segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Análise dos 8 primeiros- GP da Bélgica

KIMI RAIKKONEN- É impressionante como ele se acha no circuito de Spa. Pode até fazer uma temporada apagadissima, como vinha fazendo, mas quando aparece este circuito ele se transforma. Largou em sexto e conseguiu assumir o segundo posto após a entrada do Safety-Car pra não largar mais. Conseguiu manter um bom ritmo a ponto de não deixar Fisichella ameaça-lo. Depois do acidente de Massa subiu de produção e parece ter voltado a velha forma. E que venha Monza!

GIANCARLO FISICHELLA- Junto de Raikkonen foi o grande nome do final de semana. Sua pole foi marcada no braço e com total competência. E para alguns que pensavam que seu carro é levíssimo demais ele tinha 648kg no seu carro. Largou bem, manteve a ponta, mas perdeu a liderança depois da saída do safety. Travou um ótimo duelo com Raikkonen, mas terminou em segundo lugar e fez história no GP belga.
SEBASTIAN VETTEL- Talvez não esperasse muito da corrida, pois tem apenas mais um motor até o final da temporada e terá que poupa-lo. Mas teve 2 últimos stints rapidíssimos para garantir o terceiro posto e voltar a marcar pontos no mundial, fato que não acontecia desde o GP da Inglaterra quando venceu. Agora é torcer para não ter mais problemas no motos daqui para frente.

ROBERT KUBICA- Parece que o carro da BMW teve uma melhora e isso acabou ajudando ele a tem um ótimo desempenho neste fim de semana. Marcou pontos novamente e pela segunda prova seguida. O momento é de fazer propaganda de si próprio para a próxima temporada e tentar uma vaga em alguma outra equipe.


NICK HEIDFELD- Poderia ter chegado mais a frente, mas acabou tendo um stint mais lento no final o que acabou prejudicando sua posição final na corrida. Largou em terceiro na melhor posição de largada dele e da BMW na temporada, mas acabou por se superado por Kubica e Vettel. É outro que está sem futuro na categoria.



HEIKKI KOVALAINEN- Teve um final de semana normal, sem nenhuma grande atuação. O carro da Mclaren não teve o desempenho que esperam para este circuito e ele acabou por ser o único representante do time na prova, já que Hamilton saiu no inicio. Agüentou bem a pressão de Barrichello no final e salvou mais 3 pontos para ele e a Mclaren nos mundiais.

RUBENS BARRICHELLO- Tinha uma motivação extra para esta prova após sua grande vitória em Valência uma semana antes, mas o carro da BRAWN não se encontrou neste circuito, porém vez uma ótima volta no sábado e cravou o quarto tempo enquanto Button ficava em 14º. Na largada, o sistema falhou e caiu para ultimo. Viu Button ficar de fora, recuperou-se e terminou em 7º com um vazamento de óleo no final da prova. Poderia ter descontado mais pontos para seu companheiro.
NICO ROSBERG- Tem que receber uma menção honrosa da Williams por esta temporada. Sozinho ele vem fazendo milagres com este carro que até teve uma melhora, mas está ainda longe do ideal e carrega a equipe nas costas. Largou em décimo e travou boa batalha contra Webber e acabou por ganhar mais um pontinho para ele e equipe nos mundias. É o grande favorito a assumir uma vaga na Mclaren ano que vem.

domingo, 30 de agosto de 2009

As equipes- análise

MCLAREN- Voltaram a ter um final de semana típico do que estavam acostumados. Os dois carros não foram para a Q3 e na corrida, logo após a largada, Hamilton foi tirado pra fora da pista no enrosco com mais 3 carros. Kovalainen fez o que pode num carro que não rendia o esperado por eles em Spa e fechou em 6º, já que estava a ser acossado por Barrichello, mas este teve problema e deixou o finlandês em paz. Pelo jeito as melhoras só funcionam em circuitos de média para baixa velocidade.
FERRARI- Saiu do jejum e conquistou uma vitória merecida em Spa. Raikkonen pilotou como nos velhos tempos e dominou o ímpeto de Físico durante a corrida. Nos boxes o trabalho foi perfeito e deu total tranqüilidade ao finlandês para levar a sua 4º vitória em Spa e primeira vitória da Ferrari e sua na temporada. É um bom pressagio para Monza.

BMW SAUBER- Outro fim de semana bom para a equipe alemã. Heidfeld fez um ótimo 3º tempo nas qualificações e Kubica ficou com o quinto tempo. Na prova, Heidfeld andou próximo dos ponteiros e conseguiu até efetuar um bom ritmo terminando em 5º, atrás de seu companheiro Kubica.
RENAULT- Final de semana dos infernos para a eles. Os treinos não foram tão bem, colocando Alonso em 13º e Grosjean em 19º. Grosjean caiu fora no acidente do inicio da prova e Alonso, que vinha em 3º e com grandes chances de pontuar e até mesmo subir ao pódio, acabou por abandonar a prova após um problema no seu pneu dianteiro esquerdo.
TOYOTA- Parecia um daqueles finais de semana legais da equipe nipônica, com Trulli largando em 2º e Glock em 7º. Mas tudo foi para o espaço após o inicio da corrida, com Trulli e ter problemas com a asa dianteira depois de um toque com Heidfeld e cair para as ultimas posições e durante a prova acabou abandonando. Já Glock teve um bom inicio de prova, mas quando estava em 4º, teve problemas na bomba de gasolina e caiu para o pelotão intermediário, não conseguindo mais chegar a casa dos pontos.
TORO ROSSO- Ficou com apenas um carro durante a prova toda, já que Alguersuari se envolveu no enrosco da primeira volta e ficou de fora. Buemi mostrou boa velocidade, mas não o suficiente para tentar ganhar mais posições.
RED BULL- Teve um final de semana tenso, já que Webber também está agora, assim como Vettel, com apenas um motor até o fim da temporada. Na corrida Vettel fez sua parte e conseguiu terminar a prova em terceiro mostrando que ainda está no páreo pelo campeonato. Webber acabou tomando um drive&trough após ter quase colidido com Heidfeld dentro dos boxes. Terminou a prova em 9º mas mostrou inconstância.
WILLIAMS- Eles só tem o que esperar mesmo de Rosberg, que vem fazendo um bom campeonato e levando a equipe nas costas como ficou demonstrado nesta prova com o seu suado 8º lugar. Já Nakajima não consegue nada, mas pelo menos terminou a prova, em 13º.
FORCE INDIA- A grande sensação deste final de semana quase beliscou a vitória se não fosse a ótima jornada de Raikkonen e a Ferrari. Largou da pole com Fisichella e teve um ritmo de prova convincente a ponto de quase conseguirem a vitória. As melhoras no carro surtiram efeito e agora é esperar pelas próximas provas. Físico foi brilhante e fechou em 2º e Sutil ficou apenas em 11º.
BRAWN- Poderia ter conseguido algo melhor se Barrichello não tivesse tido problemas na largada. Caiu para ultimo e se recuperou até chegar em sétimo com problemas de vazamento de óleo. Button estava no meio do enrosco da primeira volta e ficou de fora,mas ainda esta em 1º no mundial, com 16 pontos de vantagem para Barrichello.
Estão com uma sorte e tanto.

Em ótima prova, Raikkonen sai do jejum após batalha com Fisico


A batalha entre Raikkonen e Fisichella foi o grande atrativo de uma prova que teve no seu inicio, o acidente múltiplo que liquidou de uma só vez Button, Grosjean, Alguersuari e Hamilton. O piloto franco-suíço da Renault acabou acertando Button após a reta Le Combes e ambos foram para a caixa de brita e Hamilton, numa tentativa de escapar do bololô, freou forte e Alguersuari, que vinha em seguida, não conseguiu segurar e acertou a traseira do Mclaren do inglês. Fim de prova brusco para os 4 pilotos e pior para Button que acabou por ficar, pela primeira vez no ano, sem pontuar.
Após a saída do Safety-Car, Raikkonen assumiu a liderança ao ultrapassar Físico na reta Le Combes. O resto da tarde foi de uma batalha no melhor estilo gato e rato, e por algumas vezes com intromissão de um ou outro, como por exemplo o azarado Alonso, que chegou a andar perto dos dois com uma diferença de 2 segundos para Raikkonen que era terceiro, mas quando foi para sua parada, acabou tendo um problema na roda esquerda dianteira que demorou por demais a ser trocada. Quando voltou para pista estava em 14ºe último, mas a equipe Renault acabou por decidir que ele abandonasse a prova, temendo que esta roda se soltasse como aconteceu na Hungria e equipe, por esse acontecido quase ficou de fora da prova de Valência. No final foi Vettel que chegou bem perto de ambos, mas sem oferecer grandes riscos ao segundo lugar de Fisichella.
A briga entre os dois foi tensa. A maior diferença que tiveram um para o outro foi de 2.8 segundos antes da primeira parada e o resto da corrida a distancia oscilou entre 0.6 e 1.2 segundos, sempre com Raikkonen e Fisichella a trocarem descimos de segundo volta a volta. O piloto finlandês teve ao seu favor o KERS, que de alguma forma foi determinante para sua vitória nesse domingo que acabou com um jejum de vitórias dele que perdurava desde a prova de Barcelona do ano passado e a Ferrari desde o GP Brasil do ultimo ano. Fisichella fechou em segundo mas mostrou a fabulosa evolução deste carro no campeonato, e que nesta prova, teve um desempenho acima de qualquer expectativa.
Foi uma ótima prova, com boas disputas e ultrapassagens e o equilíbrio que tanto procuravam para este ano, e por algum momento, devido ao avassalador inicio da Brawn, parecia que teríamos um campeonato decidido muito cedo. Mas as coisas foram se acertando e agora temos um campeonato extremamente complexo, nunca sabendo quem poderá dominar a prova seguinte. Ah, e outra coisa, essa foi a segunda vitória de um carro usando KERS. Pode ser até uma coincidência, mas equipes que usam o dispositivo parecem ter achado o caminho das vitórias.
E ae, alguma aposta para Monza daqui a 15 dias????


RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA BÉLGICA-12ª ETAPA


1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 44 voltas em 1h23min50s9952. 2º-Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 0s9393. 3º-Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 3s8754. 4º-Robert Kubica (POL/BMW) - a 9s9665. 5º-Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 11s2766. 6º-Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 32s7637. 7º-Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 35s4618. 8º-Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 36s2089. 9º-Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 36s95910. 10º-Timo Glock (ALE/Toyota) - a 41s49011. 11ºAdrian Sutil (ALE/Force India) - a 42s63612. 12º-Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 46s10613. 13º-Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 54s24114. 14º-Luca Badoer (ITA/Ferrari) a - 1min37s177Não completaramFernando Alonso (ESP/Renault) - a 17 voltas. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 22 voltas Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 43 voltas. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 43 voltas. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 43 voltas. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 43 voltas

sábado, 29 de agosto de 2009

Cartaz do dia

Cartaz do Grande Prêmio da Alemanha de 1959, disputado no veloz circuito de AVUS. A prova teve 17 participantes, mas apenas 6 terminaram a corrida. Tony Brooks(Ferrari 246) teve dominio amplo naquela corrida marcando um Hat-Trick (pole, vitória e melhor volta). A pole foi feita com o tempo de 2'05''9. Ele venceu a corrida após 60 voltas pelo traçado de 8.302m. em 2h09min31.6 seguido pelos seus companheiros de Ferrari, Dan Gurney e Phil Hill. A melhor volta foi feita em 2'04''5. Esta prova marcou também, pelo lado negativo, a morte de Jean Behra, que pilotava um Porsche RSK de sua propriedade logo inicio da corrida. A F1 nunca mais voltou a AVUS, já que a prova não fez o sucesso que os promotores tanto esperavam.

Os pesos e volta de parada de box para amanhã para o GP da Bélgica

Piloto, carro, peso, gasolina em kg e volta estimada para a parada:

1.Giancarlo Fisichella (Force India)- 648kg; 36.7kg; 12
2.Jarno Trulli (Toyota)- 656.5kg; 45.2kg; 14
3.Nick Heidfeld (BMW)- 655kg; 43.7kg; 14
4.Rubens Barrichello (Brawn)- 644.5kg; 33.2kg; 11
5.Robert Kubica (BMW)- 649kg; 37.7kg; 12
6.Kimi Raikkonen (Ferrari)- 655kg; 43.7kg; 14
7.Timo Glock (Toyota)- 648.5kg; 37.2kg; 12
8.Sebastian Vettel (Red Bull Racing)- 662.5kg; 51.2kg; 16
9.Mark Webber (Red Bull Racing)- 658kg; 46.7kg; 15
10.Nico Rosberg (Williams)- 670kg; 58.7kg; 19
11.Adrian Sutil (Force India)- 678.5kg; 67.2kg; 21
12.Lewis Hamilton (McLaren)- 693.5kg; 82.2kg; 26
13. Fernando Alonso (Renault)- 684.4kg; 77.4kg; 25
14.Jenson Button (Brawn)- 694.2kg; 82.9kg; 26
15.Heikki Kovalainen (McLaren)- 697kg; 82.2kg; 26
16.Sebastien Buemi (Scuderia Toro Rosso)- 685kg; 73.7kg; 23
17.Jaime Alguersuari (Scuderia Toro Rosso)- 704.5kg; 93.2kg; 30
18.Kazuki Nakajima (Williams)- 706.1kg; 94.8kg; 30
19.Romain Grosjean (Renault)- 704.7kg; 93.4kg; 30
20.Luca Badoer (Ferrari)- 691.5kg; 80.2kg; 25

A surpresa do dia: Fisichella em primeiro!


Qualquer um que acompanha a F1 de longe poderia pensar que a categoria teria adotado o grid invertido para dar mais emoções as provas. Mas melhor do que isso foi a que na verdade a pole desta vez ficou com Giancarlo Fisichella com Force India.
Foi uma pole conquistada no braço, sem ter nenhum subterfúgio (a chuva) para ter conquistado essa posição com uma volta fabulosa e a na frente de carros mais rápidos, como as Toyotas, Red Bull e Brawn. Mostrou que realmente os carros da FI tiveram uma melhora significativa nas últimas corridas, e lembrem-se que eles tem um trabalho de desenvolvimento em conjunto com a Mclaren e estes também melhoraram bastante, mas neste treino de Spa foram mal. Hamilton ficou em 12º e Kovalainen em 15º.
Outro que fez um grande treino foi Trulli, que sempre esteve entre os primeiros desde a primeira parte do treino e perdeu a pole para Fisico por 87 milésimos. Esta será a segunda vez que ambos dividiram a primeira fila. A outra foi em 2005 na Austrália quando Fisico marcou a pole, quando corria de Renault, e Trulli em segundo com sua Toyota.
E terminando o bloco das surpresas, Heidfeld sairá em terceiro na melhor posição de largada dele e da BMW no ano. Pelo jeito, aparentemente, o carro deu sinais de melhora, afinal Kubica teve uma boa jornada em Valência e marcou pontos e no treino deste sábado ficou em 5º.
Os Brawns estiveram em situações distintas: enquanto Barrichello passava para a última parte do treino e cravava o 4º tempo, Button ficava pelo caminho amargando um 14º lugar e dando continuidade ao seu calvário.
Os Red Bull estão em situação delicada. Além de Vettel que tem apenas mais motor até o final da temporada, agora foi a vez de Webber também ficar com um propulsor a sua disposição até a prova de Abu-Dhabi após ter quebrado no treino livre da manhã. No treino, visando agora as provas e não mais os treinos, Vettel ficou em 9º e Webber em 10º.
Sinceramente foi um treino atípico. Para se ter uma idéia da turma que ficou fora do último trecho de treino tem nesta lista, Hamilton, Alonso(13º), Button e Kovalainen simplesmente a metade da lista dos pilotos que pontuaram em Valência semana passada.
Normalmente fico entusiasmado com a prova de Spa, mas a deste final de semana, pela definição do treino, creio que podemos ter uma corrida fabulosa e ainda tem a previsão de chuva!!
Vai valer a pena ver essa prova!


GRID DE LARGADA PARA O GP DA BÉLGICA:


1. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min46s3082. 2º-Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min46s3953. 3º- Nick Heidfeld (ALE/BMW GP) - 1min46s5004. 4º-Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min46s5135. 5º-Robert Kubica (POL/BMW) - 1min46s5866. 6º-Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min46s6337. 7º-Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min46s6778. 8º-Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min46s7619. 9º-Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min46s78810. 10º-Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min47s36211. 11º-Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min45s11912. 12º-Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min45s12213. 13º-Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min45s13614. 14º-Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min45s25115. 15º-Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min45s25916. 16º-Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min45s70517. 17º-Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min45s95118.
18º-Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min46s03219. 19º-Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min46s30720. 20º-Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 1min46s359

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Decisão em Spa!


Cheguei a escutar que a temperatura para este final de semana em Spa será alta, em torno dos 23-25°C o que deixou a galera da Brawn bem agitada. Como todos sabem, se fazer frio a casa cai para a equipe inglesa e para os austriacos da Red Bull será a grande chance, afinal em todas a corridas que teve tempo feio eles venceram.

Até acho que a Red Bull terá uma vantagem maior nessa etapa pelo fato da pista de Spa ser rápida, com curvas velozes o que deixam os carros bem avontade nesse estilo de circuito, mas a melhora da Brawn merece ser bem observada e outra, Vettel tem apenas mais 2 motores disponiveis até o final da temporada, já que os pilotos, pelo regulamento, tem 8 motores para toda a temporada. Se quebrar algum do alemão nesse fim de semana, complica de vez sua situação.

Eles estrearam componentes na aerodinâmica na prova da Hungria, que acabou sendo um fracasso, tanto que Button terminou em sétimo e Barrichello em 10º. Dizem que alguns foram retirados do carro e assim eles voltaram a ter um bom desempenho na prova valenciana. Mas ainda sim temos que ver como poderão se comportar em Spa, onde, teoricamente, as Red Bull vão podem mandar na prova avontade.

Outra que vai ter sua prova de fogo é a Mclaren. Nas 2 últimas corridas eles andaram muito bem, a ponto de Hamilton vencer a corrida da Hungria com certa tranquilidade. Mas como que nesses circuitos o perfil era de média para baixa velocidade, isso sugere que a prova de Spa também pode ser um bom teste para ver se os carros da equipe de Woking voltaram pra valer a brigar pelas vitórias.

Barrichello se animou com sua vitória em Valência e acredita que isso pode ter mechido com Button, afinal a diferença entre os dois é de 18 pontos, totalmente reversível até o final da temporada.

O Button vai passar por uma corrida tensa. Ele sabe que essa é uma chance de ele tentar reverter a situação. O carro aparentemente melhorou, mas num circuito onde Barrichello normalmente anda bem e as Red Bulls podem fazer um estrago, ele terá que rezar e muito para não tomar mais uma na cabeça. E o pior que é a próxima etapa é em Monza, onde as curvas são feitas acima dos 220km/h fácil e a configuração dos Red Bull tem a tendência em fazer 1-2 lá.

A vida dele não será nada fácil.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...