quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os Indy na Inglaterra, 1978

A USAC (United States Auto Club) levou para a Inglaterra o seu campeonato de Indycars para duas corridas, em Silverstone e Brands Hatch.
Em 1º de outubro foi disputado o Daily Express Silverstone, 16ª etapa do campeonato, com a presença de 16 carros. Na lista estavam as grandes estrelas do automobilismo americano: Rick Mears, AJ Foyt, Al Unser Sr, Tom Sneva, Bobby Unser, Johnny Rutheford, Gordon Johncock entre outros.
A pole position foi de Danny Ongais (Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8) e a vitória de AJ Foyt (Coyote- Foyt TC). Abaixo a lista do grid de largada e chegada da prova:

GRID DE LARGADA- USAC Daily Express Silverstone- 16ª etapa- 1º de outubro de 1978

1 Danny Ongais- Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 1min22s187
2 Al Unser- Lola T500 - Cosworth DFX V8
3 Rick Mears -Penske PC6 - Cosworth DFX V8
4 Gordon Johncock -Wildcat - DGS TC
5 Bobby Unser- Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8
6 Johnny Rutherford -McLaren M24B - Cosworth DFX V8
7 Tom Bagley- Watson 78 - Offy 159 ci turbo
8 Wally Dallenbach- McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8
9 Tom Sneva -Penske PC6B - Cosworth DFX V8
10 AJ Foyt- Coyote - Foyt TC
11 Steve Krisiloff -Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8
12 David "Salt" Walther- McLaren M24 - Cosworth DFX V8
13 George Snider- Coyote - Foyt TC
14 Joe Saldana -Eagle 72 - Offy 159 ci turbo
15 Dick Simon- Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo
16 Spike Gehlhausen -Eagle 74 - Offy 159 ci turbo

RESULTADO FINAL:

1 AJ Foyt Coyote - Foyt TC-  38 Voltas- 1h04min03.350
2 Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8 - 38
3 Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8-  38
4 Gordon Johncock Wildcat - DGS TC - 38
5 Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8- 38
6 Steve Krisiloff Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8- 37
7 David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8- 36
8 Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8-  28
9 Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo -28
10 Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8
11 George Snider Coyote - Foyt TC - 26
12 Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo - 25
13 Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo- 16
14 Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8 -15
15 Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 5
16 Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo - 3
* A prova foi disputada no traçado original de 4.720 metros.


Na segunda prova, o USAC Daily Mail Brands Hatch disputada no dia 7 de outubro, a prova contou novamente com 16 carros. No dia da prova largaram apenas quinze, já que Steve Krisilof (Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8) tinha se acidentado e não pode participar da corrida. A pole foi marcada por Al Unser Sr (Lola T500 Cosworth DFX V8) e a corrida vencida por Rick Mears (Penske PC6 Cosworth DFX V8).

GRID DE LARGADA- USAC Daily Mail Brands Hatch- 17ª etapa- 7 de outubro de 1978

1 Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8- 40s827
2 Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8
3 Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8
4 Gordon Johncock Wildcat - DGS TC
5 Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8
6 Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8
7 Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8
8 Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo
9 AJ Foyt Coyote - Foyt TC
10 Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo
11 Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo
13 Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8
14 David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8
15 Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo
16 Steve Krisiloff * Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8
16 George Snider Coyote - Foyt TC

RESULTADO FINAL:

1- Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8- 100 VOLTAS- 1h15min23s450
2- Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8- 100
3- Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8- 99
4- AJ Foyt Coyote - Foyt TC- 98
5- Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8- 95
6- David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8- 94
7- Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo- 86
8-George Snider Coyote - Foyt TC- 85
9- Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 83
10- Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo- 71
11- Gordon Johncock Wildcat - DGS TC- 33
12- Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo- 23
13- Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8- 20
14- Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo- 10
15- Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8- 0

* A prova foi disputada no traçado menor de Brands Hatch de 1.930 metros.

terça-feira, 13 de abril de 2010

GP da China, 2006

Era a ocasião em que Michael Schumacher estava na caça de Fernando Alonso pela briga do mundial. Enquanto o espanhol caminhava para seu segundo mundial consecutivo, Schumi tentava chegar nele para levar a disputa mais adiante e na China, 16ª etapa e antepenúltima daquele mundial a disputa foi fantástica.
Alonso marcou a pole e Schumi saiu apenas em sexto e na segunda posição Fisichella formando a dobradinha da Renault. Um bom resultado de Fernando com Schumacher não completando a prova ou até mesmo chegando em sétimo ou oitavo, já o deixava com chances de conquistar o mundial em Suzuka. Para Michael era chegar à frente de Alonso e mais nada.
Com a prova iniciando com pista molhada e secando ao decorrer dela, as posições foram alterando e na parte final Schumi estava em segundo após deixar Fisico para trás. Alonso foi para os boxes e trocou seus pneus de chuva por liso e quando saiu para a pista, escorreu e Michael o passou feito por dentro. Fernando ainda teve que contar com a ajuda de seu companheiro Fisico, que abriu passagem pra ele garantir a segunda posição.
Com a vitória, Michael empatou o mundial com Alonso em 116 pontos e levou a decisão para as últimas duas corridas- Suzuka e Interlagos. Foi a última conquista de Michael na F1 antes de sua aposentadoria.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Interseries, Hockenheim 1971


Sétima etapa do Campeonato de Interseries de 1971 disputado no circuito de Hockenheim. Foram 26 inscritos e destes 23 largaram.
A pole foi de Brian Redman (BRM P167) com a marca de 1'58''4. Ele também venceu a prova a ainda marcou a melhor volta (1'53''4). Em segundo terminou Michel Webber e em terceiro Leo Kinnunen (ambos pilotavam os Porsche Spyder 917) que foi o campeão daquela temporada.

RESULTADO

1. Brian Redman (GB)- BRM P167 Chevrolet -Sid Castrol Team Taylor- 40 VOLTAS- 1:21:00,400
2. Michel Weber (D)- Porsche 917 Spyder- Gesipa Racing Team -40 -1:23:02,400 
3. Leo Kinnunen (SF)- Porsche 917 Spyder- AAW Racing Team- 39
4. Neuhaus Jürgen (D) -Porsche 917 Spyder- Jürgen Neuhaus -39
5. Georg Loos (D) -McLaren Chevrolet M8E -Gelo Racing Team -38
6. Franz Pesch (D)- Ferrari 512M -Gelo Racing Team- 38
7. Peter Westbury (GB) -Lola T222 Chevrolet- Ecurie Bonnier- 37
8. "Pam" (I) -Ferrari 512M- Scuderia Corse Brescia -37
9. Kraus Ernst (D)- Porsche 908/02- Ernst Kraus- 36
10. Kelleners Helmut (D) -March 717 Chevrolet -Felder Racing Team- 34
11. Michel Dupont (CH)- Chevron B19 Ford -Wicky Racing- 34
12. Mike Coombe (GB) -Lola T70 Chevrolet GT Mk.3B -Opposite Club Lock -34
13. Harald Link (D)- Porsche 906 -Link Harald- 33
14. David Brodie (GB)- Lotus 62 -Chris Barber Racing -33
15. Kurt Lotterschmid (D)- Lotec - BMW- Kurt Lotterschmid 33


-Não Completaram:
Antonio Zadra (I)- Lola T212 Ford -Antonio Zadra- 9
Teddy Pilette (B) -McLaren Chevrolet M8E -VDS Team Racing -3- Motor
Derek Bell (GB) -McLaren Chevrolet M8E -Sid Castrol Team Taylor- 3 -Motor
Charles Graemiger (CH)- Daren Ford Mk.3- Daren Ltd. Cars- DNF
Gustav Schlup (CH)- Lola T212- DNF
Siegfried Rieger (D)- Chevrolet M8C McLaren- Siegfried Rieger -DNF
Walter Lehmann (D)- Lola T210 Ford- Lehmann Racing- DNF
Kurt Hild (D)- Porsche 910- Kurt Hild -DNF


- Não Largou:
Herbert Müller (CH)- Ferrari 512M- Herbert Müller- Motor



- Não Classificados:
Stefan Sklenar (A)- Lola T70 Chevrolet GT Mk.3B- Stefan Sklenar
Franco Berruto (I)- Porsche 906 -Brescia Corse

domingo, 11 de abril de 2010

Grandes atuações: Ayrton Senna, Donington Park, 1993


A eletrônica nos carros de F1 estava no seu auge em 1993. A Williams tinha trabalhado exaustivamente no desenvolvimento do vencedor FW14B, campeão do mundo com Nigel Mansell em 1992, e entregou para Prost -que voltava a categoria- e Damon Hill o ultra-testado FW15C com todos os aparatos eletrônicos ainda mais resistentes que antes.
 

Na Mclaren as coisas pareciam mais desorganizadas, principalmente após a saída da Honda no final de 1992. Apesar de o carro ser todo baseado em eletrônica (tendo o sistema fly-by-where e controle de tração como novidades) e com o motor Ford HB, Ron Dennis teve que negociar com Senna para correr a temporada. Isto ficou conhecido como race by race, com Dennis a pagar 1 milhão de dólares por prova para Ayrton correr. Mais tarde tudo foi esclarecido como um truque de ambos para chamar mais patrocinadores para o time de Woking. E na Benetton Schumacher estava pronto para desafiar os dois desafetos. Em Kyalami, abertura do mundial, Prost venceu, mas viu que Senna e a Mclaren estavam próximos assim como Schumi na Benetton. Os três travaram um duelo fabuloso nas primeiras voltas daquela prova. Já em Interlagos, as Williams tinham a vitória praticamente garantida, mas uma chuva de verão acabou com os sonhos de Frank Williams ver a sua primeira dobradinha no ano. Melhor para Senna que fez a festa de todos no autódromo paulistano ao vencer com folga sobre a Williams de Hill. A terceira etapa era em Donington.

O sonho de Tom Weathcroft era levar a F1 para Donington Park, desde que o comprou em 1978. Mas rivalizar contra Silverstone e Brands Hatch, que se revezavam anualmente no calendário da categoria, era algo impossível. Ele esperou por longos 15 anos para que isto virasse realidade e em 1993 o Donington Park recebeu a F1, intitulada como Grande Prêmio da Europa. A prova foi disputada sob chuva e Senna, como de costume nestas condições, tornou esta corrida lendária com mais uma exibição excepcional.

A qualificação no sábado foi previsível, com as duas Williams a dominar a primeira fila. Prost marcou a pole e Hill ficou no segundo posto colocando 1.2s no terceiro colocado Schumacher. Senna, devido um mal acerto na suspensão traseira do seu Mclaren, ficou em quarto. Mas tudo isso tornou-se irrelevante na primeira volta da corrida.

Com pista molhada na largada, Prost segurou a primeira posição com Hill no seu encalço. Senna patinou na saída e ainda foi ajudado por Schumacher que o "espremeu" contra a saída de box. Wendlinger, aproveitando-se da situação, foi de quinto para terceiro. Ayrton começou a sua recuperação ainda na primeira curva ao dar o "X" em Schumacher e deixá-lo em quinto. Não satisfeito, perseguiu Wendlinger e o ultrapassou na curva Mcleans que é feita em descida por fora. Mais adiante pegou por dentro Damon e assumiu a segunda posição. A próxima vitima era Prost. Com um Mclaren que parecia voar sobre a chicane antes da curva Melbourne Hairpin, aproximou-se rapidamente de Alain e se colocou na descida que antecede a tal curva. Posicionou por dentro, toureando seu Mclaren e ganhou a primeira posição do seu grande rival. Como ele mesmo definiu após a prova, "primeira volta foi um tiro psicológico na concorrência". E como foi.


O resto da prova foi de domínio absoluto de Senna, que aumentava consideravelmente a sua vantagem sobre os Williams. Mesmo num curto momento da pista quase seca, conseguiu manter o bom ritmo e nem a desastrosa parada de box para troca dos pneus biscoito para slick que durou 18 segundos, não abalou a sua grande corrida.

Suas voltas de pneus lisos em pista quase encharcada, foi uma das grandes aulas de pilotagem e mesmo assim ainda conseguia colocar quase 1s no duo da Williams. Ele perdeu a liderança nas voltas 19, 35, 36, 37 e 38, todas para Prost, em momentos que foi aos boxes. E numa dessas passagens, pelo box, marcou a melhor volta da corrida (57ª passagem, com o tempo de 1min18s029). Ele tinha avisado a equipe e esta não havia escutado, devido a problemas no rádio, e sem ter nada preparado passou pelos boxes de cano cheio (naquela época não tinha limite de velocidade na área dos pits).

Senna venceu a prova com 1min23s199 de avanço sobre Damon Hill, que foi o único que não tomou volta do brasileiro. Outra grande prova foi do jovem Barrichello. Com seu Jordan 193-Hart, largou em 12º e estava em 4º na primeira volta, brigando com carros mais potentes como os Bennetons e Ferraris. Manteve-se entre os seis primeiros a prova toda e tinha chances de subir ao pódio quando estava em terceiro, mas faltando 4 voltas para terminar a bomba de gasolina do Jordan quebrou, frustrando Rubens e toda a equipe.

O sonho de Tom Weathcroft tinha sido realizado de forma magistral e inesquecível. Ele morreu em outubro de 2009 com 87 anos após longa doença.

Tom Weathcroft ao lado de Senna no pódio de Donington

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Malásia

Sebastian Vettel- Fez uma largada que acabou sendo fundamental para sua vitória numa prova tranquilissima. Se não fossem os problemas nas primeiras provas, estaria disparado na liderança do campeonato.


Mark Webber- Fez uma pole magnífica, mas perdeu o bom trabalho ao ser ultrapassado por Vettel na largada, o que acabou tirando a sua chance de vitória. Assim como seu companheiro não teve problemas e garantiu a dobradinha da Red Bull.


Nico Rosberg- Não tinha muito que fazer contra o poderio das Red Bull, e assim esperou por um problema com os carros austríacos que não aconteceram. Mostrou bom ritmo e soube manter boa distância com relação à Kubica.


Robert Kubica- Outra bela proa do polonês. Classificou-se em sexto e ganhou as posições de Hulkenberg e Sutil na largada e ficou no encalço de Rosberg a prova inteira. Se o Renault melhorar mais, pode até sonhar com mais pódios este ano.


Adrian Sutil- Os seus primeiros pontos no ano mostram o quanto que o carro indiano melhorou. Ele fez também uma ótima prova, mantendo-se entre os primeiros a corrida toda graças a uma ótima classificação na chuva. Resistiu bem aos ataques de Hamilton na fase final da corrida.


Lewis Hamilton- Caso tivesse largado na frente talvez teria subido ao pódio. Brigou muito na pista e fez várias ultrapassagens. Escapou de ser punido ao ziguezaguear na frente de Petrov, o que teria arruinado sua prova. Ficou atrás de Sutil no final prova sem conseguir achar uma brecha para passá-lo.


Felipe Massa- A sétima posição acabou sendo um lucro para ele que lutou contra carros que tinham boa velocidade de reta como o Toro Rosso de Buemi e o Mclaren de Button, mas conseguiu ultrapassá-los. Outra vez a sua largada foi ótima e isso lhe garantiu mais tranquilidade ao deixar Alonso e Button para trás. É líder do mundial.


Jenson Button- Teve boas brigas com Massa e Alonso, mas parece que não tinha ritmo suficiente para acompanhá-los na prova e assim acabou na oitava posição.


Jaime Alguersuari- Talvez a melhor prova do jovem espanhol na F1, marcando seus primeiros pontos na categoria. Bons duelos contra Petrov e Hulkenberg que lhe garantiram posições na pista. E o carro da Toro Rosso não é tão ruim.


Nico Hulkenberg- Primeiros pontos dele na F1 e uma classificação na chuva que deixam boa impressão ao colocar seu Williams na quinta posição. Na prova foi superado por carros mais velozes e teve que lutar contra Alguersuari pela décima posição, mas foi agraciado pelo abandono de Alonso e com isso pode marcar um ponto.

domingo, 4 de abril de 2010

Enfim a dobradinha da Red Bull com Vettel na frente e Massa assume a liderança do mundial

A chuva que era esperada para cair durante a prova não apareceu, mas nem precisou pois mais uma vez tivemos uma grande prova como era de se esperar com a formação do grid de largada no sábado, quando as Mclarens e Ferraris tiveram que abrir caminho para conquistar suas posições. As Red Bull foram absolutas, dominando a prova totalmente sem ser incomodados por ninguém.
Como se esperava, uma prova tranquila e dominante por parte dos Red Bull. A largada de Vettel acabou por facilitar sua vida quando pulou de terceiro para primeiro, não dando chances a Webber e assim ficou até o final da prova com a diferença entre eles oscilando de 3s a 5.5s. Uma amostra do que deveria ter sido nas provas iniciais caso os problemas não tivessem aparecido.
Na briga das gigantes Mclaren e Ferrari, tudo foi parelho com mais uma atuação valente de Hamilton, que escapou de ser punido ao mudar de trajetória 3 vezes- quando o permitido é apenas uma- na disputa pela décima posição com Petrov. Mas isso acabou quando ele esbarrou no Force India de Sutil que o segurou bem na sexta posição até o final da prova. Já Button se recuperou bem mas teve sempre a compania das Ferraris de Massa e Alonso que o pertubaram a corrida toda. Segurou o Massa até onde pode e foi ultrapassado quando faltava 12 voltas para fim e logo em seguida foi a vez de Alonso pressioná-lo, mas o espanhol até conseguiu passar mas errou na freada e metros depois, quando faltava 2 voltas para o fim, o motor Ferrari pifou. Aliás este é o segundo GP que ele fica retido atrás de Massa, como tinha acontecido em Melbourne, mas não contava com o problema do motor. Na próxima corrida, na China, ele vai usar o quarto motor dos oito permitidos na temporada toda.
Massa fez outra largada grandiosa ao passar Alonso e Button  e assim se manteve até sua primeira parada. Quando voltou teve Button pelo caminho e foi paciente ao esperar para atacar o inglês e assumir o sétimo posto, que mais tarde acabou por garantir para ele a liderança do mundial com a saída de Alonso.
Mais uma vez ótima prova de Rosberg que subiu ao pódio e Kubica que levou o seu Renault mais uma vez aos pontos e sempre esteve no encalço da Mercedes de Nico. Está em franca ascenção, assim como o Force India de Sutil que segurou bem Hamilton e salvou o quinto posto.
Os novatos Hulkenberg e Alguersuari marcaram seus primeiros pontos na F1. O espanhol da Toro Rosso foi combativo a prova inteira.
Barrichello ficou parado na largada e fez o que pode com a "porcaria de carro" para chegar em 12º, como definiu no final da prova. Di Grassi e Senna completaram a primeira prova deles na F1 chegando em 14º e 16º respectivamente.
De se destacar nesta prova três motores Renault chegaram nas 4 primeiras posições (os Red Bull 1-2 e o Renault de Kubica em 4º), três motores Ferrari quebrados (os dois Sauber e o Ferrari de Alonso) e um Mercedes também pifado (Force India de Liuzzi).


Massa e Alonso em ação na Malásia: problema de motor tirou Alonso e o sétimo lugar de Massa lhe garantiu a liderança do mundial, mas a vida da Ferrari não parece nada fácil


Mais outra grande exibição de Kubica: o quarto lugar mostra que o Renault não é tão ruim  assim


Barrichello ficou parado na largada e acabou por fazer uma prova de recuperação. No final classificou o carro de "porcaria". E os Honda de 2006 e 2007, como ele os classificaria então?

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Malásia- Circuito de Sepang- Kuala Lumpur
56 Voltas em 5.543 metros


1º - Sebastian Vettel (ALE / Red Bull)
2º - Mark Webber (AUS / Red Bull) a 4,8 segundos
3º - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) a 13,5 segundos
4º - Robert Kubica (POL / Renault) a 18,5 segundos
5º - Adrian Sutil (ALE / Force India) a 21 segundos
6º - Lewis Hamilton (ING / McLaren) a 23,4 segundos
7º - Felipe Massa (BRA / Ferrari) a 27 segundos
8º - Jenson Button (ING / McLaren) a 37,9 segundos
9º - Jaime Alguersuari (ESP / Toro Rosso) a 70,6 segundos
10º - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) a 73,3 segundos
11º - Sebastian Buemi (SUI / Toro Rosso) a 78,9 segundos
12º - Rubens Barrichello (BRA / Williams) a 1 volta
13º - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) a 2 voltas
14º - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) a 3 voltas
15º - Karin Chandhok (IND / Hispania) a 3 voltas
16º - Bruno Senna (BRA / Hispania) a 4 voltas
17º - Jarno Trulli (ITA /Lotus) a 5 voltas

Não Completaram:
- Heikki Kovalainen (FIN / Lotus) - Abandonou na 46ª volta
- Vitaly Petrov (RUS / Renault) - Abandonou na 32ª volta
- Vitantonio Liuzzi (ITA / Force India) - Abandonou na 12ª volta
- Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - Abandonou na décima volta
- Kamui Kobayashi (JAP / Sauber) - Abandonou na oitava volta
- Timo Glock (ALE / Virgin) - Abandonou na segunda volta
- Pedro de la Rosa (ESP / Sauber) - Não largou

Melhor Volta: Mark Webber (Red Bull) 1min37s024

sábado, 3 de abril de 2010

Mclaren e Ferrari no fundão e Webber na pole. A chuva ditou o ritmo do classificatório

Como não pude assistir ao treino deste sábado (estava trabalhando nos treinos da Superbike Pirelli Series em Interlagos e tive que sair de madrugada) vou fazer um comentário rápido.
As duas grandes equipes, Mclaren e Ferrari, fizeram as suas burradas ao mandar seus pilotos num momento em que a pista estava crítica e pagaram caro: Button larga em 17° e Hamilton em 20° com as Mclarens; Alonso sai em 19° e Massa em 21°. O brasileiro disse que a culpa foi de todos.
A última fila é de brasileiros: Senna sai em 23° e de Di Grassi em 24°, fato que não acontecia desde o GP da Bélgica de 2001 quando Bernoldi (Arrows A22) saiu em 21° e Tarso Marques (Minardi PS01B) 22° formando as últimas posições na largada.
O pulo do gato veio de Webber, que soube a hora certa de usar pneus intermediários na Q3 quando todos usaram pneus "biscoitão". O australiano colocou mais de 1 segundo nos seus rivais. Ao seu lado sai Nico Rosberg, que vê uma chance de ganhar seu primeiro GP. A esquadra alemã continua com Vettel em terceiro (quem sabe ele não vence agora, afinal está largando em terceiro e se for azar largar na pole quem pode quebrar é o seu companheiro), Sutil em quarto e Hulkenberg em quinto. Schumi aparece em oitavo, atrás de Barrichello.
A previsão para amanhã é de chuva e o horário da prova é às 4 da tarde na Malásia. Ano passado a prova terminou na metade por causa de uma tempestade tropical e a luz natural já estava baixa, assim forçando o término da prova prematuramente.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA MALÁSIA- 3ªETAPA

1 - Mark Webber (AUS / RBR) - 1min49s327
2 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min50s673
3 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) - 1min50s789
4 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min50s914
5 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min51s001
6 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min51s051
7 - Rubens Barrichello (BRA /Williams) - 1min51s511
8 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min51s717
9 - Kamui Kobayashi (JAP / BMW)- 1min51s767
10 - Vitantonio Liuzzi - (ITA / Force India) - 1min52s254
11 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min48s760
12 - Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) - 1min48s771
13 - Sebastien Buemi (SUI / STR) - 1min49s207
14 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) - 1min49s464
15 - Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) - 1min52s270
16 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min52s520
17 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min52s211
18 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min52s884
19 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min53s044
20 - Lewis Hamilton (ING/ McLaren) - 1min53s050
21 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min53s283
22 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min56s299
23 - Bruno Senna (BRA / Hispania) - 1min57s269
24 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min59s977

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...