segunda-feira, 1 de abril de 2019

GP do Bahrein 2019 - Resultados


Resultados - Grande Prêmio do Bahrein 29, 30 e 31 de Março – Circuito de Sakhir – 2ª Etapa de 2019 – Treinos Livres/ Classificação/ Resultado Final


1º Treino Livre
Temperatura: 28.5-28.3°C  Sol e Seco
Asfalto: 50.6-44.3°C dry
Humidade: 16.3-21.2%
Vento: 1.0 m//s
Pressão do Ar: 1015.1 bar
Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:30.354

20
Soft
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:30.617
+0.263s
21
Soft
3
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:31.328
+0.974s
26
Soft
4
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:31.601
+1.247s
23
Soft
5
33
Max Verstappen
Red Bull
1:31.673
+1.319s
21
Soft
6
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:31.815
+1.461s
17
Soft
7
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:31.952
+1.598s
28
Soft
8
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:32.040
+1.686s
17
Soft
9
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:32.339
+1.985s
24
Soft
10
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:32.385
+2.031s
23
Soft
11
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:32.401
+2.047s
19
Soft
12
20
Kevin Magnussen
Haas
1:32.602
+2.248s
21
Soft
13
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:32.874
+2.520s
24
Soft
14
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:32.885
+2.531s
20
Soft
15
4
Lando Norris
McLaren
1:32.945
+2.591s
29
Soft
16
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:32.949
+2.595s
22
Soft
17
8
Romain Grosjean
Haas
1:32.994
+2.640s
22
Soft
18
18
Lance Stroll
Racing Point
1:33.518
+3.164s
16
Soft
19
63
George Russell
Williams
1:34.188
+3.834s
26
Medium
20
88
Robert Kubica
Williams
1:34.253
+3.899s
27
Medium


2º Treino Livre
Temperatura: 25.0-23.6°C Noite e Seco
Asfalto: 31.4-27.5°C seco
Humidade: 31.0-42.4%
Vento: 0.5 m//s
Pressão do Ar: 1.014.6 bar
1
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:28.846

32
Soft
2
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:28.881
+0.035s
32
Soft
3
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:29.449
+0.603s
33
Soft
4
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:29.557
+0.711s
36
Soft
5
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:29.669
+0.823s
32
Soft
6
33
Max Verstappen
Red Bull
1:29.725
+0.879s
34
Soft
7
20
Kevin Magnussen
Haas
1:30.000
+1.154s
33
Soft
8
4
Lando Norris
McLaren
1:30.017
+1.171s
25
Soft
9
8
Romain Grosjean
Haas
1:30.068
+1.222s
34
Soft
10
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:30.093
+1.247s
36
Soft
11
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:30.192
+1.346s
33
Soft
12
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:30.429
+1.583s
31
Soft
13
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:30.458
+1.612s
36
Soft
14
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:30.716
+1.870s
32
Soft
15
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:30.848
+2.002s
30
Soft
16
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:31.088
+2.242s
6
Medium
17
18
Lance Stroll
Racing Point
1:31.129
+2.283s
31
Soft
18
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:31.144
+2.298s
10
Soft
19
63
George Russell
Williams
1:31.904
+3.058s
32
Soft
20
88
Robert Kubica
Williams
1:32.932
+4.086s
37
Soft


3º Treino Livre
Tempo: 26.0-26.4°C Sol e seco
Asfalto: 40.1-36.7°C seco
Humidade: 51.5%
Vento: 2.0 m//s
Pressão do ar: 1009.7 bar


Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:29.569
15
Soft
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:29.738
+0.169s
16
Soft
3
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:30.334
+0.765s
10
Soft
4
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:30.389
+0.820s
12
Soft
5
8
Romain Grosjean
Haas
1:30.818
+1.249s
14
Soft
6
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:30.910
+1.341s
12
Soft
7
4
Lando Norris
McLaren
1:30.955
+1.386s
15
Soft
8
33
Max Verstappen
Red Bull
1:30.959
+1.390s
10
Soft
9
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:30.965
+1.396s
14
Soft
10
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:31.173
+1.604s
17
Soft
11
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:31.333
+1.764s
21
Soft
12
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:31.392
+1.823s
13
Soft
13
20
Kevin Magnussen
Haas
1:31.540
+1.971s
13
Soft
14
18
Lance Stroll
Racing Point
1:31.618
+2.049s
16
Soft
15
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:31.638
+2.069s
9
Soft
16
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:31.643
+2.074s
11
Soft
17
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:31.679
+2.110s
17
Soft
18
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:32.132
+2.563s
21
Soft
19
63
George Russell
Williams
1:33.387
+3.818s
14
Soft
20
88
Robert Kubica
Williams
1:33.525
+3.956s
13
Soft


Classificação
Tempo: 25.2-24.8°C
Asfalto: 29.7-27.6°C seco
Humidade: 52.9-57.3%
Vento: 1.6 m/s
Pressão do ar: 1.010.1 bar
Pos
No
Driver
Team
Q1
Q2
Q3
Laps
1
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:28.495
 1:28.046
 1:27.866
 13
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:28.733
 1:28.356
 1:28.160
 13
3
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:29.262
 1:28.578
 1:28.190
 15
4
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:29.498
 1:28.830
 1:28.256
 15
5
33
Max Verstappen
Red Bull
1:29.579
 1:29.109
 1:28.752
 12
6
20
Kevin Magnussen
Haas
1:29.532
 1:29.017
 1:28.757
 15
7
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:29.528
 1:29.055
 1:28.813
 17
8
8
Romain Grosjean
Haas
1:29.688
 1:29.249
 1:29.015
 17*
9
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:29.959
 1:29.471
 1:29.022
 18
10
4
Lando Norris
McLaren
1:29.381
 1:29.258
 1:29.043
 18
11
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:29.859
 1:29.488
 no time
 12
12
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:29.514
 1:29.513
 no time
 15
13
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:29.900
 1:29.526
 no time
 12
14
11
Sergio Peréz
Racing Point
1:29.893
 1:29.756
 no time
 12
15
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:29.876
 1:29.854
 no time
 10
16
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:30.026
 no time
 no time
 6
17
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:30.034
 no time
 no time
 6
18
18
Lance Stroll
Racing Point
1:30.217
 no time
 no time
 6
19
63
George Russell
Williams
1:31.759
 no time
 no time
 8
20
88
Robert Kubica
Williams
1:31.799
 no time
 no time
 8
* Romain Grosjean perdeu três posições por atrapalhar Lando Norris no Q1. Largará em 11º.



Resultado Final

Tempo: 26.°C Noite e Seco
Asfalto: 29.5-27.4°C Seco
Humidade: 56%
Vento: 3.5 m/s
Pressão do ar: 1003.7 bar


Pos
No
Driver
Team
Time
Laps
Grid
Pts
1
44
 Lewis Hamilton
Mercedes
01:34:21.295
 57
 3
25
2
77
 Valtteri Bottas
Mercedes
01:34:24.275
 57
 4
18
3
16
 Charles Leclerc
Ferrari
01:34:27.426
 57
 1
16
4
33
 Max Verstappen
Red Bull
01:34:27.703
 57
 5
12
5
5
 Sebastian Vettel
Ferrari
01:34:57.363
 57
 2
10
6
4
 Lando Norris
McLaren
01:35:07.049
 57
 9
8
7
7
 Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
01:35:08.765
 57
 8
6
8
10
 Pierre Gasly
Red Bull
01:35:19.389
 57
 13
4
9
23
 Alexander Albon
Toro Rosso
01:35:23.992
 57
 12
2
10
11
 Sergio Pérez
Racing Point
01:35:24.991
 57
 14
1
11
99
 Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
01:35:25.894
 57
 16
0
12
26
 Daniil Kvyat
Toro Rosso
01:34:22.901
 56
 15
0
13
20
 Kevin Magnussen
Haas
01:34:23.842
 56
 6
0
14
18
 Lance Stroll
Racing Point
01:34:41.504
 56
 18
0
15
63
George Russell
Williams
01:35:21.015
 56
 19
0
16
88
 Robert Kubica
Williams
01:34:22.063
 55
 20
0
Ret
27
 Nico Hülkenberg
Renault
Motor
 53
 17
0
Ret
3
 Daniel Ricciardo
Renault
Motor
 53
 10
0
Ret
55
 Carlos Sainz Jr.
McLaren
Cambio
 53
 7
0
Ret
8
 Romain Grosjean
Haas
Colisão
 16
 11
0


Melhor Volta: 01:33.411 na volta 38 por Charles Leclerc, Ferrari SF90 Média: 208.575 km/h
Speed Trap: 340.4 km/h por Alexander Albon - Toro Rosso STR14 Honda
 


domingo, 31 de março de 2019

GP do Bahrein: Um dia de azar... E sorte

O homem certo na hora certa: Lewis aproveitou bem a chance para vencer a sua primeira prova em 2019
Havia uma grande expectativa em torno do que Charles Leclerc poderia fazer quando estivesse em posse de um carro competitivo. Se em Melbourne os problemas de acerto da Ferrari limitou o seu desempenho e o de Vettel, os deixando longe de uma possível batalha com a Mercedes, em Sakhir a melhora significativa da Ferrari foi importante para os colocarem de volta a disputa e também dar a oportunidade de Charles mostrar o seu potencial e a pole position foi um belo cartão de entrada.
É claro que a sua má largada que quase o jogou para quarto esfriou um tanto a euforia em torno do jovem monegasco, mas a sua rápida recuperação sobre Hamilton e a velocidade com que alcançou Sebastian Vettel fez aumentar a expectativa. Ainda mais quando conseguiu duelar com Sebastian pela liderança e vencer a disputa. Abriu grande vantagem, chegando bater na casa dos nove segundos e estava alheio de qualquer importunação de outro piloto. Seria uma vitória fabulosa, num dia que soube domar os dois melhores pilotos da categoria com talento e velocidade. Seria... O motor da Ferrari passou a apresentar problemas quando estava faltando treze ou doze voltas para o fim, e aquela diferença de quase dez segundos para Hamilton se desfez em poucas voltas. Lewis assumiu a liderança para conquistar uma vitória bem improvável, diga-se e Leclerc ainda perderia a segunda colocação para Bottas. Charles teve a sorte aparecer um Safety Car nas últimas três voltas que o fez sustentar a terceira posição, que seria perdida para Verstappen.
Já o vencedor da prova não teria grandes chances de levar essa corrida barenita. No entanto, pelo menos com Vettel, Hamilton esteve bem próximo em toda prova e isso lhe deu a oportunidade de tentar quebrar a possível dobradinha da Ferrari. A disputa pela segunda posição entre os dois maiores campeões dessa década foi o ponto alto deste GP. Por mais que Hamilton tivesse sofrido com os pneus macios antes do seu segundo pit-stop, a diferença não foi tão grande e isso permitiu-lhe continuar com Sebastian na alça de mira até que ambos entrassem numa batalha aberta, com Vettel conseguindo se defender bem no primeiro grande ataque de Lewis. O inglês soube esperar mais uma volta e dar carga total, fazendo manobra idêntica a primeira mas com muito mais agressividade. Vettel acabou rodando após destracionar na saída de curva quando Lewis já estava a frente. Enquanto que Hamilton caminharia tranquilamente para uma possível segunda posição - antes que a aparecesse o problema de Leclerc -, Vettel ainda perdeu a asa dianteira de forma estranha, que o forçaria ir aos boxes. Voltou ainda entre os dez, mas sem grandes chances de tentar um pódio ao fechar num melancólico quinto lugar.
Esta corrida barenita ainda reservaria ao novato Lando Norris a chance de conquistar um honroso sexto lugar, aproveitando-se bem do ótimo rendimento da McLaren nesta pista de Sakhir que já havia sido bem visto nos treinos e principalmente no bom início de prova de Carlos Sainz, que acabara se tocando com Max Verstappen na disputa pela quinta posição e despencando para último, de onde não sairia até seu abandono nas voltas finais.
O GP do Bahrein acabou por mostrar o aparecimento de um terceiro elemento que pode incomodar qualquer um dos dois possíveis campeões.

Foto 724: Kevin Cogan, Indy 500 1981

Kevin Cogan com o Phoenix 80 Cosworth da equipe Jerry O'Connell Racing, na clássica foto antes das 500 Milhas de Indianápolis de 1981 que marcou a estréia do estadunidense na grande prova americana.
Kevin marcou a 12a colocação no grid e terminou em quarto, três voltas atrás do vencedor Bobby Unser.
Kevin Cogan completa hoje 63 anos.

sábado, 30 de março de 2019

Foto 723: Carlos Reutemann, Kyalami 1974

Depois de uma exibição sensacional de Carlos Reutemann em seu GP caseiro em Buenos Aires, na abertura do mundial de 1974, a sorte tinha que sorrir ao piloto argentino.
Se na prova da Argentina o periscópio lhe tirou uma vitória certa, os problemas de ignição e baixa pressão de óleo do Ferrari de Niki Lauda - que também perseguia a sua primeira vitória na categoria - acabou tirando a chance do jovem austríaco vencer quando faltavam míseras três voltas.
Para Carlos Reutemann foi a primeira vitória na F1, assim como para Bernie Ecclestone como dono de equipe. Para a Brabham foi a primeira conquista desde o mesmo GP da África do Sul de 1970 com Jack Brabham. E para completar o pacote de estatisticas, Carlos foi o primeiro argentino a vencer desde Juan Manuel Fangio em Nurburgring 1957.
Hoje completa 45 anos.

Foto 722: Lucien Bianchi, Le Mans 1968

Foto: Rainer Schlegelmich
Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi no pódio de Sarthe, comemorando a vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1968 com o Ford GT40 MKI da J.W. Engineering.
Hoje completa 50 anos da morte do piloto belga, que acidentara durante os testes para a prova de 1969 quando bateu o seu Alfa Romeo T33 num poste de telegrafo.

Foto 721: Mike Thackwell, Donington Park 1984

Foto: Motorsport Images
Mike Thackwell com o Williams FW08 testes na pista de Donington Park, em agosto de 1984.
Este teste foi feito com supervisão da Cosworth que instalara um motor com limitador de rotações que seria usado na nova categoria criada pela FIA a partir de 1985: a Fórmula 3000.
O piloto neozelandês completa hoje 58 anos.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Foto 720: Brawn GP, Melbourne 2009

Aquele momento em que a abóbora virou carruagem: Jenson Button e Rubens Barrichello dão a primeira dobradinha a equipe Brawn em Melbourne

Foi interessante ver toda aquela epopéia de Jenson Button, Rubens Barrichello e Ross Brawn desde o anúncio da retirada da Honda da Fórmula-1, passando pelas incertezas nas carreiras de Button e Barrichello, até chegar no nascimento da Brawn GP no meio dos escombros do que foi um dia a equipe japonesa.
O que é esperado de uma equipe novata é que ande do meio para trás do pelotão, ainda mais se tratando da F1 onde as cobras estão em qualquer canto a espreita. Mas os tempos velozes que Button e Barrichello - este último sendo decidido nos "acréscimos", após um pequeno vestibular do qual Bruno Senna também esteve presente, para saber quem tomaria partido do segundo carro - imprimiram nos testes de pré-temporada até surpreenderam, mas foi entendido como um blefe, afinal a nova equipe não tinha um patrocinador master. Mas aqueles carros brancos com detalhes em verde limão e equipados com os motores Mercedes, reservariam um pouco mais para a abertura do mundial em Melbourne.
Apesar dos treinos livres terem tido uma Williams-Toyota forte - especialmente com Nico Rosberg - as BrawnGP estavam bem entre os seis primeiros, mas sem mostrar grande força. Tanto que Barrichello foi o melhor da equipe nos três treinos livres, ao marcar o segundo melhor tempo na TL 2. Porém, é na classificação que as coisas começam a se revelar: as duas BrawnGP foram soberanas, com Jenson Button a marcar a pole e Barrichello cravar o segundo melhor tempo.
Na corrida, apesar da má largada de Barrichello - que ainda se envolveria num enrosco com Webber na primeira curva -, a BrawnGP teve um Jenson Button uma corrida tranquila e sem nenhum problema com  adversários. A recuperação de Rubens até a segunda posição foi importante para mostrar o quanto que o BGP 001 era bem balanceado e resistente. A festa no pódio com a dobradinha da equipe, mais Jarno Trulli da Toyota, foi quase como um alivio para alguns caras que até meses antes nem saberiam se estariam no grid de 2009.
Uma melhor interpretação do regulamento por parte de Ross Brawn - que desenvolvera o "difusor duplo" por conta de um engenheiro da Honda que havia achado uma brecha no regulamento onde a tal inovação podia ser criada, mas que poucos engenheiros deram atenção -, foi o principal trunfo da equipe que dominou amplamente a primeira parte do mundial e ao final do ano estaria comemorando os títulos de Pilotos (Jenson Button) e Construtores.A BrawnGP teria papel importante também para a história do automobilismo brasileiro dentro da categoria, pois foi através dela que Rubens Barrichello venceu seus últimos GPs em Valência - válido como GP da Europa - e Monza, que a foi a última vez que o hino nacional tocou em um Grande Prêmio.
Aquela equipe que chegara fazendo estardalhaço e vencendo os dois campeonatos da categoria, não existia mais ao final do ano: a Mercedes comprara toda a estrutura e reiniciava a sua caminhada na Fórmula-1.
E para a BrawnGP restou apenas entrar nos livros de história com estilo e respeito. E melhor: invicta!

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...