E aqui fica um vídeo, de quando ele veio à Interlagos acompanhar os testes do Copersucar. No início do vídeo podemos ver Francisco Lameirão (campeão paulista e brasileiro de Super Vê) e Paulão Gomes (de barba), que viria conquistar 4 títulos na Stock Car.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
José Carlos Pace, 70 anos
E aqui fica um vídeo, de quando ele veio à Interlagos acompanhar os testes do Copersucar. No início do vídeo podemos ver Francisco Lameirão (campeão paulista e brasileiro de Super Vê) e Paulão Gomes (de barba), que viria conquistar 4 títulos na Stock Car.
Foto 401: Sinalização
Bom, ninguém tem obrigação de entender de tudo na vida, mas acho que procurar se informar antes de mandar bala falando ou escrevendo bobagem, não é nada mal. Aliás faz muito bem.
Transcrevo aqui um comentário que fiz no Facebook, tentando explicar o que aconteceu durante o procedimento: "O procedimento foi o correto. O acidente aconteceu após o posto 12 que está agitando as duas amarelas, fez direito e portanto, a partir daquele momento, do posto 12 ao 13 estava proibido ultrapassagens e os pilotos deviam passar em velocidade reduzida. Quando o carro do Sutil foi retirado do local, saindo assim do trecho do posto com amarela, o bandeirinha fez o certo que foi retirar as amarelas e colocar a verde, indicando que do posto dele em diante estava ok. Portanto o posto 11 é quem estava com amarelas e aquele trecho onde o Bianchi escapou é que estava perigoso, e não do posto 12. Outro detalhe é que não há como puxar um fórmula pela traseira usando um cabo (isso só é possível com carros de turismo). Portanto o trabalho dos bandeirinhas e resgate foi correto. Errado foram os comissários não terem acionado o SC para que o carro fosse retirado com segurança."
A foto que encabeça a postagem, montada pelo site Motorsport.com, mostra bem como estava aquele local no momento da batida.
domingo, 5 de outubro de 2014
GP do Japão: Erro calculado
Antes de me tornar comissário de pista em 2002, pouco prestava atenção a esses detalhes que podem colocar em risco a vida de pilotos, comissários e espectadores. Talvez aquela famosa largada em Spa, 1998, tenha feito com que eu passasse a prestar mais atenção nestes detalhes, quando a FIA ignorou pedidos de equipes e pilotos para que a largada fosse feita com SC. Pedido negado e o resultado foi aquela carambola na descida após a La Source.
Quando trabalhei no meu primeiro GP do Brasil em 2003, fiquei exatamente próximo do cemitério de carros que se tornou a curva do sol. Estranhei naquele domingo o fato do trator entrar para retirar os carros acidentados e nenhuma menção a entrada do SC ter sido pronunciada. E foi um duplo susto ter visto o Ferrari de Schumacher escapar exatamente no momento em que retiravam outros bólidos daquele local. Além dos comissários que estavam no resgate a pé e que pularam rapidamente para cima dos pneus, ainda tinha um trator. O pau comendo a solta na pista e os caras retirando carros num canto onde de vez em quando escapava alguém. Michael escapou e por tremenda sorte, por todos os lados, nada aconteceu. E isso se repetiu outras vezes no decorrer dos anos.
O que aconteceu hoje em Suzuka com Jules Bianchi, podemos tratar como uma fatalidade, mas devemos lembrar que naquele exato momento tinha voltado a chover forte e aquela curva de raio longo, após os esses, tende a jogar o carro para fora. E na chuva piora demais. Alguns colocarão a culpa em Bianchi por não ter aliviado o pé num local que estava sinalizado com bandeiras amarelas, mas devido o forte spray - caso ele estivesse atrás de outro carro - é quase impossível enchergá-las. Também é dever da equipe avisar o piloto de zonas com bandeira amarela e na chuva, isso devia ser reforçado constantemente.
Martin Brundle passou por isso exatamente no mesmo local durante o GP do Japão de 1994 - que foi realizado em situação até pior que a de hoje -, quando escapou e acabou atropelando um comissário que tentava resgatar um carro que havia saído no mesmo ponto. Segundo Brundle, ele por muito pouco não acertava o trator.
O acidente de Bianchi acaba sendo algo que tem sido - infelizmente - corriqueiro na F1. Como disse, tivemos alguns exemplos no passado com relação a isso. Este ano, em Hockenheim, o Sauber de Sutil ficou travado após uma rodada na entrada da reta e num atitude estúpida e que por muito pouco não terminaria em algo trágico, mandaram os comissários retirar o carro apenas tendo como segurança as bandeiras amarelas. Foram algumas voltas apreensivas, mas que tudo se aliviou quando os comissários conseguiram retirar o bólido. Fora da F1, mas que aconteceu neste ano, foi numa etapa da F3 Britânica em Silverstone e que deram largada com um trator de resgate andando pelo canto da reta Hanghar Straithg, após este ter feito a retirada de um carro que se acidentara anteriormente. Não sabemos exatamente como é o treinamento e/ou instruções que são dados para aqueles que exercem essas funções desde a torre de controle até o chefe do grupo de comissários. Mas é bem provável que o problema vem da raíz do evento, afinal de contas são eles quem comandam todas as peças desse tabuleiro.
Ainda nesse quesito, foi oferecido aos organizadores do GP a oportunidade de adiantar a corrida para às 11 horas local. E não foi apenas uma vez, mas duas e isso foi rechaçado por eles devido o medo de ter pouco público no horário. Ora, mas os interesses estão acima de qualquer coisa. Aprendemos bem isso o Ímola, 1994...
Também haverá uma discussão severa do porque da desintegração do santoantonio, intem que deveria ter ficado intacto - ou próximo disso - e que talvez tivesse aliviado as consequências do acidente com Bianchi. Mas o problema, também, é saber em que ângulo foi o acidente. Creio que isso se arrastará por meses.
Por fim, acredito que a FIA e seus comissários que estão presentes em todos - ou quase todos - GPs devam se reunir a partir de agora e rever os conceitos em relação a resgatar carros com o auxílio do trator. Tivemos a sorte de nada mais grave ter acontecido no passado, mas agora que aconteceu com Jules, é bem provável que repensem estes métodos. E isso vale para todos os cantos do mundo onde haja corridas de automóveis.
E aqui fica a nossa torcida para a pronta recuperação de Jules Bianchi, que já foi operado e apesar de seu estado ser crítico, respira de forma espontânea. E isso é animador.
sábado, 4 de outubro de 2014
GP do Japão - Classificação - 15a Etapa
Enquanto havia uma batalha pela pole, a Williams tratava de fazer a sua parte e assegurar a segunda fila, com um soberbo Bottas enfiando 4 décimos em Massa. Não tão longe assim, o futuro ex-funcionário da Ferrari Fernando Alonso abre a terceira fila com três décimos de desvantagem para Massa e três de vantagem para Ricciardo. Magnussen, Vettel (que também já é um futuro ex-funcionário da Red Bull), Raikkonen e Button, fecham os dez primeiros.
O que esperar da corrida?
Ainda está um pouco confuso devido a possível chegada do tufão: a corrida pode terminar cedo demais, pela metade ou até mesmo ter a sua totalidade.
Mas a verdade é que o duelo, caso a prova transcorra normalmente, será interessantíssima. Mesmo com a forte possibilidade de a corrida iniciar com pista molhada, acredito que Nico venderá caro essa vitória. Os acontecimentos de Cingapura ainda estão bem vivos, e Rosberg sabe que qualquer ponto que seja perdido para Hamilton poderá ser fatal. Por outro lado, se a corrida for realizada no seco, espera-se que os dois prateados sumam na frente e passem a se marcar constantemente, como se fosse um jogo de xadrez.
Para o restante, o resto mesmo e talvez dê uma das Williams no terceiro posto.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m32.506s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m32.703s | 0.197s |
3 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m33.128s | 0.622s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m33.527s | 1.021s |
5 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m33.740s | 1.234s |
6 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m34.075s | 1.569s |
7 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m34.242s | 1.736s |
8 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m34.317s | 1.811s |
9 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m34.432s | 1.926s |
10 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m34.542s | 2.036s |
11 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m35.089s | - |
12 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m35.092s | - |
13 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m35.099s | - |
14 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m35.364s | - |
15 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m35.681s | - |
16 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m35.984s | - |
17 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m36.813s | - |
18 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m36.943s | - |
19 | Kamui Kobayashi | Caterham/Renault | 1m37.015s | - |
20 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m37.481s | - |
21 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m34.984s | - |
22 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m35.917s | - |
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Foto 400: Targa Florio, 1973
Tratou-se da 11ª vitória da Porsche no Targa Florio.
GP do Japão - Treinos Livres - 15ª Etapa
TL1
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m35.461s | - | 27 |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m35.612s | 0.151s | 26 |
3 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m36.037s | 0.576s | 19 |
4 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m36.576s | 1.115s | 25 |
5 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m37.187s | 1.726s | 19 |
6 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m37.327s | 1.866s | 24 |
7 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.466s | 2.005s | 27 |
8 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m37.649s | 2.188s | 24 |
9 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m37.686s | 2.225s | 26 |
10 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m37.714s | 2.253s | 26 |
11 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m38.012s | 2.551s | 22 |
12 | Max Verstappen | Toro Rosso/Renault | 1m38.157s | 2.696s | 22 |
13 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m38.324s | 2.863s | 10 |
14 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m38.582s | 3.121s | 9 |
15 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m38.851s | 3.390s | 21 |
16 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m39.046s | 3.585s | 19 |
17 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m39.097s | 3.636s | 26 |
18 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m39.318s | 3.857s | 18 |
19 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m40.031s | 4.570s | 18 |
20 | Roberto Merhi | Caterham/Renault | 1m41.472s | 6.011s | 24 |
21 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m41.580s | 6.119s | 10 |
22 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m41.757s | 6.296s | 15 |
TL2
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m35.078s | - | 28 |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m35.318s | 0.240s | 27 |
3 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m36.279s | 1.201s | 24 |
4 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m36.409s | 1.331s | 28 |
5 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m36.436s | 1.358s | 24 |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m36.529s | 1.451s | 19 |
7 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m36.637s | 1.559s | 26 |
8 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m36.714s | 1.636s | 31 |
9 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m36.943s | 1.865s | 27 |
10 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.186s | 2.108s | 3 |
11 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m37.219s | 2.141s | 19 |
12 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m37.504s | 2.426s | 16 |
13 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m37.563s | 2.485s | 31 |
14 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m37.700s | 2.622s | 18 |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m37.786s | 2.708s | 8 |
16 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m37.798s | 2.720s | 27 |
17 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m38.010s | 2.932s | 25 |
18 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m38.365s | 3.287s | 9 |
19 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m39.069s | 3.991s | 22 |
20 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m39.306s | 4.228s | 20 |
21 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m39.333s | 4.255s | 24 |
22 | Kamui Kobayashi | Caterham/Renault | 1m42.760s | 7.682s | 3 |
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Funk, sim. Automobilismo, não!
Acho engraçado algumas coisas que acontecem aqui na cidade de São Paulo, em especial no Autódromo José Carlos Pace. Os caras fecham a pista para uma reforma que inclui a troca do asfalto, alargamento da entrada dos boxes, reforma do pit-lane e outras coisas mais. Até aí tudo bem: tem sido de prache nos últimos anos fechar o autódromo por dois, três meses para atender as exigências da FIA, e enquanto isso categorias que deveriam manter as suas provas por lá se vêem obrigados a interromper as suas atividades ou mudar o seu calendário para não ficar sem a sua etapa naquela pista.
Pois bem, as corridas não podem acontecer devido a reforma. Ok, mas transferir os pancadões de funk para lá pode e pior, exatamente num período onde os últimos retoques para receber a prova da F1 estarão sendo concluídos. Vão transferir isso para porque o barulho e o consumo de drogas - fora outras coisas mais que devem acontecer nestes encontros - estão incomodando a vizinhança nos bairros da Capela do Socorro e Parelheiros, todos na zona sul da cidade.
O que eles esquecem é que ao redor do autódromo também existe uma vizinhança, essa qual que, quando tem o GP do Brasil de F1, reclama do barulho dos carros - este ano eles estarão livres disso. Creio que a prefeitura não pensou nisso.
No dia 13 de julho, quando aconteceu o último evento no autódromo antes de seu fechamento para a reforma - a etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto - houve um desses pancadões e o barulho era ensurdecedor e podia-se ouvir há quilometros. Não sei se houve alguma reclamação por parte da vizinhança, mas certamente, com a frequência que houver nestes bailes, as reclamações serão frequentes. Isto será acompanhado pela Polícia Civil Metropolitana e Polícia Civil. Mas será que mesmo assim, haverá organização suficiente? Afinal, como tudo nessa vida, começa bonito, nos conformes, organizado... mas depois vira uma várzea. E daí pra bagunça, é um pulo.
Não tenho nada contra, mas creio que há outros locais para tal realização. O sambódromo seria uma boa para isso. Não entendo porque não transferiram isso para lá. Se a questão for distância, não tem problema: é uma turma que consegue fácil transporte. Mas claro, o autódromo é perto e facilita bem a vida...
Enquanto isso o automobilismo regional continua impossibilitado de continuar o seu certame. Afinal de contas, o funk pode. O automobilismo, não.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Vídeo: Largada do GP da Áustria, 1979
As marcas de Ímola
A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...
-
Jacky Ickx liderando Jean Pierre Beltoise em Monza 1973 (Foto: Autosprint) O termo mais adequado para aquela situação do Mundial de Marcas...
-
(Foto: Az Autotó) O sempre astuto Tazio Nuvolari durante o Grande Prêmio da Hungria de 1936, naquele que foi o primeiro GP, realizado nas ...
-
Esta é uma das últimas imagens do #48 Alpine M63 Renault R8 Gordini pilotado por Jose Rosinski e Christian Heins durante as 24 Horas de Le...