sexta-feira, 9 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Na espera de uma grande edição

 

Os poles da Hypercar, LMP2 e LMGTE AM 
(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)


Conforme as atividades foram passando, o sentimento de uma grande prova em Sarthe só aumentou. As três classes apresentaram um boa dose de expectativa de que possamos presenciar uma edição histórica que tem tudo para fazer jus ao Centenário de uma das corridas mais importantes do mundo, ou melhor que isso, uma das jóias da Tríplice Coroa, que tem sido tão aclamada nos últimos anos.

A batalha que se avizinha entre Toyota e Ferrari dá um tom muito animador para todos os espectadores e telespectadores mundo afora, que espera por um embate entra elas - e outras mais - desde que os regulamentos foram anunciados alguns anos já visando a disputa da prova Centenária.

Apesar da Ferrari ter apresentado uma velocidade impressionante para a obtenção da pole, é sabido que os problemas podem aparecer a qualquer instante - afinal de contas, a própria Ferrari teve alguns nas primeiras etapas. Isso se aplica também a Toyota, mas esta ainda pode se dar ao luxo de abusar um pouco de seus carros para tentar buscar mais uma vitória em Le Mans. Mas do mesmo modo que a Ferrari, eles sofreram com problemas em Portimão com um de seus dois carros. Mas ainda assim, são os grandes favoritos para vencerem - e Pascal Vasselon já aceitou isso desde os dias da pesagem.

Mais alguém poderia incomodar as duas fabricantes? O BOP ajudou e aproximou as equipes e mesmo que Ferrari e Toyota estejam mais pesadas que os demais (24 e 37 kg, respectivamente), o desempenho das demais ainda não chega a ser próximo. Porém, isso não pode privá-los de uma dose de sorte já que a parte crítica da prova que é da madrugada em diante, pode reservar boas surpresas. Portanto, para Porsche, Cadillac Peugeot - que vem enfrentando vários problemas - e até mesmo os Glickenhaus e Vanwall - que tem tido um desempenho bem abaixo, já que não tem a parte híbrida - a chance pode vir exatamente das reviravoltas que este tipo de prova costuma ter.

A LMP2, que fará a sua última valsa em Le Mans, poderá nos brindar com mais uma visceral edição. Não dá para apontar nenhum favorito disparado, mesmo que ainda tenhamos na equipe da JOTA Sport um pequeno favoritismo. Mesmo assim não podemos descartar equipes como o Team WRT, Idec Sport, United Autosport, Alpine (estas duas últimas não foram ao Hyperpole, mas ainda sim tem a experiência ao lado deles que deverá ajudá-los na recuperação). Um detalhe interessante é que normalmente os quatro primeiros costumam ficar bem alinhados por um bom tempo, indo para a decisão nas horas finais.

A classe final, a LMGTE AM, não é por menos: vimos uma Corvette ascender a pole de forma espetacular após treinos livres onde ficaram abaixo, mas, ironicamente,  o acidente na primeira sessão acabou sendo crucial para esta melhor, já que uma série de peças foram trocadas e talvez tenham influenciado bastante na melhoria.

Foi uma grande surpresa ver a Corvette na pole, assim como a segunda posição da Aston Martin que também não parecia forte nos treinos livres.

As equipes que tem carros Ferrari e que pareciam fortes, tiveram na AF Corse o seu melhor ao ficar na terceira posição e daí para baixo o contingente italiano ganhou força. Porém, é na corrida que as coisas devem ser diferentes assim como para a Porsche que não teve uma boa qualificação, mas que sabemos que conseguem escalar bem o pelotão.

Estas 24 Horas de Le Mans tem tudo para se tornar um grande clássico da história das provas de Endurance, exatamente por tudo que permeia esta edição. 

E claro, para melhorar isso, é sabido que Le Mans costuma escolher os seus.

E isto é uma das fascinantes místicas desta Centenária prova.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Mais uma vez Ferrari, agora no quarto treino livre

 

O Ferrari 499P #51 nesta última sessão de treinos
(Foto: Ferrari Hypercar/ Twitter)

Após uma ótima sessão da Hyperpole, os ânimos se aquietaram em Sarthe na realização do quarto e último treino livre para esta 91ª Edição das 24 Horas de Le Mans. Foi uma importante sessão para que pilotos que não competiam na prova desde 2018 pudessem completar um número de voltas na parte noturna.

Essa quarta sessão viu a Ferrari mais uma vez comandar as ações, mas desta vez o #51 que anotou 3'27"275 feito por James Calado. Como foi uma sessão bem mais tranquila, a Glickenhaus subiu na classificação para fechar em segundo com o seu #709 com o tempo de 3'28"278. O Porsche 963 #38 da Hertz Team Jota ficou em terceiro ao marcar 3'28"440.

A LMP2 viu caras novas no topo da tabela com o melhor tempo feito pelo #923 do Racing Team Turkey (que também compete na subclasse LMP2/AM) que chegou a 3'36"229. A segunda posição foi do #65 da Panis Racing (3'36"650) e o terceiro do #63 da Prema Racing (3'36"904).

O Ferrari #66 da JMW Motorsport ficou com a primeira posição da LMGTE AM anotando o tempo de 3'52"965. A posições seguintes foram ocupadas pela Ferrari #57 da Kessel Racing (3'54"069) e pelo Porsche #60 da Iron Lynx (3'53"316).

Essa sessão teve duas situações distintas: primeiramente o retorno do #777 da D'Station que teve a ajuda da TF Sport no aprontamento do novo Aston Martin Vantage que veio do Reino Unido em substituição ao que ficou inutilizável após o forte acidente de ontem com o LMP2 da Tower Motorsport. O carro ficou pronto e eles puderam participar deste quarto treino livre, que serviu como um bom shakedown. Terminaram em 17°.

A outra situação não foi das boas: mais uma vez a Peugeot apresentou problemas, tendo o seu #93 ficando parado entre as duas chicanes da Mulsanne provavelmente com pane elétrica. Mais uma dor de cabeça para os franceses neste seu retorno à Le Mans. 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Pole histórica para a Ferrari

 

Exatos 50 anos, uma Ferrari na pole em Le Mans 
(Foto: Endurance Info)


Não havia muita dúvida sobre quem seria o pole na Hypercar, levando-se em conta o que foi visto nas etapas passadas e também nos treinos livres.

A Ferrari, através do #50 com Antonio Fuoco no comando, esteve na ponta da tabela desde o início da sessão e assim foi baixando sua marca até cravar o ótimo tempo de 3'22"982 contra 3'23"755 do #51 que foi conduzido por Alessandro Pierguidi. Foi um desempenho sólido dos dois carros italianos.

A Toyota não teve grandes chances desta vez, perdendo pole pela primeira vez em anos. Apesar do #7 ter estado próximo durante quase toda sessão, ele foi rebaixado para quinto quando o gêmeo #8 subiu para terceiro com Brendon Hartley e logo depois viu o Porsche #4 conduzido por Felipe Nasr fazer um grande trabalho e colocar Porsche Penske Motorsport num ótimo quarto lugar.

Essa sessão ainda foi interrompida pelo princípio de incêndio que teve o Cadillac #3 que era pilotado por Sebastién Bourdais, quando este estava na primeira chicane da Hunaudieres. O fogo foi logo controlado.

Foi uma qualificação que viu a história acontecer, já que a Ferrari crava uma pole exatos 50 anos após a sua derradeira que foi em 1973, ano que eles disputaram pela última vez as 24 Horas de Le Mans. Na ocasião Arturo Merzario, em parceria com José Carlos Pace, levou o 312PB à pole.

Na LMP2 era de se esperar uma grande disputa e foi o que vimos, apesar do #48 da Idec Sport, pilotado por Paul Loup Chatin, ter determinado o ritmo desde o início. Ele fez o tempo de 3'32"923 e ficou um décimo à frente do #28 da JOTA Sport que até os treinos era o carro a ser batido. Pietro Fittipaldi fez uma ótima volta nos minutos finais, saindo de quinto e indo para segundo. A terceira posição ficou para o #41 do Team WRT que teve Louis Delétraz ao volante.

Talvez a classe que tenha dado uma boa surpresa foi a LMGTE AM, pois até o terceiro treino livre não havia indícios de que a Corvette poderia lutar pela pole. Mas Ben Keating, no comando do #33, abriu a caixa de ferramentas e tratou de cravar uma bela pole com o tempo de 3'52"376, sendo 1,5 segundos melhor que o Aston Martin #25 de Ahmad Al Harthy. A AF Corse, que parecia forte candidata a pole, ficou em terceiro com o #54 pilotado por Thomas Flohr.

Mais tarde acontecerá o quarto e último treino livre em Le Mans.

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Ferrari continua no comando neste terceiro treino livre

 

A Ferrari continua a ditar o ritmo em Le Mans
(Foto: Ferrari Races/ Twitter)


O terceiro treino livre em Le Mans viu mais uma vez a Ferrari cravar o melhor tempo. Antonio Fuoco, já nos minutos finais da atividade, fez o tempo de 3'26"579 que colocou o #50 na ponta e foi seguido de imediato pelo outro #51 que fez o tempo de 3'27"580  com Alessandro Pierguidi.

Os dois Ferrari desbancaram os dois Toyotas que ficaram na ponta da tabela de tempos por quase toda a sessão. A terceira posição ficou para o #7.

Nos LMP2 as coisas foram mais tranquilas e isso refletiu nos tempos: o #28 da JOTA Sport continua muito bem, ao cravar 3'34"071 e foi incríveis três segundos melhor que o #14 da Nielsen Racing e o #34 da Inter Europol Competition. Isso deixa claro que as equipes estão de olho na Hyperpole de logo mais.

Na LMGTE AM a AF Corse também continua a ditar o ritmo com o tempo de 3'53"681 feito pela Ferrari #54. As duas posições seguintes ficaram para a Porsche: o #86 da GR Racing e o #60 da Iron Lynx terminaram em segundo e terceiro respectivamente.

Logo mais, a partir das 15:00, inicia a Hyperpole que definirá os poles de cada classe.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - O dia em Sarthe

 


O grande Tom Kristensen foi o Marshall na abertura das atividades em Le Mans 
(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)

A abertura das atividades para esta prova Centenária das 24 Horas de Le Mans não poderia ter sido melhor. A esperança de vermos uma competitividade aberta, principalmente na classe rainha do endurance mundial, foi reforçada com uma batalha que já vinha se desenhando nas três primeiras provas desta temporada e a qualificação, onde se deu a definição dos oito melhores de cada classe para o Hyperpole de amanhã, não nos deixa mentir.

Iniciando pelo primeiro treino livre, que deu às equipes três horas de pista aberta, vimos uma Toyota mostrar um bom ritmo com seus dois carros, sendo que o #8, pilotado por Brendon Hartley, foi o mais veloz na parte final daquela sessão com a marca de 3'25"742 e o #7 ficando a 1 décimo da marca. Apesar de terem sido os mais velozes, a diferença entre os oito primeiros esteve no mesmo segundo o que sugeria uma boa disputa para mais tarde quando a qualificação chegasse.

A Peugeot, naquela ocasião, ainda tinha feito um bom treino ao se colocarem na sexta e sétima posições, porém  problemas assombraram os franceses. Foi um treino interessante para os Cadillac da Ganassi e os Porsche da Penske, trazendo uma opção interessante para a qualificação.

Na contramão de tudo, aparecia a Ferrari com seus 499P que tinha no #50 o seu melhor na oitava posição com nove décimos de atraso para o Toyota #8, mas ficava claro que os esforços eram para mais tarde.

Para Glickenhaus e Vanwall as coisas ficam mais difíceis frente a carros oficiais e semi-oficiais, mas os americanos conseguiram um bom ritmo ficando, em média, dois segundos de atraso para o ponteiro.

Na LMP2 aquela sessão revelou o Oreca #28 da JOTA Sport como o mais veloz, sendo 32 milésimos melhor que o #37 da Cool Racing. A diferença para o restante do pelotão foi de 1 segundo para cima.

Entre os LMGTE AM a Aston Martin, através do #55 da GMB Motorsport, foi a mais veloz com o Porsche #86 da GR Racing em segundo e o Aston Martin #72 da TF Sport em terceiro. Foi uma classe que teve seus nove primeiros no mesmo segundo.

Essa primeira atividade não ficou ilesa de acidentes, que o Ferrari #66 da JMW Motorsport escapou na Chicane Motul e foi para a barreira de pneus, algo que aconteceria mais tarde com o Alpine #35 no mesmo local.

O acidente que mais causou preocupação foi entre o Aston Martin #777 da D'Station que era pilotado no momento por Casper Stevenson e o LMP2 #13 da Tower Motorsport, conduzido por Steven Thomas, quando o GT bateu nas barreiras antes da Tertre Rouge e ficou no meio da pista. Apesar da sinalização com bandeira amarela e com os carros que vinha a seguir desviando, o #13 acabaria por acertar o Aston Martin. Por sorte, os danos foram apenas materiais e a D'Station e Tower precisaram trocar seus carros para prosseguirem no certame.



Na qualificação, Ferrari a mais veloz


(Foto: Ferrari Hypercar/ Twitter)

Como era previsto, esta era a sessão onde o nível subiria e a batalha seria mais intensa, fazendo já um prelúdio do que esperar para a Hyperpole que contará com os oito melhores de cada classe.


A Ferrari mostrou seu potencial, que já era conhecido das etapas passadas, ao colocar os dois 499P na primeira fila. Antonio Fuoco (que estava na zona de corte quando faltavam 20 minutos para o fim) conseguiu superar o outro Ferrari #51 ao anotar 3'25"213, sendo 1 décimo melhor que o tempo feito por Alessandro Pierguidi que havia liderado a classe. Foi uma boa disputa contra os Toyotas, que aparecem na segunda fila com #7 e #8 em terceiro e quarto, respectivamente. 

As demais posições que foram para o Hyperpole de amanhã foram seguidas pelos dois Porsche da Penske (#5 #75) e pelos dois Cadillac da Ganassi (#03 e 02).

Não foi uma sessão feliz para os demais, principalmente o Porsche #38 do Hertz Team Jota que entrou já no final para a sua qualificação e não obteve êxito; os dois Peugeot 9x8 que ficaram bem abaixo, levando mais de dois segundos do Ferrari #50.

Nos LMP2 a disputa foi bem acirrada. Pietro Fittipaldi, no comando do #28 da JOTA cravou o melhor tempo em 3'34"751, dois milésimos melhor que o tempo feito pelo #41 do Team WRT. Como foi dito acima, a batalha foi boa nessa classe com os 14 primeiros ficando no mesmo segundo.

Além do #28 da JOTA e o #41 do Team WRT,  o #63 da Prema Racing, #48 da Idec Sport, #10 da Vector Sport, #47 da Cool Racing, #923 da Racing Team Turkey e o #09 da Prema Racing passaram para a Hyperpole de amanhã.

A surpresa desta qualificação foi a não ida de nenhum carro da United Autosport e da Alpine, equipes que normalmente se qualificam para a fase final do classificatório.

A Ferrari teve um ótimo desempenho na LMGTE AM onde Alessio Rovera levou o Ferrari #83 da Richard Mille AF Corse ao primeiro lugar com o tempo de 3'51"877. Foi 37 milésimos melhor que a marca do outro Ferrari da AF Corse #54 de David Rigon. A terceira posição ficou para o recuperado Corvette #33 de Nicky Catsburg, que foi revitalizado a tempo dessa qualificação após o acidente no final do treino livre.

Além destes três, o Aston Martin #25 da ORT, Ferrari #57 da Kessel Racing, Aston Martin #55 da GMB Motorsport, Ferrari #21 da AF Corse e a Ferrari #74 da Kessel Racing.

Desde que este sistema foi adotado, esta foi a primeira vez que nenhum Porsche passou para a Hyperpole.

O Camaro ZL1 #24 da Hendrick Motorsport continuou a fazer tempos bem melhores que os da LMGTE AM, com Mike Rockenfeller a fazer o tempo de 3'47"976.


A Porsche aparece no segundo treino livre


(Foto: Porsche Races/ Twitter)

A parte da noite foi dedicada para que as equipes e pilotos passassem trabalhar no melhor acerto para este turno. Dessa forma, a Porsche, com o #6 pilotado por Laurens Vanthoor, foi o melhor dessa sessão noturna ao chegar na casa de 3'28"878. Ele desbancou a Ferrari #51 que havia passado quase todo treino na ponta da tabela. A terceira posição foi do outro Porsche #6 pilotado por Dane Cameron.


De se destacar os problemas enfrentados pelo Cadillac da Action Express, quando Alexander Sims teve algum contato e apareceu lento na pista com o carro um pouco danificado.

Esta foi também uma importante sessão para a Hertz Team Jota que pode fazer o seu treino, após uma qualificação problemática.

Na LMP2 a Prema com o seu #63 foi a mais veloz com o #22 da United Autosport, que enfim apareceu nestas atividades, foi o segundo. A terceira posição ficou para o #28 da JOTA Sport, sempre com Pietro Fittipaldi comandando o carro nas voltas velozes.

A Kessel Racing, com o Ferrari #74 pilotado por Kei Cozzolino, fez a melhor marca na LMGTE AM com 3'53"796. A segunda posição ficou para o Porsche #60 da Iron Lynx e a terceira colocação ficando para outro Porsche #56 da Project 1.

Amanhã continuam as atividades com a realização do terceiro e quarto treino livre e também da Hyperpole, que decidirá os poles de cada classe.

terça-feira, 6 de junho de 2023

Foto 1031 - Alpine M64 & Porsche 904, 24 Horas de Le Mans 1964

 


Um momento importante do esporte a motor. Nesta foto, o Alpine M64 #47 da Société des Automobiles Alpine pilotado por Mauro Bianchi e Jean Vinatier nos boxes de Le Mans enquanto que ao fundo, toda velocidade, aparece o Porsche 904/8 #30 da Porsche System Engineering conduzido por Colin Daves e Gehard Mitter. Eles estavam em classes diferentes: o Alpine inscrito na classe de até 1.150cc e o Porsche na 2.000cc

Apesar do abandono na hora 20 por problemas na embreagem, o Porsche #30 acabou vencendo na sua classe enquanto que o Alpine #47 completou a prova, mas acabaria não sendo classificado por não ter atingindo a distância mínima. Essa classe P 1.15 foi vencida pelo outro Alpine #46 de Roger Delageneste/ Henry Morrogh.

Essa edição de 1964 marcaria a entrada da Ford com seus míticos GT40 que infelizmente não completariam a prova - eles levaram três unidades para aquela edição.

Ao mesmo tempo que a Ford iniciava a sua caminhada em Sarthe - que mais tarde tornaria-se uma das mais festejadas da história do Endurance - , a Ferrari cravava a sua última vitória na geral como equipe oficial (venceria em 1965 com a Ferrari North America) ao conquistar com Nino Vaccarella e Jean Guichet no comando do 275P #20. Os italianos ainda fecharam a trinca com dois 330P.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Foto 1030 - Michele Alboreto, GP de Detroit 1983

 



A F1 voou até os EUA para a realização do GP dos EUA do Oeste, nas ruas de Detroit pela segunda vez na história. René Arnoux cravou a pole e teve Nelson Piquet ao seu lado na primeira fila; Tambay e um surpreendente Elio De Angelis, com a Lotus Renault, fechavam a segunda fila. Surer e Michele Alboreto estavam na terceira fila. 

Assim como em Spa, a primeira largada foi abortada por causa de... Marc Surer, que teve o motor Cosworth de sua Arrows apagada bem na hora da partida. Na segunda largada foi a vez de Tambay ficar parado, mas a partida transcorreu normalmente e Nelson Piquet assumiu a ponta. Ele batalhou com Arnoux pela liderança até que na décima volta, o francês o ultrapassou. Nelson ainda perderia a segunda posição para Rosberg na 19ª volta – e a recuperaria na 30ª, quando o finlandês foi para o seu pit-stop. 

Parecia certa a vitória de Arnoux, mas uma pane elétrica na Ferrari deixou o francês a pé e deu de bandeja a Piquet a liderança. Da mesma forma que René, a vitória agora parecia ser de Nelson já que os contendores não estavam próximos, mas um pneu furado a nove voltas do fim arruinou esta possibilidade e fez com que despencasse para quarto na classificação. 

Alheio a estes azares dos ponteiros e se aproveitando do bom rendimento do motor Ford Cosworth na sua Tyrrell, Michele Alboreto precisou apenas conduzir o carro da equipe do Tio Ken para vencer em Detroit. Rosberg, Watson, Piquet, Laffite e Mansell – correndo com a Lotus 92 com motor Ford Cosworth – fecharam nas posições pontuáveis. Cinco Cosworth entre os seis, mostrando bem que este tipo de pista era único reduto onde eles podiam ser competitivos.

Apesar da festa em torno desta conquista, ela acabou por ser melancólica ao passar dos anos: se para Ken Tyrrell esta foi a última conquista da sua simpática equipe na F1, para a Cosworth não foi diferente: foi o ponto final de uma história iniciada no GP da Holanda de 1968 com a vitória de Jim Clark com a Lotus. De certa forma, também, culminou no fim da era romântica da categoria que estava se profissionalizando a cada corrida.

*Trecho retirado do especial "Le Genie Nelson Piquet"

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...