E alguém duvidava de um resultado diferente se não fosse uma Mercedes na pole para este primeiro round da temporada 2015? Talvez a única coisa que pensássemos é de as coisas fossem menos fáceis para eles, mas foi totalmente ao contrário: a volta de Lewis Hamilton não foi apenas espetacular, a ponto de enfiar mais de 1s3 nas costas de um carro não Mercedes (no caso a Williams de Felipe Massa, o terceiro), como também quebrar o tempo do ano passado e ainda pulverizar a marca de 2013 - ainda na era dos motores V8 - com seis décimos de vantagem. Pois é, o motor pode até não fazer barulho, despertar a ira dos "puristas" que reclamam tanto que isso não é motor de F1 e blá, blá, blá... mas a verdade é que esta era de motor turbo híbridos já começa a atingir os mesmos níveis dos velhos V8. Imaginem quando atingir os tão sonhados 1.000cv de potência...
Sobre o treino, tirando fora a supremacia da Mercedes - mesmo com Rosberg errando em sua volta rápida - esta tornou-se interessante: podemos ver a forma em que a Ferrari conseguiu enfrentar a Williams de igual para igual, mostrando à equipe inglesa que ela não estará sozinha na batalha para ser a melhor do resto. E isso é importante, pois a própria Ferrari sempre teve ótimas sextas e péssimos sábados, que culminavam em corridas altamente trabalhosas nos tempos de Alonso/Massa e Alonso/Raikkonen. Se as coisas forem deste modo daqui para frente, eles podem imaginar um bom cenário no futuro. Mas a batalha entre as duas, que dividiram seus carros na terceira e quarta filas, será o ponto alto da corrida.
Ricciardo, ainda com problemas de balanço no seu Red Bull, conseguiu levar o carro ao Q3 e fez uma bela volta para garantir o sétimo posto. Do mesmo modo, Carlos Sainz Jr fez um bom trabalho ao conseguir um oitavo lugar com a Toro Rosso - que no momento aparenta estar mais equilibrada que a equipe mãe - e já sai na frente de Verstappen, nesta que será uma batalha interessantíssima neste ano. Felipe Nasr não foi ao Q3, mas teve um bom desempenho ao ficar em 11º e colocar enquanto que Ericsson só foi melhor que o duo da Mclaren. E falando neles, não é surpresa que tenham ido tão mal nesta classificação, já que pelos vídeos fica nítida a baixa velocidade em que estavam andando. Só resta saber em que volta vão recolher os carros.
O que esperar da corrida?
No mundo da Mercedes, uma batalha interessante entre os dois companheiros. Mas Hamilton enfrentou em alguns momentos da classificação, problemas de vibrações nos pneus e isso pode ser um fator a mais nesta prova. E para o restante, uma batalha das boas entre Ferrari e Williams para ver quem fica com as migalhas.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Austrália - 1ª Etapa
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m26.327s | - |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m26.921s | 0.594s |
3 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m27.718s | 1.391s |
4 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1m27.757s | 1.430s |
5 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m27.790s | 1.463s |
6 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m28.087s | 1.760s |
7 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m28.329s | 2.002s |
8 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso/Renault | 1m28.510s | 2.183s |
9 | Romain Grosjean | Lotus/Mercedes | 1m28.560s | 2.233s |
10 | Pastor Maldonado | Lotus/Mercedes | 1m29.480s | 3.153s |
11 | Felipe Nasr | Sauber/Ferrari | 1m28.800s | - |
12 | Max Verstappen | Toro Rosso/Renault | 1m28.868s | - |
13 | Daniil Kvyat | Red Bull/Renault | 1m29.070s | - |
14 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m29.208s | - |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m29.209s | - |
16 | Marcus Ericsson | Sauber/Ferrari | 1m31.376s | - |
17 | Jenson Button | McLaren/Honda | 1m31.422s | - |
18 | Kevin Magnussen | McLaren/Honda | 1m32.037s | - |