domingo, 30 de agosto de 2009

Em ótima prova, Raikkonen sai do jejum após batalha com Fisico


A batalha entre Raikkonen e Fisichella foi o grande atrativo de uma prova que teve no seu inicio, o acidente múltiplo que liquidou de uma só vez Button, Grosjean, Alguersuari e Hamilton. O piloto franco-suíço da Renault acabou acertando Button após a reta Le Combes e ambos foram para a caixa de brita e Hamilton, numa tentativa de escapar do bololô, freou forte e Alguersuari, que vinha em seguida, não conseguiu segurar e acertou a traseira do Mclaren do inglês. Fim de prova brusco para os 4 pilotos e pior para Button que acabou por ficar, pela primeira vez no ano, sem pontuar.
Após a saída do Safety-Car, Raikkonen assumiu a liderança ao ultrapassar Físico na reta Le Combes. O resto da tarde foi de uma batalha no melhor estilo gato e rato, e por algumas vezes com intromissão de um ou outro, como por exemplo o azarado Alonso, que chegou a andar perto dos dois com uma diferença de 2 segundos para Raikkonen que era terceiro, mas quando foi para sua parada, acabou tendo um problema na roda esquerda dianteira que demorou por demais a ser trocada. Quando voltou para pista estava em 14ºe último, mas a equipe Renault acabou por decidir que ele abandonasse a prova, temendo que esta roda se soltasse como aconteceu na Hungria e equipe, por esse acontecido quase ficou de fora da prova de Valência. No final foi Vettel que chegou bem perto de ambos, mas sem oferecer grandes riscos ao segundo lugar de Fisichella.
A briga entre os dois foi tensa. A maior diferença que tiveram um para o outro foi de 2.8 segundos antes da primeira parada e o resto da corrida a distancia oscilou entre 0.6 e 1.2 segundos, sempre com Raikkonen e Fisichella a trocarem descimos de segundo volta a volta. O piloto finlandês teve ao seu favor o KERS, que de alguma forma foi determinante para sua vitória nesse domingo que acabou com um jejum de vitórias dele que perdurava desde a prova de Barcelona do ano passado e a Ferrari desde o GP Brasil do ultimo ano. Fisichella fechou em segundo mas mostrou a fabulosa evolução deste carro no campeonato, e que nesta prova, teve um desempenho acima de qualquer expectativa.
Foi uma ótima prova, com boas disputas e ultrapassagens e o equilíbrio que tanto procuravam para este ano, e por algum momento, devido ao avassalador inicio da Brawn, parecia que teríamos um campeonato decidido muito cedo. Mas as coisas foram se acertando e agora temos um campeonato extremamente complexo, nunca sabendo quem poderá dominar a prova seguinte. Ah, e outra coisa, essa foi a segunda vitória de um carro usando KERS. Pode ser até uma coincidência, mas equipes que usam o dispositivo parecem ter achado o caminho das vitórias.
E ae, alguma aposta para Monza daqui a 15 dias????


RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA BÉLGICA-12ª ETAPA


1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 44 voltas em 1h23min50s9952. 2º-Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 0s9393. 3º-Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 3s8754. 4º-Robert Kubica (POL/BMW) - a 9s9665. 5º-Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 11s2766. 6º-Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 32s7637. 7º-Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 35s4618. 8º-Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 36s2089. 9º-Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 36s95910. 10º-Timo Glock (ALE/Toyota) - a 41s49011. 11ºAdrian Sutil (ALE/Force India) - a 42s63612. 12º-Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 46s10613. 13º-Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 54s24114. 14º-Luca Badoer (ITA/Ferrari) a - 1min37s177Não completaramFernando Alonso (ESP/Renault) - a 17 voltas. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 22 voltas Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 43 voltas. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 43 voltas. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 43 voltas. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 43 voltas

sábado, 29 de agosto de 2009

Cartaz do dia

Cartaz do Grande Prêmio da Alemanha de 1959, disputado no veloz circuito de AVUS. A prova teve 17 participantes, mas apenas 6 terminaram a corrida. Tony Brooks(Ferrari 246) teve dominio amplo naquela corrida marcando um Hat-Trick (pole, vitória e melhor volta). A pole foi feita com o tempo de 2'05''9. Ele venceu a corrida após 60 voltas pelo traçado de 8.302m. em 2h09min31.6 seguido pelos seus companheiros de Ferrari, Dan Gurney e Phil Hill. A melhor volta foi feita em 2'04''5. Esta prova marcou também, pelo lado negativo, a morte de Jean Behra, que pilotava um Porsche RSK de sua propriedade logo inicio da corrida. A F1 nunca mais voltou a AVUS, já que a prova não fez o sucesso que os promotores tanto esperavam.

Os pesos e volta de parada de box para amanhã para o GP da Bélgica

Piloto, carro, peso, gasolina em kg e volta estimada para a parada:

1.Giancarlo Fisichella (Force India)- 648kg; 36.7kg; 12
2.Jarno Trulli (Toyota)- 656.5kg; 45.2kg; 14
3.Nick Heidfeld (BMW)- 655kg; 43.7kg; 14
4.Rubens Barrichello (Brawn)- 644.5kg; 33.2kg; 11
5.Robert Kubica (BMW)- 649kg; 37.7kg; 12
6.Kimi Raikkonen (Ferrari)- 655kg; 43.7kg; 14
7.Timo Glock (Toyota)- 648.5kg; 37.2kg; 12
8.Sebastian Vettel (Red Bull Racing)- 662.5kg; 51.2kg; 16
9.Mark Webber (Red Bull Racing)- 658kg; 46.7kg; 15
10.Nico Rosberg (Williams)- 670kg; 58.7kg; 19
11.Adrian Sutil (Force India)- 678.5kg; 67.2kg; 21
12.Lewis Hamilton (McLaren)- 693.5kg; 82.2kg; 26
13. Fernando Alonso (Renault)- 684.4kg; 77.4kg; 25
14.Jenson Button (Brawn)- 694.2kg; 82.9kg; 26
15.Heikki Kovalainen (McLaren)- 697kg; 82.2kg; 26
16.Sebastien Buemi (Scuderia Toro Rosso)- 685kg; 73.7kg; 23
17.Jaime Alguersuari (Scuderia Toro Rosso)- 704.5kg; 93.2kg; 30
18.Kazuki Nakajima (Williams)- 706.1kg; 94.8kg; 30
19.Romain Grosjean (Renault)- 704.7kg; 93.4kg; 30
20.Luca Badoer (Ferrari)- 691.5kg; 80.2kg; 25

A surpresa do dia: Fisichella em primeiro!


Qualquer um que acompanha a F1 de longe poderia pensar que a categoria teria adotado o grid invertido para dar mais emoções as provas. Mas melhor do que isso foi a que na verdade a pole desta vez ficou com Giancarlo Fisichella com Force India.
Foi uma pole conquistada no braço, sem ter nenhum subterfúgio (a chuva) para ter conquistado essa posição com uma volta fabulosa e a na frente de carros mais rápidos, como as Toyotas, Red Bull e Brawn. Mostrou que realmente os carros da FI tiveram uma melhora significativa nas últimas corridas, e lembrem-se que eles tem um trabalho de desenvolvimento em conjunto com a Mclaren e estes também melhoraram bastante, mas neste treino de Spa foram mal. Hamilton ficou em 12º e Kovalainen em 15º.
Outro que fez um grande treino foi Trulli, que sempre esteve entre os primeiros desde a primeira parte do treino e perdeu a pole para Fisico por 87 milésimos. Esta será a segunda vez que ambos dividiram a primeira fila. A outra foi em 2005 na Austrália quando Fisico marcou a pole, quando corria de Renault, e Trulli em segundo com sua Toyota.
E terminando o bloco das surpresas, Heidfeld sairá em terceiro na melhor posição de largada dele e da BMW no ano. Pelo jeito, aparentemente, o carro deu sinais de melhora, afinal Kubica teve uma boa jornada em Valência e marcou pontos e no treino deste sábado ficou em 5º.
Os Brawns estiveram em situações distintas: enquanto Barrichello passava para a última parte do treino e cravava o 4º tempo, Button ficava pelo caminho amargando um 14º lugar e dando continuidade ao seu calvário.
Os Red Bull estão em situação delicada. Além de Vettel que tem apenas mais motor até o final da temporada, agora foi a vez de Webber também ficar com um propulsor a sua disposição até a prova de Abu-Dhabi após ter quebrado no treino livre da manhã. No treino, visando agora as provas e não mais os treinos, Vettel ficou em 9º e Webber em 10º.
Sinceramente foi um treino atípico. Para se ter uma idéia da turma que ficou fora do último trecho de treino tem nesta lista, Hamilton, Alonso(13º), Button e Kovalainen simplesmente a metade da lista dos pilotos que pontuaram em Valência semana passada.
Normalmente fico entusiasmado com a prova de Spa, mas a deste final de semana, pela definição do treino, creio que podemos ter uma corrida fabulosa e ainda tem a previsão de chuva!!
Vai valer a pena ver essa prova!


GRID DE LARGADA PARA O GP DA BÉLGICA:


1. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min46s3082. 2º-Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min46s3953. 3º- Nick Heidfeld (ALE/BMW GP) - 1min46s5004. 4º-Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min46s5135. 5º-Robert Kubica (POL/BMW) - 1min46s5866. 6º-Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min46s6337. 7º-Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min46s6778. 8º-Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min46s7619. 9º-Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min46s78810. 10º-Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min47s36211. 11º-Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min45s11912. 12º-Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min45s12213. 13º-Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min45s13614. 14º-Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min45s25115. 15º-Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min45s25916. 16º-Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min45s70517. 17º-Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min45s95118.
18º-Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min46s03219. 19º-Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min46s30720. 20º-Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 1min46s359

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Decisão em Spa!


Cheguei a escutar que a temperatura para este final de semana em Spa será alta, em torno dos 23-25°C o que deixou a galera da Brawn bem agitada. Como todos sabem, se fazer frio a casa cai para a equipe inglesa e para os austriacos da Red Bull será a grande chance, afinal em todas a corridas que teve tempo feio eles venceram.

Até acho que a Red Bull terá uma vantagem maior nessa etapa pelo fato da pista de Spa ser rápida, com curvas velozes o que deixam os carros bem avontade nesse estilo de circuito, mas a melhora da Brawn merece ser bem observada e outra, Vettel tem apenas mais 2 motores disponiveis até o final da temporada, já que os pilotos, pelo regulamento, tem 8 motores para toda a temporada. Se quebrar algum do alemão nesse fim de semana, complica de vez sua situação.

Eles estrearam componentes na aerodinâmica na prova da Hungria, que acabou sendo um fracasso, tanto que Button terminou em sétimo e Barrichello em 10º. Dizem que alguns foram retirados do carro e assim eles voltaram a ter um bom desempenho na prova valenciana. Mas ainda sim temos que ver como poderão se comportar em Spa, onde, teoricamente, as Red Bull vão podem mandar na prova avontade.

Outra que vai ter sua prova de fogo é a Mclaren. Nas 2 últimas corridas eles andaram muito bem, a ponto de Hamilton vencer a corrida da Hungria com certa tranquilidade. Mas como que nesses circuitos o perfil era de média para baixa velocidade, isso sugere que a prova de Spa também pode ser um bom teste para ver se os carros da equipe de Woking voltaram pra valer a brigar pelas vitórias.

Barrichello se animou com sua vitória em Valência e acredita que isso pode ter mechido com Button, afinal a diferença entre os dois é de 18 pontos, totalmente reversível até o final da temporada.

O Button vai passar por uma corrida tensa. Ele sabe que essa é uma chance de ele tentar reverter a situação. O carro aparentemente melhorou, mas num circuito onde Barrichello normalmente anda bem e as Red Bulls podem fazer um estrago, ele terá que rezar e muito para não tomar mais uma na cabeça. E o pior que é a próxima etapa é em Monza, onde as curvas são feitas acima dos 220km/h fácil e a configuração dos Red Bull tem a tendência em fazer 1-2 lá.

A vida dele não será nada fácil.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O cartaz do dia...

Cartaz do GP da Bélgica de 1968 no famoso e espetacular circuito de Spa-Francorchamps. A prova daquele ano, a 4ª da temporada, marcou a primeira vitória da Mclaren, pilotada por seu fundador Bruce Mclaren. Foram 18 participantes e apenas 8 completaram a corrida. A pole foi marcada por Chris Amon (Ferrari 312-68) com o tempo de 3'28''6. O vencedor, como foi dito, Bruce Mclaren (Mclaren M7A-Ford) completou a prova em 1h40min02s, seguido por Pedro Rodrigues (BRM P133) e Jacky Ickx (Ferrari 312-68). A melhor volta foi de Jonh Surtees (Honda RA301) com o tempo de 3'30''05. A prova teve 28 voltas nos 14.100km do velho circuito.

Análise dos oito primeiros

RUBENS BARRICHELLO- Com um carro mais pesado e conseguindo manter um bom ritmo atrás das McLarens só restou esperar o momento certo para dar o bote. Com voltas extremamente velozes acabou tomando a segunda posição de Kova após a primeira rodada de pit-stops e, contando com um pouco de sorte, após Hamilton ter tido problemas na sua segunda parada e fazendo novamente voltas de classificação, ganhou a liderança da prova faltando 18 voltas para o fim e administrou a boa vantagem que havia conseguido. Quando está em dia de total inspiração, é difícil batê-lo
LEWIS HAMILTON- Saindo da pole e sumindo na frente após a largada, fazia entender que conseguiria uma vitória fácil em Valência, mas após seu primeiro pit, percebeu que Barrichello estava próximo demais e disposto a brigar pela liderança. Na segunda parada para seu reabastecimento a McLaren não estava preparada e acabou atrasando e ele perdeu 13 segundos nos boxes, o que acabou minando suas chances de vencer. Ainda descontou a vantagem para Barrichello, mas já era tarde. Mostrou que o carro da McLaren melhorou e muito.
KIMI RAIKKONEN- A sua largada, pulando de sexto para quarto, foi o grande lance d
a prova e mostrou que o KERS ajuda e muito. Durante a prova mostrou agressividade, mas não tinha carro suficiente para brigar contra Hamilton e Barrichello e sendo assim restou apenas brigar contra seu compatriota Kovalainen. Após a primeira parada ele ganhara a 3ª posição do piloto da McLaren e ali ficaria até o fim da prova.
HEIKKI KOVALAINEN- Tinha tudo para continuar em segundo, mas acabou não tendo o mesmo ritmo de seu companheiro, o que acabou saindo caro para ele, pois perdeu a segunda posição para Barrichello após a sua primeira parada e ainda perderia a terceira para Raikkonen. Ele está com a corda no pescoço dentro da McLaren e chances como está não podem ser desperdiçadas.
NICO ROSBERG- Saindo da sétima posição no grid, ele fez uma corrida bem disputada andando no meio de uma briga contra Alonso, Vettel, Button. Chegou a andar em segunda antes da primeira bateria de pit-stops e quando voltou tinha a quinta posição assegurada. Com um pouco mais de sorte poderia ter conseguido a quarta posição de Kova, mas acabou ficando atrás dele por 0’’838.
FERNANDO ALONSO- Fez a alegria dos fãs na sexta após marcar a volta mais rápida nos treinos livres, mas no sábado não passou de um 8º posto. Mas na corrida teve, como sempre, muita garra e velocidade, brigando de igual para igual contra Button e
Webber. Mas como de costume, é sempre bom vê-lo pilotar.
JENSON BUTTON- O que restou a ele, foi festejar a péssima prova das Red Bulls e a vitória de Rubens, mas sua prova foi um tanto caótica, afinal largou em 5º e virou a primeira curva em 8º. Levou uma aula de Barrichello nesta prova, mas junto do brasileiro, mostrou, aparentemente, que a BRAWNGP se acertou.
ROBERT KUBICA- Num ano extremamente complicado para o polonês voador, até que esta prova acabou a sendo positiva para ele. Passou para a Q3 pela primeira vez no ano e andou forte para acompanhar o ritmo de carros muito melhores. Conseguiu uma oitava posição suada e fez sua propaganda para o não que vem, afinal a BMW vai cair fora e ele está á pé para o próximo ano.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...