quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto 840: Johnny Rutherford, Indy 500 1980

(Foto: Indystar.com)
A terceira festa do "Lone Star". Johnny Rutherford após vencer a Indy 500 de 1980. Foi a terceira conquista de Rutherford na grande corrida, tendo vencido as outras duas em 1974 e 1976 pela Mclaren. A de 1980 foi pela Chaparral.
Apesar de ter liderado o maior número de voltas, Rutherford teve o desafio vindo de Bob Unser e Rick Mears: enquanto que Bob ficou pelo caminho por causa de problemas no turbo na volta 126, Rick Mears era uma certa ameaça até que apostou numa parada de box arriscada na volta 178 quando tinha 20 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que ia a frente de Rutherford. A parada foi feita em bandeira amarela e Mears, apostando na larga diferença, completou apenas o combustível e manteve os pneus. Sneva também foi aos boxes, exceto Johnny que se manteve na pista. O resultado foi Rutherford mantendo a liderança e aumentando a diferença sobre Sneva, enquanto que Rick precisou fazer uma parada extra para trocar os pneus e dar adeus a qualquer chance de vitória, terminando em sexto. Rutherford venceu com mais de 29 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que largada na 33a posição. A terceira posição ficou para Gary Betenhausen, que largara em 32o.
Hoje Johnny Rutherford completa 82 anos.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Foto 839: Arturo Merzario, 400km de Barcelona 1972


O pequeno Art. Na foto, Arturo Merzario com o Abarth Osella SE021 da Scuderia Brescia Corse durante os 400km de Barcelona disputado em Montjuic Park, etapa válida pelo Campeonato Europeu de 2 Litros de 1972.
Arturo é daquela leva de pilotos que tentaram o sucesso na Fórmula 1, mas foi no mundo dos carros esporte e protótipos que encontrou o sucesso. Conquistou por duas vezes a Targa Florio (1972 com a Ferrari ao lado de Sandro Munari em 1975 com a Alfa Romeo) e venceu os 1000km de Spa Francorchamps de 1972.
Além dessas conquistas em 1972, Merzario terminaria o ano coroado com o título do Campeonato Europeu de 2 Litros com o Abarth Osella ao vencer três corridas (Dijon, Silverstone e Enna-Pergusa) e marcar 71 pontos, contra os 50 pontos de John Burton que pilotou um Chevron B21.
Hoje Merzario completa 77 anos.

terça-feira, 10 de março de 2020

Foto 838: Brian Redman, F5000 1976


Brian Redman com o Lola T332C da equipe de Jim Hall/ Carl Haas durante uma das etapas do Campeonato norteamericano da Fórmula 5000 de 1976, da qual sagrou-se tricampeão consecutivo.
Apesar de todos reconhecerem Redman como um dos pilotos mais versáteis de sua geração, foi na F5000 onde o piloto inglês achou seu lugar. No campeonato da categoria - que tinha franquias na Europa, Austrália, África do Sul - era o disputado nos EUA o mais ferrenho deles, contando com pilotos de renome que corriam na IndyCar e também na Fórmula-1. Brian desafiou e venceu os melhores pilotos daquela década - e também da história do automobilismo. Na sua primeira temporada completa, perdeu o título de 1973 para Jody Scheckter; em 1974 agradeceu a oportunidade que lhe foi dada na Shadow na F1, onde correu em substituição do falecido Peter Revson até o GP de Mônaco e depois passou a dedicar-se integralmente ao campeonato americano da F5000 onde derrotou Mario Andretti naquele ano; repetiu o feito em 1975, mais uma vez sobre Mario Andretti e em 1976 ganhou o tricampeonato contra Al Unser. Redman foi o piloto com mais títulos na série americana com três campeonatos - todos consecutivos -, seguido por Patrick Tambay que ganhou dois (1977 e 1980).
Brian Redman completou ontem 83 anos.

Foto 837: Alain Prost, GP da França 1981


A primeira do Professor. Alain Prost com o Renault RE30 no grid de largada para o GP da França de 1981, disputado em Dijon-Prenois. Na ocasião Alain saiu da terceira posição atrás de John Watson (McLaren) e do pole René Arnoux, então seu companheiro de Renault.
Alain teve caminho aberto para tentar a vitória com a má largada de Arnoux, que caiu para sétimo, mas Prost precisou lutar contra problemas na asa traseira e no câmbio além, claro, de batalhar a dianteira da prova contra  Nelson Piquet. A sorte mudou quando a prova foi interrompida na volta 58 por causa de uma forte chuva e na relargada ele assumiu a dianteira, conseguindo abrir boa vantagem sobre o brasileiro e assumir a liderança absoluta  da prova - uma vez que os tempos eram somados com a primeira parte antes da bandeira vermelha. Alain ainda teve que aguentar a pressão de Watson, conseguindo sobressair para garantir a sua primeira vitória na Fórmula 1. John Watson ficou em segundo e Piquet em terceiro.
Prost ainda venceria mais dois GPs naquele 1981 na Holanda e Itália.

sábado, 7 de março de 2020

Foto 836: Walter Rohrl, Rally Safari 1979

Walter Rohrl e o seu FIAT 131 Abarth - ou o que restou dele - durante o Rally Safari de 1979.
Foi um rally complicado para a FIAT, apesar de Markku Alen e seu navegador Kivimäki Ilkka terem fechado em terceiro - nessa que foi a primeira participação de Alen neste Rally.
Walter enfrentou problemas em todos os dias do evento, passando pela baixa competitividade do 131; a perda do para-brisa por causa da colisão com um pássaro; o atraso por causa de pequeno trecho de rio que estava com o nível acima do normal devido as fortes chuvas - sem contar no susto em ver Mercedes 450 SL de Bjorn Waldegaard quase ser levado pela correnteza, quando este tentou a travessia sem ajuda; e depois um buraco acabou tirando a oportunidade de Walter Rohrl/ Christian Geistdorfer de conquistar uma melhor posição, forçando a dupla a fechar na oitava colocação. A vitória ficou para Shekhar Mehta/ Mike Dougthy com um Datsun 160J.
Segundo Rohrl, o Rally do Safari não era o seu preferido.
Hoje o grande piloto alemão completa 73 anos.

Foto 835: Michael Schumacher, GP da Alemanha 1995

A festa de uma torcida. A bela foto do momento em que Michael Schumacher vence o GP da Alemanha de 1995 com o Benetton B195 Renault. Foi a quinta vitória dele naquela temporada.
Schumacher tornou-se o primeiro alemão a vencer o GP caseiro desde a conquista de Rudolf Caracciola no distante ano de 1939, quando ele venceu em Nurburgring com a Mercedes W154 - porém, Michael Schumacher voltaria a vencer em território alemão naquele ano de 1995 ao ganhar uma corrida em Nurburgring, mas esta nomeada de GP da Europa.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Foto 834: Ferrari, GP de Mônaco 1962


Os Ferrari 156 no final de semana do GP de Mônaco de 1962. Em primeiro plano o Ferrari #40 de Willy Mairesse, logo atrás o #36 de Phil Hill e ao lado o #38 de Lorenzo Bandini - que foi pilotado também por Ricardo Rodríguez num dos treinos.
A pole foi de Jim Clark (a primeira dele na Fórmula 1), mas o escocês acabou abandonando na volta 55 por problemas na embreagem do Lotus. Bruce McLaren (Cooper) venceu o GP, seguido pelas Ferrari de Phil Hill e Lorenzo Bandini. Willy Mairesse terminou em sétimo - apesar de ter abandonado na volta 90 por queda na pressão do óleo.
A corrida ficou marcada pela morte do  bandeirinha Ange Baldone, que foi acertado pelo pneu do BRM de Ritchie Ginther após este ter se envolvido num enrosco na antiga curva do gasômetro.

92ª 24 Horas de Le Mans - Uma Epopéia em La Sarthe

A segunda da Ferrari após o seu retorno à La Sarthe (Foto: Ferrari Hypercar/ X) Começar um texto sobre algo tão fantástico não é das melhore...