Eu era um daqueles que apostavam numa fácil pole de Vettel em Marina Bay. Seu domínio absoluto nos treinos livres indicava isso, mas esqueceram de avisar Fernando Alonso que veio e marcou uma importante pole no circuito cingapuriano.
O ótimo trabalho de Alonso no Q1, quando marcou a melhor volta cerca de 3/10 mais rápido que Vettel, indicava que a vida fácil do alemão poderia ser complicada. Mas as coisas sorriram para Sebastian quando Alonso apresentou problemas no motor no inicio da Q2. O espanhol foi aos boxes, reprogramaram seu motor e ele voltou arrasador, cravando o melhor tempo até então que era de Hamilton. No final da segunda parte, ficou atrás do alemão da Red Bull. Na Q3 não deu chances e cravou o tempo da pole na sua primeira saída e ainda teve a ajuda de Vettel, que errou na sua primeira tentativa ao dar uma raspada no muro. Para Vettel restou marcar o segundo lugar, que de um todo ainda foi lucrativo para ele, afinal estava em sétimo quando iniciou sua segunda volta veloz.
Destaque neste treino foi o grande trabalho de Barrichello, que colocou seu Williams em sexto perdendo apenas para a Ferrari, Red Bull e Mclaren. Ficou na frente da Mercedes de Rosberg e Schumi, mostrando que a nova asa traseira do Williams foi eficaz. O outro destaque, mas negativo, foi a não participação de Massa no treino. Ele até saiu, mas seu carro parou antes mesmo dele tentar abrir sua volta no começo do Q1. Mais tarde foi detectado o problema que o fez parar: câmbio travado. Assim ele, que já largaria em último, teve o motor trocado e não terá como receber a punição com perda das dez posições.
Interessante também foi que os cinco postulantes ao título, vão largar nas cinco primeiras posições: além de Alonso e Vettel na primeira fila, Hamilton e Button formam a segunda fila e Webber abre a terceira, mostrando o quanto que qualquer descuido nessa fase final do campeonato, pode fatal para as pretensões deles no campeonato.
Com Alonso e Vettel na primeira fila, digo que a largada será tensa. Ambos este ano já mostraram que fazem tudo para defender suas posições e nisso, esquecem dos outros e acabam perdendo seus lugares. Não ficarei surpreso se acontecer algo na partida entre eles e o duo da Mclaren pular na frente ou apenas um sair ganhando as posições dos dois da frente. A primeira chicane, o asfalto novo misturado com o velho que tende a secar lentamente e talvez a possível chuva, podem ser o divisor de águas neste belo campeonato.
GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DE CINGAPURA- 15ª ETAPA
Q3
1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min45s390
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull/Renault): 1min45s457
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes): 1min45s571
4. Jenson Button (ING/McLaren Mercedes): 1min45s944
5. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min45s977
6. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth): 1min46s236
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min46s443
8. Robert Kubica (POL/Renault): 1min46s593
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min46s702
10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): 1min47s884
Q2
11. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso Ferrari): 1min47s666
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault): 1min48s165
13. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): 1min48s502
14. Nick Heidfeld (ALE/Sauber Ferrari): 1min48s557
15. Adrian Sutil (ALE/Force India Mercedes): 1min48s899
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes): 1min48s961
Q1
17. Nico Hulkenberg* (ALE/Williams Cosworth): 1min47s674
18. Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth): 1min50s721
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth): 1min50s915
20. Lucas di Grassi (BRA/Virgin Cosworth): 1min51s107
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth): 1min51s641
22. Christian Klien (AUT/Hispania Cosworth): 1min52s946
23. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth): 1min54s174
24. Felipe Massa (BRA/Ferrari): sem tempo
* Punido com a perda de cinco posições por ter trocado a caixa de câmbio