010

Interseries, Hockenheim 1971


Sétima etapa do Campeonato de Interseries de 1971 disputado no circuito de Hockenheim. Foram 26 inscritos e destes 23 largaram.
A pole foi de Brian Redman (BRM P167) com a marca de 1'58''4. Ele também venceu a prova a ainda marcou a melhor volta (1'53''4). Em segundo terminou Michel Webber e em terceiro Leo Kinnunen (ambos pilotavam os Porsche Spyder 917) que foi o campeão daquela temporada.

RESULTADO

1. Brian Redman (GB)- BRM P167 Chevrolet -Sid Castrol Team Taylor- 40 VOLTAS- 1:21:00,400
2. Michel Weber (D)- Porsche 917 Spyder- Gesipa Racing Team -40 -1:23:02,400 
3. Leo Kinnunen (SF)- Porsche 917 Spyder- AAW Racing Team- 39
4. Neuhaus Jürgen (D) -Porsche 917 Spyder- Jürgen Neuhaus -39
5. Georg Loos (D) -McLaren Chevrolet M8E -Gelo Racing Team -38
6. Franz Pesch (D)- Ferrari 512M -Gelo Racing Team- 38
7. Peter Westbury (GB) -Lola T222 Chevrolet- Ecurie Bonnier- 37
8. "Pam" (I) -Ferrari 512M- Scuderia Corse Brescia -37
9. Kraus Ernst (D)- Porsche 908/02- Ernst Kraus- 36
10. Kelleners Helmut (D) -March 717 Chevrolet -Felder Racing Team- 34
11. Michel Dupont (CH)- Chevron B19 Ford -Wicky Racing- 34
12. Mike Coombe (GB) -Lola T70 Chevrolet GT Mk.3B -Opposite Club Lock -34
13. Harald Link (D)- Porsche 906 -Link Harald- 33
14. David Brodie (GB)- Lotus 62 -Chris Barber Racing -33
15. Kurt Lotterschmid (D)- Lotec - BMW- Kurt Lotterschmid 33


-Não Completaram:
Antonio Zadra (I)- Lola T212 Ford -Antonio Zadra- 9
Teddy Pilette (B) -McLaren Chevrolet M8E -VDS Team Racing -3- Motor
Derek Bell (GB) -McLaren Chevrolet M8E -Sid Castrol Team Taylor- 3 -Motor
Charles Graemiger (CH)- Daren Ford Mk.3- Daren Ltd. Cars- DNF
Gustav Schlup (CH)- Lola T212- DNF
Siegfried Rieger (D)- Chevrolet M8C McLaren- Siegfried Rieger -DNF
Walter Lehmann (D)- Lola T210 Ford- Lehmann Racing- DNF
Kurt Hild (D)- Porsche 910- Kurt Hild -DNF


- Não Largou:
Herbert Müller (CH)- Ferrari 512M- Herbert Müller- Motor



- Não Classificados:
Stefan Sklenar (A)- Lola T70 Chevrolet GT Mk.3B- Stefan Sklenar
Franco Berruto (I)- Porsche 906 -Brescia Corse

domingo, 11 de abril de 2010

Grandes atuações: Ayrton Senna, Donington Park, 1993


A eletrônica nos carros de F1 estava no seu auge em 1993. A Williams tinha trabalhado exaustivamente no desenvolvimento do vencedor FW14B, campeão do mundo com Nigel Mansell em 1992, e entregou para Prost -que voltava a categoria- e Damon Hill o ultra-testado FW15C com todos os aparatos eletrônicos ainda mais resistentes que antes.
 

Na Mclaren as coisas pareciam mais desorganizadas, principalmente após a saída da Honda no final de 1992. Apesar de o carro ser todo baseado em eletrônica (tendo o sistema fly-by-where e controle de tração como novidades) e com o motor Ford HB, Ron Dennis teve que negociar com Senna para correr a temporada. Isto ficou conhecido como race by race, com Dennis a pagar 1 milhão de dólares por prova para Ayrton correr. Mais tarde tudo foi esclarecido como um truque de ambos para chamar mais patrocinadores para o time de Woking. E na Benetton Schumacher estava pronto para desafiar os dois desafetos. Em Kyalami, abertura do mundial, Prost venceu, mas viu que Senna e a Mclaren estavam próximos assim como Schumi na Benetton. Os três travaram um duelo fabuloso nas primeiras voltas daquela prova. Já em Interlagos, as Williams tinham a vitória praticamente garantida, mas uma chuva de verão acabou com os sonhos de Frank Williams ver a sua primeira dobradinha no ano. Melhor para Senna que fez a festa de todos no autódromo paulistano ao vencer com folga sobre a Williams de Hill. A terceira etapa era em Donington.

O sonho de Tom Weathcroft era levar a F1 para Donington Park, desde que o comprou em 1978. Mas rivalizar contra Silverstone e Brands Hatch, que se revezavam anualmente no calendário da categoria, era algo impossível. Ele esperou por longos 15 anos para que isto virasse realidade e em 1993 o Donington Park recebeu a F1, intitulada como Grande Prêmio da Europa. A prova foi disputada sob chuva e Senna, como de costume nestas condições, tornou esta corrida lendária com mais uma exibição excepcional.

A qualificação no sábado foi previsível, com as duas Williams a dominar a primeira fila. Prost marcou a pole e Hill ficou no segundo posto colocando 1.2s no terceiro colocado Schumacher. Senna, devido um mal acerto na suspensão traseira do seu Mclaren, ficou em quarto. Mas tudo isso tornou-se irrelevante na primeira volta da corrida.

Com pista molhada na largada, Prost segurou a primeira posição com Hill no seu encalço. Senna patinou na saída e ainda foi ajudado por Schumacher que o "espremeu" contra a saída de box. Wendlinger, aproveitando-se da situação, foi de quinto para terceiro. Ayrton começou a sua recuperação ainda na primeira curva ao dar o "X" em Schumacher e deixá-lo em quinto. Não satisfeito, perseguiu Wendlinger e o ultrapassou na curva Mcleans que é feita em descida por fora. Mais adiante pegou por dentro Damon e assumiu a segunda posição. A próxima vitima era Prost. Com um Mclaren que parecia voar sobre a chicane antes da curva Melbourne Hairpin, aproximou-se rapidamente de Alain e se colocou na descida que antecede a tal curva. Posicionou por dentro, toureando seu Mclaren e ganhou a primeira posição do seu grande rival. Como ele mesmo definiu após a prova, "primeira volta foi um tiro psicológico na concorrência". E como foi.


O resto da prova foi de domínio absoluto de Senna, que aumentava consideravelmente a sua vantagem sobre os Williams. Mesmo num curto momento da pista quase seca, conseguiu manter o bom ritmo e nem a desastrosa parada de box para troca dos pneus biscoito para slick que durou 18 segundos, não abalou a sua grande corrida.

Suas voltas de pneus lisos em pista quase encharcada, foi uma das grandes aulas de pilotagem e mesmo assim ainda conseguia colocar quase 1s no duo da Williams. Ele perdeu a liderança nas voltas 19, 35, 36, 37 e 38, todas para Prost, em momentos que foi aos boxes. E numa dessas passagens, pelo box, marcou a melhor volta da corrida (57ª passagem, com o tempo de 1min18s029). Ele tinha avisado a equipe e esta não havia escutado, devido a problemas no rádio, e sem ter nada preparado passou pelos boxes de cano cheio (naquela época não tinha limite de velocidade na área dos pits).

Senna venceu a prova com 1min23s199 de avanço sobre Damon Hill, que foi o único que não tomou volta do brasileiro. Outra grande prova foi do jovem Barrichello. Com seu Jordan 193-Hart, largou em 12º e estava em 4º na primeira volta, brigando com carros mais potentes como os Bennetons e Ferraris. Manteve-se entre os seis primeiros a prova toda e tinha chances de subir ao pódio quando estava em terceiro, mas faltando 4 voltas para terminar a bomba de gasolina do Jordan quebrou, frustrando Rubens e toda a equipe.

O sonho de Tom Weathcroft tinha sido realizado de forma magistral e inesquecível. Ele morreu em outubro de 2009 com 87 anos após longa doença.

Tom Weathcroft ao lado de Senna no pódio de Donington

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Malásia

Sebastian Vettel- Fez uma largada que acabou sendo fundamental para sua vitória numa prova tranquilissima. Se não fossem os problemas nas primeiras provas, estaria disparado na liderança do campeonato.


Mark Webber- Fez uma pole magnífica, mas perdeu o bom trabalho ao ser ultrapassado por Vettel na largada, o que acabou tirando a sua chance de vitória. Assim como seu companheiro não teve problemas e garantiu a dobradinha da Red Bull.


Nico Rosberg- Não tinha muito que fazer contra o poderio das Red Bull, e assim esperou por um problema com os carros austríacos que não aconteceram. Mostrou bom ritmo e soube manter boa distância com relação à Kubica.


Robert Kubica- Outra bela proa do polonês. Classificou-se em sexto e ganhou as posições de Hulkenberg e Sutil na largada e ficou no encalço de Rosberg a prova inteira. Se o Renault melhorar mais, pode até sonhar com mais pódios este ano.


Adrian Sutil- Os seus primeiros pontos no ano mostram o quanto que o carro indiano melhorou. Ele fez também uma ótima prova, mantendo-se entre os primeiros a corrida toda graças a uma ótima classificação na chuva. Resistiu bem aos ataques de Hamilton na fase final da corrida.


Lewis Hamilton- Caso tivesse largado na frente talvez teria subido ao pódio. Brigou muito na pista e fez várias ultrapassagens. Escapou de ser punido ao ziguezaguear na frente de Petrov, o que teria arruinado sua prova. Ficou atrás de Sutil no final prova sem conseguir achar uma brecha para passá-lo.


Felipe Massa- A sétima posição acabou sendo um lucro para ele que lutou contra carros que tinham boa velocidade de reta como o Toro Rosso de Buemi e o Mclaren de Button, mas conseguiu ultrapassá-los. Outra vez a sua largada foi ótima e isso lhe garantiu mais tranquilidade ao deixar Alonso e Button para trás. É líder do mundial.


Jenson Button- Teve boas brigas com Massa e Alonso, mas parece que não tinha ritmo suficiente para acompanhá-los na prova e assim acabou na oitava posição.


Jaime Alguersuari- Talvez a melhor prova do jovem espanhol na F1, marcando seus primeiros pontos na categoria. Bons duelos contra Petrov e Hulkenberg que lhe garantiram posições na pista. E o carro da Toro Rosso não é tão ruim.


Nico Hulkenberg- Primeiros pontos dele na F1 e uma classificação na chuva que deixam boa impressão ao colocar seu Williams na quinta posição. Na prova foi superado por carros mais velozes e teve que lutar contra Alguersuari pela décima posição, mas foi agraciado pelo abandono de Alonso e com isso pode marcar um ponto.

domingo, 4 de abril de 2010

Enfim a dobradinha da Red Bull com Vettel na frente e Massa assume a liderança do mundial

A chuva que era esperada para cair durante a prova não apareceu, mas nem precisou pois mais uma vez tivemos uma grande prova como era de se esperar com a formação do grid de largada no sábado, quando as Mclarens e Ferraris tiveram que abrir caminho para conquistar suas posições. As Red Bull foram absolutas, dominando a prova totalmente sem ser incomodados por ninguém.
Como se esperava, uma prova tranquila e dominante por parte dos Red Bull. A largada de Vettel acabou por facilitar sua vida quando pulou de terceiro para primeiro, não dando chances a Webber e assim ficou até o final da prova com a diferença entre eles oscilando de 3s a 5.5s. Uma amostra do que deveria ter sido nas provas iniciais caso os problemas não tivessem aparecido.
Na briga das gigantes Mclaren e Ferrari, tudo foi parelho com mais uma atuação valente de Hamilton, que escapou de ser punido ao mudar de trajetória 3 vezes- quando o permitido é apenas uma- na disputa pela décima posição com Petrov. Mas isso acabou quando ele esbarrou no Force India de Sutil que o segurou bem na sexta posição até o final da prova. Já Button se recuperou bem mas teve sempre a compania das Ferraris de Massa e Alonso que o pertubaram a corrida toda. Segurou o Massa até onde pode e foi ultrapassado quando faltava 12 voltas para fim e logo em seguida foi a vez de Alonso pressioná-lo, mas o espanhol até conseguiu passar mas errou na freada e metros depois, quando faltava 2 voltas para o fim, o motor Ferrari pifou. Aliás este é o segundo GP que ele fica retido atrás de Massa, como tinha acontecido em Melbourne, mas não contava com o problema do motor. Na próxima corrida, na China, ele vai usar o quarto motor dos oito permitidos na temporada toda.
Massa fez outra largada grandiosa ao passar Alonso e Button  e assim se manteve até sua primeira parada. Quando voltou teve Button pelo caminho e foi paciente ao esperar para atacar o inglês e assumir o sétimo posto, que mais tarde acabou por garantir para ele a liderança do mundial com a saída de Alonso.
Mais uma vez ótima prova de Rosberg que subiu ao pódio e Kubica que levou o seu Renault mais uma vez aos pontos e sempre esteve no encalço da Mercedes de Nico. Está em franca ascenção, assim como o Force India de Sutil que segurou bem Hamilton e salvou o quinto posto.
Os novatos Hulkenberg e Alguersuari marcaram seus primeiros pontos na F1. O espanhol da Toro Rosso foi combativo a prova inteira.
Barrichello ficou parado na largada e fez o que pode com a "porcaria de carro" para chegar em 12º, como definiu no final da prova. Di Grassi e Senna completaram a primeira prova deles na F1 chegando em 14º e 16º respectivamente.
De se destacar nesta prova três motores Renault chegaram nas 4 primeiras posições (os Red Bull 1-2 e o Renault de Kubica em 4º), três motores Ferrari quebrados (os dois Sauber e o Ferrari de Alonso) e um Mercedes também pifado (Force India de Liuzzi).


Massa e Alonso em ação na Malásia: problema de motor tirou Alonso e o sétimo lugar de Massa lhe garantiu a liderança do mundial, mas a vida da Ferrari não parece nada fácil


Mais outra grande exibição de Kubica: o quarto lugar mostra que o Renault não é tão ruim  assim


Barrichello ficou parado na largada e acabou por fazer uma prova de recuperação. No final classificou o carro de "porcaria". E os Honda de 2006 e 2007, como ele os classificaria então?

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Malásia- Circuito de Sepang- Kuala Lumpur
56 Voltas em 5.543 metros


1º - Sebastian Vettel (ALE / Red Bull)
2º - Mark Webber (AUS / Red Bull) a 4,8 segundos
3º - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) a 13,5 segundos
4º - Robert Kubica (POL / Renault) a 18,5 segundos
5º - Adrian Sutil (ALE / Force India) a 21 segundos
6º - Lewis Hamilton (ING / McLaren) a 23,4 segundos
7º - Felipe Massa (BRA / Ferrari) a 27 segundos
8º - Jenson Button (ING / McLaren) a 37,9 segundos
9º - Jaime Alguersuari (ESP / Toro Rosso) a 70,6 segundos
10º - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) a 73,3 segundos
11º - Sebastian Buemi (SUI / Toro Rosso) a 78,9 segundos
12º - Rubens Barrichello (BRA / Williams) a 1 volta
13º - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) a 2 voltas
14º - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) a 3 voltas
15º - Karin Chandhok (IND / Hispania) a 3 voltas
16º - Bruno Senna (BRA / Hispania) a 4 voltas
17º - Jarno Trulli (ITA /Lotus) a 5 voltas

Não Completaram:
- Heikki Kovalainen (FIN / Lotus) - Abandonou na 46ª volta
- Vitaly Petrov (RUS / Renault) - Abandonou na 32ª volta
- Vitantonio Liuzzi (ITA / Force India) - Abandonou na 12ª volta
- Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - Abandonou na décima volta
- Kamui Kobayashi (JAP / Sauber) - Abandonou na oitava volta
- Timo Glock (ALE / Virgin) - Abandonou na segunda volta
- Pedro de la Rosa (ESP / Sauber) - Não largou

Melhor Volta: Mark Webber (Red Bull) 1min37s024

sábado, 3 de abril de 2010

Mclaren e Ferrari no fundão e Webber na pole. A chuva ditou o ritmo do classificatório

Como não pude assistir ao treino deste sábado (estava trabalhando nos treinos da Superbike Pirelli Series em Interlagos e tive que sair de madrugada) vou fazer um comentário rápido.
As duas grandes equipes, Mclaren e Ferrari, fizeram as suas burradas ao mandar seus pilotos num momento em que a pista estava crítica e pagaram caro: Button larga em 17° e Hamilton em 20° com as Mclarens; Alonso sai em 19° e Massa em 21°. O brasileiro disse que a culpa foi de todos.
A última fila é de brasileiros: Senna sai em 23° e de Di Grassi em 24°, fato que não acontecia desde o GP da Bélgica de 2001 quando Bernoldi (Arrows A22) saiu em 21° e Tarso Marques (Minardi PS01B) 22° formando as últimas posições na largada.
O pulo do gato veio de Webber, que soube a hora certa de usar pneus intermediários na Q3 quando todos usaram pneus "biscoitão". O australiano colocou mais de 1 segundo nos seus rivais. Ao seu lado sai Nico Rosberg, que vê uma chance de ganhar seu primeiro GP. A esquadra alemã continua com Vettel em terceiro (quem sabe ele não vence agora, afinal está largando em terceiro e se for azar largar na pole quem pode quebrar é o seu companheiro), Sutil em quarto e Hulkenberg em quinto. Schumi aparece em oitavo, atrás de Barrichello.
A previsão para amanhã é de chuva e o horário da prova é às 4 da tarde na Malásia. Ano passado a prova terminou na metade por causa de uma tempestade tropical e a luz natural já estava baixa, assim forçando o término da prova prematuramente.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA MALÁSIA- 3ªETAPA

1 - Mark Webber (AUS / RBR) - 1min49s327
2 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min50s673
3 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) - 1min50s789
4 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min50s914
5 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min51s001
6 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min51s051
7 - Rubens Barrichello (BRA /Williams) - 1min51s511
8 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min51s717
9 - Kamui Kobayashi (JAP / BMW)- 1min51s767
10 - Vitantonio Liuzzi - (ITA / Force India) - 1min52s254
11 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min48s760
12 - Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) - 1min48s771
13 - Sebastien Buemi (SUI / STR) - 1min49s207
14 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) - 1min49s464
15 - Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) - 1min52s270
16 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min52s520
17 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min52s211
18 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min52s884
19 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min53s044
20 - Lewis Hamilton (ING/ McLaren) - 1min53s050
21 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min53s283
22 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min56s299
23 - Bruno Senna (BRA / Hispania) - 1min57s269
24 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min59s977

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Hamilton dominante em Sepang

Nos dois treinos livres desta sexta-feira em Sepang, Lewis Hamilton foi absoluto ao dominar as duas sessões e não dar chance alguma aos concorrentes. Seu tempo foi de 1min34s175, 0.266 mais rápido que Vettel que marcou o segundo tempo.
Seguindo a lista, Rosberg ficou em terceiro, Button quarto e Schumi, que chegou a liderar o treino por alguns instantes, ficou em 5°.
As Ferraris foram medianas comn Alonso terminando em oitavo e Massa em 16°. Barrichello terminou em 17°, Di Grassi em 23° e Senna em 26°, mas estes dois últimos estão mais confiantes pois seus carros não apresentaram problemas.
A Lotus e Force India usaram 3 pilotos cada. A equipe Lotus entregou o carro para o piloto de testes Fairus Fauzy, que é malaio, no primeiro treino marcando o 24° tempo no geral. Kovalainen assumiu o carro a tarde e terminou em 21°. No Force India o escocês Paul di Resta, que já havia treinado na Autrália, usou o carro de Liuzzi no primeiro treino e ficou em 18°. Vitantonio voltou na segunda sessão e acabou em 13°.
Ao contrário do que se esperava as duas sessões de treinos foramn disputadas com tempo seco. Apenas no intervalo de ambas que choveu, mas por causa do forte calor, já estava seca a pista para a prática da tarde.

RESULTADO- TREINOS LIVRES PARA O GP DA MALÁSIA- 3ª ETAPA (TEMPOS AGREGADOS)

1 - Lewis Hamilton (ING/ McLaren) - 1min34s175
2 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) - 1min34s441
3 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min34s443
4 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min34s538
5 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min34s674
6 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min35s148
7 - Mark Webber (AUS / RBR) - 1min35s479
8 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min35s581
9 - Sebastien Buemi (SUI / STR) - 1min35s660
10 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min35s872
11 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min35s955
12 - Kamui Kobayashi (JAP / BMW)- 1min36s018
13 - Vitantonio Liuzzi - (ITA / Force India) - 1min36s221
14 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) - 1min36s325
15 - Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) - 1min36s325
16 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min36s451
17 - Rubens Barrichello (BRA /Williams) - 1min36s813
18 - Paul di Resta (ESC / Force India) - 1min36s891
19 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min37s415
20 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min38s454
21 - Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) - 1min38s530 **
22 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min39s061
23 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min39s158
24 - Fairuz Fauzy (MAL / Lotus) - 1min40s721 **
25 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min41s084
26 - Bruno Senna (BRA / Hispania) - 1min41s481

* Force India usou Paul di Resta no primeiro treino e Liuzzi assumiu o carro na segunda parte.
** Lotus correu com Fairuz Fauzy de manhã e Liuzzi correu na segunda parte dos treinos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

GP da Malásia, 1999

A decisão do campeonato de 1999 estava em fervor quando a F1 desembarcou em Kuala Lumpur para o primeiro GP da Malásia.
Os protagonistas Hakkinen (Mclaren MP4/14-Mercedes) e Irvine (Ferrari F399) estavam na briga pelo mundial, mas a corrida tinha uma volta esperada: a de Michael Schumacher.
Voltando após uma a convalescência do acidente sofrido no GP da Inglaterra, quando quebrou a perna, Schumi foi a grande arma da Ferrari para impedir a possível conquista do título de Hakkinen naquela corrida.
O finlandês precisava apenas de chegar à frente de Irvine para garantir o mundial. Para o irlandês a vitória era o que lhe restava para tentar levar a briga para a última etapa, em Suzuka. E Schumi foi o peso da balança.
Michael largou da pole, tendo ao seu lado Irvine e em terceiro Coulthard e Hakkinen em quarto. Schumi sustentou a primeira posição seguido por Irvine e Hakkinen pulou para terceiro.
O plano da Ferrari foi colocado logo em prática quando Schumi deixou Irvine passar para o primeiro posto. A intenção era de Michael bloquear Hakkinen, o que acabou por dar certo.
Coulthard ainda chegou a passar Schumacher e ir à caça de Irvine, mas problemas no seu carro acabaram com suas chances de tentar ajudar Mika.
Irvine, tendo seu escudeiro de luxo a bloquear Hakkinen na prova, venceu esta e assumia a liderança do mundial de pilotos com 4 pontos de vantagem sobre Mika que tinha ficado na terceira posição, tolhido por Schumi que fez um retorno fabuloso e não venceu a prova por que realmente tinha que ajudar seu companheiro.
A prova ainda demorou a terminar, pois os comissários técnicos da FIA mediram o defletor dos Ferrari que estaria 10mm menos que o regulementado e os desclassificaram, resultado que ficou até o dia seguinte quando foi refeito o trabalho e o resultado sendo alterado mais uma vez, com a volta das Ferraris ao 1-2 de domingo.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...