E aí fica um vídeo dos testes do já homologado Nissan GT-R Nismo, o "Godzilla", para os campeonatos de GT3. Seria interessante vê-lo em pistas brasileiras em 2013.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
GP do Brasil: Um desfecho e tanto
Um jovem tri-campeão: Vettel comemora com o público o seu terceiro mundial consecutivo. (Foto: EFE) |
Pressão sobre eles? Sim, muita. Lewis era o mais
descontraído, afinal não tinha o peso de uma decisão nas costas e única coisa
que tinha para se preocupar era de tentar a vitória em sua última corrida pela
McLaren. Alonso e Vettel, com o campeonato em jogo, tinham cada um sua
responsabilidade: para o espanhol era tentar virar o jogo na largada e
acreditar no ritmo de prova de sua Ferrari para tentar, ao menos, ficar entre
os três primeiros e contar com a sorte. Para Vettel era se manter entre os oito
melhores e ficar a espreita dos movimentos de Alonso, para não deixar escapar o
seu tri-campeonato.
A previsão de chuva para a hora da corrida acabou por
confirmar-se, mas não foi aquele aguaceiro que todos esperavam. A garoa típica
de São Paulo foi quem orquestrou o chove não molha na pista de Interlagos, ora
molhando uma parte do circuito e deixando outros pontos totalmente secos e isso
foi visto na largada quando os carros chegaram no miolo, enfrentando uma pista
úmida o que fez os carros “bailarem”. Seria uma corrida intensa e nervosa.
Antes disso a largada. Tumultuada, diga-se, com Vettel
largando mal e vendo as duas Ferraris abrirem caminho, com Massa pulando de
quinto para segundo e Alonso de sétimo para quarto. Sebastian ainda teve o
grande susto da tarde ao ser batido por Bruno na entrada da curva Chico Landi e
ver sua Red Bull ao contrário pro tráfego. O brasileiro abandonou, assim como
Pérez que também participou do acidente. Vettel teve a sorte de voltar em
último e recuperar-se a tempo, saindo de último para 12º em poucas voltas. Uma
recuperação de mestre, num momento que a pista mais parecia um rinque de
patinação.
O resto da tarde, com condições climáticas que beiravam a
loucura, deixou a corrida imprevisível. Alonso e Vettel despencaram algumas
vezes no pelotão devido as trocas de pneus, mas recuperaram-se em seguida,
sempre com Fernando em quarto e Vettel próximo, oscilando entre a sétima e
quinta colocação. O espanhol não conseguia entrar no grupo dos três primeiros,
devido a batalha insana que Hamilton, Button e a surpresa do dia, Hulkenberg,
travavam. As coisas só melhoraram para Fernando, quando Hulkenberg e Hamilton
se acidentaram no momento em que disputavam a liderança, com o inglês levando a
pior no “S” do Senna ao sair com a suspensão dianteira esquerda quebrada.
Mesmo com Alonso ganhando estas duas posições e mais à
frente, conquistando a de Massa, subindo assim para segundo, o seu esforço não
foi suficiente e Sebastian, que ficou compassivamente esperando o momento certo
para ultrapassar Kobayashi e depois Schumacher, que acabou sendo o mais fácil
dos dois. Paul Di Resta encerrou a brincadeira mais cedo, quando bateu forte na subida do Café.
Interlagos viu o desfecho de um dos melhores campeonatos de F1 dos últimos anos, onde dois pilotos, de qualidades inquestionáveis atrás do volante, dividiram as atenções. Vettel com a sua simpatia, velocidade pura e determinação, batalhou contra um surpreendente Alonso que estava fadado a ser apenas um mero coadjuvante neste ano e que acabou sendo um dos protagonistas. A categoria viu a última corrida de Schumacher, que encerrou a sua segunda estadia sem o brilho de outrora. Hamilton saiu de cena da Mclaren e infelizmente de um modo que não queria, após acidentar-se com Hulkenberg.
Foi uma temporada dos deuses e que 2013 seja tão bom quanto este. É o que esperamos
Interlagos viu o desfecho de um dos melhores campeonatos de F1 dos últimos anos, onde dois pilotos, de qualidades inquestionáveis atrás do volante, dividiram as atenções. Vettel com a sua simpatia, velocidade pura e determinação, batalhou contra um surpreendente Alonso que estava fadado a ser apenas um mero coadjuvante neste ano e que acabou sendo um dos protagonistas. A categoria viu a última corrida de Schumacher, que encerrou a sua segunda estadia sem o brilho de outrora. Hamilton saiu de cena da Mclaren e infelizmente de um modo que não queria, após acidentar-se com Hulkenberg.
Foi uma temporada dos deuses e que 2013 seja tão bom quanto este. É o que esperamos
Foto 140: Travessura
Berger também era da turma das travessuras na F1. Aqui ele é flagrado fazendo um bigode na foto de Nelson Piquet.
sábado, 24 de novembro de 2012
GP do Brasil - Classificação - 20ª Etapa
Era difícil não prever uma batalha intensa entre Mclaren e Red Bull pela pole em Interlagos. As voltas de Webbber e Hamilton no início do Q3 tinham sido de uma finesse absurda, com o australiano cravando a melhor marca e depois sendo superado magistralmente por Hamilton que fizera 1'12''458, mostrando o quanto que a Mclaren está forte em Interlagos. Mas ainda tinha Vettel em sua volta veloz, mas quando a imagem cortou para o alemão, momento em que contornava a Junção, o registro da segunda parcial apontava que nada ia bem: ele perdera mais de um segundo naquela primeira tentativa e marcava apenas o sétimo posto. Em seguida o erro apareceu: ele saíra um pouco da sua trajetória na descida do Lago, indo além da zebra, perdendo um bom tempo. Ele ainda voltou pra pista, mas não chegou a ameaçar a pole de Hamilton ficando assim em quarto. Button confirmou o ótimo desempenho dos cromados e fechou em segundo, 0''055 pior que a volta de Lewis, jogando Webber para terceiro.
Mais atrás foi possível ver que Massa esteve num dia melhor que Alonso, ao conseguir posicionar sua Ferrari num quinto lugar contra o oitavo do seu companheiro apesar de um resultado sofrível para tentar levar seu carro para o Q3 no finalzinho da segunda parte. Fernando ganhou uma posição após a punição de Maldonado, depois que este não foi para a pesagem no final do Q2. Com isso o venezuelano, que havia marcado o sexto tempo, despencou dez posições no grid.
Apesar de a previsão para amanhã ser de chuva contínua, não dá para descartar algumas coisas: tanto Vettel, quanto Alonso, estão tensos, o que é normal para uma decisão de título. Talvez Sebastian esteja um pouco mais, devido o fato de ser líder com treze pontos de vantagem sobre Fernando. Por outro lado, a posição de largada de Alonso o conforta um pouco e isso pode ajudá-lo, uma vez que Webber tem tido péssimas largadas. Massa pode ser um fator a ser considerado nesta disputa: ele costuma fazer boas largadas e tem um ritmo de corrida satisfatório e caso consiga pular na frente de Vettel, pode atrasá-lo para Alonso que certamente virá da sétima colocação como um cão raivoso. E lá na frente, a disputa deverá ser particular entre Hamilton e Button, com uma boa vantagem para Lewis.
O jeito é controlar os nervos e esperar para a largada de amanhã a tarde, que definirá quem será o mais jovem tri-campeão mundial da história da F1.
Grid de Largada para o Grande Prêmio do Brasil - 20ª Etapa
1: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min12s458
2: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min12s513
3: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min12s581
4: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) -1min12s760
5: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min12s987
6: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min13s206
7: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min13s253
8: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) -1min13s298
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min13s489
10: Paul Di Resta (ESC/Force India) - 1min14s121
11: Bruno Senna (BRA/Williams) - 1min14s219
12: Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1min14s234
13: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min14s334
14: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min14s380
15: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min14s574
16: Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min13s174 (punido pela FIA em dez posições)
17: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min14s619
18: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min16s967
19: Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - 1min17s073
20: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min17s086
21: Timo Glock (ALE/Marussia) - 1min17s508
22: Charles Pic (FRA/Marussia) - 1min18s104
23: Narain Karthikeyan (IND/HRT) - 1min19s576
24: Pedro de la Rosa (ESP/HRT) - 1min19s699
Mais atrás foi possível ver que Massa esteve num dia melhor que Alonso, ao conseguir posicionar sua Ferrari num quinto lugar contra o oitavo do seu companheiro apesar de um resultado sofrível para tentar levar seu carro para o Q3 no finalzinho da segunda parte. Fernando ganhou uma posição após a punição de Maldonado, depois que este não foi para a pesagem no final do Q2. Com isso o venezuelano, que havia marcado o sexto tempo, despencou dez posições no grid.
Apesar de a previsão para amanhã ser de chuva contínua, não dá para descartar algumas coisas: tanto Vettel, quanto Alonso, estão tensos, o que é normal para uma decisão de título. Talvez Sebastian esteja um pouco mais, devido o fato de ser líder com treze pontos de vantagem sobre Fernando. Por outro lado, a posição de largada de Alonso o conforta um pouco e isso pode ajudá-lo, uma vez que Webber tem tido péssimas largadas. Massa pode ser um fator a ser considerado nesta disputa: ele costuma fazer boas largadas e tem um ritmo de corrida satisfatório e caso consiga pular na frente de Vettel, pode atrasá-lo para Alonso que certamente virá da sétima colocação como um cão raivoso. E lá na frente, a disputa deverá ser particular entre Hamilton e Button, com uma boa vantagem para Lewis.
O jeito é controlar os nervos e esperar para a largada de amanhã a tarde, que definirá quem será o mais jovem tri-campeão mundial da história da F1.
Hamtilton foi espetacular no classificatório: Sexta pole no ano e 26ª na carreira (Foto: AP) |
Grid de Largada para o Grande Prêmio do Brasil - 20ª Etapa
1: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min12s458
2: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min12s513
3: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min12s581
4: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) -1min12s760
5: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min12s987
6: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min13s206
7: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min13s253
8: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) -1min13s298
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min13s489
10: Paul Di Resta (ESC/Force India) - 1min14s121
11: Bruno Senna (BRA/Williams) - 1min14s219
12: Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1min14s234
13: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min14s334
14: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min14s380
15: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min14s574
16: Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min13s174 (punido pela FIA em dez posições)
17: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min14s619
18: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min16s967
19: Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - 1min17s073
20: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min17s086
21: Timo Glock (ALE/Marussia) - 1min17s508
22: Charles Pic (FRA/Marussia) - 1min18s104
23: Narain Karthikeyan (IND/HRT) - 1min19s576
24: Pedro de la Rosa (ESP/HRT) - 1min19s699
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Foto 130: Cem Mil!
Postando uma foto de Ronnie Peterson no seu estilo natural, apenas para agradecer a todos que prestigiam o Volta Rápida. O blog acaba de atingir 100.000 visualizações.
Obrigado!
Obrigado!
Foto 129: Nurburg
Arturo Merzario em algum ponto do glorioso Nurburgring, pilotando sua Ferrari 312B2 durante o GP da Alemanha de 1972. Ao fundo, um parte da cidade de Nurburg e o seu famoso Castelo.
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Revista Speed, Edição 5
A quinta edição da Revista Speed foi ao ar ontem pela manhã e com 74 páginas muito bem feitas. A habituais colunas de Paulo Alexandre Teixeira e Rafael Ligeiro estão nos dois extremos da revista, com Paulo falando sobre o duelo entre Vettel e Alonso nesta últimas etapas da F1 e Rafael sobre o negro 1º de maio de 1994.
Paulo ainda nos traz outros dois textos: sobre a saída de Randy Bernard do comando da IndyCar e sobre o GP do Brasil de 2006, que teve a vitória de Massa, o título de Alonso e a despedida com atuação magistral de Michael Schumacher
Bruno Mendoça fez um ótimo guia sobre o GP do Brasil, assim como a entrevista com Bruno Andrade que só confirmou seu título da F3 Sul-Americana de 2009 somente este ano, após longo processo nos tribunais. E o Bruno Mendoça ainda fez um perfil sobre os pilotos japoneneses que passaram pela F1.
Daniel Machado trouxe também um texto sobre a Motovelocidade, falando sobre os campeões das três divisões da categoria.
E mais dois colaboradores estrearam nesta edição: Felipe Pires, que escreveu sobre um ano da morte de Dan Wheldon e das mudanças da Indy neste período e Mari Espada, do blog Papaya Orange, que falou sobre a saída de Lewis Hamilton da Mclaren. E ainda tem o Paper Model de Pedro Luís Perez, que retratou uma "vitória" da Copersucar na F1.
A minha colaboração para esta edição é a primeira parte que conta sobre os 25 anos do Tri-Campeonato de Nelson Piquet pela Williams e sobre Michael Schumacher, onde falo das suas duas passagens pela F1.
E desde já, boa leitura!
Link: http://speedrevista.wordpress.com/2012/11/20/speed-5-novembro-2012/
Paulo ainda nos traz outros dois textos: sobre a saída de Randy Bernard do comando da IndyCar e sobre o GP do Brasil de 2006, que teve a vitória de Massa, o título de Alonso e a despedida com atuação magistral de Michael Schumacher
Bruno Mendoça fez um ótimo guia sobre o GP do Brasil, assim como a entrevista com Bruno Andrade que só confirmou seu título da F3 Sul-Americana de 2009 somente este ano, após longo processo nos tribunais. E o Bruno Mendoça ainda fez um perfil sobre os pilotos japoneneses que passaram pela F1.
Daniel Machado trouxe também um texto sobre a Motovelocidade, falando sobre os campeões das três divisões da categoria.
E mais dois colaboradores estrearam nesta edição: Felipe Pires, que escreveu sobre um ano da morte de Dan Wheldon e das mudanças da Indy neste período e Mari Espada, do blog Papaya Orange, que falou sobre a saída de Lewis Hamilton da Mclaren. E ainda tem o Paper Model de Pedro Luís Perez, que retratou uma "vitória" da Copersucar na F1.
A minha colaboração para esta edição é a primeira parte que conta sobre os 25 anos do Tri-Campeonato de Nelson Piquet pela Williams e sobre Michael Schumacher, onde falo das suas duas passagens pela F1.
E desde já, boa leitura!
Link: http://speedrevista.wordpress.com/2012/11/20/speed-5-novembro-2012/
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