sábado, 14 de junho de 2014

24 Horas de Le Mans 2014: 1ª Hora

E após a largada dada por Fernando Alonso, a 82ª 24 Horas de Le Mans começou insana com o Toyota #7 abrindo uma boa vantagem sobre o Porsche #14, que mais tarde seria superado pelo Toyota #8. Os Audis começaram o seu ataque ao Porsche #20 de Timo Benhard na terceira volta quando Lotterer passou-o na luta pela quarta posição. Momentos depois, ele seria ultrapassado pelos outros dois Audis.
A caçada do time de Ingolstadt continuou quando Lotterer superou o #14 de Neel Jani. O #14 da Porsche teve problemas algumas voltas depois quando perseguia o Audi #2 e neste momento encontra-se no box. Andre Lotterer ainda ganharia a segunda posição quando Nicolas Lapierre, n Toyota #8 errou na segunda chicane da Mulsanne.
Na LMP2, a briga começou interesante entre os dois Ligier, o Zytek da Jota Sport e pelo Alpine. Após as paradas de box, a liderança pertence ao #47 da KCMG com o seu Oreca Nissan.3
Na LMGTE PRO, batalha sensacional entre as Ferraris da AF Corse, os Corvetes da Corvete Racing e Aston Martin. A liderança neste momento pertence a Gianmaria Bruni no Ferrari #51.
No LMGTE AM, liderança para a Ferrari #66 da JMW Motorsports com a Porsche #76 da IMSA Performance Matmut em segundo e a Ferrari #81 da AF Corse em terceiro.

LMP1

LMP2

LMGTE PRO

LMGTE AM

sexta-feira, 13 de junho de 2014

24 Horas de Le Mans: Um olho na Toyota e outra na Audi e Porsche

Após as duas primeiras etapas do Mundial de Endurance, onde a Toyota dominou amplamente com o seu TS040 Hybrid, Le Mans passa a ser um bom teste para vermos em que pé está a performance do carro japonês frente aos seus rivais alemães Audi e Porsche. Depois dos quatro treinos realizados em Sarthe pudemos ver que de fato estão numa boa jornada e que a velocidade dos TS040 Hybrid é um dos grandes trunfos do time japonês, principalmente estando aliado a confiabilidade. Mas não esqueçamos do que aconteceu com o Toyota #7 durante a primeira classificação, que apresentou problemas na curva Dunlop. Ao menos estes problemas não apareceram mais e a equipe pôde apresentar um bom passo durante as outras duas classificações, onde Kazuki Nakajima tratou de imprimir um ritmo forte de colocou o carro mesmo carro #7 na pole provisória no final do Qualy 2 e depois para confirmá-la no início do Qualy 3. Foi um bom teste para eles.
A Porsche também ratificou a sua velocidade que tinha sido visto com bons olhos em Spa, quando conseguiu acompanhar o ritmo da Toyota e oferecer alguma resistência ao poderio japonês. Tanto o #14 quanto o #20, estiveram bem nas três classificações e lideraram pelo menos em algum estágio: o #20, pelas mãos de Brendon Hartley cravou a melhor marca no primeiro qualy, enquanto que o #14 esteve em primeiro durante um momento daquele treino. A força deles duraram até a segunda classificação, quando a Toyota mostrou a sua força e os desbancaram da primeira posição. Aliás, a briga ficou bem próxima com a
diferença entre o primeiro (#7) e quarto (#14) ficando na casa de 1'119 segundos. Aparentemente as duas equipes já definiram os seus "coelhos" para essa corrida.
A Audi não teve uma boa jornada desde o primeiro treino livre, que foi marcado pelo brutal acidente de Loic Duval na curva Porsche. Por grande sorte, principalmente por ter um carro com cabine fechada, o piloto francês sofreu apenas alguns arranhões e só não corre neste fim de semana por recomendação médica. O R18 e-tron #1 foi refeito e entregue nas mãos de Kristensen, Di Grassi e Gené (que substitui Duval) para a disputa dos outros dois Qualys. Mas di Grassi resolveu testar o carro com um acidente de pequenas proporções, onde a dianteira e traseira ficaram danificadas - isso sem contar o erro que fez o protótipo da Pegasus ir para fora na hora que tentava voltar para os boxes. Com o carro recolocado à pista, o #1 ficou com a sétima colocação. No final da classificação, quando a zona da curva Porsche estava em bandeira amarela, ocasionada pelo acidente de Karun Chandok, Andre Lotterer estava em condições de colocar o Audi #2 mais à frente, mas devido as amarelas na curva Porche, ele teve que diminuir a velocidade e teve que se contentar com a sexta posição. O terceiro carro de Ingolstadt, conduzido pelo trio Filipe Albuquerque, Olivier Jarvis e Marco Bonanomi, terminou como o melhor da casa nessa classifcação e dá a entender, como já havia ficado quase que claro
em Spa, que será o carro o puxar o ritmo para o time alemão.

O que esperar da corrida?

Acredito que a Toyota, sim, tem um ligeiro favoritismo para Le Mans. Por outro lado não podemos nos esquecer é uma longa corrida e que problemas mecânicos, erros e possíveis enroscos com os GT pode muito bem atrapalhar o plano do time japonês.
Por outro lado, a Audi tem a manha: apesar de não ter apresentado velocidade pura com nenhum de seus três carros, eles sabem bem como administrar tudo isso. As suas vitórias em 2010 e 2011 contra a Peugeot que estavam numa forma muito melhor, é um exemplo claro de como podem sair dessa adversidade e conquistar outro trunfo em Sarthe.
A Porsche está de volta ao Endurance pela classe principal após 16 anos e claro, temos que respeitar a sua história fabulosa naquele lugar, mas no momento são francos atiradores. Tem sim carros bem velozes e isso trará um trabalho extra para as suas rivais, porém devemos lembrar que são carros que tem apresentado algum tipo de problema nas duas primeiras etapas e isso deve estar na conta do time de Weissach para todo o certame em Le Mans. Será uma grande surpresa se fizerem toda corrida sem apresentar um grande problema e se caso isso aconteça, estarão muito bem no final.
Ainda acho que esta é a grande oportunidade da Toyota em Le Mans para, enfim, conquistar a sua tão sonhada vitória em Sarthe.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

WEC: Toyota é pole para a 82ª 24 Horas de Le Mans

(Foto: autosport)
Apesar da forte oposição vinda da Porsche, a Toyota definiu a parada à seu favor exatamente quando começou o terceiro treino classificatório quando Kazuki Nakajima destroçou a marca que ele mesmo fizera no fim do segundo treino. O piloto japonês, em posse do Toyota #7, baixou a marca de 3'22''589 para 3'21''789 e não sendo mais alcançado por ninguém. O Porsche #14 ficou na segunda colocação, há 0''357 da marca de Nakajima. A terceira posição é do outro Toyota #8.
A Audi ocupa a quinta, sexta e sétima colocações com os R18 e-tron #3, #2 e #1. A Rebellion terminou com a duas últimas posições da classe LMP1.
Na LMP2, pole para o Ligier JSP2 #46 da Thiriet By TDS Racing com a marca de 3:37.609. A segunda posição ficando para o Zytek Z11 #38 da Jota Sport e em terceiro o Ligier JS P2 #36 da OAK Racing.
Na LMGTE PRO, a primeira posição ficando com a Ferrari 458 da AF Corse, com a marca de 3'53''700, seguido pelo Corvete C7 #73 da Corvete Racing e do Aston Martin Vantage #97 da Aston Martin Racing.
Na LMGTE AM, pole para a AF Corse com o seu Ferrari 458 #81 com a marca de 3:54.665. A segunda colocação e terceira, ficando para a Aston Martin Racing com os seus Aston Martin Vantage de número #98 e #95.
Tivemos algumas baixas nestes treinos: James Calado deve ser substituído por Pierre Kaffer no Ferrari 458 #71 da  AF Corse após o seu acidente que acontecera mais cedo. Gianluca Roda, no Ferrari 458 #90 da 8Star, bateu na curva Porsche - mais um - e ainda temos que ver se o carro estará inteiro para o sábado. Mas como foi uma pancada dianteira, é bem provável que esteja pronto para a corrida. Karun Chandok bateu na curva Indianápolis na parte final do terceiro treino. Mas a exemplo da 8Star, o #48 da Murphy Prototypes só teve avarias na dianteira do protótipo e deve estar no grid do próximo sábado.
Segundo o race control, alguns carros serão investigado por ter ignorado as bandeiras amarelas na curva Indianápolis durante o resgate do carro de Karun Chandok. Talvez tenhamos algumas mudanças no grid.

LMP1


LMP2

LMGTE PRO

LMGTE AM


WEC: E a Toyota dá o troco na segunda classificação em Le Mans

(Foto: John Dagys)
Parece uma brincadeira de gato e rato em Sarthe: se a Porsche foi dominante no primeiro treino classificatório, a Toyota, com Kazuki Nakajima ao volante do #7, deu o troco sobre os alemães superando a marca de Romain Dumas (Porsche #14) em 0''119 décimos. Timo Benhard, que estava em posse do Porsche #20 e que estava na pole quando o treino foi reiniciado, ficou em terceiro.
Os Audi seguiram em quarto (#3), sexto (#2) e sétimo (#1), mas sofreram um susto quando Di Grassi perdeu o controle do Audi #1 - que foi recolocado na pista após o pavoroso acidente de ontem - e acabou batendo na curva Indianápolis. Mas os danos foram os menores - com avarias na dianteira e traseira  - e o carro esteve de volta no final do treino, com Marc Gené, substituto de Loic Duval, ao volante. Para a Rebellion sobrou a oitava e nona colocações.
Abaixo os melhores tempos de cada grupo:

LMP1

1 #7 Toyota, 3m22.589s
2 #14 Porsche, 3m22.708s
3 #20 Porsche, 3m22.908s
4 #3 Audi, 3m23.271s
5 #8 Toyota, 3m23.661s
6 #2 Audi, 3m26.490s
7 #1 Audi, 3m26.490s
8 #12 Rebellion, 3m31.180s
9 #13 Rebellion, 3m31.608s


LMP2

1 #46 Ligier, 3m38.094s
2 #48 ORECA, 3m38.207s
3 #36 ORECA, 3m38.769s


LMGTE PRO

1 #51 Ferrari, 3m54.754s
2 #73 Chevrolet, 3m55.038s
3 #97 Aston, 3m55.067s


LMGTE AM

1 #72 Ferrari, 3m56.787s
2 #61 Ferrari, 3m56.917s
3 #95 Aston Martin, 3m56.994s
 
 
 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

WEC: Porsche 1-2 no primeiro classificatório em Le Mans

(Foto: John Dagys)
E terminou agora pouco o primeiro treino classificatório para as 24 Horas de Le Mans. Brendon Hartley colocou o Porsche 919 #20 na ponta da tabela de tempos com a marca de 3'23''157, 0''771 mais veloz que o outro Porsche 919 #14 que foi conduzido por Marc Lieb.
A Toyota ocupou as outras duas posições seguintes, mas a luz amarela já acesa na cala japonesa devido o problema no carro #7 que parou na curva Dunlop. Na quinta e sexta posições aparece os dois Audi, com o #2 na frente. Mais atrás os dois Rebellion, com o #12 e #13 em sétimo e oitavo respectivamente.
Na LMP2, melhor marca para o Morgan Nissan da G-Drive de Julien Canal com o tempo de 3'38''843, seguido pelo Alpine Nissan de Nelson Panciatici e do Oreca Nissan de Richard Bradley.
Na LMGTE PRO, a Giancarlo Fisichella terminou na frente com a Ferrari 458 marcando 3'54'754, seguido por Bruno Senna no Aston Martin e Marco Holzer no Porsche 911.
Na LMGTE AM, o comando ficou por conta de Basov com a Ferrari 458 marcando 4'56''787.
Este treino teve dois momentos de paralisação: o primeiro foi por conta de Nicolas Minassian, que acidentou-se com o Oreca Nissan da SMP Racing e depois pelo acidente de Fernando Rees com a Aston Martin quando faltava cerca de 45 minutos para o fim. Devido este acidente de Rees, a direção de prova decidiu encerrar as atividades por causa do guard-rail que teve de ser trocado extamente onde o piloto brasileiro bateu. Os dois acidentes, à exemplo do que aconteceu com Loic Duval no treino livre, foi na curva Porsche.
E por falar em Loic Duval, a Audi confirmou que ele e o carro #1 estarão de volta amanhã. Uma ótima notícia, depois do grande susto de hoje cedo.

WEC: Toyota comanda a primeira sessão de treinos livres em Le Mans

(Foto: Autosport)
Antes que o acidente de Loic Duval com o Audi #1 interrompesse o treino em Sarthe, Anthony Davidson, em posse do Toyota #8, cravou o tempo de 3'23''652 que terminou por ser o melhor da sessão. Na segunda colocação apareceu o outro Audi #2 que teve Fassler ao volante, ficando 0''324 décimos mais lento que o Toyota e terceira colocação o outro Toyota #7, com Kazuki Nakajima no comando. A quarta e quinta posições ficaram para os outros dois Audi, sendo o #1 teve a sua marca feita por Lucas Di Grassi - claramente antes do acidente de Duval - e o #3 com Olivier Jarvis. Os Porsches ficaram cerca de três segundos do ponteiro, com Timo Bernard no #20 e Neel Jani no #14. A Rebellion, com os seus R One, terminou com a oitava (#12) e nona (#13) colocações
Na LMP2, melhor tempo para o novo Ligier JSP2 da OAK Racing que foi pilotado por Jann Mardenborough. A segunda posição ficou com a Murphy Prototypes que teve Karun Chandhok no comando do Oreca-Nissan 03R.
Na GTE PRO, Gianmaria Bruni levou a Ferrari 458 da AF Corse ao topo da tabela, seguido pelo Aston Martin #97 de Darren Turner e pelo Corvete #73 de Jan Magunussen.
Na GTE AM, melhor marca para Nicki Thim com o Aston Martin #95, com o Porsche 911 #77 da Dempsey Racing em segundo e a Ferrari 458 #81 em terceiro.
A tabela de tempos você pode ver aqui. 

WEC: O acidente de Loic Duval em Le Mans

Aconteceu há cerca de quase uma hora o pavoroso acidente de Loic Duval com o Audi R18 e-tron durante a primeira sessão de treinos livres em Sarthe.
A imagem do carro com a traseira totalmente destruída na curva Porsche, faz lembrar um pouco o do acidente sofrido por Allan McNish durante a edição de 2012.
Duval foi retirado do carro consciente, conversando com os médicos. Ele foi levado para um hospital lá mesmo em Le Mans para um check-up completo.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Foto 355: Os últimos

Um dos mais belos carros que já passaram pela mítica pista de Sarthe. O Peugeot 905 EVO 1B LM #1 de Yannick Dalmas, Derek Warwick e Mark Blundell durante uma das inúmeras visitas ao box da edição de 1992 das 24 Horas de Le Mans.
O trio venceu a prova, com o Toyota TS010 #33 (Pierre-Henri Raphanel / Kenny Acheson / Masanori Sekiya) da equipe Tom ficando em segundo e outro Peugeot 905 EVO #2 (Philippe Alliot / Mauro Baldi / Jean-Pierre Jabouille) terminando em terceiro.
Foi a última edição das 24 Horas de Le Mans válida pelo Sportscar World Championship que seria extinto no final daquele ano. Derek Warwick e Yannick Dalmas foram os campeões somando juntos 98 pontos, 34 a mais que a dupla Philippe Alliot e Mauro Baldi que fecharam em segundo. A Peugeot Talbot Sport foi a campeã no geral e a Chamberlain Engineering na FIA Cup. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Foto 354: Possibilidade

Como frisou o jornalista John Dagys no seu site Sportscar 365, a Ferrari pode anunciar o seu projeto para um retorno ao Endurance pela classe principal, a LMP1. Essa cogitação já havia sido acenada por Luca de Montezemolo já no ano passado, visando um possível regresso da marca às provas de longa duração até 2016. E no próximo final de semana Fernando Alonso, junto de Allan McNish, dará a largada para as 24 Horas de Le Mans e a presença do espanhol em Sarthe não é tratado como uma coincidência frente a este possível anúncio.
A última vez que a Ferrari teve um protótipo em Sarthe, remonta à 1998 quando Eric Van de Poele, Wayne Taylor e Fermin Velez levaram o SP333 da equipe Doyle Risi Racing a vitória na classe LMP1 (8º no geral), que na época ficava abaixo da classe GT1.
Na foto que abre o post, o SP333 de Didier Theys. Gianpaolo Moretti e Max Papis, que terminaram em terceiro (6º no geral) na classe LMP das 24 Horas de Le Mans de 1997.

GP do Canadá: Montreal não decepciona

Acredito que os pilotos quando entram na pista de Montreal, ficam imbuídos com o espiríto de Gilles Villeneuve. E isso tem sido a cada ano. Quando você imagina que aquela corrida de determinado ano foi espetacular, a primeira coisa que vem à cabeça é "será que veremos outra dessa novamente?". Assim foi com aquelas voltas finais de 2012, com Button atacando de forma impiedosa Vettel e ano passado, com aquelas voltas finais que pareciam mais pareciam uma loteria infidável, era de se imaginar que fatalmente demoraríamos a ver isto novamente por aquelas bandas. Principalmente com este domínio avassalador dos dois Mercedes.
Mas Montreal não apenas carrega o nome de Gilles Villeneuve, mas também o seu espiríto de luta. Impossível você ver um piloto não estar pronto para defender ou atacar uma posição. Até mesmo pilotos mais burocráticos, que optam pela discrição ao invés de uma performance mais acrobática, mandam às favas este estilo conservador e atacam seus oponentes como se fosse a última oportunidade na corrida. Jenson Button é um desses caras e foi assim que ele venceu em 2012 de forma lendária e ontem, quando surgiu num quarto lugar impensável. Montreal tem o dom de transformar estes caras.
E o que falar de Daniel Ricciardo, que estava levando uma sova de Vettel desde o primeiro treino livre e passou toda a corrida apenas "cozinhando o galo", para definir tudo nas últimas cinco voltas? Atacou Perez numa das mais belas ultrapassagens do ano na entrada do S, para depois atacar impiedosamente um indefeso Rosberg que se arrastava com um problemático Mercedes. Foi uma primeira vitória categórica, maiúscula de um cara que até o ano passado era questionado e que para muitos seria presa fácil para Sebastian Vettel. E as coisas tem sido diferente até agora.
Montreal renovou por mais dez anos a sua permanência no calendário da F1. Mas na verdade deveria ser efetivada de vez na categoria.

Sobre a corrida
(Foto: Reuters)
Se havia algo que pudesse confrontar as Mercedes nesse ano, não seria nenhuma equipe ou algum piloto que andasse além do carro. Os problemas mecânicos apareceram de forma brutal nos dois carros. Inicialmente com perda de potência e depois nos freios, exatamete no momento que Rosberg e Hamilton duelavam ferozmente pela primeira posição e logo depois pela segunda posição. O abandono de Lewis foi um breve alívio para Nico, mas a presença constante de Perez, Ricciardo, Vettel e Massa colocou em prova a resistência mental do piloto alemão. Nico aguentou como pôde a pressão Ricciardo até que foi ultrapassado. Para a sorte da Mercedes, Perez segurou bem aquela trio e se não fosse isso, Rosberg nem teria chegado ao pódio.
A Red Bull chegou a sua primeira vitória no ano se aproveitando bem dos problemas com a Mercedes. Mas o mais importante foi a atitude de Ricciardo em resolver a parada nas cinco voltas finais, com uma ultrapassagem memorável sobre Perez e depois caçando Nico para conseguir ultrapassá-lo e chegar a sua primeira vitória na F1. Foi importante aquela manobra sobre o piloto mexicano que mais parecia um tampão para os carros rubro taurinos. Vettel fez uma bela corrida também, mas não esperava que voltasse atrás de seu companheiro após seu último pit stop, o que privou o tetra-campeão de tentar a sua primeira conquista no ano. A parada tem sido dura para ele este ano.
A Williams esteve em grande forma nesta corrida, e confesso que quando Massa disse que poderia desafiar as Mercedes em Montreal, achei de um otimismo exagerado. Mas eles foram bem, muito bem. E foi Felipe quem teve a grande oportunidade de dar um pódio à equipe, e quem sabe, se tivessem ousado mais ou não errado no seu primeiro pit stop, poderiam até ter conquistado a vitória em Montreal. Massa fez uma das melhores corridas de sua carreira nos últimos quatro anos e não fosse o assustador acidente com Perez, poderia muito bem ter discutido o terceiro lugar com Vettel naquela volta final.
Com relação a Ferrari, parece que a cada corrida o carro anda mais para trás. Dessa vez Alonso e Raikkonen lutaram incessantemente contra as Toro Rosso nas posições intermediárias. Tem sido penoso ver Fernando e Kimi lutarem com um carro que tem tido uma queda de performance absurda durante os GPs. A dor de cabeças naqueles lados tende a aumentar ainda mais.
Gostei da Force India neste GP. Seus dois pilotos souberam bem administrar o consumo dos pneus e caso tivessem passado para o Q3 poderiam ter discutido a vitória nesta corrida. E Jenson Button apareceu do nada para surgir em quarto.
A próxima parada será no revitalizado A1Ring, que agora se chama Red Bull Ring. E como todos sabem, é uma pista de alta velocidade e a tendência é que tenhamos uma boa prova por lá também.

sábado, 7 de junho de 2014

Foto 353: Langheck

O belo Porsche 917 LH da J.W. Automotive Engineering durante as 24 Horas de Le Mans de 1971. Derek Bell e Jo Siffert estavam no comando do carro #17 e marcaram a terceira colocação no grid, mas abandonariam por problemas mecânicos.
A vitória foi da outra Porsche com a versão "K" da equipe Martini com Gijs Van Lennep e Helmut Marko ao volante do #22. O pódio foi completado pelo Porsche 917K da J.W com Richard Attwood/ Herbert Müller e pelo Ferrari 512S da NART com Sam Posey e Tony Adamowicz.

GP do Canadá - Classificação - 7ª Etapa

Nico Rosberg, aos poucos, parece estar a dominara Lewis Hamilton pelo menos no que se diz respeito a classificações. Desta vez, sem nenhum tipo de polêmica, Rosberg conseguiu bater seu companheiro pela segunda vez consecutiva na briga pela pole. Claro que as coisas podem reverter à favor de Lewis amanhã, principalmente se ele conseguir partir melhor que Nico, porém o filho de Keke tem conseguido fazer boas largadas e isso pode animar um pouco o GP canadense que está fadado a mais um dominio prateado.
Mas ao menos a batalha pelo resto das posições parece ser o grande atrativo desta corrida. Red Bull, Williams e Ferrari estão bem próximas e, se estiver numa boa jornada, a Mclaren de Button pode entrar na jogada.
Vettel conseguiu, enfim, superar Ricciardo pela segunda vez em classificações este ano e sairá na terceira colocação enquanto que seu companheiro partirá da sexta posição. Mas vale olhar a tabela de tempos para perceber que Sebastian precisou tirar um coelho da cartola para ficar à frente do australiano, uma vez que quando iniciou a sua última tentativa estava quatro décimos atrás e conseguiu ficar 0''041 centésimos de Daniel, que ainda melhorou a sua volta no fim, mas não superando o duo da Williams.
Falando no time de Frank Williams, os seus carros estiveram bem desde o Q3 quando Massa foi o "melhor do resto" ao se posicionar em segundo. Na classificação a possibilidade de ficar na segunda fila com seus dois carros foi bem grande, porém Vettel estragou essa possibilidade no final ao terminar dois milésimos mais veloz que Bottas. Mas o presságio para a corrida de amanhã é positivo, uma vez que seus dois carros estão bem velozes em retas - em contraponto da Red Bull. A chance de pódio para um de seus dois pilotos é bem grande.
A Ferrari pareceu bem nos treinos livres, mas como de costume falhou na classificação e terá Alonso saindo em sétimo e Kimi em décimo. A equipe por inteiro terá que fazer mágica se quiser algo de bom em Montreal. Vergne conseguiu um bom oitavo lugar para a Toro Rosso e Button sairá na nona colocação.

O que esperar da prova?

Nada mais que uma vitória de um dos dois Mercedes. Aliás, a batalha promete ser mais intensa que em Mônaco devido a característica de Montreal em oferecer bons pontos de ultrapassagens e Lewis pilotar impecavelmente naquela pista. E o desejo de vencer Rosberg após aquele acontecimento em Monte Carlo, pode ajudar... Como também pode atrapalhar.
No restante das posições, será aquela briga de foice para quem ficará com as migalhas. Acredito num pódio para a Williams, mas não posso descartar Vettel dessa briga. Mas o alemão terá que se valer da estratégia da Red Bull do que da velocidade de seu carro para superar os carros de Tio Frank. E ficar de olho nos outros carros com motores Mercedes que podem muito escalar o pelotão.

Grid de Largada para o Grande Prêmio do Canadá - Montreal  7ª Etapa

Pos Piloto                Equipe                 Tempo     Dif   
 1. Nico Rosberg          Mercedes             1m14.874s         
 2. Lewis Hamilton        Mercedes             1m14.953s  +0.079s 
 3. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m15.548s  +0.674s 
 4. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes    1m15.550s  +0.676s 
 5. Felipe Massa          Williams-Mercedes    1m15.578s  +0.704s 
 6. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault     1m15.589s  +0.715s 
 7. Fernando Alonso       Ferrari              1m15.814s  +0.940s 
 8. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault   1m16.162s  +1.288s 
 9. Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m16.182s  +1.308s 
10. Kimi Raikkonen        Ferrari              1m16.214s  +1.340s 
11. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes 1m16.300s  +1.246s
12. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes     1m16.310s  +1.256s
13. Sergio Perez          Force India-Mercedes 1m16.472s  +1.418s
14. Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m16.687s  +1.633s
15. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault   1m16.713s  +1.659s
16. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari       1m17.314s  +2.260s
17. Pastor Maldonado      Lotus-Renault        1m18.328s  +2.578s
18. Max Chilton           Marussia-Ferrari     1m18.348s  +2.598s
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari     1m18.359s  +2.609s
20. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault     1m19.278s  +3.528s
21. Marcus Ericsson       Caterham-Renault     1m19.820s  +4.070s
22. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari       no time

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Foto 352: Fogo

Um pequeno contratempo para a Ferrari. Willy Mairesse, que dividia o volante da Ferrari 250P #23 com John Surtees durante as 24 Horas de Le Mans de 1963, teve um princípio de incêndio que obrigou a sua retirada quando liderava a prova em Sarthe.
A vitória ainda ficou para a Ferrari, com Lorenzo Bandini / Ludovico Scarfiotti a comandar o #21 da equipe oficial. A fábrica italiana ocupou as seis primeiras posições, sendo duas para a equipe oficial (1º e 2º) e o restante para as equipes particulares.

4 Horas de Interlagos - Solidariedade e vitória para Queirolo e Muffato

  Enfim, a vitória de Pedro Queirolo/ David Muffato (Foto: Paulo Abreu) Em Goiânia, quando o Império Endurance Brasil abriu a temporada 2024...