domingo, 15 de março de 2015

GP da Austrália: Morno, mas com boas surpresas

A Sauber foi a boa surpresa desta primeiro GP, apresentando um carro rápido e confiável.
E isso permitiu a seus dois pilotos conquistarem 14 pontos, algo que a equipe, em 2014, nem passou perto.
De vez em quando os testes de pré-temporada escondem muito o atual desempenho das equipes. Mas neste ano, as coisas parecem ter sido mais claras. O fato do pouco tempo de preparação (apenas 12 dias), não dá tempo da equipe aprontar os blefes que as levam a ganhar destaques nos noticiários, podendo gerar o interesse de algum investidor. Nessa época em que "tempo é dinheiro", não há muito o que disperdiçar: é fazer o carro, trabalhar duro e tentar fazer o máximo para desenvolvê-lo.
Nesse quesito destaco a Sauber, que teve uma pré-temporada muito positiva, mas que gerava uma certa desconfiança devido as ótimas performances apresentadas por Nasr e Ericsson que mais pareciam uma isca para atrair mais patrocinadores. Porém, o bom trabalho continuou até o último dia dos testes.
Os problemas judiciais com Giedo van Der Garde que quase melaram o fim de semana da Sauber, atrasaram em um treino o trabalho de seus dois pilotos, mas o desempenho apresentado por Nasr na classificação foi positiva. Conseguiria algo na corrida? Talvez...
A agressividade de Nasr na largada e a luta incessante de Ericsson para escalar o pelotão, foi o ponto alto do time na corrida. Mas o carro também se mostrou rápido e confiável, e esse é um ponto a ser
observado pelas próximas etapas.

A corrida


Sem dúvida alguma a Mercedes está num nível acima dos demais, o que caracterizou numa corrida (mais uma) solitária para seus pilotos. Mas Rosberg não teve qualquer chance contra Hamilton, que fez mais uma corrida sensacional e se o grau de performance e concentração for o mesmo, ou maior, pelas próximas provas, ele minará qualquer chance de Nico.
A Ferrari mostrou o quanto que o carro e motor melhoraram. O ritmo de Vettel e Raikkonen, que conseguiu um bom números de voltas velozes que poderiam ter lhe dado a chance de brigar com Massa pelo quarto lugar, mostra que o trabalho de Allison e sua equipe técnica no inverno europeu foi crucial para este grande salto. E o melhor: o carro consome pouco pneu, o que já é uma marca registrada de Allinson desde a Lotus. Vettel e Raikkonen vão se divertir bastante neste ano.
Massa conseguiu um quarto lugar para Williams quando o terceiro era praticamente garantido, mesmo com a presença constante de Vettel no seu retrovisor. Mas a sua parada de box o relegou para quarto e os pneus médios não ajudaram na tentativa de aproximar de Vettel. Será um duelo interessante entre Williams e Ferrari neste ano.
A Red Bull terá bastante o que fazer. Talvez o carro seja bom, mas o motor Renault não está grande coisa e isso já dispertou a ira na equipe. Ricciardo salvou um sexto lugar no braço, enquanto que Kvyat nem largou devido problemas no câmbio.
A Toro Rosso apresentou um bom ritmo com seus dois novatos, sendo que Sainz conseguiu seus primeiros pontos e Verstappen ficou pelo caminho. Mas o carro é bom, pena que o motor não ajuda muito.
O calvário da Mclaren Honda ainda teve o capitulo da não largada de Magnussen, devido o estouro do motor ainda na volta de instalação para o grid. Button se virou como pôde nas 58 voltas do GP e ainda teve uns brilharetes, que foi a batalha contra Perez. No entanto, foi aquilo que estamos vendo desde a pré-temporada: motor sendo usado em modo de segurança para não explodir, o que torna o carro extremamente lento - este que chegava rodar até quatro segundos mais lento que os rivais.
Malásia será mais um capitulo interessante, e o calor, aliado a umidade, será um fator a ser fortemente trabalhado pelas equipes.
Ainda mais na Mclaren.

sábado, 14 de março de 2015

Foto 489: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 7

Nesta década a Austrália continuou a ser a primeira corrida do calendário, descontando 2010 quando o mundial começou no Bahrein.
De lá até o ano passado, os vencedores não se repetiram.


2010: Fernando Alonso – Ferrari – Grande Prêmio do Bahrein

2011: Sebastian Vettel – Red Bull Renault - Grande Prêmio da Austrália


2012: Jenson Button – McLaren Mercedes - Grande Prêmio da Austrália


2013: Kimi Raikkonen – Lotus Renault - Grande Prêmio da Austrália



2014: Lewis Hamilton – Mercedes - Grande Prêmio da Austrália

Foto 488: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 6

O GP australiano continuou reinante nos anos 2000 ao sediar a abertura do campeonato, exceção feita a 2006 quando a primeira prova foi realizada no Bahrein.
Michael Schumacher venceu quatro vezes


2000: Michael Schumacher – Ferrari - Grande Prêmio da Austrália


2001: Michael Schumacher – Ferrari - Grande Prêmio da Austrália


2002: Michael Schumacher – Ferrari - Grande Prêmio da Austrália


2003: David Coulthard – McLaren Mercedes – Grande Prêmio da Austrália


2004: Michael Schumacher – Ferrari - Grande Prêmio da Austrália


2005: Giancarlo Fisichella – Renault – Grande Prêmio da Austrália


2006: Fernando Alonso – Renault – Grande Prêmio do Bahrein


2007: Kimi Raikkonen – Ferrari - Grande Prêmio da Austrália


2008: Lewis Hamilton – McLaren Mercedes - Grande Prêmio da Austrália



2009: Jenson Button – Brawn Mercedes - Grande Prêmio da Austrália

Pole Lap: Lewis Hamilton, Melbourne 2015

E foi uma volta de sensacional de Lewis que não apenas superou a marca de Rosberg, feita ano passado, como também aniquilou o tempo da pole feita por Sebastian Vettel em 2013.
E além do vídeo da pole, ainda tem uma comparação entre as voltas dele e de Rosberg em 2014.

GP da Austrália - Classificação - 1ª Etapa

E alguém duvidava de um resultado diferente se não fosse uma Mercedes na pole para este primeiro round da temporada 2015? Talvez a única coisa que pensássemos é de as coisas fossem menos fáceis para eles, mas foi totalmente ao contrário: a volta de Lewis Hamilton não foi apenas espetacular, a ponto de enfiar mais de 1s3 nas costas de um carro não Mercedes (no caso a Williams de Felipe Massa, o terceiro), como também quebrar o tempo do ano passado e ainda pulverizar a marca de 2013 - ainda na era dos motores V8 - com seis décimos de vantagem. Pois é, o motor pode até não fazer barulho, despertar a ira dos "puristas" que reclamam tanto que isso não é motor de F1 e blá, blá, blá... mas a verdade é que esta era de motor turbo híbridos já começa a atingir os mesmos níveis dos velhos V8. Imaginem quando atingir os tão sonhados 1.000cv de potência...
Sobre o treino, tirando fora a supremacia da Mercedes - mesmo com Rosberg errando em sua volta rápida - esta tornou-se interessante: podemos ver a forma em que a Ferrari conseguiu enfrentar a Williams de igual para igual, mostrando à equipe inglesa que ela não estará sozinha na batalha para ser a melhor do resto. E isso é importante, pois a própria Ferrari sempre teve ótimas sextas e péssimos sábados, que culminavam em corridas altamente trabalhosas nos tempos de Alonso/Massa e Alonso/Raikkonen. Se as coisas forem deste modo daqui para frente, eles podem imaginar um bom cenário no futuro. Mas a batalha entre as duas, que dividiram seus carros na terceira e quarta filas, será o ponto alto da corrida.
Ricciardo, ainda com problemas de balanço no seu Red Bull, conseguiu levar o carro ao Q3 e fez uma bela volta para garantir o sétimo posto. Do mesmo modo, Carlos Sainz Jr fez um bom trabalho ao conseguir um oitavo lugar com a Toro Rosso - que no momento aparenta estar mais equilibrada que a equipe mãe - e já sai na frente de Verstappen, nesta que será uma batalha interessantíssima neste ano. Felipe Nasr não foi ao Q3, mas teve um bom desempenho ao ficar em 11º e colocar enquanto que Ericsson só foi melhor que o duo da Mclaren. E falando neles, não é surpresa que tenham ido tão mal nesta classificação, já que pelos vídeos fica nítida a baixa velocidade em que estavam andando. Só resta saber em que volta vão recolher os carros.

O que esperar da corrida?

No mundo da Mercedes, uma batalha interessante entre os dois companheiros. Mas Hamilton enfrentou em alguns momentos da classificação, problemas de vibrações nos pneus e isso pode ser um fator a mais nesta prova. E para o restante, uma batalha das boas entre Ferrari e Williams para ver quem fica com as migalhas.

Grid de largada para o Grande Prêmio da Austrália - 1ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m26.327s -
2Nico RosbergMercedes1m26.921s 0.594s
3Felipe MassaWilliams/Mercedes1m27.718s 1.391s
4Sebastian VettelFerrari1m27.757s 1.430s
5Kimi RaikkonenFerrari1m27.790s 1.463s
6Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m28.087s 1.760s
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m28.329s 2.002s
8Carlos Sainz Jr.Toro Rosso/Renault1m28.510s 2.183s
9Romain GrosjeanLotus/Mercedes1m28.560s 2.233s
10Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m29.480s 3.153s
11Felipe NasrSauber/Ferrari1m28.800s -
12Max VerstappenToro Rosso/Renault1m28.868s -
13Daniil KvyatRed Bull/Renault1m29.070s -
14Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m29.208s -
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m29.209s -
16Marcus EricssonSauber/Ferrari1m31.376s -
17Jenson ButtonMcLaren/Honda1m31.422s -
18Kevin MagnussenMcLaren/Honda1m32.037s-
  

sexta-feira, 13 de março de 2015

Foto 487: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 5

A década foi equilibrada tanto em número de pistas que sediaram o primeiro GP, quanto em vencedores. A Austrália, que mudara de circuito e posição no calendário, saindo de Adelaide que encerrava o campeonato para Melbourne que passou a abrir a temporada em 1996, sediou quatro vezes a abertura do mundial. EUA, Brasil e África do Sul sediaram duas cada.
Ayrton Senna e Michael Schumacher venceram duas vezes as aberturas.


1990: Ayrton Senna – McLaren Honda – Grande Prêmio dos EUA

1991: Ayrton Senna – McLaren Honda – Grande Prêmio dos EUA


1992: Nigel Mansell – Williams Renault – Grande Prêmio da África do Sul


1993: Alain Prost – Williams Renault – Grande Prêmio da África do Sul

1994: Michael Schumacher – Benetton Ford - Grande Prêmio do Brasil


1995: Michael Schumacher – Benetton Renault - Grande Prêmio do Brasil


1996: Damon Hill – Williams Renault – Grande Prêmio da Austrália


1997: David Coulthard – Mclaren Mercedes - Grande Prêmio da Austrália


1998: Mika Hakkinen – McLaren Mercedes – Grande Prêmio da Austrália



1999: Eddie Irvine – Ferrari - Grande Prêmio da Austrália

quinta-feira, 12 de março de 2015

Foto 486: As provas de abertura dos mundiais de F1 - Parte 4

Se nos anos 70 a Argentina sediou a maioria das aberturas dos campeonatos, agora era a vez do Brasil ter esta honra de sediar a prova inaugural e de quebra ainda receber os testes de pré-temporada no saudoso Jacarepaguá. Foram sete provas ao todo neste período que deram a oportunidade de Alain Prost vencer nada menos que cinco vezes no traçado carioca, o que lhe fez receber a alcunha de “Rei do Rio”.
Nelson Piquet venceu duas vezes, mas podia ter sido três caso não sofresse a desclassificação em 1982. Outro que venceu por duas vezes as provas de abertura foi Alan Jones, em 1980 e 81 na Argentina e EUA.


1980: Alan Jones – Williams Ford - Grande Prêmio da Argentina

1981: Alan Jones – Williams Ford – Grande Prêmio dos EUA


1982: Alain Prost – Renault – Grande Prêmio da África do Sul

1983: Nelson Piquet – Brabham BMW - Grande Prêmio do Brasil


1984: Alain Prost – McLaren Porsche - Grande Prêmio do Brasil


1985: Alain Prost – McLaren Porsche - Grande Prêmio do Brasil


1986: Nelson Piquet – Williams Honda - Grande Prêmio do Brasil


1987: Alain Prost – McLaren Porsche - Grande Prêmio do Brasil


1988: Alain Prost – McLaren Honda - Grande Prêmio do Brasil


1989: Nigel Mansell – Ferrari - Grande Prêmio do Brasil

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...