sábado, 22 de junho de 2013

24 Horas de Le Mans: E quase que um Audi se foi...

Baita susto que deve ter levado Olivier Jarvis com a rodada e batida do então líder da LMP2 Heinemeir Hansson, piloto do número #24 da OAK Racing.
Jarvis, que está no comando do Audi #3 continua forte na terceira colocação, mas Heinemeir despencou na classificação devido a este acidente.

24 Horas de Le Mans 2013: 5ª Hora

E com quase cinco horas de prova completadas, o Audi #1 continua absoluto na liderança da LMP1 sem ser incomodado por ninguém. O Audi #2 de Loic Duval vem em segundo e o #3 de Jarvis o terceiro. E para os Toyota, as mesmas posições das últimas horas: #8 em quarto e #7 em quinto.
Na LMP2 as três primeiras posições ainda pertencem a OAK Racing (com o #24 em primeiro e o #35 em terceiro) e a segunda colocação ficando para a G-Drive #26 de Rusinov.
Entre os GTs, na categoria PRO, duelo acirrado entre as duas Aston Martin #99 e #97, com Mackowiecki (#99) levando vantagem e abrindo vantagem de 18 segundos sobre Mücke (#97). Em terceiro vem o Porsche #92 e Romain Dumas, 43 segundos atrás. Na categoria LMGTE-AM, a AF Corse faz 1-2 com os carros #61 e #55 e em terceiro está o Porsche #88 da Proton Racing.
No momento a prova transcorre normalmente e com pista seca.


24 Horas de Le Mans 2013: 4ª Hora

Após a os pit-stops, onde houveram troca dos pilotos, o cenário continua o mesmo na LMP1. A Audi #1, agora com Benoit Tréluyer ao volante, segue na frente com o Audi #2 de Loic Duval em segundo e o #3 de Olivier Jarvis em terceiro. Os Toyotas seguem nas mesmas posições, com o #8 de Sebastien Buemi em quarto e Alexander Wurz, no #7, em quinto.
Na LMP2, liderança continua com o #24 da OAK Racing com Alex Brundle ao volante; em segundo vem o #26 da G-Drive, com Mike Conway pilotando e em terceiro o segundo carro da OAK, o #35 conduzido por Gonzalez.
Na LMGTE-PRO, o Aston Martin #97 de Stefan Mücke segue na frente com o Porsche #92 e Romain Dumas em segundo e outro Aston Martin #99 de Frank Mackowiecki em terceiro. Na LMGTE-AM, liderança absoluta para a Ferrari #61 da AF Corse, com o Porsche #67 em segundo e o Ferrari #55 em terceiro.
Em nota, a AMR Racing, equipe que tem quatro Aston Martin dividida nas categorias LMGTE-PRO e AM,  disse que continuará na prova em memória de Allan Simonsen, que faleceu a cerca de uma hora após o seu grave acidente na Tértre Rouge.


24 Horas de Le Mans 2013: 3ª Hora

E com a terceira hora de prova completada, a liderança ainda é da Audi # de André Lotterer seguido pelo Toyota #8 de Antony Davidson e o o Audi #3 e Lucas Di Grassi.
Os pilotos tem enfrentado com a chuva desde a chicane Dunlop e por toda extensão da Mulsanne, aliviando um pouco a partir da Indianápolis. Agora pouco a Toyota sofreu um susto quando o #7 de Nicolas Lapierre, que vem em quinto, parou na Mulsanne apresentando problemas, mas voltando em seguida. A diferença entre o ponteiro e o segundo é de 17 segundos.
Na LMP2 a liderança ainda é da OAK Racing com Bertrand Baguete com o #35 e a segunda posição com o #38 da Jota Sport, conduzido por Oliver Turvey. A terceira posição é do outro carro da OAK Racing, pilotado por Alex Brundle.
Na LMGTE-PRO, a liderança e segunda posição pertecem aos dois Aston Martin #97 e #98 respectivamente. As Porsches do Team Manthey seguem em terceiro e quarto. E na LMGTE-AM, nada alterado com relação a última hora: liderança e terceira colocação para as Ferraris da AF Corse (#61 e #55 respectivamente) e segunda posição para o Porsche #67 da IMSA Performance (que teve o pneu traseiro esquerdo furado ao final dessa hora).

ATUALIZADO: Segundo fontes, Allan Simonsen, que se acidentou no início da prova após bater seu Aston Martin na Tértre Rouge, faleceu. Tinha 34 anos.

24 Horas de Le Mans 2013: 2ª Hora

Após um início onde o SC esteve presente por um longo tempo, a segunda hora de prova foi tranquila. Após as paradas de box para abastecimento, a Audi ocupa as três primeiras colocações com Lotterer na liderança e Di Grassi em segundo, duelando fortemente com McNish pela segunda colocação.
Com a pista seca neste momento, o desempenho dos Toyota caíram um pouco: o #8 de Davidson ocupa a quarta colocação e #7 de Lapierre a quinta posição.
Na LMP2 os dois carros da OAK Racing seguem na ponta, seguido pelo Zytek da Jota Sport de Oliver Turvey na terceira posição. Na LMGTE-PRO, duelo dos bons entre as Porsches (Manthey) e das Aston Martin (Aston Martin Racing) pelas quatro primeiras posições. A liderança é do Aston Martin #97 de Darren Turner.
Na LMGTE-AM, liderança para a Ferrari #61 da AF Corse, seguida pelo Porsche #67 da IMSA Performance Matmut e pelo outro Ferrari #55 da AF Corse.

24 Horas de Le Mans 2013: 1ª Hora

A 90ª Edição das 24 Horas de Le Mans teve a sua largada dada com a pista molhada em boa parte do longo circuito de Sarthe, e apesar de uma boa partida do Audi #1 de André Lotterer, que assumiu a ponta antes da chicane Dunlop, ele teve a companhia do Toyota #7 de Nicolas Lapierre que atacou os outros dois Audis ainda na primeira volta, ficando no encalço do carro dos Bi-Campeões de Le Mans.
O outro Toyota #8, conduzido por Anthony Davidson, também partiu com tudo para cima dos outros Audis, travando uma duelo sensacional pela quarta e terceira colocações. Mas na terceira volta um acidente com o Aston Martin #95 da categoria LMGTE-AM de Allan Simonsen, na saída da Tértre Rouge, pôs a corrida em regime de Safety Car para conserto do guard-rail e retirada do carro. Allan passa bem.
Abaixo as colocações da LMP1, LMP2, LMGTE-PRO e AM:



24 Horas de Le Mans: O acidente de Allan Simonen

E mal começou as 24 Horas de Le Mans e já tivemos uma panca na saída da Tértre Rouge: o Aston Martin #95, da categoria LMGTE-AM pilotado por Allan Simonsen/ Christoffer Nygaard/ Kristian Poulsen bateu forte, destruindo por completo o carro. 
Neste momento a prova está sob Safety Car e Allan Simonsen, que estava ao volante, foi levado para o hospital.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

24 Horas de Le Mans - Carros, pilotos e time table deste fim de semana

E abaixo ficará a lista ilustrada da turma que participará da 90ª Edição das 24 Horas de Le Mans, que terá início amanhã as 15:00 da França (10:00 da manhã aqui no Brasil).
(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

24 Horas de Le Mans 2013: Pole para a Audi

(Foto: Audi Motorsport)
Devido a chuva e acidentes que encurtaram as outras duas sessões de treinos classificatórios realizados ontem em Sarthe, a pole position ficou com o Audi e-tron quattro #2 pilotado por Tom Kristensen/ Löic Duval/ Alan McNish, com a volta sendo estabelecida pelo francês Duval no primeiro treino classificatório realizado na quarta-feira com o tempo de 3'22''349. Mesmo com as condições variáveis das outras duas qualificações de ontem, os outros dois Audis apenas se aproximaram do tempo feito de Duval. O Audi #1 dos bi-campeões André Lotterer/ Benoit Tréluyer/ Marcel Fässler sairá em segundo e o #3 pilotado por Marc Gené/ Lucas Di Grassi/ Olivier Jarvis ficou com a terceira colocação.
Já os Toyotas estiveram um degrau (ou seriam 2, 3, 4 degraus?) abaixo da Audi. O melhor dos dois TS030 Hybrid é o #8 conduzido por Anthony Davidson/ Sebastien Buemi/ Stéphane Sarrazin ficou "apenas" a 4''3 segundos do pole e a 2"3 do pior dos Audis. O outro Toyota #8, pilotado por Alexander Wurz/ Nicolas Lapierre/ Kazuki Nakajima largará em quinto, 0''022 centésimos do outro Toyota. Um desempenho bem abaixo do esperado para o time japonês que fez muito mais na sua reaparição em Sarthe ano passado sem ter se preparado muito. A única esperança, aparentemente, respousa sobre a possibilidade de chuva que igualaria as performances entres alemães de japoneses. Mas isso parece estar distante.
Na LMP2 pole para o trio Olivier Pla/ Alex Brundle/ David Henemeir-Hänsson com o Morgan Nissan #24 da OAK Racing com o tempo de 3'38''621, 0''914 melhor que o trio da G-Drive Roman Rusinov/ John Martin/ Mike Conway com o Oreca Nissan #26. A terceira posição é do Team Jota com o #38 pilotado por Simon Dolan/ Lucas Luhr/ Oliver Turvey.
Na LMGTE-PRO domínio do Aston Martin #99 do trio Fred Makowiecki/ Bruno Senna/ Rob Bell que fez o tempo de 3’54″635 contra 3'55''445 do outro trio da Aston Martin, que pilotará o #97, formado por Stefan Mücke/ Darren Turner/ Peter Dumbreck. A terceira posição ficou com o Porsche 911 (991) do Team Manthey #92, que será conduzido por Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas.
Na última classe, a LMGTE-AM, a primeira colocação ficou para o Aston Martin #95 do trio Allan Simonsen/ Christoffer Nygaard/ Kristian Poulsen com o tempo de 3’57″776, seguido pelo Porsche #88 da Proton Speed que será conduzido por Paolo Ruberti/ Christian Ried/ Gianluca Roda e pelo outro Aston Martin #96 de Jamie Campbell-Walter/Roald Goethe/Stuart Hall.
Apesar da LMP1 apresentar um cenário de domínio amplo por parte da Audi, é bom lembrar o quanto que os carros da Toyota são econômicos com realção ao combustível. Talvez este seja um trunfo para o time japonês que, ao menos nos treinos, apresentaram uma ritmo bem abaixo do que era esperado.
Nas outras categorias, o que não faltará é duelos, principalmente na classe dos GTs onde a Aston Martin aparece bem cotada, mas sempre com Ferrari, Porsche e, quem sabe a Corvete, na cola deles. 

Foto 217: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 9

O início desta década começou sob uma batalha intensa entre Audi e Peugeot pelo domínio das 24 Horas de Le Mans. Mas os franceses, que pareciam mais forte com o seu modelo 908HDi totalmente repaginado, tropeçou na sua arrogância ao subestimar o poderio dos carros da Audi na edição de 2010.
A Peugeot ocupou as quatro primeiras colocações na fase de classificação, colocando quase que quatro segundos de vantagem sobre o melhor dos Audi R15 que aparecia somente na quinta posição. Para se ter uma idéia da força dos franceses naquela classificação, o carro da Matmut Oreca, equipe semi-oficial da Peugeot e que largou na quarta colocação, colocou 2.4 segundos de vantagem sobre o Audi R15 conduzido por Kristensen/ McNish/ Capello.
Mas os franceses pagaram caro: apesar dos quatro carros serem extremamente velozes, eles foram se perdendo pelo caminho por problemas de suspensão e motor. Na última hora de prova o único Peugeot na pista era o semi-oficial da Oreca, mas este não tinha mais o que fazer devido o alto número de voltas que tinha de atraso para o Audi R15 #9 de Mike Rockenfeller/ Timo Bernhard/ Romain Dumas.
Em 2011 outro duelo entre Audi e Peugeot agitou a prova em Sarthe e desta vez com os alemães estreando o novo carro, o Audi R18 TDi. Esta prova foi dramática para a Audi, que perdera dois de seus três carros em acidentes antes da corrida ter chegado a metade. O restante da prova foi de concentração total para com o Audi #2 de Marcel Fäsler/ André Lotterer/ Benoit Treluyer que acabaram por vencer em Sarthe, mesmo sofrendo uma assédio do Peugeot #9 conduzido por Sebastien Bourdais/ Simon Pagenaud/ Pedro Lamy no fim da corrida. Por irônia, numa corrida em que optaram por serem conservadores após a lição de 2010, a Peugeot terminou com seus quatro carros em pista e em perfeitas condições, mas talvez tenham errado na estratégia de tentar atacar o único Audi que restava um pouco tarde. E o sentimento de derrota foi ainda mais doloroso quando foi verificado que o carro a Audi tinha um furo e um dos pneus naquele estágio da corrida.
A edição de 2012 não contou com a presença da Peugeot que retirara a sua equipe ainda no início do ano numa manobra para cortar custos da fábrica. Desse modo a Audi aparecia totalmente absoluta para ganhar em Sarthe com folga, mas a reaparição da Toyota entre os LMP1 após treze anos de ausência dava um tom de que poderíamos ter algum duelo. Infelizmente os dois TS030 Hybrid inscrito pelos japoneses não chegaram ao fim devido a acidentes nas cinco primeiras horas de prova, mas o ritmo foi satisfatório ao dar algum trabalho aos quatro Audi R18 presentes na corrida. A vitória acabou por ficar para o trio Marcel Fäsler/ André Lotterer/ Benoit Treluyer pilotando o #1, conquistando assim o bi-campeonato nessa prova.

2010 - Mike Rockenfeller - Romain Dumas - Timo Bernhard (Audi R15 TDI Plus)

2011 - Bénoit Tréluyer - Andre Lotterer - Marcel Fässler (Audi R18 TDi)

2012 - Bénoit Tréluyer - Andre Lotterer - Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Foto 216: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 8

Com a saída da Porsche no final dos anos 90 do cenário das provas Endurance com sua equipe oficial, a disputa era em saber quem poderia ocupar o lugar da mais vitoriosa fábrica nas 24 Horas de Le Mans.
Mercedes e Toyota encerraram as suas atividades nas corridas de longa duração após os desaires nos últimos anos em Le Mans e o que parecia e que a BMW, então vencedora de 1999, pudesse dominar este cenário. Mas quem tomou de assalto as provas de Endurance, em nível mundial, foi a fábrica de Ingolstadt: a Audi.
Com um corpo técnico fortissímo e contando com os trabalhos de pilotos do naipe de Tom Kristensen, Rinaldo "Dindo" Capello, Frank Biela, Michele Alboreto, Emanuele Pirro e Allan McNish, a fábrica que ressurgiu do restou na lendária Auto Union dos anos 30 e que teve sucesso nos Ralies dos anos 80 com o seu Audi Quattro, dominou amplamente a prova de Sarthe. Das dez corridas disputadas na década passada, eles venceram oito (5 com o modelo R8 e outras três com o modelo R10 TDi movido a diesel, que tornou-se o primeiro carro a vencer em Le Mans com este tipo de combustível logo na sua estréia, em 2006). Um domínio tão brutal quanto ao da Porsche nos anos 80.
Os anos 2000 foram de retornos de dois gigantes à Sarthe: a Bentley voltou em 2002 e venceu em 2003, 73 anos depois da sua última conquista, com o seu modelo Speed 8. Outro retorno festejado, e que deu trabalho ao poderio da Audi na segunda metade da década, foi o da Peugeot com o seu belo 908HDi FAP movido a diesel que venceu a edição de 2009.
Outros dois acontecimentos notáveis no mundo do Endurance tiveram espaço naquela época: a volta de um campeonato para os protótipos que era comandada pelo Automovel L'Oueste, chamada Le Mans Series, que teve ramifcações espalhadas nos EUA, Europa e Ásia. A outra foi a quebra do recorde de vitórias de um piloto nas 24 Horas de Le Mans com Tom Kristensen chegando a oito triunfos, superando as seis conquistas de Jacky Ickx entre 1969 e 1982.


2000 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2001 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2002 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2003 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Guy Smith - (Bentley Speed 8)


2004 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Seiji Ara - (Audi R8 Race Car)


2005 - Tom Kristensen - JJ Lehto - Marco Werner - (Audi R8 Race Car)


2006 - Frank Biela - Emanuele Pirro - Marco Werner (Audi R10 TDI)


2007 - Emanuele Pirro - Frank Biela - Marco Werner (Audi R10 TDI)


2008 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Allan McNish (Audi R10 TDI)


2009 - David Brabham - Marc Gené - Alexander Wurz (Peugeot 908 HDi FAP)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Crash: O acidente de Tracy Krohn em Le Mans

E os ensaios livres para as 24 Horas de Le Mans tiveram seu início hoje cedo em Sarthe, com o domínio absoluto da Audi colocando seus três carros nas primeiras posições. O melhor tempo foi de Loïc Duval com o #2 (3:25.415), seguido por Benoit Tréluyer com #1 e por Gené com o #3 no LMP1.
Na LMP2 o melhor tempo ficou com o #35 da OAK Racing (3:42.813), seguido pelo #46 da Thiriet By TDS Racing e pelo #26 da G-Drive Racing. Entre os LMGTE-PRO melhor tempo para o #92 da Porsche AG Team Manthey (3:58.347), com a Ferrari 458 #71 da AF Corse em segundo e o Porsche 911 RSR da Porsche AG Team Manthey em terceiro. Na LMGTE-AM a melhor marca foi para o #95 da Aston Martin Racing (4:00.650), seguido pela Ferrari 458 #61 da AF Corse e pelo Porsche 911 GT3 #88 da Proton Competition.
Mas os treinos foram marcados por dois acidentes que darão trabalho para os mecânicos das suas respectivas equipes: Tracy Krohn, dono e piloto da equipe que leva o seu nome, bateu a Ferrari 458 #57 na saída dos esses Dunlop e espatifou a traseira desta, causando a bandeira vermelha que acabou por encerrar o treino. O outro acidente aconteceu com o Zytec #41 da Greaves Motorsport, com Eric Lux ao volante, que deixou o carro bem destruído.
Trabalho pesado para ambas equipes.
O carro da Greaves Motorsport, destruído durante os ensaios livres
(Foto: AUTOhebdo)

Foto 215: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 7

Se os anos oitenta foram sensacionais para o mundo dos SportsCars, os anos 90 foi melancólico com a extinção do Campeonato Mundial de Esporte Protótipos em 1992. Dessa forma, os grandes construtores ficaram de fora das 24 Horas de Le Mans e o que se viu foram grid magros, como bem ficou registrado na edição de 1992 quando apenas 28 carros alinharam para aquela prova.
A década de noventa ainda teve a despedida da poderosa Porsche que, antes de se retirar das pistas com sua equipe oficial ou semi-oficial, ainda venceu mais outras quatro vezes em Sarthe aumentando seu recorde para 16 conquistas.
A Jaguar ainda beliscou uma vitória em 1990 (a sétima da marca em Le Mans) e a Mazda tornou-se a primeira - e única - fábrica japonesa a vencer as 24 Horas de Le Mans. A Peugeot teve um breve domínio com os eu modelo 905 que foi venceu no biênio 92/93. A Mclaren, com o seu belo e eficiente F1 GTR com motor BMW, conquistou a edição de 1995 assim como a própria BMW com o seu V12 LMR no ano de 1999, quando duelou com a Toyota pela conquista em Le Mans.
Foi nessa mesma década que começou a trajetória de Tom Kristensen para tomar o recorde de Jacky Ickx nessa prova: ele venceria a edição de 1997 junto de Michele Alboreto e Stefan Johansson, no comando do Porsche WSC-95.


1990 - John Nielsen - Price Cobb - Martin Brundle - (Jaguar XJR-12)


1991 - Volker Weidler - Johnny Herbert - Bertrand Gachot - (Mazda 787B)


1992 - Derek Warwick - Yannick Dalmas - Mark Blundell - (Peugeot 905)


1993 - Gary Brabham - Christophe Bouchut - Eric Hélary - (Peugeot 905)


1994 - Yannick Dalmas - Hurley Haywood - Mauro Baldi - (Dauer 962 Le Mans)


1995 - Yannick Dalmas - JJ Lehto -Masanori Sekiya - (McLaren F1 GTR)


1996 - Manuel Reuter - Davy Jones - Alexander Wurz - (Porsche WSC-95)


1997 - Michele Alboreto - Stefan Johansson - Tom Kristensen - (Porsche WSC-95)


1998 - Laurent Aïello - Allan McNish - Stéphane Ortelli - (Porsche 911 GT1)


1999 - Pierluigi Martini - Yannick Dalmas - Joachim Winkelhock - (BMW V12 LMR)

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...