quarta-feira, 26 de maio de 2010

GP da Turquia, 2006


Michael Schumacher e Fernando Alonso lutavam freneticamente pelo mundial de 2006 quando desembarcaram em Istanbul para a disputa do GP da Turquia, 14ª etapa daquele mundial. Um resultado ruim para um dos dois significaria dar quase um adeus a chance de título. Assim os dois iniciaram a batalha no circuito turco, mas Felipe Massa acabou por roubar a cena daquele final de semana.
O piloto brasileiro marcou a pole position e deixou Schumi e Alonso em segundo e terceiro respectivamente. Inicialmente pensava-se que haveria troca de posições entre Massa e Michael, mas como Alonso estava próximo da dupla ferrarista era arriscado tentar essa troca na pista. Os boxes seria a solução correta, mas Felipe manteve-se a frente de Michael aumentando a diferença entre eles.
Schumi não abria tanto com relação à Alonso e o espanhol soube usar a velha tática do heptacampeão e com voltas mais rápidas, conseguiu voltar na frente de Michael após seu pit stop. Com Schumacher errando na curva oito durante a perseguição à Alonso, Massa ficava mais confortável para a conquista de sua vitória.
Mesmo com toda pressão exercida sobre Alonso até o final da corrida, Schumi terminou em terceiro e Massa passou para conquistar a sua primeira vitória na F1.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

GP do Canadá de 1999 também terminou em Safety Car


Quando terminou o GP de Mônaco e sabendo que a ultrapassagem de Schumi sobre Alonso ia dar o maior rebuliço, fui até os meus arquivos pesquisar. Acabei achando o GP do Canadá de 1999.
Como todos lembram, foi uma prova movimentada com vários acidentes principalmente no famigerado muro externo da reta dos boxes onde acabou ficando Zonta, Hill, Michael Schumacher e Villeneuve forçaram a entrada do Safety-Car várias vezes.
Faltando 4 voltas para o fim Frentzen acabou rodando e batendo forte na saída da curva quatro e assim, mais uma vez, o Safety entrou em cena.
O carro de segurança ficou na pista por três voltas e quando o pelotão se aproximava para completar a última volta, o Safety sai de cena deixando caminho livre para o vencedor da prova, Mika Hakkinen, receber a quadriculada livremente. Mas notem a ação dos bandeirinhas: nenhum deles mostram, em momento algum, a bandeira verde indicando que prova tinha reiniciado e assim as ultrapassagens estariam liberadas. Em Mônaco as coisas foram bem diferentes, com as bandeiras e luzes verdes sendo mostradas logo após a saída do Safety, o que caracteriza, pelo menos no meu entender, que as ultrapassagens já estão liberadas.
Nessa o velho Schumi tinha razão.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Análise dos dez primeiros- GP de Mônaco

Mark Webber- Com a pole garantida no final do treino, restava-lhe apenas largar bem e foi o que fez. E ainda, andou muito sem dar chances ao seu companheiro Vettel. Já é um nome forte ao título e a renovação de contrato junto a Red Bull deve sair em breve.


Sebastian Vettel- Não teve o mesmo passo de Webber nos treinos e nem na corrida, mas largou bem ao pular na frente de Kubica. Webber já é uma realidade e agora  é ver como se comporta a esperança alemã daqui pra frente.


Robert Kubica- Genial. Uma pena que Mônaco seja tão cruel com ultrapassagens, pois teria sido magnifico vê-lo atacar Vettel durante a prova. Mas sem dúvida, ao lado de Webber, tem sido uma das grandes sensações deste campeonato.


Felipe Massa- Quarto lugar na largada, quarto na chegada. O carro se adaptou bem em Mônaco e ele voltou a ter um bom final de semana. Um alívio após os problemas da última prova na Espanha.


Lewis Hamilton- Ficou tolhido atrás de Massa a corrida toda e não pode mostrar todo seu virtuosismo como em outras provas. Chegou a tentar, mas desistiu em seguida.


Fernando Alonso- Burrada no sábado e bela corrida no domingo mesmo largando em último, pilotou com garra e inteligência. Depois não conseguiu mais seguir o ritmo de Hamilton, talvez poupando pneus. Durmiu no ponto com Schumi no final da prova, mas acabou recuperando a posição quando o alemão foi punido. Tivesse largado na frente, podia ter discutido a vitória com as Red Bull.


Nico Rosberg- Largou na frente de Schumi, mas perdeu-a na largada para o mesmo. Fim de semana bem normal, mas exaltou a competitividade do carro.

Adrian Sutil- Saiu em 12° e foi subindo de posições conforme as coisas iam acontecendo a sua frente. Com isso chegou em oitavo, na frente de seu companheiro Liuzzi que saiu em décimo.

Vitantonio Liuzzi- Prova normal, mas acabou chegando atrás de seu companheiro que largou duas posições abaixo da dele.

Sebastian Buemi- Não esperava nada desta prova, mas foi agraciado com a punição de Schumi e com isso marcou um ponto para ele e Toro Rosso

Webber imparável em Mônaco

Normalmente o piloto que larga de uma pole position em Mônaco tem, pelo menos em minha humilde opinião, 80 por cento de vitória garantida. Para Mark Webber isso foi importante, claro, mas será que conseguiriam parar o australiano hoje no principado mesmo se alguém estivesse à sua frente?
O ritmo imprimido por Webber desde a largada e após as relargadas foi de tal domínio que mesmo se tivesse ficado para trás na largada, conseguiria passar seu oponente na parada de box ou até mesmo na pista. Vettel, que conseguiu largar bem e pular à frente de Kubica, não teve braço para acompanhar seu companheiro. Seu sorriso ao receber o troféu no pódio foi apenas pura formalidade, pois ele sabe que agora o seu companheiro é a grande ameaça para o seu reinado dentro da equipe e também para a disputa do título. Num todo foi um final de semana perfeito para a Red Bull, que parece ter resolvido seus problemas de confiabilidade e com isso passa a caminhar firme rumo aos seus dois primeiros títulos, os de pilotos e construtores.
Ao restante dos competidores só lhe restaram brigar pelo o que tinha a disposição. Alonso mostrou como ultrapassar em Mônaco e fez várias. Button abandonou no início por erro imperdoável da Mclaren ao deixar tampada as entradas de ar do seu carro. O motor superaqueceu e o inglês abandonou sua primeira prova no ano. A Williams teve um prejuízo e dos grandes, com seus dois pilotos a destruirem os carros. Hulkenberg bateu dentro do túnel ainda na primeira volta e Barrichello teve uma quebra na suspensão traseira esquerda, quando fazia a subida do cassino. Seu carro escapou e bateu de traseira nos guard-rails. Senna e Di Grassi abandonaram numa altura que faziam boa prova.E por último Chandhok e Trulli se enroscaram na Rascasse, quando o italiano forçou por dentro e escorreu e acabou subindo no carro do indiano. Por mais que assustasse, Chandhok saiu ileso. Webber que vinha logo atrás, por pouco não foi pego pela bagunça dos dois.
Massa foi bem e terminou onde largou, em quarto. Hamilton ainda tentou algo mas desistiu de atacar Felipe quando viu que não teria menor chance de ultrapassá-lo e preferiu ficar com sua quinta posição. Alonso e Schumi se encontraram na pista e o espanhol se manteve à frente de Michael após a única parada deste para a troca de pneus. Na última volta, após a saída do Safety, Alonso escorrega e Schumi o passa por dentro quando se encaminhavam para a derradeira curva do circuito. Mais tarde Schumi foi punido. A descrição do artigo 40.13 diz que a saída do safety car da frente do pelotão é apenas estética e isso é feito para que o pilotos recebam a quadriculada normalmente, sem a presença deste, mas estão proibidas as ultrapassagens. Nisso Schumi tomou 20 segundos de punição e caiu para 12°, abrindo assim a décima posição para Buemi marcar ponto.
Mônaco viu a superioridade da Red Bull que eu acreditava não ser tão grande no principado, mas o alerta para as demais equipes já foi dado.

O clássico trenzinho de Mônaco formado por Webber, Vettel, Kubica e Massa


No braço e com a cabeça: Alonso fez belas ultrapassagens e decidiu seu futuro na prova logo no início, quando trocou de pneus. Di Grassi foi quem não aliviou para o espanhol e Fernando reclamou aos montes


Segura ai!!!!: Comissários seguram o Williams destruido de Hulkenberg após sua batida dentro do túnel. Fazer aquela decida do túnel segurando um carro com mais de 600kg sobre as rodinhas, não deve ser nada interessante


Quem disse que não dá pra passar em Mônaco?: Trulli tentou por cima de Chandhok mas acabou eliminando ambos da prova, e por pouco não levou Webber junto

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio de Mônaco- Monte Carlo- 16/5/2010
6ª Etapa


1º Mark Webber (AUS/Red Bull): 1h50min13s355
2º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 0s448
3º Robert Kubica (POL/Renault): a 1s675
4º Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 2s666
5º Lewis Hamilton (ING/McLaren): a 4s363
6º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 6s341
7º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 6s651
8º Adrian Sutil (ALE/Force India): a 6s970
9º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 7s305
10º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 8s199
11º Jaimes Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 9s135
12º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 25s712*

Não completaram:
13° Vitaly Petrov (RUS/Renault)
14° Jarno Trulli (ITA/Lotus)
15° Karun Chandhok (IND/Hispania)
16° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
17°Bruno Senna (BRA/Hispania)
18° Rubens Barrichello (BRA/Williams)
19° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber):
20° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin)
21º Timo Glock (ALE/Virgin)
22º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)
23° Jenson Button (ING/McLaren)
24º Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

*: Schumacher cruzou a linha em sexto lugar, mas foi punido com a perda de 20 segundos por ultrapassagem irregular sobre Alonso

Melhor Volta: Sebastian Vettel (Red Bull) 1min15s192

sábado, 15 de maio de 2010

Webber é pole pela segunda vez, Massa sai em quarto e Alonso é último

Como não assisti a este treino classificatório de Mônaco (estava trabalhando na quinta etapa do GT Brasil em Interlagos) serei breve.
Webber mais uma vez foi perfeito em sua condução e garantiu sua segunda pole no ano, a sexta da Red Bull nos seis classificatórios até aqui disputados. Isso coloca sob pressão o até intocável Vettel, que errou e largará em terceiro.
Fantástico mesmo foi Kubica, que levou o bom carro da Renault ao segundo lugar e assim tem alguma chance na corrida. Claro, se passar Webber na largada ou então o australiano tiver algum problema. Massa colocou a sua Ferrari em quarto e vê uma boa chance de se aproximar de Alonso no mundial. O espanhol bateu seu carro na entrada do cassino e não pode treinar na parte da tarde. Com isso teve que trocar todo o chassi e com isso câmbio, motor. Vai largar dos boxes.
As Mclarens se colocaram em quinto com Hamilton e Button sai em oitavo. Bom trabalho para Barrichello que conseguiu levar seu Williams ao nono tempo. Na briga caseira da Mercedes, Rosberg sai em sexto e Schumi em sétimo. Di Grassi sai em 21° e Senna em 22°.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO- 6 ETAPA

1° Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min13s826
2° Robert Kubica (POL/Renault): 1min14s120
3° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1min14s227
4° Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min14s283
5° Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1min14s432
6° Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min14s544
7° Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min14s590
8° Jenson Button (ING/McLaren): 1min14s637
9° Rubens Barrichello (BRA/Williams): 1min14s901
10° Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): 1min15s170
11° Nico Hulkenberg (ALE/Williams): 1min15s317
12° Adrian Sutil (ALE/Force India): 1min15s318
13° Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso): 1min15s413
14° Vitaly Petrov (RUS/Renault): 1min14s576
15° Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): 1min15s692
16° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1min15s992
17° Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): 1min16s176
18° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): 1min17s094
19° Jarno Trulli (ITA/Lotus): 1min17s134
20° Timo Glock (ALE/Virgin): 1min17s377
21° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin): 1min17s864
22° Bruno Senna (BRA/Hispania): 1min18s509
23° Karun Chandhok (IND/Hispania): 1min19s559
24º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): sem tempo

quinta-feira, 13 de maio de 2010

60 anos de Fórmula-1

Em 13 de maio de 1950 um grupo de 22 pilotos, com carros de antes da segunda guerra mundial, iniciavam em no velho aeródromo de Silverstone, Inglaterra, o campeonato mundial de Fórmula-1.
Os carros dominantes daquela corrida, e também do campeonato, foram as Alfas 158 pilotadas por Juan Manuel Fangio, Giuseppe Farina, Luigi Fagioli e Reg Parnell.
Farina marcou a pole, melhor volta e venceu a corrida seguido pelos seus companheiros Fagioli e Parnell. Fangio abandonou a prova com problemas no seu Alfa quando faltavam 8 voltas para o fim.

GP de Mônaco, 1997

Michael Schumacher iniciava sua segunda temporada pela Ferrari. Ele sabia que tinha um carro que poderia lhe levar ao terceiro mundial, mas o ínicio da temporada tinha sido dominado pela dupla da Williams com duas vitórias para Jacques Villeneuve e uma para Frentzen. Sem contar, claro, com a vitória de Coulthard pela Mclaren em Melbourne. Schumi se encontrava em segundo no mundial com 14 pontos, 6 a menos que Villeneuve quando chegaram em Monte Carlo. Mas lá as coisas foram diferentes.
Com a pole ficando para Frentzen e Schumi se metendo no meio das duas Williams (Villeneuve saia em 3º), ele tinha a chance que precisava, pois ele sabia e muito bem que passar em Mônaco é quase impossível.
No domingo chovia e com a pista molhada Frentzen patinou e Schumi saiu como um tiro para a liderança, virando a St. Devote em primeiro e não saindo de lá até o final da prova. Villeneuve fez péssima prova e abandonou após um acidente, fato que ocorreu vários outros entre eles Frentzen, Hakkinen, Hill, Ralf Schumacher e por ai vai.
Outro que fez uma prova soberba foi Barrichello que com sua Stewart-Ford, largou em décimo e foi ganhando posições com ulrapassagens ou por abandonos dos outros até chegar em segundo, 53 segundos atrás de Schumi.
Dos 22 carros que largaram, dez completaram a prova com apenas quatro chegando na mesma volta do vencedor. A corrida terminou no limite de duas horas.
E o Michael Schumacher? Além de vencer sua primeira prova no ano (quarta pela Ferrari) assumiu a liderança do campeonato com 24 pontos.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...