(Foto: John Dagys/ Sportscar 365) |
segunda-feira, 16 de junho de 2014
24 Horas de Le Mans: Outra lição da Audi
domingo, 15 de junho de 2014
Foto 360: E dá-lhe Audi
E acabou as 24 Horas de Le Mans, a 82a edição da mítica prova. E após uma série de dramas e suspense que só cessaram nas duas últimas horas, a Audi fez valer a sua experiência e cravou a sua 13a em Sarthe com o #2 conduzido por Benoit Tréluyer/ Marcel Fassler Andre Lotterer e para completar a festa, o #1 de Lucas Di Grassi/ Tom Kristensen/ Marc Gene na segunda colocação.
Para a Toyota restou o consolo da 3a posição alcançada por Davidson/ Buemi/ Lapierre a bordo do #8. A Porsche fez um belo trabalho, mas teve seus dois carros retirados da prova antes do fim por problemas na bomba de óleo. Mas eles não baixaram a guarda e recolocaram -nos na pista para a quadriculada, o que valeu palmas ao grande time.
Enfim, mais uma Le Mans para a conta da casa de Ingolstadt.
Foto 359: Roleta russa em Le Mans
E esta edição das 24 Horas de Le Mans já é uma das mais imprevisíveis desde a edição de 2010. Se quando pensávamos que o Audi #2 tinha a prova sob controle, ele teve que entrar nos boxes para trocar o turbo e perder três voltas. O Audi #1 assumiu o comando e o mesmo sentimento de "Ok, agora está tudo sob controle", principalmente quando Gene fez um longo stint e entregou o carro para Kristensen com uma volta de vantagem sobre o Porsche #20, o mesmo problema se abateu sobre o #1. E a Porsche #20, com Dumas ao volante, era o novo líder. Mais atrás, Lotterer tirando tudo no braço quando, enfim, entrou na mesma volta do #20 - não podemos esquecer que houve a entrada do SC que ajudou essa aproximaçäo.
Lotterer, cravando voltas em cerca de dez segundos, ou mais, que o Porsche #20, reassumiu a liderança com a parada do líder. Infelizmente, quando Mark Webber assumiu o comando no lugar de Benhard, o Porsche apresentou problemas.
E a Audi ganha um pouco de fôlego... e a dobradinha até aqui.
UFA!!!!
Foto 358: E mudou
E aí você sai por um instante e quando volta as coisas mudam de figura como as nuvens no céu. O Audi #2 foi recolhido aos boxes para uma troca do turbo e sua vantagem de três voltas para o Audi #1 e Porsche #20 foi para o espaço. Agora ele se encontra em terceiro, com uma volta de desvantagem e ainda parado nos boxes.
O melhor é os dois primeiros estão na mesma volta e isso sugere uma batalha das boas em Sarthe, que se encontra em slow zone na parte da Curva Porsche devido um acidente de uma Ferrari.
Faltando menos de oito horas para o fim temos uma corrida em Le Mans, senhores!
Foto 357: E o sol raia em Le Mans...
Bela foto da galera da Toyota do amanhecer em Sarthe. Apesar de ainda terem o carro #8 na pista, que está na quarta posição há 11 voltas do líder, a dor de cabeça com a perda do #7 ainda vai render por um bom tempo.
A Audi faz a dobradinha neste momento, com o #2 e #1. O Porsche #20 aparece em terceiro.
Faltam menos de nove horas para o fim.
Foto 356: Ruim para o Toyota #7 em Le Mans
E quando parecia que as coisas estavam bem encaminhadas para a Toyota em Le Mans, eis que seu carro #7 tem problemas na curva Arnage e fica parado por lá. Nakajima tinha assumido o volante do TS040 há pouco tempo e levava cerca de 1 minuto e 30 de vantagem sobre o Audi #2 de Bernard Tréluyer, que agora é o novo líder.
O fantasma do GT ONE ainda ronda os japoneses. Uma pena.
sábado, 14 de junho de 2014
24 Horas de Le Mans 2014: 6ª e 7ª Horas
(Foto: Toyota Motorsport/Facebook) |
A Audi continuava vagueando com seus dois carros entre a segunda, terceira e quarta posições, até que o #2 de Tréluyer se estabilizou na segunda colocação. O Audi #1 teve que batalhar o terceiro posto contra o Porsche de Brendon Hartley, que mais tarde seria conquistado totalmente após alguns erros do jovem neozelandês. Neste momento a Audi continua com seus dois carros na segunda e terceira posições.
A Porsche teve bons momentos que incluem a sua liderança ainda na quinta hora de prova, mas na sexta as coisas começaram a desandar um pouco para o time de Weissach, principalmente após Hartley quase bater no muro de pneus da primeira chicane na Hanaudiéres e mais tarde escapar para a caixa de brita, perdendo cerca de dois minutos para voltar. Isso lhe custou a terceira posição, que batalhava intensamente contra a Audi #1. Em seguida Mark Webber assumiu o comando do #20 que se encontra em quarto neste momento. O outro Porsche, o #14, continua a sua ótima recuperação e ocupa a sexta posição na mesma volta do Rebellion #5. Por falar nos suiços, a equipe perdeu o #13 por problemas no motor.
Na LMP2, liderança do Alpine #36 com o Ligier #35 em segundo e a terceira posição do Oreca #34 da Race Performance.
Na LMGTE PRO, batalha das boas neste exato momento com o Aston Martin #97 de Darren Turner assumindo a liderança frente a briga antiga do Corvete #74 e do Ferrari #51. Batalha maravilhosa naquela classe.
Na LMGTE AM, a Aston Martin faz dobradinha com o #98 de Paul Dalla Lana na frente e do #95 de Nick Thim em segundo. A terceira posição é do Ferrari #72 da SMP Racing.
A prova teve um período de Safety Car durante o complemento da sétima hora devido o acidente de Imperatori na curva Porsche, após uma rodada. O resultado até aqui.
E aqui a escapada de Brendon Hartley na primeira chicane
As marcas de Ímola
A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...
-
Jacky Ickx liderando Jean Pierre Beltoise em Monza 1973 (Foto: Autosprint) O termo mais adequado para aquela situação do Mundial de Marcas...
-
(Foto: Az Autotó) O sempre astuto Tazio Nuvolari durante o Grande Prêmio da Hungria de 1936, naquele que foi o primeiro GP, realizado nas ...
-
Esta é uma das últimas imagens do #48 Alpine M63 Renault R8 Gordini pilotado por Jose Rosinski e Christian Heins durante as 24 Horas de Le...